Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Condenado a 30 anos, José Dirceu é solto pelo STF, deixou a Papuda de madrugada e aguardará julgamento em liberdade

Quarta 27/06/18 - 7h

Na madrugada desta quarta-feira, o ex-ministro José Dirceu voltou para casa, em Brasília, após passar um mês preso na Papuda.
VOTAÇÃO
Condenado a 30 anos e 9 meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, José Dirceu foi solto após votação da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal.
LIMINAR
Com a decisão liminar (provisória), ganhou o direito de aguardar em liberdade o julgamento de recurso ao Superior Tribunal de Justiça. Como agora o ex-ministro está em liberdade, na prática, não há impedimento legal para que deixe Brasília - noticiaram os jornais.
DECISÃO
A medida também não prevê o uso de tornozeleira eletrônica. A proposta de libertar José Dirceu partiu do ministro Dias Toffoli. O ministro considerou que a pena de Dirceu pode ser reduzida nas instâncias superiores e, por isso, propôs a soltura.
CONTRA
A decisão foi seguida pelos ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. O único a votar contra foi Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Celso de Mello estava ausente na sessão e não participou do julgamento.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais