Colômbia chama seu embaixador nos Estados Unidos, medida que costuma vir antes do rompimento de relações diplomáticas
Segunda 20/10/25 - 12h39O governo da Colômbia convocou seu embaixador em Washington para consultas nesta segunda-feira, como resposta a declarações de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.
De acordo com o ministério das Relações Exteriores de Bogotá, o embaixador Daniel García‑Peña foi chamado de volta para a capital colombiana e “nos próximos horários o governo nacional informará sobre as decisões tomadas”.
A medida diplomática ocorre após o presidente Trump publicar nas redes sociais que o presidente colombiano Gustavo Petro é “líder ilegal de narcóticos” e anunciar uma suspensão de pagamentos ou subsídios norte-americanos à Colômbia, além da possibilidade de imposição de tarifas adicionais sobre produtos colombianos.
O governo colombiano qualificou as declarações como ofensivas à sua soberania e afirmou que avaliará “decisões” para responder ao episódio.
A crise diplomática inclui ações militares dos Estados Unidos no mar do Caribe — onde embarcações suspeitas de transportar drogas foram atacadas — e críticas da Colômbia por entender que suas águas ou soberania foram atingidas.