Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Em nome dos animais, cidades brasileiras adotam queima de fogos silenciosa, evitando que se desesperem

Sábado 30/12/17 - 11h

Poços de Caldas, no Sul de Minas, entre outras cidades, terá Réveillon com fogos de artifício menos barulhentos. A prefeitura informou que a intenção é respeitar “idosos, altistas, pessoas em tratamento médico e animais”.
LEI
A decisão segue lei municipal, que prevê também que, em qualquer evento da prefeitura, não seja usado fogos tradicionais para evitar danos, principalmente, aos animais.
ESTRESSE
Cães e gatos possuem a audição mais aguçada que a dos humanos e, consequentemente, são mais sensíveis aos barulhos. Além do estresse, a agitação por conta do barulho pode causar ferimentos quando os animais buscam por abrigo. A elevação da temperatura corporal pode desencadear sintomas como vômito e diarreia.
ALFENAS
A Prefeitura de Alfenas, também no Sul de Minas, comunicou que a cidade não terá queima de fogos na virada do ano em respeito aos animais. Já Ponta Grossa, no Paraná, terá queima de fogos silenciosa para poupar os animais, segundo a prefeitura.
MULTA
Campos no Jordão, no interior paulista, terá show pirotécnico silencioso, apenas com cores e brilho, sem barulho. Quem desobedecer a lei e soltar um único rojão, pode ser multado em R$ 952,66. Se for empresa a multa é mais alta e chega a R$ 2.256,30.
LIMINAR
Ubatuba e Ilhabela, no litoral paulista, também terão espetáculos só com efeitos visuais. Matão vai acompanhar. Em Santos, a lei estava aprovada, mas foi suspensa por liminar pedida pelos fabricantes de fogos de artifício. A prefeitura disse que os fogos serão os luminosos, que têm um estampido natural do acionamento, mas que produzem barulho mínimo.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais