Um olhar sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros
(38) 3229-9800
 
Conheça-nos
Principal
Mural
Eu te procuro
Clamor & Broncas
Músicas de M. Claros
Hoje na história
 de M. Claros
Montes Claros
 era assim...
História
Chuvas em M. Claros,
  mês a mês,
 de 1905 a 2012
Memorial de
 João Chaves
Memorial de
 Fialho Pacheco
Reportagens
Concursos
Colunistas Convidados
Notícias por e-mail
Notícias no seu site
Fale conosco
 
Anuncie na 98 FM
Ouça e veja a 98 FM
Conheça a 98 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 98
Previsão do tempo
 
Anuncie na 93 FM
Ouça a 93 FM
Peça sua música
Fale com a Rádio
Seja repórter da 93
Publicidade
 
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Davidson Caldeira
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Ruth Tupinambá Graça
Saulo
Ucho Ribeiro
Valter Martuscelli
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira
 
Atuais
Panorâmicas
Antigas
Pinturas
Catopês
Obtidas por satélite
No Tempo de Lazinho
Estrada Real Sertão
Mapa de M. Claros
 

10/9/2014 -"...teve até o desfile de um mendigo novo, supostamente drogado, que andou pelo centro, o quarteirão fechado da rua Simeão Ribeiro, completamente nu, exibindo-se". A crescente degradação da Praça da Matriz e vizinhança pede:

»1 - Policiamento mais rigoroso
»2 - Redefinição do uso da praça que é o marco zero da cidade
»3 - Outra reforma física
»4 - Maior empenho das autoridades no cumprimento das leis
»5 - Uma recuperação em todos os sentidos

» Ver resultados «




Buscar no Site


Previsão do tempo

Digite uma cidade:

Busca no



 
 



Jornalismo exercido pela própria população



Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar.
(Seja objetivo e escreva no menor espaço possível. Se preferir, coloque seu e-mail; se desejar, coloque também endereço e telefone. As mensagens - preferencialmente de inspiração noticiosa - serão publicadas a critério da redação. Textos que ferem as leis serão sumariamente descartados, assim como mensagens agressivas ou que pretendam apenas criar polêmica e discussão estéril.Pede-se, com empenho, que as mensagens não sejam redigidas em letra de caixa-alta (letras maiúsculas), que em linguagem de internet equivalem a falar gritando. As mensagens aqui postadas não representam a opinião do montesclaros.com; a responsabilidade pertence ao autor da mensagem).



Ir para mensagem N°:
Por data:

Mensagem N° 65511
De: Lucas Data: Sex 14/1/2011 00:56:52
Cidade: Montes Claros
Devido ao baixo teto para pouso o vôo 1070 procedente de Confins realiza voltas e vastas tentativas de pouso no Aeroporto Mário Ribeiro. Provavelmente voltará à Confins e esperará teto para voltar para Montes Claros. Isso também deverá ocorrer com o vôo 5639 da Trip que chega de Porto Seguro. Isso poderia ser evitado com a compra do ILS, equipamento que auxilia comandantes na hora do pouso, mas devido auto custo se restringe à grandes aeroportos. Esperamos que com a possivel privatização do Aeroporto de Montes Claros nao tenhamos esse transtorno. Abraços, Lucas
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65510
De: Emile Data: Qui 13/1/2011 22:36:30
Cidade: Montes Claros
A longa noite de escuridão da mais central praça de M. Claros parece ter chegado ao fim. Hoje, um alto poste foi colocado na praça Dr. Carlos. Vai substituir uma dezena de luminárias baixas, que se encarregavam do serviço e estão sendo jubiladas, por razão que não se conhece. O largo de cima, ou largo da caridade, ou praça do mercado - local que, debaixo de qualquer nome, já viveu dias melhores - teve também suas noites de mafuá, vendendo o comprando coisas de contrabando; foi desocupado, reformado e iluminado, na administração Jairo Atayde, por caro preço, mas caiu em desgraça na administração seguinte. O Brasil tem coisas assim. Uma praça, ou outro qualquer logradouro público, é perseguido em razão de a administração que entra não gostar da que sai. A ditadura fez isso com JK em Brasília DF. Nesta vindita interminável, nossa praça mór sofreu quatro anos de escuridão. Quando se supunha remida de mal que não fez, a praça passou mais dois ano no breu. Viu passar o último Natal miseravelmente iluminada, atendida pelos candeeiros e lamparinas bruxuleantes de pipoqueiras e carrinhos de milho. Hoje, por sortilégio ignorado, recebeu de manhã uma visita surpresa - o caminhão que vinha instalar o poste de sua alforria. Esperava-se para agora à noite que a luz brotasse de volta à mais central praça de M. Claros. Seis anos depois. Mas, Luz.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65509
De: Vereador Agenor Mendes Data: Qui 13/1/2011 22:27:34
Cidade: Porteirinha  País: Brasil
E-mail: agenor40@yahoo.com.br
Fortes chuvas neste momento em Porteirinha.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65508
De: Fagundes Data: Qui 13/1/2011 21:49:57
Cidade: Moc/MG
E-mail: 99382896
o bmg/montes claros ganhou de 3x0 do time soya/blumenau/martplus no ginásio poliesportivo tancredo neves(...).parciais de 25/21,31/ 29,25/23.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65502
De: Hoje em Dia Data: Qui 13/1/2011 16:13:38
Cidade: Belo Horizonte
Justiça pune dois em Januária Humberto Santos, repórter -- O juiz Alex Matoso decretou a inelegibilidade por oito anos do prefeito e do vice-prefeito de Januária, no Norte de Minas, respectivamente, Maurílio Neris de Andrade Arruda (PTC) e Afonso José dos Santos. Os dois foram julgados por uso indevido dos meios de comunicação e propaganda irregular nas eleições de 2008. Arruda também foi condenado a pagar multa de R$ 1 mil. O prefeito e o vice podem recorrer da decisão no TRE-MG.
De acordo com a sentença, Arruda e Santos foram responsabilizados pela circulação gratuita, a cinco dias da eleição, de um jornal que trazia encarte divulgando a cassação do registro de candidatura de Manoel Jorge (PT) no TRE. O petista era o principal adversário de Arruda no pleito. No entanto, na data da publicação do material a decisão não havia sido tomada pelo tribunal.
Mesmo sem ser possível vincular a circulação do jornal com o prefeito eleito, o magistrado considerou que a veiculação da informação falsa teve o objetivo de “induzir o eleitor ao erro” e, junto com a divulgação de pesquisa eleitoral “não autorizada”, garantir vantagem a Arruda na disputa.
Pelo ato, o juiz tornou o prefeito e o vice inelegíveis por oito anos, a partir do ano do pleito, em 2008.
Arruda foi acusado de usar a máquina administrativa da prefeitura, antes mesmo de ser eleito, porque um médico pediu votos para ele durante os atendimentos. O magistrado entendeu que a conduta do servidor foi “ilícita” e “pontual” e que já havia sido processada pela Justiça Eleitoral.
Arruda e Santos também são acusados de outros crimes eleitorais, como a realização de despesas não contabilizadas, distribuição irregular de santinhos e compra de votos. O juiz Alex Matoso entendeu que não havia provas suficientes para as outras acusações.
Até o fechamento desta edição, o Hoje em Dia tentou contato com o prefeito Maurílio Arruda, mas ele não atendeu o celular.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65498
De: Henrique Data: Qui 13/1/2011 12:19:09
Cidade: M. Claros

Qui 13/01/11 - 9h21 - 13 de janeiro de 1940: "Inaugura-se a agência do Banco do Brasil na cidade de Montes Claros, na praça Dr. Carlos, esquina com a rua Carlos Gomes, tendo como..."
A foto que mando - onde aparecem o falecido padre Joaquim Cesário Macedo e o saudoso médico João Valle Maurício - não é da inauguração da agência do Banco do Brasil, há exatos 71 anos, hoje completados, como relembra este brilhante Mural. Provavelmente não é da memória da inauguração. Mas, é de algum acontecimento importante de M. Claros, nos anos 50 ou 60, pois o terceiro personagem é Tancredo Neves, o presidente eleito da República, que não tomou posse. Morreu antes (e agora se sabe que foi uma sucessão enorme de erros médicos, diagnóstico errado, tentativa de embromar a opinião pública, etc., pois o caso era de um tumor). Tancredo foi derrotado para o governo de Minas, na primeira tentativa, mas venceu na segunda, de onde saiu para a Presidência da República. No entremeio, foi primeiro-ministro de Jango, deposto em 1964.. Coisas da história.
Deixo uma pergunta: quem pode esclarecer a ocasião precisa em que esta foto foi feita, em que circunstância, nesta cidade de Montes Claros? Padre Joaquim, repito, de saudosa memória, foi reitor do Colégio Diocesano, professor, latinista. João Valle Maurício, cardiologista, orador de dotes, foi o primeiro reitor da Unimontes, antes que se transformasse em universidade estadual, e depois que a Unimontes deixou de ser uma fundação criada por Isabel de Paula, esposa do sempre festejado Luiz de Paula. Taí a pergunta, que muitos podem responder, e que não sei. A história de M. Claros também agradecerá. Nunca saberemos aonde podemos chegar sem a consciência de onde partimos. É da lição.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65496
De: Wenceslau Data: Qui 13/1/2011 12:02:37
Cidade: Montes Claros
Qua 12/01/11 - 10h - Ladrões usam carro roubado para arrombar portas de joalheria na principal rua de M. Claros; câmera privada filmou o ataque

Impressionantes estas imagens mostradas pela tv e reproduzidas aqui. Havíamos visto isto em grandes cidades, Rio, S. Paulo etc. Mostram que o crime está cada dia mais à vontade, enquanto a população está cada dia mais encurralada. Pelas imagens, é possível ver como os ladrões,todos muito jovens, agem com desenvoltura e grande dose de inconsequência. Onde estão as imagens do sistema público "olho vivo", pago por nós, que jamais foram mostradas?? Este serviço não funciona mais ? Funciona com falhas?? Mais uma vez, valemo-nos de imagens privadas, pagas por cada um de nós. Para que serve o pagamento de quase 40% de impostos (o dobro do Japão, por exemplo) se até a segurança pública passou a depender do esforço privado de cada um? São peguntas, respeitosas. Sabemos que a polícia, com as leis atuais, está completamente de mãos amarrada, empurrada para preencher papéis, burocracia, enquanto os criminosos deitam e rolam, achincalham com a nação e com o estado. Tristes dias.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 65493
De: José Ponciano Neto Data: Qui 13/1/2011 10:36:53
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil
(...) bem boladas sobre as efemérides estudadas pelo do Dr. Nelson Viana.Ainda criança tive a honra de conhece-lo; ele e esposa Dona Juliêta em sua casa situada a São Francisco com Dom Pedro II, seu quintal uma imensa Jaqueira, essa sempre vigiadas por Tuzinho e Zezinho. Jacas como aquelas, até hoje poucas vistas. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65490
De: Lucia Maria Data: Qui 13/1/2011 09:43:35
Cidade: Montes Claros
Quem passou a pé no centro de Montes Claros após a chuva que caiu na parte da tarde pode perceber o caos que se encontra aquele local. Nenhuma drenagem pluvial subterrânea funcionou, resultado da intervenção realizada pela CVEMIG, quando a mesma instalação a fiação subterrânea, seccionando as tubulações. associado a isso, o lixo não coletado nos últimos dias estava boiando nas enxurradas. nas calçadas cheias de buracos formavam poças d`água. Resultado:ninguém conseguia andrar na cidade.Sem falar nos inúmeros buracos no asfalto, impedindo ainda mais o trânsito, que já está caótico, de fluir. Ambulantes tomam contas do que resta das calçadas.(...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65488
De: Fernando Data: Qui 13/1/2011 09:36:05
Cidade: M. Claros
Na previsão de agora cedo, o serviço meteorológico volta a afastar a chuva de 90 milímetros, que ontem havia anunciado para M. Claros. Muito felizmente, por sinal, pois chuva de 90 milimetros é tromba dágua feroz. Hoje, diz a previsão, a temperatura máxima fica nos 23 graus, subindo cinco pontos amanhã. Deve chover 13mm nesta quinta-feira, 10, 15 e 42 milímetros, este último número domingo, em sequência. Sem tromba dágua, vamos vivendo - com os cerca de 700 milímetros de chuva que já caíram no município de M. Claros, nessas "águas" atuais, muito bem equilibradas, muito bem distribuídas. Até esta parte.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65485
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Qui 13/1/2011 08:57:09
Cidade: M. Claros
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

13 de janeiro

1848 – E aprovado o orçamento da despesa da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas, para o exercício de 1848: com o pessoal, 440$000; com obras públicas, 50$000; com expediente, 40$000; com eventuais, 40$000; com eleições, 40$000; em iluminação e limpeza do Cadeia, 20$000. Total, 630$000.
1852 – É de 620$000 o orçamento da despesa da Câmara Municipal de Montes Claros de Formigas para o exercício de 1852: com o Secretário, 400$000; com o contínuo, 40$000; com eleições políticas, 30$000; com obras públicas, 50$000; com expediente da Secretaria, 20$000; com eventuais, 50$000.
1899 – Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Montes Claros, são aprovadas as contas da Municipalidade relativas ao ano de 1898: receita, 39:165$325; despesa, 39:091$878.
1924 – A “Gazeta do Norte” desta data publica o orçamento da Câmara Municipal de Montes Claros para o exercício de 1924: arrecadação prevista, 214:970$470, sendo fixada a despesa em igual quantia.
1926 – Foi de 158:058$000 a arrecadação da Câmara Municipal de Montes Claros, em 1925, tendo importado a despesa em igual quantia.
1940- Inaugura-se a agência do Banco do Brasil na cidade de Montes Claros, na praça Dr. Carlos, esquina com a rua Carlos Gomes, tendo como seu primeiro gerente o dr. Hélio Tompson. Realizou-se o ato às 13 horas, tendo S.Excia. Revma. Dom Aristides de Araújo Porto, Bispo Coadjutor da Diocese de Montes Claros, procedido à bênção do prédio e de suas instalações, estando presentes o Prefeito Municipal de Montes Claros, representantes do comércio, da lavoura, da indústria, da imprensa, etc.
1949 – A “Gazeta do Norte” desta data noticia o falecimento em Belo Horizonte de dona Antônia Maurício Prates (Nazinha), viúva de Olympio Prates, antigo Coletor das Rendas Estaduais em Montes Claros. Nasceu nesta cidade, filha do Cel. João Alves Maurício e dona Artimínia Alves Maurício. Foi professora da Escola Normal de Montes Claros.
1950 – Falece inesperadamente dona Noêmi Sá Lessa Prates, esposa do Deputado Luiz Milton Prates.
1952 – Realiza-se a eleição da nova Diretoria da União Operária e Patriótica de Montes Claros para o exercício de 1952, sendo eleito Presidente José Xavier Guimarães.
- Falece José Darwin Prates aos 40 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filho de Hermegildo Prates e dona Alda Prates. Era comerciante nesta cidade e casado com dona Zilda Peres de Oliveira Prates.
- É instalado em Montes Claros o Núcleo de Organização das Voluntárias de Minas Gerais. Realizada a eleição da sua primeira Diretoria, dona Nair Aguiar Guarinelo foi eleita para Presidente.
1956 – S. Excia. Revma. Dom Luiz Victor Sartori, Bispo de Montes Claros, comunica pela imprensa às autoridades civis, ao Clero Secular e Regular, às Religiosas e aos fiéis da Diocese que, tendo Sua Santidade, o Papa Pio XII, nomeado a ele, Dom Luiz Victor Sartori, Bispo Titular da Celerina e Coadjutor, com direito à sucessão, da Diocese de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, é o seu propósito manter-se na direção da diocese de Montes Claros até o próximo mês de março, inclusive.
1957 – Realiza-se na sede União Operária e Patriótica de Montes Claros a eleição da nova Diretoria para o exercício de 1957, sendo eleito Presidente Walter Vianna.
1960 – Falece Augusto Teixeira de Carvalho. Nasceu em Montes Claros a 10 de fevereiro de 1888, filho de Sílvio Teixeira de Carvalho e dona Ana Maria Souto. Foi assistente de Mitra Diocesana de Montes Claros, na gestão de Dom João Antônio Pimenta, funcionário da Administração Municipal e, por longos anos, regeu a banda de música Euterpe Montesclarense. Era casado com dona Augusta Pereira Teixeira de Carvalho.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65484
De: Rafael Data: Qui 13/1/2011 08:51:34
Cidade: Montes Claros / MG
Passei agora pela Praça Doutor Carlos e vê um caminhão da empresa que presta serviço para a Cemig parado no meio da Praça... Será que estão trocando os postes de Iluminação que só estavam de enfeite, pois não funcionava.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65483
De: Eujácio de Souza Prates Data: Qui 13/1/2011 08:27:29
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil
E-mail: eujacioprates@hotmail.com
Parabéns ao Moc.com por fazer citações sobre o Nelson Viana. Sempre que tenho oportunidade, procuro inserir a história de Moc e do Norte de Minas em minhas aulas. Riquíssima de detalhes graças ao Viana e outros historiadores, já que nossa região é uma das pioneiras visitadas pelos bandeirantes e portugueses. Não entendo, o porquê de estudarmos civilizações longínquas, muitas nem contribuiram tanto assim para nossa formação, e não temos a nossa história na grade curricular do Mec.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65474
De: Adimilson Data: Qua 12/1/2011 17:29:47
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
(...)Na segunda-feira desta semana, estava eu andando pela praça Dr. Carlos e me deparei com dezenas de pessoas agrupadas. Fiquei curioso também e resolvi aproximar já pressentido algo ruim. Vi então que uma pessoa estava desmaiada com problemas respiratórios, deitada debaixo daquele sol ‘rachando’, alguns tentavam ressuscitá-la com massagens sob seu peito. Rezei e pedi a Deus que tomasse conta daquela
Para os desumanos que fingem atender e os desgovernos que enchem os bolsos, este foi apenas um caso, mas o que é para a família que perdeu seu querido e amado?Montes claros, amo-te muito. Você não merece estas cascas imprestáveis que te odeiam.(...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65471
De: Luciano Aguiar Data: Qua 12/1/2011 15:48:55
Cidade: M.Claros
E-mail: lucianoaguiarsantos@gmail.com

Por favor, publiquem estas fotos das chuvas de hoje. Os locais destas fotos sao a rua bernadino souto esquina com a avenida sanitária. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 65467
De: George Fernando Data: Qua 12/1/2011 14:11:13
Cidade: Montes Claros
Confimrada a previsão de uma possível tromba d`agua. Chove torrencialmente aqui no centro. A rua Grão Mogol se tranformou num rio, o que me fez retornar à minha ifância em que brincava nas enxurradas sem se preocupar com doenças...."menino sai daí que vai dar cobreiro ou fieira nos seus pés"..
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65465
De: Waldir Data: Qua 12/1/2011 12:29:16
Cidade: M. Claros
Com as chuvas que caem neste momento, felizmente comportadas,o aeroporto de M. Claros está fechado. Aviões não sobem. Muito menos descem.Há previsão de muita chuva pela frente, hoje e amanhã. 42 milímetros hoje, e 90, amanhã. Verdadeiro dilúvio.Se Vier, é claro.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65462
De: José Ponciano Neto Data: Qua 12/1/2011 12:03:57
Cidade: Montes Claros-MG  País: Brasil
A mensagem n. 65460, é digna de aplausos, pois se trata de uma verdadeira aula de conhecimento. Muitos Montesclarenses precisam dessas mensagens para aprimorar seus conhecimentos. Como eu; apreendi muito com esta postada.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65460
De: Efemérides - Nelson Vianna Data: Qua 12/1/2011 11:28:44
Cidade: M. Claros

(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu pobre, materialmente pobre, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

12 de janeiro

1883 – E’ concedida ao tte. Ezequias Teixeira de Carvalho a exoneração pedida do cargo de professor, sendo nomeado o prof. Cesário Gabriel Prates para substituí-lo.
1898 – Presta juramento e toma posse do cargo de Procurador das Rendas Municipais do distrito o cidadão Tertuliano Ribeiro dos Santos, perante o Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, major Simeão Ribeiro dos Santos.
1903 – Nasce em Carinhanha, Bahia, o professor dr. Francolino José dos Santos, filho de Veríssimo José de Sousa e dona Catharina de Sousa Santos. Fez o curso primário em sua terra natal, o secundário em Belo Horizonte, em 1914, prosseguindo em Caitité em 1915 e 1916, terminado-o em Salvador, Bahia, em 1917. Diplomou-se em 1924 em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Salvador, Bahia. Depois de ter atuação destacada em Januária, Minas, não só como profissional, como no que se refere à parte cultural, transferiu-se para Montes Claros, onde é professor e Diretor da Escola Normal Oficial desta cidade. Esforçado e culto, aqui fundou a Biblioteca Pública de que é Diretor; Presidente da Ala Cultural e Secretário da Associação Educação e Cultura de Montes Claros, vem trabalhando ativa e continuamente pela instrução. Tão assinalados serviços tem prestado às iniciativas culturais, que a Câmara Municipal conferiu-lhe o merecido diploma de Cidadão Montesclarense.
1928 – O balancete financeiro da Câmara Municipal de Montes Claros apresentou a arrecadação de 169:405$020, referente ao exercício de 1927.
1942 – Por portaria n.º 9, do Ministério da Educação, é concedida a Inspeção Federal ao Curso Comercial, anexo à Escola Normal Imaculada Conceição de Montes Claros.
1946 – Breveta-se a turma do Aero-Clube de Montes Claros, preparada pelo instrutor Jorge de Assunção Vianna.
1947 – É inaugurado o novo prédio da Santa Casa de Caridade, de Montes Claros, que passa a denominar-se Hospital Nossa Senhora das Mercês. A bênção do edifício foi oficiada por S. Excia. Revma. Dom Aristides de Araújo Porto, Bispo da Diocese, tendo comparecido ao ato o Prefeito Municipal de Montes Claros, dr. Demóstenes Rockert, autoridades federais, estaduais e municipais, bem como representantes das diversas classes sociais e grande massa popular.
1958 – Realiza-se na sede da União Operária e Patriótica de Montes Claros a eleição de sua nova Diretoria, sendo reeleito Presidente, para o exercício de 1958, Walter Vianna.
- A “Gazeta do Norte” desta data publica que foram requeridas à Prefeitura Municipal de Montes Claros, durante o ano de 1957, licenças para 220 construções no valor total de Cr$ 23.640.000,000.
1952 - Toma posse a nova Diretoria do Clube dos Bancários de Montes Claros, para o exercício de 1952, tendo como Presidente de Honra, Armando Costa; Presidente efetivo, Tito Lívio de Oliveira.
1962 – Falece Otaviano Elias Trindade. Nasceu em Riacho dos Machados, Minas, a 13 de fevereiro de 1887, filho do major Herculano Rodrigues Trindade e dona Amélia Ramos Trindade. Transferindo-se com seus pais para Contendas, ali se casou com dona Astrogilda D’Avila Trindade. Vindo para Montes Claros, aqui tirou o diploma de normalista, sendo também diplomado pela Faculdade de Comércio de Belo Horizonte, tendo exercido em Montes Claros as funções de professor e contador. Ultimamente era funcionário da Prefeitura Municipal de São João da Ponte.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65459
De: Mara Data: Qua 12/1/2011 11:25:10
Cidade: RJ
alguem pode me dar notícias como anda o aeroporto de Moc? Funiconando normalmente?Obrigada
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65457
De: Daniel Mendes Data: Qua 12/1/2011 10:56:45
Cidade: Montes Claros/MG
"Ladrões usam carro roubado para arrombar portas de joalheria no centro de M. Claros"
Alguém sabe me responder se as câmeras da Polícia Militar deixaram de funcionar no centro de Montes Claros?
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65451
De: Estado de Minas Data: Qua 12/1/2011 09:44:33
Cidade: Belo Horizonte/MG
Prefeitura de Montes Claros terá redução de mil funcionários para "emagrecer" a máquina - Luiz Ribeiro -A Prefeitura de Montes Claros anunciou que os contratos de 3.075 servidores sem concurso que venceram em 31 de dezembro não serão renovados. Mas, por outro lado, vai chamar cerca de 2 mil aprovados em concursos realizados pela Municipalidade em meados deste ano. Desta forma, na prática, a administração terá uma redução de aproximadamente 1 mil pessoas.
A prefeitura está com inchada com cerca de 10 mil funcionários, dos quais cinco mil contratados. Ao longo de 2010, a administração enfrentou sérias dificuldades para quitar a folha de pagamento, que chega a R$ 14 milhões. Durante vários meses, o pagamento dos salários foi feito em atraso e, em dezembro, a Municipalidade somente conseguiu pagar o 13º salário depois de promover o perdão de dívidas em atraso do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para aumentar a arrecadação.
Nessa terça-feira, em entrevista coletiva, o prefeito Luiz Tadeu Leite reconheceu o inchaço da máquina administrativa. “Estamos fazendo uma redução de cerca de 1 mil contratados para “emagrecer” a máquina”, disse o prefeito, lembrando da necessidade de convocação dos aprovados em concurso público. A realização de concurso público para admissão de servidores na prefeitura, em substituição aos contratados foi feita em atendimento a exigência do Ministério Público. A contratação de servidores sem concurso público na prefeitura vem sendo praticada ao longo de várias administrações.
Devido à contratação irregular de funcionários não concursados, em setembro de 2008, o Ministério Público do Trabalho MPT) e o Ministério Público Estadual (MPE) entraram com ação civil pública com pedido de antecipação de tutela e condenação por improbidade administrativa contra o então prefeito, Athos Avelino (PPS) e dois antecessores dele: Luiz Tadeu Leite (PMDB), que tinha administrado de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996); e Jairo Ataíde (DEM), que foi prefeito por dois mandatos (1997 a 2004).
Na mesma ocasião, Athos Avelino concorria à reeleição, ainda no primeiro turno, contra Luiz Tadeu Leite e o candidato Ruy Muniz (DEM). A ação do MPT e do MPE acabou prejudicando eleitoralmente o então prefeito, que se apresentava em sua propaganda como “o candidato ficha limpa”. No segundo turno, Athos perdeu a eleição para o concorrente do PMDB.
Tadeu Leite tomou posse como prefeito em primeiro de janeiro de 2009, com a promessa de que reduziria o numero de funcionários da prefeitura, diminuindo o numero de contratados. Mas, na atual administração, a quantidade de servidores da prefeitura aumentou de 8 mil para 10 mil pessoas, sendo feitas contratações para atender apaniguados de lideranças e dos partidos que apoiaram Tadeu Leite no segundo turno da eleição de 2008 e pessoas indicadas por vereadores que dão sustentação ao prefeito na Câmara Municipal . Somente agora, depois de enfrentar sufoco financeiro, a prefeitura anuncia a dispensa dos contratados.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65450
De: Carlos Data: Qua 12/1/2011 09:41:02
Cidade: Montes Claros
Hoje, pelo segundo dia seguido, a meteorologia vai apontando uma chuva de 90 milímetros, amanhã, em Montes Claros. Se, de verdade, vier a cair, será uma verdadeira tromba dágua. As enchentes últimas no rio Vieira, na sua primeira parte, não tiveram como causa chuvas além de 50, 60 milímetros. Para hoje, há previsão de 42 milímetros de chuva, também uma quantidade enorme.Hoje e amanhã, pela previsão, a temperatura máxima não deverá passar dos 25 graus. Pouco choveu durante a noite, mas o tempo está encoberto, assim como a névoa cobre os montes claros, ao norte, a oeste e a sul.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:





Mensagem N° 65443
De: Prefeitura Data: Ter 11/1/2011 19:16:44
Cidade: Montes Claros
(...) O Prefeito de Montes Claros Luiz Tadeu Leite, anunciou durante coletiva à imprensa, na tarde desta terça-feira, 11, que a partir de fevereiro a empresa de call center começa a operar na cidade. O chefe do Executivo também assinou convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar, para viabilizar os trabalhos da “Patrulha do Silêncio”.A empresa A&C Contact Center, responsável pelo serviço call center, vai gerar inicialmente mil empregos diretos. Já estão sendo realizados o recrutamento e o treinamento de pessoal. Os trabalhos devem começar a partir de fevereiro, e a princípio o funcionamento será no Montes Claros Shopping Center, até que seja construída sede própria.Na oportunidade o prefeito assinou convênio que permitirá o trabalho da “Patrulha do Silêncio”, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e a Polícia Militar. Uma ação conjunta contra a poluição sonora. O convênio entra em vigor a partir de 1ºde fevereiro. Luiz Tadeu Leite também assinou o decreto que regulamenta o Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Os recursos do Fundo serão aplicados mediante deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural em ações de promoção, manutenção, preservação e conservação do patrimônio cultural material e imaterial do município.
O prefeito também comentou sobre a não renovação dos contratos temporários vencidos no dia 31 de dezembro. Conforme a necessidade do município, a Prefeitura irá convocar as pessoas que passaram no concurso realizado ano passado. A previsão é de que pelo menos dois mil concursados assumam os cargos. Os médicos tiveram contratos renovados, para não comprometer o atendimento à saúde.
POLICLÍNICA DO ALTO SÃO JOÃO – A partir da próxima semana o atendimento na Policlínica Carlos do Espirito Santo volta a ser feito no antigo prédio do Alto São João, totalmente reformado. E o espaço, no bairro Edgar Pereira, onde já funcionou a Secretaria de Saúde, irá se transformar na sede do Centro Viva Vida, para atendimento especializado à mulher, inclusive acompanhamento de gestantes. O programa conta com verba do Governo Federal no valor de R$1.318.000,00, que serão usados na reforma e aparelhamento do “Viva Vida”. O prefeito também anunciou a implantação do Centro de Apoio Psicosocial Infantil (CAPSi).
EDUCAÇÃO – a Prefeitura implantará, logo no começo do ano letivo, o sistema de informatização das escolas municipais. Todas as informações serão compartilhadas e analisadas por um sistema em rede. O município também abriu licitação para contratação de uma nova metodologia de ensino, por exemplo aquisição de novos materiais didáticos, a serem aplicados nas escolas. A medida permitirá que as instituições municipais ofereçam ensino semelhante ao de escolas particulares.
ESPORTES- As obras do Estádio José Maria Melo (Campo do Cassimiro), ficarão prontas dentro do cronograma da Federação Mineira de Futebol (FMF). A nova iluminação será compatível a dos melhores estádios do país. O Executivo vai encaminhar à Câmara um projeto de lei para ampliar os recursos usados na reforma.
LIMPEZA PÚBLICA – Durante a coletiva também foram apresentados os responsáveis pela Revita, empresa contratada pela Prefeitura para fazer a limpeza pública de parte da cidade. Com sede em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, a empresa também presta serviços a Sete Lagoas, Sabará, Caeté, Divinópolis. Em Montes Claros os trabalhos começaram em outubro, com levantamentos técnicos para reestruturação e manejo do Aterro Sanitário. E no início de janeiro, passou a coletar 30% do lixo domiciliar. A Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (ESURB), continua com 70 % da coleta. A partir de fevereiro, 80% da varrição vão ser feitos pela Revita. Todo o trabalho está sob a supervisão da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos(SSU). Com o novo sistema de limpeza pública a Prefeitura espera uma redução de gastos em torno de R$ 844 mil ao ano, o que representa uma economia de 29%.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65442
De: Luci Data: Ter 11/1/2011 19:04:15
Cidade: M.Claros
Até o momento choveu 20 milímetros em M.Claros. E continua chovendo, mansamente.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65439
De: Mauro Data: Ter 11/1/2011 17:44:29
Cidade: M.Claros
Terminam no próximo dia 14 as inscrições para o processo seletivo para contratações temporárias na prefeitura de M.Claros. Há 34 vagas para cargos de nível superior - psicólogo, nutricionista e assistente social, com salários de até R$ 1.611,84.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65438
De: Ana Medeiros Data: Ter 11/1/2011 17:16:39
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
Há um equívoco em relação a informação sobre o Call Center em Montes Claros. Durante coletiva, na tarde desta terça-feira, 11, o prefeito Luiz Tadeu Leite anunciou que a empresa que será responsável pelo serviço, já está fazendo recrutamento, para dar início as atividades a partir de fevereiro. A princípio irá funcionar no Montes Claros Shopping Center, gerando nesse primeiro momento mil empregos diretos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65430
De: Antonio José Data: Ter 11/1/2011 14:51:19
Cidade: M. Claros
Acabo de ser informado: o call center anunciado para M. Claros, com 1800 empregos, acaba de bater asas. Foi procurar pouso em outra cidade para se instalar. Se ficasse em Moc, iria atender o norte do Brasil. So existem, no Brasil, do mesmo porte, 3 iguais. Vão-se os empregos, ficamos nós com o barulho.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65429
De: Lucilene Data: Ter 11/1/2011 14:29:31
Cidade: M.Claros
Acidente com ônibus da (...) agora a pouco, na saída para Francisco Sá, km 520 da BR-251, próximo ao posto dangelis II. O ônibus tombou na pista, após bater num Honda City. Há cerca de 50 vítimas com ferimentos leves. Não houve mortos. O ônibus seguia o trajeto Montalvânia a Ribeirão Preto/SP.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65425
De: Aldiney Data: Ter 11/1/2011 14:00:53
Cidade: Montes Claros/Mg
Acabo de passar proximo ao posto D`Angelis e ocorreu um grave acidente, como estou em viagem gostaria de informações.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65422
De: Aristeu Data: Ter 11/1/2011 13:21:09
Cidade: Moc
O morro dos Dois Irmãos, maior simbolo da montesclaridade, está emoldurado por grossas e escuras nuvens, neste instante. Chuva - é o que espera o ser-tão, esperamos todos. Tempo bom e bonito, e não o que diz o comentário equivocado das tvs, que muito pouco sabem de nós. Viva nós, ouço do céu gritar Virgilio de Paula.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65421
De: kau Data: Ter 11/1/2011 13:12:03
Cidade: montes claros
Cai há mais de 20 min uma chuva com vento forte aqui no Alto São João, que seja bem vinda já que o calor tinha voltado junto com o sol.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65420
De: SANTOS Data: Ter 11/1/2011 13:05:12
Cidade: MOC
eu gostaria que sr. secretàrio de 1/2 ambiente desse uma explicação sobre a mesagem 65416 de Jose Albano de BH!
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65417
De: Leisa Data: Ter 11/1/2011 10:56:10
Cidade: Montes Claros/ MG
Começam neste instante a cair abençoados pingos da tão preciosa chuva. Chuva que agradesse o homem do campo e da cidade. O tempo que ja estava nublado desde seu amanhecer agora estar mais refrescante ainda. Como dizia a previsão, chuva a qualquer hora do dia.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65416
De: José Albano Data: Ter 11/1/2011 10:44:31
Cidade: Belo Horizonte / Mg
Montes Claros é, de longe, uma das cidades mais barulhentas do Brasil. Na administração passada, a Câmara aprovou excelente lei do silêncio, que não foi aplicada nem por quem a propôs. O fiasco foi completo. O prefeito seguinte, que é o atual Luiz Tadeu, demonstrou boa vontade e criou uma Patrulha do Silêncio, que jamais se materializou em lugar algum. Prefeitos, infelizmente, adoram barulho- desde que lhes rendam votos, poder, volúpia....etc..Acontece que a população está cada dia mais indignada com a queda da qualidade de vida, por toda parte. O ítem barulho, que impede a cidade até de dormir, é um dos mais graves, embora mais fácil de ser combatido, simplesmente aplicando-se as leis. Até aqui, a polícia - provavelmente governada pela má política - não atua, ou atua de maneira tímida, burocrática, conivente e (...). Bem diferente do que acontece nas demais cidades de Minas, no mesmo estado, debaixo das mesmas leis.(...). Há forte indicação de que os comandos das polícias estejam subordinados aos políticos, descumprindo a lei, em prejuízo da população, que paga os salários de todos, e sofre.
Hoje, tem mais uma notícia no jornal Estado de Minas, a respeito. Lá (estou hoje em M. Claros),o problema é infinitamente menor do que em M.Claros. Lá, em Belo Horizonte, Brasília, Rio, Salvador...etc. (...) Aqui, o problema agrava-se a cada dia. O sofrimento da população está atingindo níveis extremos, como os ruídos, e as autoridades serão responsabilizadas diretamente pelo que desafortunadamente puder acontecer, a qualquer momento. Peçamos a Deus que nos proteja! (...) Agora, veja a notícia de hoje do jornal de BH, enquanto aqui nada é feito por uma ridícula secretaria do 1/2 ambiente, que umbilicalmente subordinada aos interesses políticos puxa o desgaste crescente da administração municipal:

