Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 20 de abril de 2024

Senado vai votar o impeachment às 11h ; se for aprovado, como prevêem os jornais, Temer tomará posse em seguida e viajará à China

Quarta 31/08/16 - 7h

O Senado concluiu na madrugada de hoje a última etapa de discussão do processo de impeachment antes do início do processo de votação, marcado para agora de manhã. A última etapa de discussão começou com debate entre defesa e acusação e, em seguida, 63 senadores discursaram, por até 10 minutos cada um, sobre o processo. A sessão começou às 10h26 de terça-feira e terminou após as 2h30 da madrugada desta quarta.
VOTAÇÃO
Logo mais, às 11h, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, reabrirá a sessão para início do processo de votação. De acordo com o jornal “Folha de São Paulo”, “o Senado deve aprovar o impeachment da presidente Dilma Rousseff, já que pelo menos 54 senadores já declararam que votarão a favor do afastamento”. Esse é o número mínimo de votos necessários para confirmar a cassação de Dilma, eleita presidente pela 1ª vez em 2010 e reeleita em 2014.
VIAGEM
Com a confirmação do impeachment, o presidente interino Michel Temer tomará posse em solenidade no Congresso, ainda nesta quarta. O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, deverá assumir a Presidência da República para que Temer viaje à China, ainda hoje, para a reunião do G 20, no seu primeiro compromisso oficial como presidente efetivo, caso o impeachment seja aprovado. A posse no Senado deverá ser rápida. O Palácio do Planalto estuda um pronunciamento em cadeia obrigatória de rádio e TV. A viagem à China é considerada longa e Temer, se de fato viajar, retornará pouco antes da sua primeira parada de 7 de Setembro como presidente.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais