Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

China pede recuo da Coreia do Norte e dos Estados Unidos para evitar conflito que "pode explodir a qualquer momento". E menciona "estágio irreversível e incontrolável". (Air China suspende voos, mas notícia de navios russos no Golfo do México é falsa)

Sexta 14/04/17 - 12h58

A guerra pode explodir entre Estados Unidos e Coreia do Norte: o ministro das Relações Exteriores da China,Wang Yi, pediu hoje que os 2 países recuem “um passo para trás” para evitarem a guerra. A Coreia do Norte alertou que “não ficaria de braços cruzados” no caso de um ataque norte-americano. Já Washington ameaçou atacar no caso de um teste nuclear ser realizado neste sábado.
PRECÁRIA
O Ministro das Relações Exteriores da China foi enfático: afirmou que a região “enfrenta uma situação precária” em que “existe um sentimento de que um conflito pode explodir a qualquer momento”. Hoje, é véspera do feriado mais importante da Coreia do Norte, chamado “Dia do Sol”, aniversário do fundador do país e avô de Kim Jong-un, Kim Il-sung. “Nós pedimos para que todas as partes se abstenham de se provocar e de se ameaçar mutuamente, seja com palavras ou com ações, para que não cheguemos a um estágio irreversível e incontrolável”, afirmou Wang.
PUNHO
“Se uma guerra acontece, o resultado é um quadro em que todo mundo perde e não existe um vencedor. Não é aquele que defende uma retórica mais severa ou levanta um punho maior que vencerá”, completou.
DESEMBARQUE
A tensão acontece na véspera do desembarque do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, na Coreia do Sul, neste domingo. Ele também visitará o Japão, outro aliado-chave de Washington na região, no início da próxima semana.
NUCLEAR
O governo de Pyongyang está se preparando para desafiar o governo norte-americano com o teste nuclear, que seria realizado neste sábado, 15 de abril, feriado muito importante no país. Dezenas de repórteres escaladas para cobrir as celebrações do 105º aniversário de Kim, mas não terão acesso às áreas militares.
SUSPENDEU
A Air China, companhia aérea chinesa, anunciou hoje a suspensão temporária de alguns de seus voos à capital da Coreia do Norte, Pyongyang, a partir da próxima segunda-feira.
PORTA-AVIÕES
Enquanto se espera a chegada do imenso porta-aviões norte-americano Carl Vinson, deslocado para águas próximas e equipado com bombas atômicas, o Exército norte-coreano expediu comunicado dizendo que responderá de modo “cruel” a qualquer ataque daquele que considera seu pior inimigo - os Estados Unidos.
FALSA
É falsa a notícia de que a Rússia e a China enviaram esquadras para o Golfo do México, em condições de atacar os EUA. Embora navios americanos estejam na península coreana e o governo norte-coreano ameace uma retaliação brutal caso seja atacado, a Rússia apenas acompanha a situação. Já a China procura intervir nos dois lados em busca de uma solução pacífica.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais