Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Morre Francelino Pereira, aos 96 anos. Ele veio do Piaui, por Pirapora, e apresentava-se como governador pelo Norte de Minas

Quinta 21/12/17 - 11h07

Morreu na manhã desta quinta-feira, aos 96 anos, o ex-governador de Minas, Francelino Pereira dos Santos. Francelino estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte.
CARREIRA
Natural de Angical do Piauí, no Piauí, Francelino foi governador entre 1979 e 1983, deputado federal entre 1963 e 1979 e senador entre 1995 e 2003.
IDENTIFICADO
Atualmente, Francelino era filiado ao DEM. Sua carreira política foi sempre identificada com o Norte de Minas, que o tinha como seu governador. Foi também com votos do Norte de Minas que Francelino iniciou sua carreira política, pela UDN. Ele chegou a Minas numa "gaiola" do Rio S. Francisco, que aportou em Pirapora.
VELÓRIO
O jornal Estado de Minas disse que Francelino morreu em casa, e que o velório será no Palácio da Liberdade, a partir de 19h30. A causa da morte ainda não foi informada.
LUTO
O Governo de Minas decretou luto oficial e emitiu nota de pesar, assinada pelo governador Pimentel: "Manifesto o pesar pelo falecimento do ex-governador de Minas Gerais, Francelino Pereira, homem púbico que pautou sua trajetória de forma íntegra, cumprindo importante papel na redemocratização do Brasil. Como governador, senador e deputado federal sempre defendeu os interesses do nosso estado. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos. Em sinal de pesar, está decretado luto oficial de três dias, em todo o território mineiro, a partir da data de hoje".
RECLUSO
Com problemas de audição e visão, em função da idade, Francelino viveu reservadamente os últimos anos. Mas nunca deixou de demonstrar que o Norte de Minas foi a sua inspiração política. Tanto que era tratado por seus amigos da região como França, numa intimidade de conterrâneos.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais