Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 27 de abril de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°65194
De: G1 Data: Segunda 3/1/2011 12:58:54
Cidade: são paulo/sp

Cinco morrem em acidente entre caminhão e táxi em MG - Cinco pessoas morreram na manhã de hoje em um acidente na BR-251, na zona rural de Grão Mogol (MG). Um caminhão que transportava tubos de fibra, que se deslocava sentido Montes Claros Salinas, e um táxi colidiram por volta das 7 horas. As vítimas fatais estavam no segundo veículo. O motorista do caminhão sofreu apenas escoriações. O Corpo de Bombeiros afirmou que as vítimas morreram na hora, sendo três mulheres e dois homens. Os corpos ainda não foram identificados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65189
De: João Data: Segunda 3/1/2011 12:21:31
Cidade: MOC

Acaba de acontecer um acidente grave entre um taxi e uma carreta no município de Grão Mogol, BR-251, segundo primeiras informaçoes há 5 mortos e 1 ferido. Mais informações no decorrer da tarde

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65188
De: Marden Carvalho Data: Segunda 3/1/2011 12:13:21
Cidade: Londres  País: Inglaterra

Uma lição que vem do céu.

Nós, seres humanos, fizemos vários progressos desde o aparecimento de nossa espécie neste planeta. Mas também fomos responsáveis por varias catástrofes que a história já pode registrar. Porém há certos tipos de impacto que causamos que as vezes se tornam muito difíceis de detectar.
Recentemente ocorreu a morte de milhares de pássaros, mais de 2.000 registrados e alguns dizem que foram mais de 5.000 aves mortas, no município de Beebe, Arkansas, EUA. Ainda não se sabe a causa para tal fenômeno, que tem uma característica bem particular. As mortes foram registradas apenas dentro do município.
Fenômenos de mortes massivas de pássaros, vem se tornando comum e já foram registradas outras vezes, em várias partes do globo. Este fenômeno já foi registrado em outras partes dos Estados Unidos e também bem próximo do Brasil, na Argentina e no Chile. Muitas destas mortes ainda sem uma explicação racional.
O que faz deste caso, que ocorreu na virada do ano, um caso particular e intrigante, foi o fato de não ter sido registrado mortes de aves fora do município, dai descartando as possíveis causas por contaminação, quer pela agricultura ou pelos rios. E fez com que fosse levantada outras hipóteses que merecem a pena serem estudadas. Uma delas foi relacionar o fato a dois tipos de poluição, causada pelo ser humano: a poluição luminosa e a poluição sonora em simultâneo.
Estas aves, tem uma audição mais sensível que nos mamíferos. Caso se possa confirmar as mortes destas aves e seu provável relacionamento aos fogos de artificio, por causa da poluição luminosa e sonora na virada do ano, muitos outros estudos deverão surgir a partir deste caso. Por exemplo, outras perguntas surgirão como: Que impactos causariam os fogos de artifícios (poluição sonora) em gestantes com poucas semanas de gravidez, onde se inicia a formação auditiva de seus bebês?
Esperemos que casos como este encontre logo uma causa provável e uma solução racional. E que as pessoas não se deixem distrair com estórias apocalípticas e outras de finais dos tempos, como o tão baforejado 2012.

(Marden Carvalho, de 34 anos, nasceu em Montes Claros, imigrou aos 21 anos para o Japão, onde morou por dois anos. Depois de breve retorno à terra natal, foi para Portugal, onde permaneceu por 5 anos, seguindo para a Espanha (3 anos). Atualmente, está na Inglaterra onde trabalha em duas áreas: computadores, reparacao, e como barman)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65182
De: José Prates Data: Segunda 3/1/2011 10:23:15
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Amor e apego ao lugar

José Prates

O amor, o apego ao lugar em que nascemos ou fomos criados, nasce espontaneamente na gente. É uma espécie de gratidão pelo que esse lugar fez ou contribuiu para o nosso progresso na vida e, por isso, não perdemos qualquer oportunidade que nos é oferecida para mostrar esse agradecimento, seja de que maneira for. Os que passaram a residir em outras partes, por conveniência própria ou imposição do trabalho, como é o nosso caso, procuram por todos os meios possíveis, contato com a cidade, com a vila, com a fazenda ou o que seja, para satisfazerem não propriamente à curiosidade, mas, a necessidade de continuar vivendo o que acontece ali, no seu dia-a-dia. Vibra de alegria pelo que é bom e chora pelo que é mau. Quando têm oportunidade, como é o nosso caso, protestam publicamente pelo que é mau e, também, publicamente elogiam o que é bom e faz bem à saúde do pedaço de chão que tanto querem. Por isso, é grande a satisfação de qualquer uma dessas pessoas quando recebe um convite para integrar-se a um pacto de amor ao lugar que ama e tem como seu. Nós recebemos o convite para nos somarmos aos filhos da terra num “pacto de amor a Montes Claros”, convite que nos honrou, sobremodo.
O argumento para estabelecimento do pacto, apresentado pelo Sr. Prefeito Tadeu Leite é perfeitamente válido e digno de elogio porque mostra a preocupação em manter acesa a a qualquer tempo, a chama do desenvolvimento do município. Argumenta ele que “o prefeito passa, os políticos passam, mas a cidade fica. Os cidadãos permanecem. Tudo o que fizermos de bom para a nossa cidade será útil para o futuro, independente de quem esteja à frente do seu comando.” Dentro desse raciocínio lógico, um pacto dessa natureza, se cumprido fielmente, poderá tornar-se uma forma de assessoramento aos governantes, apresentando sugestões ou projetos que atendam às necessidades do lugar. Por outro lado, pode ser, também, sem desprezar o assessoramento, uma maneira de fiscalização do governo municipal, apontando falhas e cobrando soluções. Para quem está distante, como nós, fazendo parte do pacto, resta apenas, oferecer sugestões ou pedir explicações sobre isto ou aquilo que esteja ocorrendo, porque muitas vezes, as informações que nos chegam não são completas e muita coisa que aconteceu ou vai acontecer, passa despercebida ou pode nos conduzir a erros e enganos. O pacto é, então, uma forma de unir em um bloco, os interessados no bem da cidade ou do município.
Muita coisa que acontece na cidade ou mesmo no município nós desconhecemos por falta de informações. Agora mesmo, foi buscando novas informações sobre o esporte na cidade que ficamos sabendo da criação da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer, parece-me que inédita no Estado, quiçá no país, que tem eficaz atuação na parte desportiva do municipio, preparando jovens para competições e apoiando times de futebol e vôlei que competem nos campeonatos estaduais e nacionais, como foi o caso do time de vôlei, no último campeão nacional da Super liga. A preparação de jovens no esporte, “utilizando a Praça de Esporte”, segundo o nosso informante, está em pleno desenvolvimento agregando nesse preparo jovens dos nove aos quatorze anos, visando o crescimento das atividades desportivas. Está em andamento ou já foi concluído, projeto Viva Volei dentro do convênio da Secretaria de Esportes com a Confederação Brasileira de Volei, visando integrar cerca de seiscentos jovens num programa de treinamento para profissionalização na voleibol. Pois é. Tudo isto nós desconhecíamos e o desconhecimento dessas coisas pode nos levar a imaginar tudo parado, sem nenhum trabalho nessa área tão importante na formação do jovem montesclarense. Não ficou, apenas, na informação que nos chegou. Procuramos em contato com amigos e familiares checa-las e recebemos sua confirmação. Isto nos alegrou e nos comoveu. Parabéns ao Montes Claros jovem, dedicado ao esporte que é progresso.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65173
De: Marcos Data: Segunda 3/1/2011 01:34:01
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Mais uma vez a aeronave da Gol Linhas Aéreas que fazia o voo 01070 teve que retornar a Confins/BH devido a falta de visibilidade para pousar no Aeroporto de Montes Claros. Por volta da 00:30 de hoje a aeronave chegou em Montes Claros, com mais de 1 hora de atraso, na sequencia a aeronave executou aproximação para pouso na cabeceira 30, mas após completar a curva para aproximação final executou arremetida e voltou imediatamente a BH, pousando em Confins as 1:15 da manhã. Passageiros com voo marcado para esta segunda feira de manhã deverão procurar a Cia Aérea para mais informções.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65171
De: Márcia Data: Domingo 2/1/2011 22:14:34
Cidade: Moc

Minas perdeu esta noite o Senador Eliseu Resende. O Senador eleito em 2006, faleceu em SP. A vaga no Senado será ocupada pelo primeiro suplente Clésio Andrade, do PR.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65168
De: Maurício Data: Domingo 2/1/2011 20:14:52
Cidade: M. Claros

(...)Devo acrescentar que os carros usinas de som voltaram mais 3 vezes ao posto nos fundos do velório da Santa Casa, nesta última madrugada. Quem foi acordado antes da meia-noite, foi depois sacudido mais 3 Vezes, em horários alternados,antes que o raiar do dia afugentasse os transgressores, que agem impunemente. A bagunça no triângulo da impunidade voltou a aumentar na proporção inversa da atuação da secretaria do 1/2 ambiente e da sua fantasiosa patrulha do silêncio. Até quando suportaremos este escárnio, que deboxa da própria polícia?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65167
De: Norberto F. Prates Data: Domingo 2/1/2011 20:04:54
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Com relação às milhares de reclamações feitas aqui no mural a respeito do abuso de carros de som e barulho acima do permitido, transcrevo abaixo matéria publicada hoje no jornal hoje em dia. Interessante ressaltar que todas as reclamações aqui feitas não tiveram qualquer respaldo ou resposta do Ministério Público, da Polícia Militar e dos demais órgãos que deveriam agir. Que o texto abaixo sirva de exemplo para tais instituições;
" DIVINÓPOLIS – Proprietários de veículos com equipamentos de som potentes estão na mira da fiscalização em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A prefeitura, juntamente com o Ministério Público (MP) e as polícias Militar e de Meio Ambiente, realiza uma fiscalização conjunta, chamada de Patrulha do Sossego. Somente em dezembro vistoriou 185 veículos, prendendo em flagrante quatro motoristas por crime de poluição sonora.
Eles foram ouvidos na delegacia e liberados e respondem ao processo em liberdade. Outros 41 foram autuados por porte de equipamentos em desacordo com a lei, infração grave conforme o Código de Trânsito Brasileiro.
A iniciativa, de autoria do MP, tem como objetivo coibir o uso de som automotivo além do volume permitido e a utilização de equipamentos irregulares. “Com a integração dos órgãos, conseguimos adotar medidas mais abrangentes. Autuamos os condutores não só por infrações de trânsito e contravenções, mas também por crimes ambientais. Além disso, tomamos medidas administrativas, como a remoção do veículo, apreensão dos equipamentos e a obrigatoriedade do motorista autuado de participar de palestras educativas”, explicou o agente da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settrans), Victor Rodrigo de Souza.
De acordo com Rodrigues, um veículo que tenha um som potente, ainda que desligado, está descaracterizando o veículo, o que é considerado infração grave, com o condutor perdendo cinco pontos na carteira, além de uma multa de R$ 127,69. “Se o veículo estiver com a aparelhagem ligada, com volume acima de 80 decibéis, receberá uma nova multa, também infração grave, perdendo mais cinco pontos, e outra multa no mesmo valor”.
A orientação do agente da Settrans aos motoristas, para evitar infrações, é que o veículo tenha somente equipamento sonoro original de fábrica ou instale aqueles recomendados pela montadora. A Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) informa que, quando flagra o veículo com o som ligado com volume acima do permitido, enquadra os motoristas no artigo 54 do Código Ambiental, que prevê prisão de seis meses a um ano para crime de poluição sonora.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Políticas Urbanas (Semmapu) encaminha o registro do condutor autuado ao Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), que irá determinar o valor da multa, que pode variar de R$ 571 a R$ 11.980. Durante as blitze, o motorista autuado é incluído em um cadastro que será enviado ao MP, que poderá adotar outras medidas punitivas. Até o momento, 39 condutores foram cadastrados. População pode denunciar infratores
A fiscalização da Patrulha do Sossego começou em março deste ano. Até o dia 16 de outubro, apenas orientava os motoristas flagrados em desacordo com a lei - o Código de Trânsito Brasileiro e o artigo 54 do Código Ambiental. Depois desse período, a equipe passou a adotar ações mais incisivas, circulando em dias aleatórios, principalmente durante a noite e a madrugada, em locais de maior fluxo de trânsito em Divinópolis.Segundo o fiscal de Postura Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Políticas Urbanas (Semmapu), Lourival Mourão, um motorista autuado durante fiscalização da Patrulha do Sossego não terá uma despesa inferior a R$ 4 mil para reaver o veículo, sem considerar a perda do equipamento apreendido. “Para conseguirmos flagrar esses condutores em situação irregular, dividimos a patrulha em duas equipes. Uma atuava à paisana, equipada com o decibelímetro para fazer as medições, e a outra, logo à frente, fiscalizava os veículos que eram registrados pelo aparelho como infratores”, informou Mourão.
O fiscal da Smmapau detalhou ainda que a utilização do decibelímetro é feita segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), medindo o som emitido por um veículo à uma distância média de dois metros, com o aparelho a 1,2 metro do solo.
O veículo fiscalizado que estiver com o volume acima de 80 decibéis até as 19 horas, ou acima de 70 decibési após esse horário, está cometendo crime ambiental. “Só para se ter uma ideia, já registramos carros com a aparelhagem sonora a 92 decibéis. O som de uma turbina de avião é 130. Adotamos, então, todas as normas exigidas para que as medições sonoras realizadas sejam válidas”, justifica o fiscal.
Mourão orienta que as pessoas que se sintirem incomodadas com o som alto dos carros podem denunciá-lo. Para isso, é preciso que tenham informações como cor, modelo, número da placa, ou mesmo fotos e vídeos do carro.
Interessante que em algumas citadas, a lei existe e é aplicada, enquanto em outras, existe a lei e não é aplicada. Não seria o caso até de denúncia a um órgão superior aos que deveriam cumprir a mesma? E como já disse aqui, todos os órgãos citadas, bem como dezenas de outros, sabem vir aqui no mural e fazer propaganda de algum ato feito. São raros, mas de vez em quando acontece, S.N.J..

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65166
De: Chaves Data: Domingo 2/1/2011 19:46:05
Cidade: Goiás

Do ser-tão de Montes Claros ás terras de Cora Coralina um único e vasto rebuço de nuvens. Chuvas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65165
De: João Batista Data: Domingo 2/1/2011 16:09:23
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Minha loja de veiculos foi arrombada e roubada ontem,à tarde, pelo visto, por usuários de drogas(quando o alarme soou, abandonaram um cachimbo daqueles usados para o crack) instalados no imóvel de nº 468 da Av.Dulce Sarmento, quase em frente à minha loja sendo que o o tal imóvel, pelo que fomos informados, está em posse ou litígio judicial por parte de um grande Banco. Popularmente: O Banco embargou para cobrar dívida. O citado imóvel virou moradia de marginais - aqueles que a sociedade excluiu, de uma forma ou de outra - mais uma cracolândia de Montes Claros, com abertura, "porta estreita", não a de Cristo, para entrar e sair dela, usuários e "outros mais", a qualquer hora.De quem é a responsabilidade? Muito dificil saber!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65161
De: Visitante Data: Sábado 1/1/2011 23:58:15
Cidade: Montes claros

Estou de visita a montes claros e tenho que dizer que eu nunca tive em um local com tanta poluicao sonora, nem mesmo Sao Paulo e India sao como aqui. Como as pessoas podem dormir, trabalhar ou concentrar em algo? E uma falta de respeito ao proximo e isso se deve a falta de educacao. Porque os orgaos publicos nao fazem nada a respeito deste problema que a cidade esta vivenciando?Businas, son alto, barulho de descarga e outros mais.Estive aqui durante as eleicoes e tenho um apartamento na Ave Deputado esteves rodrigues, quase fiquei louco, tive que mandar colocar janelas a prova de som para amenizar a situacao.Onde esta a secretaria do Meio Ambiente?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65160
De: Fátima Data: Sábado 1/1/2011 23:08:38
Cidade: Montes Claros

No posto de gasolina do triângulo da impunidade, pertencente ao sr. (...), estacionou há mais de 40 minutos um carro usina de som que não permite que a redondeza durma. (...) Isto tem acontecido com frequência, vem se repetindo perto e depois da meia-noite,, mesmo depois que no local foi colocada uma faixa dizendo que o uso de som no local é proíbido. (...) O referido posto de gasolina, da Ale Combustíveis, está a cerca de 500 metros da guarita que a PM pôs no triângulo da impunidade, recentemente, e nada, absolutamente nada acontece. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65159
De: Petrônio Braz Data: Sábado 1/1/2011 22:57:51
Cidade: Montes Claros/MG

Jesus - Causa mortis

Nas vésperas do Natal, recebi do acadêmico Manoel Hygino dos Santos seu mais novo livro: “Jesus - Causa mortis”, que li nos dias finais do ano.
Gosto de ler e gostava de ouvir histórias nos tempos de criança. As histórias, como os livros, faziam-me viajar, ampliando os meus ainda indefinidos horizontes. Quando somos criança sempre idealizamos ser iguais ao nosso pai e meu pai lia muito. O livro nos põe em contato com o desconhecido.
Manoel Hygino dos Santos, em seus escritos criativos, explora com sensibilidade todos os gêneros literários. Com procedimento aristotélico lógico-analítico, em seu livro ele sintetiza os conhecimentos históricos da vida de Jesus e nos dá uma noção verossimilhante e coerente da realidade fática.
A busca histórica de Cristo sempre foi um desafio, como afirma André Leonardo Chevitarese, citado por Manoel Hygino. Sobre a forma física de Cristo, Manoel Hygino transcreve parte de um artigo de Wanderlino Arruda, publicado no montesclaros.com em 26/12/2006, que eu havia lido no seu devido tempo.
Mas, “Cristo é mistério, sua imagem é mistério”. Mistério transmitido por Santo Agostinho: “Não existe nenhum retrato do mais famoso homem que já existiu. Nada sabemos sobre sua aparência, se era baixo ou alto, se era belo ou não, de aspecto nobre ou comum. Não há nenhuma descrição física a seu respeito nos relatos sobre sua vida, escritos meio século após a sua morte. Não conhecemos a sua aparência exterior, nem a de sua mãe”.
O livro “Jesus - Causa mortis”, recriando a realidade, traz uma nova visão sobre Cristo numa perspectiva histórica. A presença de Cristo no Tibet, durante a juventude, já era do meu conhecimento.
O processo e o julgamento de Cristo, sob o enfoque jurídico, têm sido tratados por inúmeros escritores, mas Manoel Hygino levanta dúvidas ao questionar qual a legislação aplicada: a judaica ou a romana. A legislação judaica não previa a crucificação como sentença de morte. A História registra que os romanos “se abstinham de interferir na jurisdição relativa a questões da lei religiosa judaica”, do que se conclui ter havido provas da “existência de intenções políticas na mente dos adeptos de Jesus”.
O mistério (tudo em Cristo é mistério) do Santo Sudário é visto por Manoel Hygino de forma objetiva, observando que ao tempo da morte de Cristo, as “mortalhas eram ritualmente impuras para os judeus e não seriam recolhidas pelos discípulos”, mas poderiam ter sido recolhidas por José de Arimateia. Seria o Santo Sudário uma obra de Leonardo da Vinci? Historiadores e escritores opinam que “Leonardo não queria criar nada que pudesse ser exposto como pintura, um desenho ou algo tingido no tecido. Queria apresentar algo que parecesse miraculoso. Conseguiu-o”. Leonardo da Vinci viveu entre 1452 e 1519 e cientistas datam o Sudário de 1260 a 1390. Observa Manoel Hygino: “Mistérios, mistérios, que valorizam uma história sem fim”.
Manoel Hygino reacendeu-me uma dúvida, deu novo impulso a uma ideia: Cristo morreu na cruz? Ele esclarece que “uma leitura mais atenta nos evangelhos canônicos lança dúvidas sobre a morte de Jesus na cruz”. Em verdade, nos tempos dos romanos, os crucificados demoravam dias para morrer. “Pilatos manifestou surpresa ao ser informado da morte de Jesus apenas três horas depois da crucificação”. Apesar de Manoel Hygino estabelecer dúvidas sobre o fato de ter José de Arimateia obtido autorização de Pilatos para sepultar o corpo de Jesus, logo após a sua prematura morte, é possível que tenha ocorrido. Mistério que recomenda a leitura do livro de Manoel Hygino dos Santos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65153
De: Enoque Alves Data: Sábado 1/1/2011 12:46:57
Cidade: São Paulo - SP  País: Brasil

ASSIM ERA FRANCISCO SÁ XIII - UM POUCO DO DR. JOÃO ALVES EM MONTES CLAROS 2.

Enoque Alves Rodrigues

No mesmo Jornal “Folha do Norte”, em seu número de 27 de Julho do ano de 1930, cujo periódico era naquela época publicado em Montes Claros e distribuído para toda a região do norte das Minas Gerais, viam-se os seguintes artigos:
“Estão sendo, afinal, vitoriosos no Supremo Tribunal todos os pontos de vista sustentados pelo “O Jornal” e o “Diário da Noite” a propósito de Montes Claros. Os juízes que votaram até agora no conflito de jurisdição provocado em virtude de presença inepta de um procurador da Republica no inquérito policial instaurado pelo governo de Minas, todos dois já opinaram que não se trata de crime político. A justiça se acha diante de um delito comum submetido à jurisdição da autoridade judiciária local. Vemos desse modo, posta em cheque a palavra do presidente da Republica, que na mensagem enviada a 3 de maio ultimo ao Congresso, teve a impávida coragem de classificar como político a reação ao autonomistas de Montes Claros às provocações feitas pelo governo federal ao brio, ao pudor e ao caráter altivo dos mineiros.
“Quando ocorreram os deploráveis acontecimentos de Montes Claros, frisamos desde a primeira hora que o pais assistia ao gesto de desespero de uma coletividade, nos derradeiros transes da paciência e do espírito de sacrifício. O que a tolerância mineira contemporizou com a insolência desabusada do Sr. Washington Luiz e dos seus instrumentos covardes, só poderá ser bem compreendido examinando-se friamente a explosão de Montes Claros. O trágico morticínio que ali se verificou foi como uma válvula de escapamento da pressão formidável da temperatura mineira, contra homens como os senhores Washington Luiz, Carvalho de Brito e Melo Viana, que todo o dia procuravam um pretexto novo para enxovalhar a dignidade da gente altiva de Minas Gerais.
“Uma bomba lançada por um imprudente da caravana do Prestes, à porta da casa do Sr. João Alves, foi o estopim que ateou fogo na dinamite. Os líderes da provocação à bravura mineira saíram, graças a Deus, com vida para que a Nação evidenciasse a mistura de que era feito o caráter desses cidadãos que o Sr. Washington Luiz adquiriu para com eles ter a veleidade pueril de intimidar o liberalismo montanhês. Face a face dos autonomistas intrépidos de Montes Claros, todos eles exacerbada pelas agressões do poder federal às liberdades publicas de sua terra, - os líderes da causa do mandonismo do presidente da Republica, em Minas, não tiveram sequer coragem de enfrentar as escopetas das suas vitimas, decididas à revanche pessoal, corpo a corpo. Os senhores, Brito, Melo Viana e outros próceres concentristas receberam o contra-golpe dos autonomistas de Montes Claros de ventres colados ao solo, pálidos de susto para serem pisados, machucados pela sua caravana em debandada, a fugir estrada afora, como folhas secas varridas pelo vendaval.
“Montes Claros fixa no momento culminante da consciência brasileira.
“As palavras do juiz Artur Ribeiro são o mais tremendo libelo que poderia ouvir o presidente da Republica, a propósito daquela frase pernóstica “tocaia de bugres”, com que quis ele classificar Montes Claros. Insistiu o Sr. Artur Ribeiro no que sempre aqui dissemos: foi o sentimento da autonomia individual e coletiva que ditou aquele ato de desespero. Tenhamos coragem de pegar pela gola do casado e apontar à Nação o único responsável pela chacina verificada naquele reduto das liberdades mineiras. É o Presidente da Republica a quem o voto do Supremo Tribunal irá colocar, desta vez, em triste e miserável postura”
(Assinado) Assis Chateaubriand”

Breve, na medida do possível darei seqüência a historia de vida desse grande Brasileiro, que nasceu e viveu com grande galhardia no norte das Minas Gerais e que tanto fez por Montes Claros, Francisco Sá e toda região.

Enoque Alves Rodrigues, que atua na área de Engenharia, é Colunista, Historiador e divulgador voluntário de Francisco Sá, Brejo das Almas, Minas Gerais, Brasil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65149
De: Mara Data: Sábado 1/1/2011 11:20:24
Cidade: Montes Claros

40, 25, 14. É a previsão de chuva, em milímetros, para hoje, amanhã e depois em Moc. A temperatura fica como está nos 3 dias; entre 26 e 18. É frio, para nossos padrões.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65148
De: Haroldo Data: Sábado 1/1/2011 10:22:14
Cidade: Brasilia DF

Muito provavelmente o aeroporto de M. Claros será transferido para a iniciativa privada. A estimativa é que mais de 30 aeroportos federais serão transferidos para os estados e/ou para a iniciativa privada. A Infraero, atual administradora federal, deverá perder mais da metade dos 67 aeroportos que administra atualmente. A estatal ficará com cerca de 30 terminais. Os mais movimentados e os mais rentáveis ficarão com ela.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65146
De: Vera Data: Sexta 31/12/2010 22:30:04
Cidade: Leighton Buzzard/MG

Aqui na Inglaterra ja estamos em 2011 e os fogos de Londres foram os melhores que ja vi. Feliz Ano Novo para todos os Montesclarenses!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65145
De: Castro Data: Sábado 1/1/2011 09:57:05
Cidade: Montes Claros

Foram 4 os apostadores que acertaram as 6 dezenas da Mega-Sena da Virada e irão dividir o prêmio R$ 194.395.200,03.São de Belo Horizonte, Cariacica, no Espírito Santo,e Fazenda Rio Grande e Pinhais, ambos no Paraná. Cada um irá receber 48.598.800,01.Os números sorteados foram 02 - 10 - 34 - 37 - 43 - 50.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65140
De: Silvio Antonio de souza Data: Sexta 31/12/2010 20:35:13
Cidade: Montes Claros

Numeros da Mega da Sena da Virada
02-10-34-37-43-50

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65139
De: Carmen Netto Data: Sexta 31/12/2010 20:12:55
Cidade: Bhte

Saudades de tempos passados

As recordações da infância nos acompanham a vida inteira acrescidas de fantasias. Viajo nelas envolvida pela alegria, que só as crianças têm. Abro o coração e me aparecem pessoas, acontecimentos, mais um emaranhado de lembranças.
Montes Claros de todos os tempos! Minha Montes Claros que não existe mais, mas ficou em minha memória como o tempo de minha meninice; das casas com mangueiras, caramboleiras, goiabeiras, abacateiros. Árvores que viajavam para a África onde nos transformávamos em Tarzan, Jane e Boy.
Da minha juventude no Montes Claros Tênis Clube onde aprendi a nadar com Sabu e dancei nas luminosas manhãs na boate da Praça de Esportes. Dos 15 anos em diante fazer o footing na Rua 15 e se o rapaz olhava depois de algumas voltas, era o escolhido para flertar e quem sabe até iniciar um namoro. Aos domingos assistir os filmes nos cines São Luis, Cel. Ribeiro e Fátima. Mamãe sabia da minha paixão pelo cinema, e, se houvesse qualquer desobediência, o castigo era não ir ao cinema aos domingos.
Saio da Rua 15, desço a Simeão Ribeiro e chego à Praça Dr. Chaves. Tão singela, tão bem cuidada, com seu coreto, o laguinho e o repuxo que respingava gotas de água e molhava minha face. No laguinho, jogava pedrinhas que faziam círculos que se ampliavam e eu ficava como que hipnotizada acompanhando o movimento da água. Era o meu jardim secreto, tinha meu banco onde namorava ao lado de uma espirradeira cor de rosa. Nele trocávamos carinhos inocentes e fazíamos projetos para a vida que se escancarava diante de nós como uma promessa de felicidade, que graças a Deus se concretizou.
Da velha cidade lembro do meu Instituto Dom Bosco, uma escola – paraíso onde aprendi o mais importante da minha vida: ler.Obrigada D. Lili. O Grupo Escolar Francisco Sá, num casarão da Pedro II com Camilo Prates. O Colégio Diocesano onde vivi uma adolescência de sonhos e o Colégio Imaculada onde conclui minha vida estudantil.
Sobre os carnavais no Clube Montes, entre confetes, serpentinas e marchinhas – Touradas de Madri, Jardineira, Alá lá ô – e outras. Mas o melhor de tudo era o delicioso e inebriante lança-perfume rodouro na sua embalagem dourada.
Tomar sorvete no Minas Bar, sob o fícus copado, que dava uma sombra e uma brisa deliciosas. Sorvete tomado em taças de prata: 1 bola de côco, 1 de abacaxi, ou uma bola de ameixa e outra de creme holandez. Depois beber uma taça de guaraná Champagne da Antártica.
Na Simeão Ribeiro, no bar de Zim Bolão, tomava-se um cafezinho com biscoito de farinha, broa de fubá e pão de queijo. Maravilhas feitas por Dona Pretinha e suas filhas. Mas, infelizmente, com o machismo da época, não ficava bem senhoras e senhoritas se acercarem do balcão, para saborear tais delícias. Oh! Meu Deus, como o preconceito impedia a gente de ser ainda mais feliz! Obrigada Simone de Beauvoir, Rose Maria Muraro, Danuza Leão e outras que abriram novos caminhos para nós. Pergunto-me: onde está o “eu” que ficou na então singela cidade? Penso que esteja nas mediações da Rua 15, Afonso Pena, Cel Prates onde travessuras e brincadeiras de criança aconteciam. Bilboque, ioiô, Boca de Forno, Pique, maré, gata parida.
Tenho saudades da Montes Claros pequenininha e de uma colina chamada morrinhos. Quando ia lá olhava para todos os lados, procurando lugares do mundo.
Paris teve a sua belle-époque e tenho certeza que a minha geração também teve na nossa Montes Claros, sua bela – boa época.

Esta crônica é dedicada a Maria Elisa Colem e Tasso Freitas pela sua Bodas de Ouro.

Carmen Netto Victória Dez/2010

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65138
De: Ruth Tupinambá Data: Sexta 31/12/2010 18:52:26
Cidade: Montes Claros/MG

A menina Élvia

De manhãzinha, tomava o meu café com farinha de milho, queijo picado e corria para casa de Élvia.
Lá me encontrava com Araci Abreu, Wanda, Heloísa Veloso e outras vizinhas.
Élvia morava na rua dos Marimbondos (hoje Cel. Altino de Freitas), uma rua feia, torta, sem calçamento, cheia de botequins e camarotes ocupados por mulheres da vida fácil (que ironia) e que passavam o dia bebendo pinga e se expondo à caça e homens... Para dizer a verdade, era uma rua muito suspeita.
A casa de Élvia era simples, como todas daquela época, com assoalho de tábuas largas na sala de visitas, enquanto os quartos e sala de jantar eram entijolados (piso muito usado até os anos vinte), mas era uma casa agradável e aconchegante.
Uma grande mesa de madeira escura e pesada, bancos de cada lado e cadeiras em xis, completavam a mobília daquela sala de jantar, onde a família passava o maior tempo.
Élvia perdeu a mãe muito cedo, ficando órfã aos oito anos.
Seu pai, Joãzinho de Sá França (era o seu apelido), tratou logo de arranjar governantas. Várias passavam pela casa, mas mostravam-se grosseiras e impacientes com as crianças, sendo que a última quebrou uma caçarola na cabeça do caçula, Olímpio. Foi a gota d’água. Joãozinho jurou que nunca mais empregadas entrariam em sua casa e maltratariam seus filhos.
Nesta circunstância, Élvia assumiu a direção da casa, cozinhando para o pai e os cinco irmãos: Antônio, Geraldo, Carlos, Chininha e Olímpio.
Élvia era muito ocupada com os afazeres quotidianos. Nós a esperávamos pacientemente no quintal brincando de circo, fazendo mágicas ou balançando em trapézios armados nas enormes mangueiras.
Na cozinha um fogão de lenha com chapa de fero esperava Élvia todos os dias, para a comida da família. Ela acendia o fogo, jogando querosene sobre a lenha amontoada na enorme boca. Enquanto o mesmo absorvia as labaredas, as panelas pipocavam sobre as chamas, exalando um cheiro de tempero caseiro. Élvia sabia fazer um arroz com carne gostoso, um feijão com caldo grosso e um molho de tomatinho da horta e cebolinha verde, colhidos ali mesmo no quintal, completava o menu da jovem cozinheira.
Às dez horas o apito do escaroçador do senhor Lucrécio lembrava à população que era hora do almoço.
Imediatamente Joãozinho vinha apressado e faminto, solfejando um dobrado, pois embora fosse comerciante, seu forte era a música e com muito honra pertencia a Euterpe montesclarense.
O rango já estava pronto. Algumas vezes dava zebra (a comida saía salgada, sem sal ou se queimava), mas ele era tolerante e compreensivo e nada reclamava nem exigia da pequena cozinheira.
Recebia o prato feito por sua filha, assentava-se e saboreava a comida quentinha.
Em seguida, dirigia-se à cozinha. O bule esmaltado permanecia na chapa para não esfriar o café. Bebia-o ali mesmo e saía cantarolando o dobrado interrompido.
Os irmãos mais velhos e que já trabalhavam no único jornal da cidade, vinham chegando, um a um, e as mesmas cenas se repetiam. Os menores, Chininha e Olímpio, comiam assentados em tamboretinhos, na cozinha e mais cedo.
Uma parte da sua tarefa quotidiana estava cumprida. Ajuntavam todos os pratos, talheres e panelas sujas, jogavam tudo numa grande gamela cheia de água e corria para o quintal. Precisava também de brincar um pouco.
Descíamos das árvores e acompanhávamos correndo, saltando as moitas de capim e alcançando o fundo do quintal, atravessávamos um portãozinho tosco, saindo na rua dos fundos (hoje Praça de Esportes) bem pior que a dos Marimbondos. Era aí a venda do Joãozinho. Élvia estava eufórica e abrindo uma pequena vitrine em cima do balcão, onde se via doces diversos e pedaços de queijos cortados em triângulos, tirava alguns e nos oferecia.
Ele fechava a cara nos passava um rabo de olho daqueles. Nós compreendíamos (que ali não era lugar para nós) e saímos murchinhas...
Ajudávamos Élvia a lavar os pratos, panelas, passar a vassoura na cozinha, colocar as vasilhas no girau para secarem ao sol e saíamos apressadamente. Estava na hora da escola.
Durante toda a minha infância, freqüentei a casa da Élvia. Com ela aprendi muito. Ela poderá ser um exemplo para todos nós. Dedicada e responsável, sem nenhum egoísmo, portava-se com gente grande.
Crescemos juntas na Escola Primária e mais tarde na Escola Normal.
Ela na mesma luta, dividida entre os estudos e os problemas de casa.
Foi uma heroína.
Casou-se, teve filhos e foi feliz. Uma compensação para quem bem merecia.
Hoje Élvia, madura, continua com a mesma solicitude para a família e amigos. Não se cansa de ajeita papéis, empréstimos do IPSEMG para os professores, anunciando sempre um aumento, uma vantagem, uma novidade para consolar as aflitas colegas.
Que Deus a proteja, minha grande e inesquecível amiga.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65135
De: Fabino Silva Data: Sexta 31/12/2010 13:44:31
Cidade: Montes Claros

Em complemento à mensagem 65111, informo que mais uma vez os vôos da empresa GOL foram cancelados. A aeronave que veio de Belo Horizonte não conseguiu pousar no aeroporto da cidade e retornou para CONFINS. A empresa TRIP também cancelou o vôo da manhã devido ao mau tempo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65131
De: Álvares Data: Sexta 31/12/2010 09:47:43
Cidade: Montes Claros - MG

Nesta noite de muitas festas, é bom que saibam: em M. Claros, deve continuar chovendo. (A última noite, como agora, foi toda de abençoado pinga pinga). Há previsão de 40 milímetros de chuva hoje, 25, 14, 10, 10, até terça-feira. Domingo, se a meteorologia estiver certa, a temperatura - que está baixa, para os nossos padrões - ainda deve cair 2 graus, recuando para a máxima de 24 e a minima de 17. Para subir para os 29 graus, a partir de segunda-feira. São os prognósticos do tempo. Viva io tempo, viva a Natureza.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65130
De: José Ambrósio Prates Data: Sexta 31/12/2010 09:12:16
Cidade: Janaúba-MG

Mais acidentes graves na MGT 122 servem de alerta para motoristas. nos últimos dias pelo menos três acidentes graves ocorreram no mesmo trecho da rodovia MGT 122. todos tinham dois pontos em comum. a chuva e um trecho muito escorregadio da rodovia. ontem próximo ao trevo do Distrito de Quem Quem, a trinta kilômetros de Janaúba, o motorista de um veículo com placa de São Paulo que carregava quatro pessoas, perdeu o controle da direção e capotou. três ocupantes do carro ficaram feridos e uma mulher morreu.Tambem ontem um ônibus que levava pessoas da região nordeste capotou na 122, deixando dez pessoas feridas. Ha cerca de 15 dias um carro de São Bernardo do Campo também capotou na mesma região com a morte do condutor e dois feridos. Outra vítima no mesmo trecho foi um fazendeiro que bateu em uma árvore com uma caminhonete. ele também morreu. A ocorrência de tantos capotamentos com veículos que saem da pista talvez seja explica pelo piso e escorregadio do asfalto que fica ainda pior, molhado pela água da chuva. Quem vai passar pela MGT 122 nesse feriado chuvoso deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade para evitar ser pego de surpresa. por essas armadilhas da pista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65128
De: Marcos Data: Sexta 31/12/2010 07:52:40
Cidade: Montes Claros/MG

A chuva que caiu durante a noite derrubou uma enorme árvore na Ladeira Cônego Quirino, em frente à Copasa e à Rádio Montes Claros 98 FM, no Alto dos Morrinhos. A árvore caiu sobre a via e interrompeu o acesso de veículos à parte alta do bairro Morrinhos. Homens do Corpo de Bombeiros foram chamados e tiveram que cortar a árvore para desobstruir a passagem. A queda da árvores ocorreu por volta das 3 e meia da manhã, segundos depois de um homem passar por ela. A queda foi captada por câmeras de segurança.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65126
De: Haroldo Alfredo Santos Data: Quinta 30/12/2010 19:43:33
Cidade: Belo Horizonte-MG

Presente de natal

Haroldo Alfredo Santos
(Médico montesclarense residente em BH)

Acordei neste 25 de dezembro tecendo algumas conjeturas em torno de um presente de natal, uma bicicleta da marca “Phillips”, aro 26 e de cor preta, que enriqueceu um dos meus fins de ano na puberdade.
Naquela época não eram comuns bicicletas infantis, e eu tive que aguardar a puberdade para fazer parte do grupo de “malabaristas sobre duas rodas”.
Conjeturando, não pude fugir à analogia da bicicleta com a vida, do aprender a andar de bicicleta com o aprender a viver, um aprendizado lento e gradual onde os pais têm uma participação essencial no auxílio ao difícil equilíbrio inicial, colocando acessórios especiais de segurança (rodinhas laterais) para evitar os tombos e traumatismos possíveis, até que os filhos adquiram alguma “intimidade com a máquina” e já possam, após aquele treinamento inicial, desfilar com segurança sobre as duas rodas.
Vem depois a fase dos malabarismos: curvas, lombadas, declives, velocidade, manobras radicais, num aprendizado lento e gradual, muitas vezes traumático.
E haja treinamento!
E haja aperfeiçoamento!
E chega então um tempo de domínio total do equilíbrio, facultado pela destreza e intimidade com todas as manobras, gerando confiança plena, ampla e irrestrita.
Mas este é um tempo em que a segurança não é privilégio, nem apanágio só dos filhos que aprenderam a arte do equilíbrio, mas também daqueles pais professores, pela certeza de que os filhos já não necessitam mais da proteção paterna constante e contínua.
Na vida a analogia significa “andar com as próprias pernas”, identificar riscos e superá-los, o saber de si.
Entretanto, mesmo depois de se atingir esta fase, os pais ainda gostam de participar um pouco, opinando aqui e acolá, mesmo porque faz parte dos mesmos o processar da vida.
São verdadeiros anjos da guarda a acompanhar a trajetória dos filhos.
Mas a natureza é pródiga e sábia, e em analogia a esta curva ascendente e gradual de ensinamentos e de proteção, reserva aos pais, na senectude, uma curva descendente de perda gradual e progressiva da atividade neuro-sensorial, com diminuição da atenção, do equilíbrio, da acuidade visual, da atividade motora e sensitiva, produzindo um processo inverso, e é quando os filhos irão ter a oportunidade de devolver em carinho e cuidados aquela proteção, muitas vezes velada, que receberam durante toda a vida.
Nesta fase os papéis se invertem, os pais passam a necessitar de todo o cuidado e proteção dos filhos, auxílio indispensável para que continuem a desfrutar da vida, apesar das limitações que o tempo lhes impôs.
E neste processo inverso, são os filhos que irão ensinar os pais a andar de novo, a usar as órteses que se fazem necessárias e indispensáveis com o correr dos anos, e ajudá-los a se alimentar quando já não conseguem fazê-lo sem auxílio, em virtude da mão tremula e dos movimentos dúbios e imprecisos.
A vida é desta forma a parábola perfeita, e privilegiados são os que têm a oportunidade de vivê-la em toda a sua plenitude, da infância à senectude, cursando toda a trajetória desta parábola divina.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65111
De: Marcos Farley Data: Quinta 30/12/2010 11:04:31
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

O mal tempo tem atrapalhado bastante os voos em Montes Claros desde ontem. O voo 01070 da Gol Linhas aéras não conseguiu pousar o mesmo executou vários circuitos pela cidade a espera de uma melhora no tempo, mas teve que retornar a Confins por volta da 1:15 da madrugada. Sem teto operacional, o aeroporto encontra-se fechado até este momento 9:30 do dia 30/12/2010. Hoje pela manha a aeronave da Gol tentou em um novo voo pousar na cidade, mas novamente sem sucesso foi obrigada a retornar para Confins/BH. Outros voos da Trip também foram cancelados pela manha de hoje. Com certeza isso irrita bastante os passageiros em viagem no final de ano, mas o mal tempo não é culpa das empresas aéreas. O que poderia ser feito é a intalação de equipamentos (ILS) para pouso por instrumentos, sem a necessidade de um teto operacional muito alto. Mais essa falta de equipamento não é "previlégio" apenas de nossa cidade, somente os grande aeroportos do país possuem tal auxílio, a dificuldade segunda a INFRAERO é o elevado custo do equipamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65110
De: Andrea Data: Quinta 30/12/2010 11:04:20
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

(...) Em resposta à mensagem da Sra Luciane, em questao sobre a Tradicional Festa Santos Reis, gostaria de informar que esta sendo realizada desde do dia 24/12 ao dia 06/01/2011, com missa, barraquinhas, folioes e pastorinhas, e com muita fe e tradiçao.(...) Sobre as barracas das ruas proximas, foram retiradas à muitos anos atras, devido as vendas de bebibas alcoolicas que atraves desta, levam as pessoas a cometer crimes. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65109
De: F. Lucena Data: Quinta 30/12/2010 10:51:12
Cidade: BH

A insegurança pública, que também atinge o Norte de Minas, tem muito a haver com os políticos com mandato.(...) São eles, mais do que ninguém, que nomeiam e transferem os responsáveis pela área, principalmente os variados comandos. Infelizmente, a população, ao votar, não está informada que a precária situação de segurança- principalmente no ítem dos assaltos e no cumprimento, ou descumprimento das leis - deriva do alto poder que os políticos têm de promover, nomear e remover os principais responsáveis pela segurança de todos. Muito infelizmente, estes comandos - de uns tempos para cá - estão subordinados mais à vontade dos políticos do que mandam as leis, uma inversão total,uma triste constatação. (...) Daí a necessidade de a população, como um todo, cobrar dos políticos pela situação de medo em que está mergulhada. Os honrados policiais quase sempre estão amordaçados pelas conveniências políticas, seguindo a orientação de quem os nomeia. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65108
De: Estado de Minas Data: Quinta 30/12/2010 10:11:26
Cidade: Montes Claros/MG

Desaparecimento de despachante completa um ano de mistério em Montes Claros - Luiz Ribeiro - Completa nesta quinta-feira um ano do desaparecimento do despachante Francisco Santos Filho, de 38 anos, o Chiquinho Despachante, de Montes Claros. O caso é investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCcV), de Belo Horizonte.
Chiquinho era conhecido em Montes Claros, onde já foi candidato a vereador. Ele saiu de casa às 10h20min do dia 30 de dezembro de 2009, trajando calça jeans, uma camisa em tom vermelho claro, tênis e boné. Em companhia de um cabo da Policia Militar, que estava licenciado, foi até a localidade de Lagoinha, na zona rural do município. O policial afirma que na tarde do mesmo dia, deixou o despachante próximo a um posto de
gasolina, na avenida Sanitária, local movimentado do Centro da cidade. Desde então, o despachante está desaparecido.
A mulher de Chiquinho, Elenice Barbopsa Santos, revela que, em 2 de janeiro,recebeu uma ligação, feita a partir de um telefone celular do marido, pedindo um resgate no valor de R$ 200 mil. Mas, depois disso, não houve mais contato dos supostos seqüestradores. Ainda em janeiro, a pedido da família, as investigações passaram a ser comandadas pelo delegado Alcides Costa, da DCcV.
Além dos serviços relacionados com a documentação de veículos, o desaparecido trabalhava com a cobrança e recebimento de precatórios (títulos da divida pública municipal) e transferência de escrituras. Com fama de “bom vivant” e, aparentemente, sem inimigos, ele tinha ligações com várias pessoas, com as quais fazia negócios. Uma dessas pessoas é o cabo da PM que esteve com o despachante no último dia que ele foi visto.
Na véspera, Chiquinho encaminhou um email para o policial, no qual faz referência a uma dívida de R$ 10 mil de parte da venda de um carro (um Chevrolet Calibra), citando também a promessa de auxilio, que teria sido feita pelo cabo, para que ele pudesse arrumar dinheiro emprestado com outra uma pessoa.
Ouvido pelo Estado de Minas, nesta semana, o delegado Alcides Costa, alegou que está de férias e que somente na semana que vem, quando retomar ao trabalho, poderá falar sobre o assunto. Porém, afirmou que o desaparecimento do despachante é “um caso complexo”. Questionado se considera que Chiquinho está vivo ou morto, limitou a responder que as investigações “estão andando” e que polícia “trabalha com todas as
hipóteses”. Ele também não respondeu nada sobre suspeitas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65107
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Quinta 30/12/2010 09:55:08
Cidade: Montes Claros-MG

Ótima notícia deu o Daniel, do Paraná. Espero que a previsão de bastantes chuvas para a cidade de Espinosa se concretize. A cidade sofre com a longa estiagem e necessita urgentemente de chuva abundante para ressuscitar os rios e fazer transbordar as barragens que estão praticamente secas. Que toda essa chuva venha em calmaria para não causar tragédia nem danos matriais à tão sofrida população.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65106
De: Luciane Data: Quinta 30/12/2010 09:45:22
Cidade: Montes Claros

Quanta falta sinto das antigas festas de Santos Reis (no bairro Santos Reis)onde, quando criança, via chegar muitas caravanas de fiéis, foliões e pastorinhas vindas de muito longe para os festejos.As simpatias com sementes de romã; as flores que guardava quando conseguia retirá-las dos andores que traziam prosperidade para o ano inteiro; o "Viva Santos Reis!" entoado pelo celebrante no final da missa com vigor; as promessas e penitências;as barraquinhas que ficavam nas ruas próximas à igreja; as bolas grandes coloridas, balões,cataventos, carrinhos de pipoca, *quebra-queixo (que saudade do Seu Zé do Quebra-queixo!)... Que saudade da Tradicional Festa de Santos Reis!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65103
De: Beatriz Data: Quinta 30/12/2010 08:07:13
Cidade: Montes Claros

A mansa invernada que vem desde ontem à noitinha deve prosseguir, pelo menso até a quarta-feira da próxima semana. Há a seguinte previsão de chuva para os próximos dias, a partir desta quinta: 37 milímetros (hoje), 21, 42, 9, 7, 10 e 3 milímetros (quarta-feira que vem). Até lá, a temperatura máxima deverá ficar em torno dos 26 graus e a mínima beirando os 20 - isto se a meteorologia estiver certa. O dia está todo encoberto e os montes claros desapareceram na bruma. É o "inverno", tão desejado, que entre nós vem pelo começo do verão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65093
De: José Prates Data: Quarta 29/12/2010 17:27:02
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

NECO E DEBA NA HISTORIA MONTESCLARENSE

José Prates

A crônica de Raphael - com ph - falando sobre Neco de Santa Maria e Deba, me fez voltar aos anos cinqüenta, militando na política montesclarense, filiado ao PSD, ao lado desses dois vultos que a história do município deve guardar com carinho. Eram os anos 53, 54 quando a política fervilhava em Montes Claros com o Coronel Lopinho do PR de um lado e do outro Neco de Santa Maria e Deba à frente do PSD, dominando a política municipal. Cada um deles tinha seu “mandiocal” como chamávamos a parte do município comandada pelo político, com centenas e até milhares de eleitores que obedeciam cegamente às ordens do caudilho. A influência do Cel. Lopinho na eleição municipal não era muito grande porque o seu interesse maior estava na eleição do Deputado Federal José Esteves Rodrigues por ele apoiado desde a primeira vez que concorreu a eleição para a Câmara Federal em 1946. Ao contrário do Cel. Lopinho, o interesse de Deba e Neco estava centrado na eleição local que lhes colocava em posição privilegiada junto ao governo municipal, garantindo-lhes prestigio com os eleitores e alguma influencia nos negócios da prefeitura, não com o objetivo de lucro pecuniário, mas, uma espécie de status que lhes trazia alguns privilégios. Nenhum dos tres candidatava-se a qualquer cargo, preferindo o comando do partido sem exercerem qualquer mandato eletivo o que, segundo eles próprios, facilitava as negociações políticas no âmbito municipal e estadual.
O embate entre PSD e PR ou seja entre Deba e Neco com o Cel. Lopinho nas eleições de 1953, resultou na vitoria municipal do PSD elegendo Dr. Alfeu Quadros para a Prefeitura com uma pequena diferença de votos, substituindo o Capitão Eneas Mineiro de Souza que terminava o mandato para que foi eleito em 1949, com grande apoio do PR. Deputado Federal elegeu-se o dr. José Esteves do PR, ficando o candidato do PSD, Dr Plinio Ribeiro na primeira suplência, convocado logo em seguida com a saída do Deputado – não me lembro quem - que reassumiu a Secretaria de Segurança do Estado. O prestigio de Neco e Deba era muito grande na cidade e adjacências, influindo de maneira decisiva na eleição porque tinha absoluto controle sobre os eleitores que lhes obedeciam sem discutir. Ninguém tinha candidato próprio: votava depositando na urna a cédula que recebia quando saia do “curral” para a seção eleitoral. Chamavam “Currais” os espaçosos e bem cuidados quintais das casas dos coronéis, aonde os eleitores vindos da roça ficavam confinados e bem tratados até a hora que saiam para votar. Para eleição de Deputado Federal pelo PSD, havia certa dificuldade pela falta de um candidato ligado ao “eleitor da roça” como era o dr. José Esteves, proprietário de fazenda com grande extensão de terra e muitos agregados. Dr. Plínio Ribeiro, candidato natural do partido, era um intelectual sem contato pessoal com eleitores rurais e, também, eleitores de outros municípios como Francisco Sá, Janaúba, Juramento e Bocaiuva. Isto dificultava-lhe a eleição A primeira suplência naquele ano, foi uma vitória.
Naquela ocasião, os problemas que mais afligiam Montes Claros e que deixavam a administração municipal em maus lençóis, eram água e luz. A água barrenta, sem tratamento, quase imprópria para o consumo, enquanto a luz que vinha da antiga usina do Cedro era muito fraca, impossibilitando o desenvolvimento econômico da cidade. A indústria existente, resumia-se numa refinaria de óleo de algodão, o Mariflor, que para garantir a produção, tinha geradores de energia próprios, porque a energia pública era insuficiente. Até o jornal, para ter condições de circular, instalou um gerador próprio. Nessa ocasião, Juscelino Kubitscheck que governava o Estado e candidatara-se a Presidencia da Republica, estava desenvolvendo o seu programa de governo “energia e transporte”, lançado na campanha a governador, que tinha por meta principal a criação da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, na qual não constava a inclusão do norte do Estado pela ausência de condições para novas usinas, como também a dificuldades de transmissão da energia produzida em outras partes, pela demanda de grandes recursos financeiros. A situação estava difícil. O Prefeito Capitão Enéas, embora eleito com grande apoio do PR, tornou-se amigo do Governador, com quem mantinha contatos esporádicos,. mas, recusava-se a fazer pedidos para o municipio. Dizia que “pedido era coisa de político e ele era, apenas, um administrador” Mostrava-se avesso às viagens políticas e encontros formais. Homem dinâmico, empreendedor, mas de pouca cultura evitava as reuniões. Tratar de assuntos do município que não fossem de caráter exclusivamente administrativos, mas, apenas, políticos, deixava que fossem tratados pelos políticos que, segundo ele, eram mais afeitos a negociações e conchavos. Foi assim que depois de algumas reuniões sobre o assunto na casa do próprio Capitão, com Deba, Neco, Dr Alfeu e dr. Plínio Ribeiro, tratando da questão da luz e água, ficou acertada a ida de uma comitiva a Belo Horizonte para tratar do assunto com o Governador Juscelino, que já estava em campanha para Presidente. A comitiva foi organizada com a exclusão de Neco de Santa Maria que se recusou a integrá-la. Não gostava de viagens longas, como justificou. A comitiva foi organizada, compotsa por Deba, Dr. João F. Pimenta, Dr. Plinio e dr. Antonio Pimnenta, Deputado Estadual pelo PSD que já se encontrava em BH. No encontro com o Governador, depois de quatro dias de espera, Deba desempenhou um papel importante. Com sua veemente argumentação, convenceu o Governador da necessidade de energia elétrica no norte de Minas. Somente dez anos depois, 1965, a CEMIG instala-se plenamente em Montes Claros com a transmissão da energia produzida em Tres Maria.

(José Prates, 84 anos, é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros, de 1945 a 1958, quando foi removido para o Rio de Janeiro, onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65090
De: stela maris Data: Quarta 29/12/2010 16:56:28
Cidade: Montes Claros

moro no condomínio chacara da paineiras.minha casa foi saqueada na semana do natal...bandidos (...) (foram 5) levaram tudo que adquirimos com muito trabalho ao longo de nossas vidas(3 tvs,2 dvds,armas,roupas,tenis adidas,computadores,notebooks,roupas, bolsas diversas,enfim levaram tudo).estou me sentindo impotente,pois sei quem são(bandidos do vilage,nova america).passei todas as informções para policia civil(nomes, onde moram)...nada foi feito...estou sabendo que minhas coisas estao sendo vendidas livremente...é revoltante para nós cidadãos de bem,saber que estamos desarmados e esses marginais estão aí roubando, matando e ninguem faz absolutamente nada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65088
De: sandra Data: Quarta 29/12/2010 16:19:02
Cidade: Montes Claros

boa tarde,moro aqui no bairro planalto e conheço a familia que foi assaltada na propria residencia,vivem do comercio e estão todos em estado de choque e assombrados.ate semana passada as ruas daqui tinham varios policiais,por conta do natal,mas nessa semana infelizmente,eles não mais estavam aqui.estamos todos com medo tbm.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65087
De: José Ambrósio Prates Data: Quarta 29/12/2010 16:01:11
Cidade: Janaúba-MG  País: Brasil

Divulgação do secretario de Anastasia coloca HUmberto Souto na Câmara Federal ano que vem.Não foram só os scretários Carlos Pimenta e Gil Pereira que ganharam com a divulgação do novo secretariado do Governador Antonio Augusto Anastasia. O Deputado Federal Humberto Souto que era suplente pelo PPS assegura uma vaga na Câmara Federal no ano que vem Souto irá assumir a vaga deixada por Alexandre Viana que é do mesmo partido mas que agora assumirá a nova secretaria extraordinária de gestão metropolitana, no governo mineiro Humberto souto foi beneficiado por uma decisão do supremo que deu aos partidos e não às coligações os direitos de suplente.Com isso a região que não tinha nenhum deputado federal agora passa a ter um representante

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65084
De: Estado de Minas Data: Quarta 29/12/2010 15:39:25
Cidade: Belo Horizonte

Anunciado secretariado de Antonio Anastasia - Rafael Passos - O governador Antonio Anastasia (PSDB) anunciou oficialmente na tarde desta quarta-feira, no Palácio Tiradentes, a sua nova equipe para os próximos quatros anos. A equipe tem a participação dos partidos da base aliada e alguns nomes estratégicos do primeiro escalão foram mantidos
Quatro secretários continuam à frente de suas respectivas. Danilo de Casto permanece no comando da secretaria do Governo, Jorge Souza Marques segue na Saúde, Leonardo Colombini na Fazenda e Renata Vilhena na pasta de Planejamento e Gestão.
Outras 11 secretarias já existentes foram mantidas e serão comandadas por novos secretários São elas: Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Elmiro Nascimento), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Nárcio Rodrigues), Cultura (Eliane Parreiras), Defesa Social (Lafayete Andrada), Desenvolvimento Econômico (Dorothea Werneck), Desenvolvimento Social (Wander Borges), Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Bilac Pinto), Esporte e da Juventude (Bráulio Braz), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Adriano Magalhães), Transportes e Obras Públicas (Carlos Melles) e Turismo (Agostinho Patrus Filho).
Foram criadas as secretarias de Estado de Trabalho e Emprego, comandada por Carlos Pimenta, e a da Casa Civil e Relações Institucionais, que terá à frente Maria Coeli Simões, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Relações Institucionais. A Secretaria de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas deixa de ser “extraordinária” e se torna efetiva, tendo Gil Pereira à sua frente.
Além das secretarias de Estado, o governador anunciou três secretários extraordinários: da Regularização Fundiária, Manoel Costa, que respondia pela extinta Secretaria Extraordinária de Reforma Agrária; da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, que deixa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira.
Foram anunciados ainda os presidentes das empresas estatais. Na Cemig, permanece o atual presidente, Djalma Morais. Na Copasa, está mantido Ricardo Simões, assim como na Codemig, o atual presidente, Oswaldo Borges.
No Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Matheus Cotta Carvalho assumirá a presidência, tendo José Santana como vice-presidente. Na Gasmig, será presidente Fuad Noman. No Servas, Andrea Neves retorna à presidência.
Para a Secretaria Geral do Governo segue Gustavo Magalhães e na Advocacia geral do estado (AGE), Marco Antonio Romanelli. Assume a Controladoria Geral do Estado, criada a partir da ampliação das atribuições da Auditoria geral do Estado (AUGE), Moacyr Lobato, ex-secretário de Estado de Defesa Social.
No comando da Polícia Militar de Minas Gerais, permanece o coronel Renato Vieira de Souza e a Polícia Civil de Minas Gerais passa a ser chefiada pelo delegado-geral Jairo Léllis. No Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, assume o coronel Sílvio Antonio de Oliveira Melo. No Comando do Gabine Militar permanece o coronel Luiz Carlos Martins.
O governador também anunciou a criação do Escritório de Prioridades Estratégicas, que será chefiado por Tadeu Barreto, atual coordenador do Programa Estado para Resultados.
O deputado estadual Luiz Humberto (PSDB) será o líder do governo na Assembleia.
Novos secretários
Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Elmiro Nascimento
Casa Civil e Relações Institucionais - Maria Coeli Simões
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Nárcio Rodrigues
Cultura - Eliane Parreiras
Defesa Social - Lafayete Andrada
Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte - Gil Pereira
Desenvolvimento Econômico - Dorothea Werneck
Desenvolvimento Regional e Política Urbana - Bilac Pinto
Desenvolvimento Social - Wander Borges
Educação - Ana Lúcia Gazolla
Esportes e da Juventude - Bráulio Braz
Fazenda - Leonardo Colombini
Governo - Danilo de Castro
Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Adriano Magalhães
Planejamento e Gestão - Renata Vilhena
Saúde - Antônio Jorge Souza Marques
Trabalho e Emprego - Carlos Pimenta
Transportes e Obras Públicas - Carlos Melles
Turismo - Agostinho Patrus Filho
Extraordinários
Secretário Extraordinário da Copa do Mundo - Sérgio Barroso
Secretário Extraordinário de Gestão Metropolitana - Alexandre Silveira
Secretário Extraordinário de Regularização Fundiária - Manoel Costa
Nomeações
Cemig - Djalma Morais
Copasa - Ricardo Simões
Codemig - Osvaldo Borges
BDMG - Matheus Cotta Carvalho
Gasmig - Fuad Noman
Servas - Andrea Neves
Secretaria Geral - Gustavo Magalhães
Advocacia Geral do Estado - Marco Antônio Romanelli
Controladoria Geral do Estado - Moacyr Lobato
Gabinete Militar do Governador - Cel. Luiz Carlos Martins
Polícia Militar de Minas Gerais - Cel. Renato Viera de Souza
Polícia Civil - Jairo Léllis
Corpo de Bombeiros - Cel. Sílvio Antonio de Oliveira Melo
Escritório de Prioridades Estratégicas - Tadeu Barreto

(Ler mensagem acima)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65063
De: Alberto Sena Data: Quarta 29/12/2010 09:30:55
Cidade: Montes Claros/MG

As lembranças de Magela

Alberto Sena

‘Adorei viajar com você no tempo. Tenho também algumas lembranças da casa da Rua Marechal Deodoro. Lembro-me que ir para lá tinha de ser por algum tempo, alguns dias penso. Três, será? É que tínhamos que atravessar toda a cidade para chegar lá. Era longe... na minha percepção. E parecia uma chácara. Parecia não. Era. Nas minhas lembranças era uma chácara aonde havia dezenas de pés de manga com um rio láááaa no fundo. Eu ainda não dava conta de subir nas mangueiras, mas aproveitava as madurinhas que caíam’. A prima Magela Sena Almeida, que na época morava na esquina das ruas General Carneiro com João Pinheiro, em Montes Claros, demonstra ter memória boa. Nunca se deve dizer que a memória não é boa, porque a cada vez que a pessoa repetir isto a memória fica pior. O quintal não tinha tanta mangueira, mas era cheio de jabuticabeiras, como já disse aqui noutra ocasião. Quanto ao ‘rio láááaa no fundo’, por incrível possa parecer, era um córrego de águas límpidas que foi transformado mais tarde em cloaca da sociedade, o córrego Vieira.
‘Dos bolos que seu pai fazia também me lembro até hoje. Mas era na casa da Rua São Francisco. Ele batia o bolo numa travessa linda, colorida por fora com um desenho azul e vermelho que atraíam meu olhar, mas me baralhavam as vistas. E não conseguia olhar por muito tempo. Mas o bolo era delicioso e eu esperava ansiosa a hora de comer um pedaço!’
Sim, Magela, eram bolos deliciosos! Lembro-me bem da figura de pai em pé na cozinha, com a travessa e um garfo batendo a clara de ovos até que ficasse consistente, ao ponto de poder emborcar a travessa e aquela espuma branca permanecia grudada. Depois, ele ia ao fogão de lenha e ajeitava as achas para esquentar o forno, tirando faíscas da madeira que chiava até no fogo. E nós ficávamos ali ao redor dele, em silêncio, às vezes, espiando a travessa e as mãos ágeis de pai, como gatinhos à espera do melhor. E o melhor vinha na hora da partilha do bolo. Bolo que deixou saudade em mim, em Nice e, agora, em Magela e deve ter deixado também noutras pessoas.
‘Interessante, ficou essa lembrança da sisudez do tio José ‘Bitaca’, mas ficou também de quanto eu gostava dele. Ele não me causava medo. Só respeito pelo jeito diferente de ser. Lembro-me que sempre me tratava bem. Conversava comigo, rapidamente, mas o fazia. E quando lhe pedia a benção, como era costume, respondia de uma forma pouco usual, que eu entendia assim: ‘São Deus!’ Boas lembranças!... Bons tempos!...’
Concordo: boas lembranças, bons tempos. Como bons também são os tempos atuais, tirante os problemas que afligem a cada um de nós no dia a dia. Ela se lembrou de algo interessante: o costume ‘pouco usual’ como pai respondia toda vez que um de nós lhe pedia a bênção: ‘SãoDeus!`, como se fosse uma só palavra, querendo dizer, em verdade: ‘Peça bênção a Deus’.
Isto acontecia toda noite. De Célia, a primeira da segunda leva de filhos, passando por Lúcia, Wanda, eu e Tone. Era como uma ladainha, antes de dormir. Em seus respectivos quartos, já deitados, cada um pedia um após o outro, sempre respeitando a hierarquia e a ordem de nascimento: ‘Bênção, mãe’. E mãe respondia, ‘Deus te abençoe’. E assim por diante, de per si.
Depois era a vez de pai: ‘Bênção pai’. E ele respondia lá do quarto: ‘SãoDeus’. Que eu saiba, ele não era chegado às práticas de igreja. Mas era crente principalmente porque não tinha como negar a Deus vivendo aquela realidade nua e crua de pai de onze filhos. Elvira, sim, ela era religiosa. Mulher de fé. Diante de algum problema na família, primeiro ela se recolhia ao quarto, onde ficava o oratório, e durante algum tempo conversava com Deus com intimidade porque Ele ouvia as preces dela ao ponto de mudar a realidade num piscar de olhos. Pequena, ágil, corajosa, foi mãe que nos deu o direcionamento assim que pai morreu, em 15 de janeiro de 1961, aos 58 anos. Se vivo fosse, ele faria 107 anos nesse janeiro de 2011. Fato curioso: 26 anos depois da morte de pai, no mesmo dia 15 de janeiro (de 1987), nascia o meu filho, Pedro, no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte. No mesmo hospital onde mãe morreu em 12 de maio de 1985. No dia ‘Dia das Mães’.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65062
De: Corpo de Bombeiros Data: Quarta 29/12/2010 09:14:53
Cidade: Montes Claros/MG

Vendaval no bairro Interlagos - Na noite de ontem, 28/12/2010, o Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar se deslocou até a Lagoa Interlagos, em Montes Claros/MG, onde um vendaval, acompanhado de chuva intensa, provocou danos no local onde estava sendo preparado um evento para comemoração da virada do ano. Felizmente não houve nenhum ferido, mas o responsável pelo evento afirmou que 17 barracas e 04 tendas foram danificadas pela força do vento e arremessadas dentro da lagoa, além de uma árvore natalina de aproximadamente 25 metros, confeccionada com materiais recicláveis, e um poste de iluminação pública que foram derrubados. O Corpo de Bombeiros desligou o disjuntor elétrico para evitar riscos de eletrocussão e realizou vistoria na fiação do poste de iluminação derrubado, uma vez que parte dele estava dentro da lagoa. Nesta ocorrência foram empenhados 08 militares e duas viaturas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65061
De: Alcides Data: Quarta 29/12/2010 09:05:11
Cidade: Montes Claros

Qua 29/12/10 - 8h54 - "As cidades que poderão ser afetadas por elevados volumes de chuvas nos próximos dias são: (...) M. Gerais (regiões de J. de Fora, Barbacena, BH, Muriaé, Manhuaçu, Ipatinga, G. Valadares, T. Otoni, M. Claros, Unaí, Almenara e Espinosa)"
Esta informação, tomada a princípio com ares de exagero, pode estar certa: a meteorologia elevou agora cedo a previsão de chuva para Montes Claros - 14 milímetros (hoje), 38, 38, 14, 28, 28 e 42 milímetros, nos dias seguinte, até a próxima segunda-feira. É preciso lembrar que a todo momento a meteorologia revisa a previsão. Pelo sim, pelo não, é preciso ficar atento e prevenir riscos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65058
De: Anamaria Azevedo Data: Quarta 29/12/2010 08:40:42
Cidade: Almenara/MG

Em relação à pergunta 64992, feita pelo Sr. Anísio no dia 27/12/2010, sobre a Escola Técnica Federal, tenho a dizer que isto já é realidade. Não somente na cidade de Montes Claros. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais- IFNMG foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei n. 11.892, mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas, juntamente com as novas Unidades de Ensino Descentralizadas (UNEDs) de Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros e Pirapora, dentro do plano de expansão do Governo Federal. Ele abrange toda a Mesorregião do Norte de Minas e parte da Mesorregião Noroeste de Minas e Jequitinhonha. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais está organizado em uma estrutura multi campi, constituído, pelos campi: Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas. A reitoria deste Instituto localiza-se na cidade de Montes Claros, na Rua Gabriel Passos, nº 259, Centro, em frente ao Bar Papaula. Inclusive oferece educação de qualidade e gratuita para alunos que concluiram o ensino médio ou que ainda estão cursando.O IFNMG também desenvolve programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica, bem como realiza e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e tecnológico.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65048
De: dallson santos Data: Terça 28/12/2010 21:03:26
Cidade: montes claros mg  País: bra

Nesta noite uma ventania muito forte, na regiao do bairro guaruja, interlagos deixou varias marcas na cidade. o vento carregou varias barracas q estavam em volta da lagoa para o reiveillon na pampulha. derrubou tmb a arvore gigante de natal q estava ali presente, felismente nao teve vitimas. a policia militar e o corpo de bombeiros esta presente no local para cercar o local para nao aver acidentes. Mais sera q ira dar tempo para deixar tudo como estava, ate dia 31?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65040
De: UFMG Data: Terça 28/12/2010 15:46:46
Cidade: Moc/MG

O Instituto de Ciência Agrárias da UFMG - Campus Regional Montes Claros, através desse respeitado mural, gostaria de informar que:A partir do próximo dia 03 de janeiro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo das vagas remanescentes para o curso de Mestrado em Ciências Agrárias do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro de 2011.
Serão oferecidas 15 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2011.Mais informações pelos telefones (38) 2101-7748 ou (38) 2101-7760 ou na página eletrônica do mestrado: http://www.ica.ufmg.br/mestrado_ica/.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65035
De: Ricardo Data: Terça 28/12/2010 12:16:16
Cidade: Montes Claros

Ter 28/12/10 - 12h08 - "Os vereadores (...) aprovaram ontem a reforma tributária (...), que reajustou a planta de valores imobiliários de Montes Claros de 4,5% a 100% e aumentou a alíquota do..."
Um único vereador, apenas um, não deu o seu voto ao aumento de impostos em Montes Claros, decidido sem discussão, no apagar das luzes, quase clandestinamente, em regime de super-urgência. Agora é esperar: os vereadores vão aumentar os próprios salários.(...) Em tempo: no cálculo do salário de vereador entra a arrecadação da prefeitura. (...) Portanto, quanto mais impostos criarem para os outros, mas salários terão! (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65034
De: Daniel Panobianco Data: Terça 28/12/2010 12:01:40
Cidade: Paraná

Chuvas torrenciais devem castigar vários Estados nos próximos dias - Daniel Panobianco - A situação é de alerta em mais de mil municípios brasileiros em virtude do grande volume de chuva projetado por diversos modelos numéricos, dentre eles o norte-americano GFS, que calcula uma extensa área territorial a receber mais de 200 milímetros de chuva até o dia 4 de janeiro. As cidades que poderão ser afetadas por elevados volumes de chuvas nos próximos dias são:
(...) Minas Gerais (regiões de Juiz de Fora, Barbacena, Belo Horizonte, Muriaé, Manhuaçu, Ipatinga, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Unaí, Almenara e Espinosa).
Goiás (regiões de Goiânia, Luiziânia, Goiás, Uruaçu, Goianésia e Alto Paraíso e Goiás).
Bahia (regiões de Barreiras, Correntina, Brumado, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié e Ibotirama).
(...) Ressalta-se que cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo já estão sofrendo com temporais e enchentes, fato confirmado após previsão feita na semana passada. As informações disponibilizadas pelos centros de pesquisas são repassadas de imediato às Defesas Civis e centros de monitoramento de desastres dos municípios, mas como de praxe no Brasil, a informação que chega à população sempre vem depois do ocorrido. Cabe aos veículos de comunicação informar e alertar a população sobre os eventos severos previstos, uma vez que a maioria dos veículos sabe somente divulgar danos de tragédias e não de previsões para minimizar os danos naturais.
Com a previsão de muita chuva para os próximos dias, cidades com infraestrutura precária ou com históricos de enchentes e/ou deslizamentos podem começar um novo ano com uma nova marca de prejuízos, assim como em janeiro de 2010, onde o Rio de Janeiro viu uma "tragédia anunciada", antes desprezada pela imprensa e de certa forma pela população, se concretizar em uma massa de entulhos e um saldo em mais de 200 pessoas mortas.

(No mapa acima, a área vermelha cobre as regiões onde a chuva pode atingir 200 milímetros)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65032
De: Hoje em Dia Data: Terça 28/12/2010 11:18:14
Cidade: Belo Horizonte / Mg

Câmara aprova aumento de IPTU – Os vereadores montes-clarenses aprovaram ontem a reforma tributária municipal, que reajustou a planta de valores imobiliários de Montes Claros de 4,5% a 100% e aumentou a alíquota do Imposto Sobre Serviços de vários itens. O prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) se reuniu antes com os vereadores da bancada. A sessão extraordinária da Câmara foi iniciada às 17h. a única mudança definida no projeto é a redução da alíquota do ISS da construção civil, que passaria de 2% para 3,5%, mas depois ficou em 2,5%. Assim, o ISS de uma obra de R$ 100 mil será aumentado em R$ 1,5 mil, conforme cálculos de profissionais da área. O ISS dos pequenos estabelecimentos foi reduzido de R$ 220 para R$ 120. O vereador Cláudio Rodrigues (PPS) alertou que aumentaram a planta de valores do comércio da área central em mais de 60%. Ildeu Maia (PP) disse que qualquer aumento doerá no bolso, mas havia necessidade de mais recursos para obras. Também foram criadas as taxas municipais de Turismo, Meio Ambiente e Fiscalização Sanitária, que entram em vigor em 2011.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65031
De: Mírian Data: Terça 28/12/2010 10:46:31
Cidade: Montes Claros/MG

Em relação à pergunta 64992, feita pelo Sr. Anísio no dia 27/12/2010, posso responder. O gato não comeu!...O IFNMG-Campus Montes Claros iniciou suas atividades letivas em 5/10/2010, oferecendo os cursos técnicos de nível médio em: Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e informática, para um total de 220 alunos, aprovados em processo seletivo. Acrescento ainda que em 19/12/2010 foi realizado o processo seletivo para o primeiro semestre de 2011, para os mesmos cursos. o IFNMG-Campus Montes Claros tem previsão de início de seus cursos superiores para o segundo semestre de 2011, quando já estará em sede própria, que está sendo construida no bairro Village do lago III. Os cursos funcionam provisoriamente na Escola Municipal Ruy Lage, situada na rua j, 155, bairro Planalto II e na Fundação Irmã Dulce, situada na rua Santa Terezinha, número 45, bairro cidade nova. Para maiores informações, acesse o site: www.ifnmg.edu.br

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65030
De: Luiz Silva Data: Terça 28/12/2010 10:29:03
Cidade: Belo Horizonte (MG)

Sou de Montes Claros e resido acerca de seis anos na capital mineira. Acompanho todos os dias o montesclaros.com e leio com atenção as matérias veiculadas pelos muralistas. À respeito da “rusga silenciosa” travada entre os munícipes, as autoridades constituídas e os donos de bares/boates e usinas ambulantes de som, percebo que caminharemos para a barbárie caso algo de concreto não aconteça para impedir de vez esses atos insanos de pessoas que querem afrontar a Ordem Pública. Enquanto aqueles que deveriam sanar o problema se fazem de moucos, os poluidores aproveitam o vazio de autoridade para tirar o sono dos cidadãos de bem desta cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°65029
De: Hildebrando Data: Terça 28/12/2010 10:27:31
Cidade: Moc /MG

Está marcada uma chuva de 28 milímetros, hoje, em Montes Claros. Isto, se a meteorologia acertar. Pela previsão, choverá até, e depois, da chegada do Ano Santo de 2011. A temperatura amena desta manhã deverá seguir até a próxima semana. É da mesma promessa, de agora há pouquinho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: