Massa de ar polar, a primeira do outono, deve avançar pelo sul do Brasil, com temperaturas entre 15 e 28 graus na região de Montes Claros
Segunda 26/05/25 - 6h14A partir de terça-feira, 27 de maio, massa de ar frio de origem polar deve avançar pelo país, trazendo a primeira grande onda de frio do ano.
A frente fria tem potencial para provocar queda de temperatura no Sul, Centro-Oeste e também no Sudeste, especialmente entre os dias 28 e 30 de maio.
Há possibilidade de geadas nas áreas serranas do Sul e queda de temperatura em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nesta segunda-feira, 26 de maio, o Brasil deverá apresentar contrastes climáticos.
O Sul terá frio Sudeste permanecerá sob domínio de tempo seco e temperaturas elevadas.
No Rio Grande do Sul, um sistema de baixa pressão atmosférica, aliado à circulação de ventos em baixos níveis, intensifica as instabilidades.
Há alerta para temporais, especialmente nas regiões oeste, centro e campanha gaúcha, com risco de chuva forte, raios e ventos intensos.
A região Sudeste segue sob influência de uma massa de ar seco, mantendo o tempo firme em quase todo o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As temperaturas continuam elevadas, especialmente durante as tardes.
A exceção é o litoral do Espírito Santo, onde a circulação de ventos úmidos do oceano pode provocar pancadas de chuva.
Em Montes Claros, a previsão para hoje é de tempo ensolarado, com temperaturas variando entre 15°C e 28°C.
A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% durante a tarde, exigindo atenção à hidratação e cuidados com a saúde.