Prefeitura comunica em nota que cancelou o réveillon de M. Claros
Sexta 27/12/24 - 14h54A Prefeitura de Montes Claros em respeito ao sentimento majoritário da população, familiares e amigos, que seguem solidários ao tratamento e ao estado de saúde do prefeito Humberto Souto, comunica o cancelamento das festividades alusivas ao Réveillon, que seriam realizadas na Lagoa do Interlagos.
Em respeito a todos os envolvidos ao evento, a decisão sobre o cancelamento partiu da consulta aos artistas e fornecedores, e em atitude nobre, demonstraram sintonia com organizadores sobre a questão.
E importante ressaltar que, de acordo com os exames desta sexta-feira (27/12), no quadro de saúde divulgado pela equipe médica que o acompanha na Santa Casa de Montes Claros, o prefeito Humberto Souto segue estável, no entanto, ainda inspira cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Neste momento de extrema sensibilidade, contamos com a compreensão de todos e, juntos, desejamos a rápida recuperação de nosso prefeito.
***
Jornal O Tempo, de BH, sexta-feira, 16h20m:
Réveillon de Montes Claros é cancelado após internação de prefeito
Humberto Souto está internado desde o dia 22 de dezembro, após ter sofrido um AVC
O réveillon da Lagoa do Interlagos em Montes Claros, no Norte de Minas, foi cancelado. De acordo com a administração municipal, a decisão ocorreu “em respeito” ao estado de saúde do prefeito Humberto Souto (Cidadania), que está internado desde o dia 22 de dezembro, após ter sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Em nota, a Prefeitura de Montes Claros apontou que a decisão foi tomada “em entendimento de que o momento nos pede recolhimento e oração”. Conforme o Executivo, os artistas e fornecedores foram consultados sobre o cancelamento, concordando com a medida.
“Manifestamos nosso profundo desejo de que o prefeito Humberto Souto tenha um pronto restabelecimento de sua saúde e reiteramos nosso compromisso com a união e solidariedade de nossa comunidade”, diz no texto. “Neste momento de extrema sensibilidade, contamos com a compreensão de todos e, juntos, desejamos a rápida recuperação de nosso prefeito.”
Conforme boletim de saúde mais recente, divulgado na manhã desta sexta-feira (27 de dezembro), o prefeito está estável, mas segue sedado e respirando com ajuda de aparelhos. Ele está recebendo acompanhamento médico na UTI da Santa Casa de Montes Claros. Humberto Souto chegou consciente ao hospital, no dia 22, e foi sedado por decisão médica após ser constatada a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico para tratar o AVC.
Aos 90 anos, ele cumpre os últimos dias do segundo mandato como prefeito de Montes Claros. Em janeiro, Souto dá lugar ao atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães (União Brasil), eleito em 2024 com 71,79% dos votos válidos.
***
Jornal Estado de Miinas, de BH, sexta-feira 18h57m:
Cidade mineira cancela réveillon por causa de saúde de prefeito
Prefeitura de Montes Claros cancelou a tradicional virada do ano na Lagoa do Interlagos em solidariedade ao mandatário, que está na UTI
Laura Scardua
A Prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, anunciou o cancelamento do réveillon na cidade, que aconteceria na orla da Lagoa Interlagos. Em nota à imprensa emitida nesta sexta-feira (27/12), o município informou que a decisão foi tomada em solidariedade ao estado de saúde do prefeito, Humberto Souto, que está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Executivo municipal comunicou o cancelamento “em respeito ao sentimento majoritário da população, familiares e amigos, que seguem solidários ao tratamento e ao estado de saúde do prefeito Humberto Souto”. O prefeito, de 90 anos, foi internado em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico sofrido no último final de semana.
Ainda segundo a prefeitura, a decisão foi tomada a partir da consulta aos artistas e fornecedores, que “demonstraram sintonia com os organizadores sobre a questão”. A nota também informa que Humberto está estável, mas ainda precisa de cuidados na UTI.
Nas redes sociais de portais de notícias de Montes Claros, a decisão dividiu opiniões. “Ele é o prefeito da cidade e não o dono dela. Tem famílias que aguardam todos os anos por esta tradição. Mas se o boletim médico ressalta que ele está bem e estável, qual o motivo de preocupação? Rezo por ele, gosto dele, mas isso não faz o mínimo de sentido”, comentou uma internauta da página “Montes Claros é o Lugar”.
Por outro lado, algumas pessoas comentaram emojis de palmas e elogiaram a decisão. “Até que enfim uma decisão coerente”, diz um comentário.
Estado de saúde
Souto passou mal na noite de domingo (22/12) quando jogava buraco em sua casa. Após reclamar de paralisia no lado esquerdo do corpo, apesar da fala não estar comprometida, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi chamado e levou o político para a Santa Casa da cidade.
O prefeito passou por uma trombectomia mecânica para desobstruir o fluxo sanguíneo cerebral, e foi entubado logo em seguida. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (24/12), o neurocirurgião Márcio Nobre contou que o Souto chegou ao hospital consciente, e a operação foi considerada um sucesso.
Aos 90 anos, completados no último dia 3 de junho, Humberto Souto se prepara para encerrar o segundo mandato. Em janeiro, ele deixa a cadeira de chefe do Executivo e dá lugar ao atual vice-prefeito, Guilherme Guimarães (União Brasil), eleito no primeiro turno com 71,79% dos votos. A passagem de bastão encerra uma trajetória de mais de 60 anos na vida pública.