(....) Começa amanhã o novo esquema de fiscalização da Lei do Silêncio na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, a primeira a contar com profissionais para atacar de frente ruídos que incomodam os moradores. Seis dos 42 fiscais que medem a poluição sonora da capital estão de mudança da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que centralizava as operações de combate ao barulho, para a sede da Regional Centro-Sul. Eles farão parte do Setor de Obras e Meio Ambiente, submetido à Gerência de Regulação Urbana, e participaram ontem de reunião no novo local de trabalho para conhecer a estrutura. A partir desta experiência piloto, a intenção da prefeitura é distribuir até fevereiro os demais fiscais para as outras oito regionais. O objetivo é tornar mais eficiente a aplicação da Lei do Silêncio, que desde 2008 impôs limites para a emissão de ruídos na cidade, mais rigorosos principalmente a partir das 22h. Apesar da multa de até R$ 4,8 mil e da ameaça de interdição do estabelecimento, a regra não decolou em BH. De acordo com o gerente de Regulação Urbana da Centro-Sul, William Nogueira, inicialmente, a equipe da Lei do Silêncio seguirá a mesma rotina de trabalho da secretaria, atendendo as demandas do Disque-Sossego, pelo telefone 156. Os plantões noturnos ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 2h, e o expediente diurno, com vistorias marcadas previamente, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. “Adaptações serão feitas com o tempo, não vamos desconsiderar o planejamento da Secretaria de Meio Ambiente. O ganho é que, em vez de duas ações de vistoria por semana, a Centro-Sul terá quatro”, afirma Nogueira. A grande vantagem, segundo o gerente, é a integração entre os demais fiscais da regional, que também regulam questões ligadas a obras, posturas e limpeza urbana. Embora não tenha ocorrido a unificação das atribuições em torno de um só profissional, eles trabalharão em sintonia. “Vamos fazer um planejamento interno e, quando necessário, fiscais farão juntos a operação, pois, muitas vezes, há uma interface entre as competências. Então, em vez de um fiscal ir ao estabelecimento num dia e o outro ir no dia seguinte, a visita será feita de forma conjunta”, explica. E na Região-Centro Sul há trabalho de sobra para os fiscais da Lei do Silêncio. Endereço da maior parte dos 12 mil bares e restaurantes da cidade, a região concentra as reclamações quando o assunto é barulho e onde a rixa entre sossego e ruído fica mais acirrada. De acordo com levantamento da SMMA, na penúltima semana de novembro, das 232 queixas registradas no Disque-Sossego, 60 se referiam a bairros da Centro-Sul. Do total de chamados, 141 se referia a bares, boates e casas de show.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65413
De: Alberto Sena Data: Ter 11/1/2011 10:12:12
Cidade: Montes Claros/MG

Os Passarinhos

Alberto Sena

Rever fotografias antigas é gostoso. Deve haver quem não goste, mas para quem gosta é uma viagem ao momento e à realidade do tempo congelado na foto. Vire e mexe faço incursões nas gavetas para retirar papéis desnecessários que vamos guardando no dia-a-dia. Foi numa dessas incursões que encontrei a reprodução de duas fotos antigas. Nada de especial, mas divido com quem continuar até o fim a leitura que faço dessas fotos. Os fotógrafos gostam de dizer que uma foto vale por mil palavras. Mas às vezes carece de algumas palavras mais quando se trata de uma apreciação subjetiva. Veja a primeira foto. A câmera fotográfica deve ter sido disparada no ano de 1956. Sobre a outra nada posso dizer e o leitor já vai entender por quê. Era de manhã. Estávamos no quintal da casa da Rua São Francisco, quase esquina de Rua Corrêa Machado, em Montes Claros. A fotografia foi postada, para comprovar a leitura. Veja-a. Eu sou o do meio. Do meu lado direito está o irmão Tone – Antônio Claret de Sena Batista. O menino do meu lado esquerdo é o sobrinho Ricardo Batista Lopes, filho de Elza Batista Lopes e Raimundo Lopes, já falecido. Eu tinha sete anos. Tone cinco anos e Ricardo três anos. O que mais chamou a atenção na foto, como o leitor poderá comprovar a uma simples olhadela nela, foram as duas sombras que aparecem refletidas no muro. No primeiro momento, nem me lembrava mais do autor da foto. Mas ao observar as sombras no muro, afirmo sem medo de errar, a maior é do meu pai, que certamente disparou a máquina. A sombra menor é da minha mãe. A outra foto antiga que pode ser apreciada nesta ocasião apresenta os meus pais, Elvira de Sena Batista e José Batista da Conceição, ‘Zé Bitaca’, como o chamavam. Mãe tem Miguel nos braços. Ele nem chegou completar um ano, morreu devido a uma ‘diarréia brava’, contavam. Quase em pé na namoradeira está José Venâncio. Ao lado dele, Ladinha e na sequência, Elza, Waldyr e Terezinha. Esta é a primeira leva de filhos do casal. Na segunda fornada vieram Célia, Lúcia, Wanda, Alberto e Antônio. Olho para essa foto e imagino, pois nem nascido era, como devia ser difícil criar 11 filhos, mesmo naquela época, antes, muito antes do advento da televisão. O rádio era o meio de comunicação. As casas tinham quintais. Esta era a grande vantagem. O quintal era o nosso jardim de infância com muitas árvores frutíferas, passarinhos aos bandos. Nesses dias globalizados deve ser muito raro encontrar um casal que possua 11 filhos. Um, dois, três e estourando, quatro filhos, é o que encontramos por aí. Costumo dizer: acho ‘lindos’ os filhos. Aquela criançada correndo para tudo quanto é lado, gritando, brigando, fazendo algazarra. Acho lindo, mas nas casas dos outros! Os meus já estão criados, cada um buscou o seu caminho, de modo que, se muito, a casa agora é dos netos.
Um deles, filho de alemão, mora em Bremen, justamente de onde me veio uma das primeiras histórias que li assim que me alfabetizei no Grupo Escolar Gonçalves Chaves: ‘Os músicos de Bremen’. Aos quase dois anos de idade, ele tem tudo para se tornar músico também. Está a caminho uma netinha, prometida para maio. A mãe é descendente de japonês. Tudo indica que ela vai apresentar traços das gentes do ‘Sol Nascente’. Depois de tudo isto, a conclusão: ‘não há nada de novo debaixo do sol’, como diz o Eclesiastes bíblico. Mas o mais curioso é pensar que, de uma árvore, quer dizer, de um casal tanta gente tenha vindo ao mundo. Se fosse o caso de reunir os filhos, netos, bisnetos e tetranetos dos meus pais, melhor seria contratar os serviços de um clube do tipo Pentáurea, em Montes Claros, ou Minas Tênis Clube 2, daqui de Belo Horizonte. É gente que não acaba mais.
Acho que o mal das crianças é se tornarem adultas. Mas temos que nos conformar com isto. Pois diz no livro ‘O Profeta’ o grande Kalil Gibran: ‘Vossos filhos não são vossos filhos; são filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma; vieram através de vós, mas não de vós; e embora vivam convosco, não vos pertencem’. Essas palavras de Gibran ajudaram muito na criação dos meus quatro filhos. Amo-os e eles me amam, mas sem apegos. Eles são como passarinhos. Criaram asas. Voaram e fizeram os seus ninhos. Como os meus pais fizeram e nós criamos os nossos ninhos. Um dia todos passarão. Inclusive, ‘eu passarinho’, só para lembrar Mario Quintana, gaúcho de Alegrete (RS), um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65412
De: Hoje em Dia Data: Ter 11/1/2011 10:09:10
Cidade: Belo Horizonte / Mg
Onda de demissões nas prefeituras mineiras - Humberto Santos e Lucca Figueiredo - Para acomodar os aliados dos deputados eleitos sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), prefeitos de várias regiões de Minas iniciaram o ano com demissões em massa. Os gestores negam que as “reformas administrativas” tenham caráter político. Algumas prefeituras aproveitam os termos de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público, assinados pelas administrações passadas, para fazer os ajustes. Outras justificam a crise financeira pelos cortes. Mas o certo é que centenas de agentes comissionados terão de buscar outra ocupação em 2011.
(...) Em Montes Claros, Norte de Minas, o prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB), também começou a promover cortes na administração. Até o final do ano passado, a prefeitura contava com 10 mil servidores, a metade contratada, gerando uma despesa de R$ 14 milhões por mês. A intenção do prefeito é cortar 50% dos cargos comissionais. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65411
De: Dalton Data: Ter 11/1/2011 09:39:08
Cidade: Moc
Há chances de voltar a chover em M. Claros, a partir desta tarde. Hoje, o céu veio levemente enovoado. A chance de chuva vai aumentar e é maior na quinta-feira, quando pode cair chuva de 46 milímetros
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65405
De: Assaltado Data: Seg 10/1/2011 21:41:34
Cidade: Montes Claros
O supermercado (...) e eu, acaba de ser assaltado. Dois ladrões armados com revolveres 38 invadiram e anunciaram o assalto "isso é um assalto, ninguém reage se não leva bala". E para meu azar eu tinha acabado de pagar a compra e fiquei em frente a um dos assaltantes. A única coisa que veio a cabeça foi não olhar para o rosto do assaltante e deitar ao chão. Por sorte consegui esconder a carteira no meio de cestas básicas, mas ainda sim conseguiram levar meu celular, que estava em minha cintura, e esvaziar todos os caixas. Mas graças a Deus ninguém reagiu e todos saimos ilesos. Foi tenso! Segundo os funcionários esse foi o segundo assalto em 10 dias.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65401
De: Norberto F. Prates Data: Seg 10/1/2011 20:38:56
Cidade: Vinhedo - SP  País: BRASIL
Para Eduardo - Mensagem 65396 O que aconteceu com você, somente aconteceu pela total inoperância do poder público na cidade. O Ministério Público, a Polícia Militar, a Secretaria do meio ambiente nada fazem. Não existe punição para os transgressores das leis. Citei outro dia o exemplo de Divinópolis, os carros são apreendidos e, para liberar os mesmos, tem que se pagar quase quatro mil reais. Da mesma forma a impunidade no trânsito que, acho que pior que o de Moc, só o da ìndia, e a questão das mesas ocupando passeios na cidade inteiro. Nas festas de final de ano, um barzinho famoso na avenida sanitária, se achou no direito de colocar uma grade em todo o passeio. Quem passava pelo local, tinha que passar pela. Nada aconteceu. Ficou por isso mesmo. E acredito que não basta criticar somente a municipalidade. Os demais órgãos estatais que tem o dever legal de agir, nada fazem e fica por isso mesmo. Não sei porque, pois em outras cidade do nosso Estado os mesmos fazem seu dever. E isso se vê também em outros Estados. Parece que "do lado de lá", tem gente muito forte. Se fôr verdade, deveras lamentável.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65399
De: Paulo Ribeiro Data: Seg 10/1/2011 19:00:42
Cidade: Rio de Janeiro  País: Brasil
E-mail: pauloribeiro@fundar.org.br
Lendo a coluna do Waldyr Senna Batista onde ele cita Darcy Ribeiro e diz que ele se referia a uma frase de Paulo Freire,venho esclarecer que a frase é de autoria de Anísio Teixeira,grande mestre de Darcy.Anísio defendia que o intelectual não devia ter compromisso com suas idéias,mas com a verdade,só assim ele se tornaria um verdadeiro cientista.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65396
De: Eduardo Data: Seg 10/1/2011 18:03:53
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
Pelo visto o barulho tomou conta de toda a cidade ontem procurei um lugar mais tranquilo evitando o triangulo da impunidade encontrei um bom lugar na rua Raul Correia estava tomando um chopp ia pedir uma pizza quando derrepente no bar em frente alguem sem cultura ou surdo resolveu ligar o som de seu carro para q todos escutasem oque ele queria escutar levantei pedir desculpas ao garçom paguei a conta e fui embora. Fiquei sem comer a pizza e a pizzaria sem venfer uma pizza espero poder voltar lá e ter a sorte deque nao apareça outra pessoa sem educaçao.Muitos comerciantes sao prejudicados pela falta de atitude de outros.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65395
De: Carlos Menegna Data: Seg 10/1/2011 17:40:11
Cidade: Uberlândia
Estou com um grupo de colegas de trabalho em Montes Claros prestando serviços em uma grande empresa daqui. Venho aqui há anos e nunca tinha visto Montes Claros tão abandonada, e com tantas reclamações. Esta é a opinião de várias outras pessoas que estão visitando Montes Claros.Espero que a população cobre do Poder Público uma mudança imediata. A cara da cidade não está deixando nenhuma boa impressão par aqueles que aqui chegam, seja a trabalho ou não. E pelas reclamações que vemos, a coisa está mais feia do que agente que é de fora pode ver.A cidade está feia, suja, e não merece continuar com essa aparência. Nem o povo merece, seja daqui ou não.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65394
De: Carla Data: Seg 10/1/2011 15:13:07
Cidade: Montes Claros  País: Brasil
E-mail: carlacristianaazevedo@hotmail.com
Passo pela BR 251 que liga Montes Claros a Salinas no mínimo duas vezes por semana,a mais de dois anos por causa do meu trabalho. Quero deixar aqui minha reclamação até quando vai continuar este descaso com Norte de Minas, quantas pessoas precisam morrer ainda nesta rodovia da morte? A famosa serra de Francisco Sá merece reforma e investimentos,o trecho de Francisco Sá a Montes Claros é uma vergonha, não tem acostamento e um asfalto horrível. Cadê nossos deputados e prefeitos por que não se unem em favor da vida. A esqueci, viagem para eles é só de avião né!
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65391
De: junior Data: Seg 10/1/2011 11:15:11
Cidade: M.Claros
Veja que vergonha nao tao longe de moc, aproximadamente na cidade de divisa alegre e vitoria da conquista, encontrei varios postos de combustivel com gasolina a 2,16 , 2,20, 2,31 ou seja menos de 400 km nao existe cartel. aqui em montes claros estes donos de carteis colocam a gasolina a 2,72 em todas as bombas da cidade. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65390
De: Alves Data: Seg 10/1/2011 11:00:48
Cidade: Montes Claros
Está um caos nas estradas maiores: as carretas revogaram toda a lei. Elas fazem de tudo, inclusive cruzam a linha dupla e passam por cima de quem ousar contrariá-las. Entrar nas estradas sem lei só em caso de extrema necessidade! Estamos ficando ilhados nas nossas casas. Barbárie nas cidades, por conta da violência, do barulho, etc., e barbárie também nas estradas.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65388
De: Estado de Minas Data: Seg 10/1/2011 09:48:08
Cidade: Belo Horizonte / Mg
Disputa acirrada no Norte de Minas - A polêmica em torno da convocação dos suplentes das coligações ou dos partidos pôs em nova disputa dois deputados federais mineiros que ficaram na suplência e brigam por votos em uma mesma região: Humberto Souto (PPS) e Jairo Ataíde (DEM). Ambos têm base eleitoral em Montes Claros (Norte de Minas). Por seguir a ordem da coligação, a Câmara vai convocar para o retorno a Brasília o deputado Jairo Ataíde, que ficou na quarta suplência da coligação PSDB/DEM/PR/PPS. Isso porque o governador Antonio Anastásia (PSDB) chamou quatro deputados eleitos para o seu secretariado. No entanto, caso fosse acompanhado o entendimento de que a prioridade é do partido, o favorecido seria Humberto Souto, que ficou em quinto lugar na mesma coligação, mas é o primeiro suplente do PPS. Neste caso, ocuparia a vaga deixada por Alexandre Silveira (PPS), nomeado secretário extraordinário da Gestão Metropolitana. O deputado Jairo Ataíde disse que foi correta a decisão da Câmara Federal de obedecer a ordem das coligações. “O entendimento do STF em relação à situação em Rondônia foi específico e não se aplica a outros casos”, afirmou Ataíde em defesa de sua permanência. Humberto Souto não foi encontrado para comentar sobre a decisão. (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65385
De: Raphael Reys Data: Seg 10/1/2011 07:12:46
Cidade: Moc - Mg  País: Br
E-mail: raphaelreysmoc@yahoo.com.br
ROQUE BRAVO

Roque tinha a aparência de um guerreiro mongol, corpulento, barriga grande e dura, bigode assustador ao estilo mexicano, braços grossos, e andava e gingava como um lutador de sumô. A sua cara fechada impunha respeito. Dava medo à primeira vista.
Trabalhava na expedição da Fábrica de Cimento, onde circulava impune, sem ser cobrado. Na fila marcando o ponto, passava sozinho, ninguém ousava esbarrar no gigante. Dele contavam-se histórias de valentia e brabeza, de coragem suposta.
Citava-se ter ele em certa ocasião, amarrado a sua família na cerca de arame que circundava o seu barracão, tendo ainda os espancado, a golpes de pirata.
Um exercício de sobrevivência de um bruto, que com isto mantinha os seus vizinhos afastados, todos o temiam.
No pátio da expedição, só fazia o que queria; dormia após o almoço sem ser incomodado pelos chatos de plantão: Entretanto, a carreira do cavalo é curta! João Bosco o escolheu para ser o primeiro carregador de vagões no pátio de manobras e embarque, recém-inaugurado.
Treinaram bastante o movimento de apanha dos sacos na esteira rolante e o empilhamento dos mesmos nos vagões, que à tarde, esquentavam a mais de quarenta graus. Só foram escolhidos os fisicamente fortes. O serviço exigia.
Roque, entretanto, era um frouxo disfarçado! Aquela cara era para afastar os possíveis agressores, pois o homem era um frouxo que havia construído uma torre de marfim, em que se escondia de possíveis e imagináveis situações embaraçosas. Ao ser convocado, sentiu o drama e tentou sair fora, mas não conseguiu. Havia sido escolhido para servir de exemplo para a peãozada. A sua sorte estava lançada.
Nos primeiros vinte minutos de ensaio carregando sacos de cimento saídos da bica ainda quente a quarenta e cinco graus ambiente, Roque ficou tonto em vez de voltar após o empilhamento saiu pela porta lateral do vagão, que era usada para ventilação tombando, a grande altura no vazio e no pátio o seu corpanzil. Arrebentou-se todo. O homem não era nada do que se mostrava!
Desmoralizada a aura de valente, no dia seguinte, ao entrar na fila para marcar o ponto, o Willian da cantina, que vinha logo atrás, passou a mão no traseiro do Roque e ele, para surpresa de todos, que aguardavam uma reação violenta, disse: queta com isso moço! - deixa de passar a mão no meu traseiro - não brinca que eu não gosto!
Estava destruída a torre de marfim! Daí para frente à gozação foi tanta que não respeitavam nem mesmo a sua marmita de comida. O Roque não teve saída! Pediu demissão e se mandou da cidade.
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65380
De: Fagundes Data: Sáb 8/1/2011 23:48:57
Cidade: Moc/MG
E-mail: 99382896
Infelizmente o BMG/Montes Claros foi derrotado pelo Pinheiros/SKY por 3x2 parciais de 25x23/27x25/21x25/24x26/15x12.Confroto realizado em São Paulo (...)
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Mensagem N° 65379
De: Ruth Tupinambá Data: Sáb 8/1/2011 16:52:45
Cidade: Montes Claros/MG
Um montes-clarense arraigado

Eu o conheci bastante. Era meu vizinho e acredito que muitos ainda se lembram dele.
Era um homem simples, nascido e criado na dureza do sertão. Suas mãos calosas era o retrato de uma vida de sacrifícios na sua mocidade. Era alto e forte, descarregando toda sua energia quando falava.
Pouco dinheiro, poucas opções e nenhuma ambição. Em compensação, muita saúde, muita alegria, muita tranqüilidade e um enorme coração. Seus pais vieram da zona da mata, se estabeleceram aqui e aqui ele nasceu.
Bem humorado, tinha sempre uma piada para contar, criticando muitas vezes os políticos da nossa terra, picaretando (no bom sentido) os companheiros, zombando da própria vida e enquanto o fazia enrolava pacientemente o cigarrinho de palha com fumo de rolo, picado a canivete.
Problemas difíceis para os outros a ele nada afetavam. Quem dele se aproximava tinha a certeza de que teria momentos agradáveis e descontraídos, novidades e notícias que só ele sabia. E costumava dizer: sou um cabra macho, não levo desaforo para casa e enfrento qualquer bicho brabo, desarmado e nunca perdi uma parada. Mas era manso como um cordeiro.
Antes mesmo do sol aparecer por trás dos montes claros, já o nosso amigo estava de pé, tomando um cafezinho que ele mesmo fazia no enorme fogão a lenha que era seu orgulho, afirmando sempre: comida boa tem que ser cozida com fogo forte, labaredas lambendo o fundo das panelas. A gente tem que soprar o fogo e sentir a fumaça ardendo nos olhos, pois o que é mais difícil é mais apetitoso.
Na sua simplicidade não tolerava sapatos (nem aos domingos) e enfiando os pés nos grossos chinelos de solado de pneus, em mangas de camisa, tranquilamente, ele descia todos os dias a rua Dr. Santos. Em frente o Mercado Municipal (o antigo), os companheiros já os esperavam ávidos pelas novidades. Numa alegria enorme, com um riso franco que deixava à mostra o seu repertório. Sua euforia era tanta que esgotado o seu repertório natural, intentava causos, até escabrosos que deixavam os ouvintes boquiabertos, e naquele impacto, ele ia saindo de fininho, dizendo: Amanhã tem mais. Tá na hora de pegar o grude: a família é muito grande, se eu não correr perderei o sobre e a moela do franguinho caprichado que é criado no meu quintal.
Anos atrás seu pai, temperamental e intransigente, resolveu voltar a sua terra natal com toda a sua família, mas o nosso amigo Pedro, apesar de jovem, teve o topete de discordar, deixando o pai desesperado, que perdendo as estribeiras disse-lhe: Se não me obedecer não se considere mais meu filho.
Pedro ficou muito triste, com o coração apertado, mas num rasgo de coragem, respondeu-lhe: Tá certo. De hoje em diante eu serei Pedro de Montes Claros e daqui não sairei.
Com este apelido (que se tornou seu verdadeiro nome) ele se tornou conhecido e respeitado na nossa cidade. Foi um nome certo fazendo jus ao grande amor que dedicou a esta terra que o adotou de coração aberto.
Com seu jeito simples conseguiu fazer grandes amizades e não havia um só montes-clarense que não o olhasse com simpatia.
Era brincalhão em casa mas quando dava uma ordem era obedecendo rapidamente. Aqui ele criou os filho, num exemplo de honestidade, passando-lhes desde cedo grandes responsabilidades pois acreditava no velho ditado: é de pequeno que se torce o pepino.
Nossa cidade crescia e era escura apesar do esforço tremendo do coronel Luiz Pires para manter a energia, que funcionava precariamente e só à noite.
Só em 1938, no governo de Bendito Valadares, doutor Santos, então prefeito de nossa cidade, começou a batalhar para o aproveitamento da Queda de Santa Marta, que melhorou bastante a energia elétrica, chegando para nós a época dos eletrodomésticos, até então proibitivo em nossa cidade.
Surgiram também os sofisticados fogões elétricos e a gás, chutando os antigos fogões de lenha. A grande novidade era o milagroso fogão que não encarvoava as panelas nem enfumaçava as paredes.
Mas o velho Pedro, sempre agarrado aos preceitos do seu temperamento, não aceitava aquele modernismo. Preferia ouvir todos os dias o retumbar do pilão quando alguém, pacientemente, socava o arroz em sua casa e afirmava que o café torrado e moído em casa era muito mais saboroso e cheiroso.
O tempo foi passando e assim também foi se modificando a casa do velho Pedro.
Os filhos cresceram, se evoluíram bastante, acompanhando o progresso da nossa terrinha.
Nestas alturas, Sinval Amorim, seu filho mais velho, que nascera os dentes atrás de um balcão de armazém, dotado de grande tino comercial fizera sucesso, e com as idas constantes ao Rio de Janeiro, onde mantinha grandes negócios, conhecera de perto a civilização, queria implantar em sua casa as novidades que já eram uma necessidade e um descanso para dona Anália, sua mãe.
Mas o velho bairrista não queria mudar os seus hábitos. Era o próprio sertanejo arraigado, comodista e sem nenhuma pretensão ou ambição. Bastava-lhe o que possuía, ligando muito pouco para as cifras e novidades.
Detestava as propagandas do rádio e quando, contra a vontade, as ouvia, dizia bem gritado: “Êta homem que fala, e com esta voz de taquara rachada parece mais uma cancela destrambelhada”. E alegando dor de cabeça, mandava parar aquela matraca, no que era logo obedecido, pois ainda era o galo que cantava naquela casa. A família toda queria modificar o sistema, mas o velho Pedro não concordava.
Dona Anália, eufórica com as idéias de Sinval, sonhava com o fogão a gás. Já se cansara de soprar fogo e arear o carvão das panelas. Tudo que ela alegava a família retrucava vencendo-o pela lógica. Tinha que acompanhar a evolução dos tempos.
Mas o velho Pedro não cedia. Desagradava-lhe a idéia daquele fogão sofisticado em sua cozinha. Tanto questionaram e o azucrinaram que ele já estava entregando os pontos.
De repente, teve uma idéia brilhante e foi logo dizendo:
- Não quero, não quero mesmo, só depois da minha morte (chantagem emocional) vocês poderão fazer e modificar tudo, mas agora não.
- Mas porque tanta implicância? – disse sua mulher.
- Pois fiquem sabendo – disse ele, com esse fogão merdinha, onde o meu gato de estimação vai achar o borralho para ele cochilar?
Foi uma bomba!E o velho Pedro de Montes Claros venceu a parada.


(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a Link:

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores:


Voltar à Página Inicial

 






Um olhar de Montes Claros sobre o que é notícia em toda parte
Uma janela para Montes Claros


Clique e acesse nosso Twitter
Siga o montesclaros.com


Últimas Notícias

04/05/15 - 18h
Vacina da dengue não tem data para ficar pronta, afirma diretor do Butantan

04/05/15 - 17h
Embalado por título mineiro, Atlético se prepara para jogo contra o Inter pela Libertadores

04/05/15 - 16h
Feriado termina com 8 mortos e 199 feridos nas BRs de Minas

04/05/15 - 15h
Manchetes dos jornais: “Dengue vira epidemia e São Paulo tem recorde de mortes” - “País fica para trás em poder de compra no cenário global” - “Aperto no crédito para casa própria turbina aluguéis”

04/05/15 - 14h
Volks coloca 8 mil funcionários em férias coletivas, por 10 dias, a partir de hoje

04/05/15 - 13h
Temperatura desta semana vai oscilar cerca de 8 graus em M. Claros; (meteorologia passa a ver 8mm de chuva, 4ª-feira)

04/05/15 - 12h
Brasil tem 745 mil casos de dengue até 18 de abril, segundo o Ministério da Saúde

04/05/15 - 11h45
Vacinação contra gripe em M. Claros sofre novo atraso e hoje só vai atender nos bairros Eldorado, Santos Reis e Renascença

04/05/15 - 11h
Novo acidente na "Curva do Vento Lateral" matou mulher de Vitória e fechou o tráfego perto de Francisco Sá

04/05/15 - 10h
“País fica para trás em poder de compra no cenário global” – resume manchete paulista

04/05/15 - 9h00
"...precisamente em 30/11/1939, ainda que de maneira precária, na gestão do grande Brasileiro nascido no ano de 1897, em Conselheiro Lafaiete, (...) de nome Arthur Jardim de Castro Gomes, ou melhor, Doutor..."

04/05/15 - 9h
Inglesa de 58 anos dispensa venda no seu fuzilamento, na Indonésia; brasileiro foi sepultado ontem em Curitiba

04/05/15 - 8h
Com filho hospitalizado, Jô desabafa e comemora gol na decisão do Campeonato Mineiro

04/05/15 - 7h
“Prima” da dengue avança no Brasil. Bahia tem 5.935 casos da febre chikungunya desde setembro


03/05/15 - 12h06
"4 de maio, amanhã. Noite da Lua Cheia mais bonita. O poeta - que é nome de burgo perto de M. Claros, Augusto de Lima - jungiu o luar à alma esconsa de Minas, fugidia por esses tempos"


01/05/15 - 15h54
"Ele vinha pela Rua Olímpio Guedes. Como ficamos com medo dele ser atropelado, conseguimos capturá-lo com a ajuda de uma senhora que passava e..."

01/05/15 - 10h35
"...infelizmente o vírus da Zika, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, já está circulando em Montes Claros. Possuo 2 familiares com sintomas semelhantes a dengue (manchas vermelhas pelo corpo, dores nas articulações, febre baixa somente nos 2 primeiros dias), porém..."

01/05/15 - 8h36
"...o sonho de Toninho de diminuir os efeitos da seca na região, bombardeando nuvens, acabou se transformando num lindo (e fracassado) sonho de verão. Mas, quem acabou mesmo pagando o pato foi Julinho, que nunca mais conseguiu se livrar do apelido"

01/05/15 - 8h30
"Zika Vírus. Guarde este nome, que passará a ser ouvido. Teria sido trazido de fora, da África, Uganda, para o Brasil, durante a Copa. Provoca manchas pelo corpo, coceira, dores de cabeça e nas articulações, pode provocar febre ou não. Seria uma dengue atenuada, que os médicos não conhecem. Os casos estão perto, na Bahia e..."


30/04/15 - 18h
Decisão entre Atlético e Caldense é a 9ª do Estadual entre um clube da capital e outro do interior

30/04/15 - 17h
Técnico do Atlético analisa Caldense e descarta chegada de reforços

30/04/15 - 16h50
Câmera de rua registrou o momento exato em que a terra passou a tremer na capital das montanhas mais altas do mundo

30/04/15 - 16h
Com atraso, vacinação contra a gripe começará na próxima segunda-feira e seguirá até 22 de maio

30/04/15 - 15h
Mulheres querem sexo no fim da noite, homens pela manhã. Conclusão vem da Inglaterra

30/04/15 - 14h
Energia elétrica está 58% mais cara do que na média de 2013, confirma relatório do TCU

30/04/15 - 13h
Meteorologia acha últimas chances de chuva em M. Claros, até o dia 9: 7mm hoje e 18, amanhã. Probabilidade é de 60%

30/04/15 - 12h
Manchetes dos jornais: “Juro sobe para 13,25%, o mais alto em 6 anos” - “Juro volta a subir e atinge a maior taxa desde 2008”- “Caixa suspende crédito para imóveis usados”

30/04/15 - 11h
Supremo decide que exigências do Fies só valem para novos contratos. Prazo para inscrição acaba hoje

30/04/15 - 10h
Acidente entre carro e micro-ônibus, perto do Riacho dos Machados, mata bebê de 4 meses e 2 homens; mãe, de 25 anos, muito ferida, veio de helicóptero para M. Claros

30/04/15 - 9h
Ator de “Cidade de Deus” vive hoje na Cracolândia e resume a jornal: "isso aqui é um pedaço do inferno"

30/04/15 - 8h
Indústria acha que a nova alta dos juros, de 0,5%, desestimula investimento e consumo; juros bancários são os mais altos em 4 anos

30/04/15 - 7h
Padre descreve os últimos momentos do 2º brasileiro fuzilado. Ele não cantou, como os outros, fez uma oração em silêncio; e não sabia que seria executado


29/04/15 - 18h
Prazo para novos contratos do Fies termina amanhã

29/04/15 - 17h
Cruzeiro espera anunciar contratação de novo meia até segunda-feira

29/04/15 - 16h
Mais da metade dos brasileiros está conectada à internet, diz pesquisa do IBGE

29/04/15 - 15h
Aposta mínima na Mega-Sena passará de R$ 2,50 para 3,50 a partir de 24 de maio; aumento é de 40%

29/04/15 - 14h
Indonésia diz que não tem o Brasil como inimigo, e que execução é para "dissuadir futuros criminosos"

29/04/15 - 13h
Pela previsão, temperatura máxima em M. Claros vai recuar dos 29 para 25 graus de hoje para amanhã

29/04/15 - 12h
Menos de um terço dos lares brasileiros tinha sinal digital de TV em 2013; TV de tubo ainda é maioria

29/04/15 - 11h18
"Durante a fuga houve nova troca de tiros com os militares. Os suspeitos foram atingidos e encaminhados ao Hospital Regional em Janaúba. Um deles veio a óbito no hospital"

29/04/15 - 11h
Com estiramento muscular, Guilherme fica fora dos jogos do Atlético por tempo indeterminado

29/04/15 - 10h
Manchetes dos jornais: “STF libera empreiteiros e muda rumo da Lava Jato” - "STF põe em prisão domiciliar 9 empreiteiros da Lava Jato” - “Supremo tira da cadeia empreiteiros da Lava Jato”

29/04/15 - 9h
México, 7º maior produtor e 4º maior exportador, ultrapassa o Brasil e já é o maior fabricante de carros na América Latina

29/04/15 - 8h
Governo recua e pensão do INSS para viúvos e viúvas voltará a ser integral

29/04/15 - 7h
Único som de fuzilaria indica que não houve tiro de misericórdia ontem, na Indonésia; executados cantaram antes de morrer


28/04/15 - 18h
Estupros em Minas, contra menores de 14 anos, já são 6 por dia, entre janeiro e março, pelos números oficiais

28/04/15 - 17h
Uma hora de TV por dia dobra risco de obesidade em crianças, conclui estudo

28/04/15 - 16h
Irmão nega volta de Ronaldinho Gaúcho ao futebol brasileiro

28/04/15 - 15h
Após terremoto no Nepal, 113 brasileiros são localizados com vida

28/04/15 - 14h38
Indonésia fuzilou 8 dos 9 condenados, entre eles o segundo brasileiro traficante; mulher filipina teria sido poupada à última hora, ou francês

28/04/15 - 14h
Desemprego fica em 6,2% em março, o maior desde maio de 2011 – aponta o IBGE

28/04/15 - 13h
Até a segunda 4 de maio, ainda há chuva para M. Claros, pela previsão; mas a chance é de 60%, e neste nível ela costuma não cair

28/04/15 - 12h
Morre dormindo, aos 82 anos, o ator e diretor Antônio Abujamra, o Ravengar da novela "Que Rei Sou Eu?"

28/04/15 - 11h
Fuzilamento do 2º brasileiro pelo maior país muçulmano é iminente, e ele pede para ser enterrado no Brasil

28/04/15 - 10h
Crimes violentos crescem 7% em Minas no 1º trimestre, divulga Defesa Social

28/04/15 - 9h17
"...será uma raridade encontrar alunos da região matriculados na Unimontes, a não ser que concorram em superioridade com candidatos de São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, etc."

28/04/15 - 9h
Familiares já se despedem do brasileiro e mais 8 que devem ser fuzilados, a qualquer momento

28/04/15 - 8h
Caixa reduz em 50% o limite de financiamento para a compra de imóvel usado

28/04/15 - 7h
Fuzilamento do 2º brasileiro está marcado para hoje, no meio da tarde, e defesa acha improvável evitar


27/04/15 - 18h
Guilherme espera se recuperar para o jogo de volta da final do Campeonato Mineiro

27/04/15 - 17h
Preparação do Cruzeiro para 1º jogo contra São Paulo terá 9 dias seguidos de treinos

27/04/15 - 16h
500 asteroides ameaçam a Terra, revela Agência Espacial Europeia. Chance de choque é uma em 1 milhão

27/04/15 - 15h
Mercado prevê mais inflação, queda maior do PIB e nova alta dos juros

27/04/15 - 14h26
Briga por som alto em porta de bar resulta em morte, perseguição e chacina, no N. de Minas; jornal de BH relata

27/04/15 - 14h
Indonésia confirma execução de brasileiro e outros 8 estrangeiros ainda nesta semana

27/04/15 - 13h
Até 6 de maio, meteorologia só vê chuva de 2mm em M. Claros; ontem, havia 90% de chances de chover 8mm, mas ela também não veio

27/04/15 - 12h
Tomaram carro no Bairro de Santa Rita e provocaram acidente logo à frente, no Cintra. E os outros assaltos

27/04/15 - 11h
Manchetes dos jornais: “Senado pode tornar crime uso do celular ao volante” - “Trabalhador poderá se aposentar pela internet“ - "Golpistas atacam até dentro de hospitais”

27/04/15 - 10h
Levir Culpi reconhece mérito da Caldense, mas lamenta rendimento baixo do Atlético no 1º jogo da final

27/04/15 - 9h59
"O prédio cuja fachada foi desnudada fica próximo de onde era o Viche – ou era Vixe? – um dos bares precursores de uma onda romântica e por isso mesmo gostosa da década de 60. Pena que durou pouco tempo. Era uma casa...

27/04/15 - 9h
Descampado, e 10 pelotões com 12 atiradores para fuzilar brasileiro e outros 9 condenados à morte. Execução pode ser a qualquer momento

27/04/15 - 8h
Número de mortos no Nepal chega a 3.726; Katmandu é a primeira localidade na lista mundial de prováveis terremotos

27/04/15 - 7h
Em nota, Brasil considera “inaceitável” a execução de traficante esquizofrênico; fuzilamento pode ser amanhã, e ele delira


25/04/15 - 18h
Atlético e Caldense disputam neste domingo, às 16h, o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro. A 98 FM vai transmitir o jogo

25/04/15 - 17h
Anticoncepcional masculino, revertido com injeção de bicarbonato, deverá ser vendido em 2017

25/04/15 - 16h
Cruzeiro corre contra o tempo para ter Alisson e Damião na Libertadores

25/04/15 - 15h
Galo tem 4 jogadores pendurados para o jogo de amanhã contra a Caldense

25/04/15 - 14h
Minas registra 3.500 novos casos de dengue em uma semana

25/04/15 - 13h
Manchetes dos jornais: “Copasa pede sobretaxa para contas de junho” - “Juro do cheque especial é o maior em 20 anos” - “Poder público pede economia, e esbanja água e luz"

25/04/15 - 12h02
A perícia técnica compareceu ao local do crime, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo para a funerária, tendo sido recolhidos 04 (quatro) projéteis de revólver cal. 38, 01 (uma) bucha e 01 (um) cigarro de maconha e um..."



OUÇA E VEJA A 98 FM
Todos direitos pertecentes a Rádio Montes Claros 98,9 FM. O material desta página
não pode ser publicado, transmitido por broadcasting, reescrito ou distribuído
sem prévia autorização