Arábia Saudita e Emirados Árabes são notificados de que o Irã vai bombardear bases americanas nos 2 países, caso seja atacado. Soldados foram movimentados
Quarta 14/01/26 - 13h55A tensão entre o Irã e os Estados Unidos atingiu novo patamar nesta quarta-feira.
Alto oficial iraniano afirmou que o país atacará bases militares americanas no Oriente Médio caso os EUA bombardeiem o território iraniano.
Segundo ele, países vizinhos como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos já foram avisados dessa decisão de retaliação.
Em resposta à ameaça, os Estados Unidos começaram a evacuar soldados de algumas de suas principais bases na região, incluindo a grande base aérea de Al Udeid, no Catar.
Diplomatas relataram que o pessoal foi orientado a deixar o local até o fim do dia.
O aumento da tensão ocorre em meio aos protestos massivos e à violenta repressão no Irã, que, segundo ONGs, já deixou mais de 2.500 mortos.
O presidente americano, Donald Trump, ameaçou intervir militarmente no país, enquanto o regime iraniano acusa os EUA de forjar um pretexto para mudar o governo.
Nesta quarta, o Judiciário iraniano afirmou que priorizará "rápidos julgamentos" dos milhares de presos durante os protestos.


