Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 28 de março de 2024

Juiz Moro manda e Polícia Federal prende em Brasília o ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha; chegada a Curitiba, em avião da PF, será nesta tarde

Quarta 19/10/16 - 13h38

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi preso preventivamente - sem data para a soltura - ainda há pouco, em Brasília, pela Polícia Federal. Sua casa no Rio também foi alvo de operação de busca e apreensão. As medidas foram autorizadas pelo juiz federal Sergio Moro, que passou a tratar do caso do ex-deputado depois que ele perdeu o foro privilegiado, com a cassação do mandato. A casa de Eduardo Cunha fica na Barra da Tijuca, na zona sul do Rio.
PROPINAS
O ex-deputado é investigado sob suspeita de ter recebido propinas para liberar recursos da Caixa Econômica Federal, entre outros crimes. Cunha é réu da Operação Lava Jato sob acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. O processo estava no Supremo Tribunal Federal, mas, com a cassação de Cunha, desceu para a primeira instância, na Justiça Federal do Paraná.
APARTAMENTO
O ex-presidente da Câmara foi preso perto do apartamento que ocupa em Brasília e está sendo levado para o hangar da Polícia Federal em Brasília, de onde será conduzido à prisão em Curitiba
RISCOS
Moro determinou a prisão do ex-deputado afirmando que sua liberdade representa risco "à instrução do processo, à ordem pública, como também a possibilidade concreta de fuga em virtude da disponibilidade de recursos ocultos no exterior, além da dupla nacionalidade (Cunha é italiano e brasileiro)", resumiu em nota a Justiça Federal do Paraná.
ABSURDA
Cunha nega as acusações. Em nota divulgada por seus advogados, o ex-presidente da Câmara diz que "trata-se de uma decisão absurda, sem nenhuma motivação e utilizando-se dos argumentos de uma ação cautelar extinta pelo Supremo Tribunal Federal". (Às 17h15m, o ex-presidente da Câmara Federal deu entrada na carceragem da Polícia Federal em Curitiba).

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais