OMS alerta para urgência nos testes e acesso a tratamento contra hepatites
Sábado 28/07/18 - 16hA Organização Mundial da Saúde alertou hoje para a necessidade de ampliar a testagem e o acesso ao tratamento contra hepatites. De acordo com dados da OMS, em todo o mundo, menos de 20% das pessoas tinham acesso à testagem e ao tratamento de hepatites em 2016.
CÂNCER
Os números da OMS mostram que as hepatites B e C afetam 325 milhões de pessoas. Se não forem tratadas, as infecções podem provocar câncer de fígado e cirrose que, juntos, causaram mais de 1,3 milhão de mortes em 2015.
ACELERAR
“Precisamos acelerar o progresso para alcançar nossa meta de eliminar a hepatite até 2030”, disse em nota o diretor da OMS. Dados do Ministério da Saúde revelam que o Brasil registrou 40,1 mil novos casos de hepatites virais em 2017.
TRANSMISSÃO
A hepatite A é transmitida por água e alimentos contaminados. As hepatites B e C são transmitidas por sangue contaminado, sexo desprotegido, compartilhamento de objetos perfuro-cortantes e por transmissão vertical (da mãe para o filho, durante a gestação). Só existe vacina para as hepatites A e B.