"...criança participava de uma confraternização em um sítio da região, acompanhada por familiares e amigos, quando foi percebida sua ausência por volta das 12h00min..."
Sábado 03/01/26 - 6h556h52, sábado, dos Bombeiros
Na noite desta quinta-feira, por volta das 23h30min, o 7º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para atendimento de ocorrência envolvendo o desaparecimento de uma criança de 11 anos em uma localidade rural conhecida como Mameluque, situada a aproximadamente 25 km do município de Coração de Jesus.
De acordo com as informações iniciais, a criança participava de uma confraternização em um sítio da região, acompanhada por familiares e amigos, quando foi percebida sua ausência por volta das 12h00min do mesmo dia.
Buscas iniciais realizadas pelos próprios envolvidos não obtiveram sucesso, uma vez que se tratava de uma área de mata densa, com presença de muitas estradas vicinais.
Por volta das 20h00min, a Polícia Militar também realizou diligências no local, contudo também não obtiveram êxito.
Diante do exposto, o 7º BBM, sediado em Montes Claros, mobilizou uma equipe especializada para buscas, composta por militares do Canil e um operador de RPA (Drone), que se deslocaram até o local e começaram as buscas ainda no período noturno.
Ressalta-se que a equipe chegou ao local por volta das 3h00min da madrugada desta sexta-feira, quando, após contato com o pai da criança, foi definida uma nova estratégia de buscas.
Durante toda a madrugada, os militares seguiram rastros e vestígios deixados pelo menino, percorrendo cerca de 18 km em área de mata fechada e estradas vicinais.
Durante a operação, já no período da manhã, uma nova equipe foi empenhada para apoiar nas buscas, sendo que durante as ações desenvolvidas as equipes foram informadas por terceiros de que a criança havia sido localizada na mesma direção em que as buscas prosseguiam, porém ainda a uma distância considerável.
Na oportunidade a criança informou que não estava gostando do local e resolveu deixá-lo, entretanto, perdeu-se pelo caminho, sendo encontrado posteriormente por um morador da região ainda no final do dia em que se perdeu.
Considerando que ninguém conhecia a criança ou tinha conhecimento do desaparecimento, permitiu que ela pernoitasse em sua casa e na manhã seguinte levou ao conhecimento das autoridades.
Ressalta-se ainda que a criança não apresentava lesões aparentes, dispensando a sua condução à rede hospitalar, porém, os seus genitores foram orientados quanto aos cuidados e à responsabilidade de condução da criança para ser submetido auma avaliação clinica específica.
Na oportunidade o Corpo de Bombeiros reforça a importância do acionamento imediato das autoridades em casos de desaparecimento, especialmente em áreas rurais ou de mata.
***
10h28m, sábado, do jornal O Tempo, de BH:
Criança de 11 anos é localizada após desaparecer em área rural de Coração de Jesus
Segundo relato do próprio menino, ele decidiu deixar o local da confraternização por não estar se sentindo bem, mas acabou se perdendo no caminho.
Ainda no final do dia do desaparecimento, a criança foi encontrada por um morador da região, que, por não conhecer o menino nem ter conhecimento do desaparecimento, permitiu que ele pernoitasse em sua residência.
Na manhã seguinte, o morador comunicou o fato às autoridades
Uma criança de 11 anos, que estava desaparecida desde a tarde de quinta-feira (1), foi localizada com vida após uma operação de buscas realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar em uma área rural conhecida como Mameluque, a cerca de 25 quilômetros do município de Coração de Jesus.
O 7º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 23h30 para atendimento da ocorrência. Conforme as informações iniciais, o menino participava de uma confraternização em um sítio da região, acompanhado por familiares e amigos, quando sua ausência foi percebida por volta das 12h do mesmo dia. Buscas iniciais realizadas pelos próprios presentes não obtiveram sucesso, devido à mata densa e à grande quantidade de estradas vicinais existentes no local.
Por volta das 20h, a Polícia Militar também realizou diligências na região, porém sem êxito. Diante da complexidade da ocorrência, o 7º BBM, sediado em Montes Claros, mobilizou uma equipe especializada de busca, composta por militares do Canil e um operador de RPA (drone), que se deslocaram até o local e iniciaram os trabalhos ainda durante o período noturno.
A equipe chegou à localidade por volta das 3h da madrugada de sexta-feira, quando, após contato com o pai da criança, foi definida uma nova estratégia de buscas.
Durante toda a madrugada, os militares seguiram rastros e vestígios deixados pelo menino, percorrendo aproximadamente 18 quilômetros em área de mata fechada e estradas vicinais. Já no período da manhã, uma nova equipe foi empenhada para reforçar a operação.
Durante as buscas, os bombeiros receberam a informação de terceiros de que a criança havia sido localizada na mesma direção em que as equipes avançavam, porém ainda a uma distância considerável.
Segundo relato do próprio menino, ele decidiu deixar o local da confraternização por não estar se sentindo bem, mas acabou se perdendo no caminho.
Ainda no final do dia do desaparecimento, a criança foi encontrada por um morador da região, que, por não conhecer o menino nem ter conhecimento do desaparecimento, permitiu que ele pernoitasse em sua residência. Na manhã seguinte, o morador comunicou o fato às autoridades.
A criança não apresentava lesões aparentes e dispensou encaminhamento imediato à rede hospitalar.
No entanto, os genitores foram orientados quanto à importância de conduzi-la para uma avaliação clínica específica, bem como sobre os cuidados e responsabilidades legais.
Na oportunidade, o Corpo de Bombeiros Militar reforçou a importância do acionamento imediato das autoridades em casos de desaparecimento, especialmente em áreas rurais ou de mata, onde as buscas se tornam mais


