Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84946
De: Governo de Minas Data: Sexta 31/7/2020 09:56:34
Cidade: Belo Horizonte

Municípios mineiros receberão tratamento individualizado na nova fase do plano Minas Consciente
Divisão por microrregiões e progressão específica para cidades com menos de 30 mil habitantes são algumas das propostas
A realidade de cada município mineiro será considerada para determinar a reabertura segura da economia durante a pandemia da Covid-19. A progressão de ondas do novo Minas Consciente, que passa a valer a partir da próxima quinta-feira (6 de agosto), será feita avaliando características como tamanho da cidade, logística de atendimento e capacidade assistencial.
Para aprimorar a avaliação dos contextos locais, o plano contará com uma divisão por microrregiões, agrupando municípios que apresentam realidades semelhantes.
Outra mudança prevista na nova versão é o tratamento simplificado para municípios com menos de 30 mil habitantes. Essas cidades poderão progredir automaticamente para onda intermediária do plano, que permite a reabertura de mais serviços, caso apresentem baixo índice de casos ativos. Isso será permitido mesmo que a microrregião esteja na primeira onda, que contempla apenas serviços essenciais.
O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, explica que a reavaliação do protocolo teve como base a aproximação das realidades locais, sem perder a avaliação dos critérios sanitário e assistencial.
“O objetivo é dividir o estado seguindo as microrregiões de Saúde e fundir as cidades que não possuem uma característica de independência assistencial àquelas vizinhas que já eram a sua referência. Isso permitirá que, dentro de macrorregiões, seja possível identificar as microrregiões que têm melhor ou pior desempenho médio. Assim, no caso de um pior desempenho, podemos ser mais restritivos. E no caso de um melhor desempenho poderemos permitir a evolução nas ondas”, diz.
Microrregiões
As 62 microrregiões que serão contempladas pelo plano foram divididas em um trabalho conjunto entre as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Econômico, avaliando a condição de atendimento, a logística e a disponibilidade de leitos das cidades.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, explica que a nova divisão permitirá uma gestão customizada da reabertura.
“Como o estado é muito grande, nós tínhamos macrorregiões com realidades internas muito distintas. Um exemplo é a Noroeste, em que as cidades de Formoso, em um extremo, e Patos de Minas, no outro, tinham uma distância de centenas de quilômetros, com uma realidade diferente e capacidades de atendimento distintas. Esse recorte por microrregiões vai permitir um olhar individualizado na progressão de ondas”, disse.
Com base nos indicadores das microrregiões serão recomendadas as ondas de reabertura para aquelas cidades. A análise das 14 macrorregiões de Saúde também será feita semanalmente. Caso as indicações de onda sejam diferentes para a macro e a microrregião, caberá a cada prefeito definir qual critério se aplica melhor no contexto do seu município.
Municípios pequenos
Os municípios com menos de 30 mil habitantes também receberão um olhar individualizado, independentemente da situação da microrregião em que estiverem inseridos. Conforme o novo plano, essas cidades poderão avançar automaticamente para a onda intermediária, o que permite a reabertura de estabelecimentos como bares, restaurantes, salões de beleza e autoescolas.
Para a progressão, os municípios precisam apresentar um índice de contaminação inferior a 50 casos ativos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
A diferenciação foi feita após debate envolvendo a Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério Público e o Grupo Executivo do Plano Minas Consciente. Entendeu-se que municípios de pequeno porte, com população de até 30 mil habitantes, não possuem sistema de transporte coletivo relevante, que é indicado como uma das principais formas de contágio. Além disso, as rotinas e costumes são diferentes das cidades maiores e a densidade demográfica baixa é menos propícia a aglomerações.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84945
De: Estado de Minas Data: Sexta 31/7/2020 07:02:05
Cidade: BH

CHANTAGEM - Pré-candidato a prefeito de cidade do Norte de Minas é preso por ameaçar vazar fotos íntimas de mulheres
Homem foi preso pela Polícia Civil em Montes Claros e encaminhado a unidade carcerária em Bocaiuva - Ivan Drummond - Luiz Ribeiro - A Policia Civil prendeu, em Montes Claros, no Norte de Minas, um homem de 32 anos, suspeito de tentativa de extorsão de mulheres, sob ameaça de divulgar fotos íntimas delas na internet, além de explorar as vítimas financeiramente.
O suspeito, identificado apenas como M.R. F. C, de 32 anos, era pré-candidato a prefeito do município de São João das Missões, cidade de 13 mil habitantes, na mesma região.
Preso terça-feira (29), o suspeito está recolhido preventivamente na Cadeia Pública de Bocaiuva, também no Norte do estado. Conforme apurou a reportagem do Estado de Minas, a investigações também apontam que ele é usuário de cocaína.
De acordo com a delegada Karine Maia Costa, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Montes Claros, foram identificadas oito vítimas do município do Norte de Minas, das quais cinco prestaram depoimentos à polícia, narrando os fatos.
Ainda está sendo investigada a possível existência de mais vítimas, inclusive, em outras cidades. Já se sabe que uma mulher de Belo Horizonte registrou um boletim de ocorrência na Polícia Militar contra o mesmo homem, o que ainda está sendo apurado.
As investigações foram iniciadas no início de junho, quando a Defensoria Pública de Montes Claros, por intermédio da defensora pública Maiza Rodrigues, encaminhou duas mulheres à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Elas relatavam terem sido vítimas do pré-candidato a prefeito.
“Começamos a investigação e percebi que existiam várias mulheres que tinham feito boletim de ocorrência (contra o mesmo suspeito), mas que ainda não tinham procurado a nossa delegacia”, afirma Karine Maia. Segundo ela, a suspeita é de que o homem importunava as vítimas há mais de tres anos, já que a primeira ocorrência policial contra ele, relacionada a caso semelhante, foi registrada em 2016.
Conforme a investigação, por meio da redes sociais, o suspeito se aproximava de mulheres com perfis específicos: fragilizadas emocionalmente, casadas e com o relaxcionamento em crise ou separadas recentemente – e que não queriam se expor para a família, sempre com idades entre 45 a 50 anos, e resolvidas financeiramente.
A partir do envolvimento com as vítimas, ele conseguia fotos intimas delas, muitas vezes, sem que elas que percebessem. No momento em que as mulheres manifestavam interesse em romper com o investigado, eram ameaçadas de exposição do material – os `nudes` -, o que configura crime cibernético.
“Ele se aproximava de mulheres bem sucedidas. As seduzia e ganhava a amizade e um relacionamento amoroso delas. Quando elas tentavam se afastar, ele ameaçava publicar as fotos intimas nas redes sociais ou mandar para os parentes delas, explica Karine Maia.
A delegada usou o termo `sex extorsão` para definir o tipo de ação criminosa cometida pelo suspeito. “A sex extorsão é usada para extorsão, de cunho financeiro e também (serve) para conseguir favores sexuais. Ele (o suspeito) dizia para a vitima: `se você não ficar comigo, vou divulgar coisas suas`. Neste caso, trata-se de constrangimento ilegal”, explica Karine.
De acordo com a apuração policial, o suspeito explorava as mulheres financeiramente, fazendo com que elas pagassem despesas para ele, como contas de bares e restaurantes ou diárias em hotéis. Além disso, ele tentava extorquir as vitimas, embora não tenha conseguido receber pagamento de nenhuma delas.
Conforme a delegada, o pré-candidato a prefeito pediu dinheiro para uma mulher com quem iniciou uma conversa pela internet, ameaçando fazer revelações e mandar fotos para o marido dela. Como não recebeu o pagamento, ligou para o marido da mulher.
Na sequência, fez uma montagem de cunho pornográfico e enviou para o filho dela, afirmando que teve uma noite de sexo com a mãe do jovem `no apartamento dele`, embora isso não tivesse ocorrido.
A investigação também constatou que o suspeito teria encaminhado uma mensagem para uma mulher, ameaçando divulgar fotos intimas dela numa rede social, caso ela terminasse o relacionamento com ele. Como a vitima resistiu à chantagem, ele fez a postagem difamatória e a vítima acabou perdendo o emprego.
“Para outra mulher, ele ameaçou, que se ela não voltasse com ele, colocaria fogo no carro dela”, revelou Karine Maia. A delegada contou também que o suspeito chegou a se aproveitar de uma garota de programa. “Ele chegou a sair com a menina de programa. No dia seguinte, ele ligou para ela e falou: você me devolve o dinheiro que eu paguei. Senão vou divulgar fotos íntimas sua”, disse. Como não houve a devolução, as fotos intimas da garota teriam sido divulgadas ilegalmente.
Sem noção e impunidade
A reportagem tentou, sem sucesso, contato com a defesa do acusado. Porém, a delegada Karine Maia disse que, ao prestar depoimento, o suspeito não negou a tentativa de exposição publica das vítimas, tentando desqualificar ação criminosa.
“Ele é muito sem noção. Ele achava que é inatingível, que nada vai atingi-lo”, declarou a delegada, acrescentando que o pensamento do suspeito é que pagaria fiança e nada mais aconteceria.
"Na verdade, ele tinha um sentimento de impunidade e este sentimento o encorajou a ameaçar as mulheres”, observou Herivelton Ruas, delegado regional de Montes Claros, que participou da entrevista coletiva ao lado da delegada Karine Maria e do delegado Jurandir Rodrigues, chefe do 11º departamento da Policiai Cvil de Montes Claros.
Karine Maia disse que o objetivo agora, depois da prisão do suspeito, é que outras vitimas apareçam e prestem depoimento. “É importante que as vítimas nos procurem. Elas mão não devem ficar com vergonha, até porque o inquérito é sigiloso”, enfatizou a policial.
Reserva indígena
De acordo com a investigação, o acusado não revelou profissão, mas era uma pessoa com influência politica em São João das Missões, sendo ativo nas redes sociais. São João das Missões tem a maioria da população integrante da reserva indígena xacriabá. Mas o suspeito não tem origem na etnia.
Ainda segundo a policia civil, o homem já teve prisão decretada pelo não pagamento de pensão alimentícia. Ele foi preso no Condomínio Belvedere, na região Norte de Montes Claros. Não resistiu à prisão, mas, segundo a Policia Civil, tentou esconder o celular, o qual teria armazenadas provas dos crimes contras as mulheres.

***

O TEMPO - Pré-candidato a prefeito é preso por ameaçar vazar fotos íntimas de mulheres
O suspeito de 32 anos pretende disputar a prefeitura do município de São João das Missões nas eleições deste ano - DA REDAÇÃO - Um pré-candidato a prefeito do município de São João das Missões, no norte de Minas, foi preso preventivamente, nessa terça-feira (28), suspeito de extorquir mulheres e ameaçar divulgar imagens íntimas delas.
O homem de 32 anos foi preso em Montes Claros durante operação “Dolos” da Polícia Civil. Conforme informou instituição, até o momento, oito vítimas procuraram a delegacia e relataram ter sido ameaçadas e extorquidas pelo suspeito.
Segundo os investigadores do caso, o suspeito se aproximava de mulheres com perfis específicos: fragilizadas emocionalmente, casadas ou separadas recentemente, com idade entre 45 a 50 anos e resolvidas financeiramente. Enquanto mantinha o relacionamento com as vítimas , ele montava um dossiê com fotos e vídeos íntimos delas. No momento em que as mulheres anunciavam que queriam terminar o namoro, o homem as ameaçava dizendo que iria expor todo o material e as extorquia.
Também foi apontado que quando o suspeito não conseguia imagens íntimas, ele fazia montagens com os perfis das vítimas e as ameaçava. Além de exigir vantagem financeira para não divulgar o conteúdo, ele exigia encontros sexuais. Em vários casos, diante da negativa das vítimas, ele chegou a divulgar fotos para parentes, filhos, maridos, entre outras pessoas do convívio delas. Uma das mulheres perdeu o emprego após ter sua vida exposta no ambiente de trabalho.
Investigação
Oito já mulheres fizeram denúncias na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Montes Claros. Ainda segundo a PCMG, o suspeito tentou esconder o celular dele no momento da prisão, mas o aparelho foi encontrado e apreendido pelos policiais. Em depoimento, ele confessou os cirmes.
A Delegada Karine Maia, responsável pelo caso, reforçou a importância de mulheres que foram vítimas do home façam a denúncia. “A exposição a esse tipo de situação gera constrangimento, e, ainda, pode desenvolver quadro de ansiedade, medo e angústia nas vítimas pela exposição de sua privacidade”.
Segundo a PCMG, o inquérito será concluído em dez dias. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84944
De: Prefeitura Data: Quinta 30/7/2020 11:27:46
Cidade: Montes Claros

Lei define regras para o uso seguro de pipas e papagaios em Montes Claros- Attilio Faggi - A Lei Municipal nº 5.289 foi aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pela Prefeitura de Montes Claros no dia 28 de julho de 2020. A nova legislação estabelece práticas seguras para o uso de pipas, papagaios, raias e artefatos similares.
Segundo a lei que foi publicada nesta quinta-feira, 30, os artefatos só poderão ser utilizados em regiões de fazenda, sítios, clubes e áreas de recreação pública ou particular, desde de que garantida a distância de segurança da rede elétrica. A medida também estabelece que é proibido o uso de linha com cerol, linha chilena, ou qualquer tipo de linha cortante.
O descumprimento da legislação sujeitará o infrator à apreensão da linha, da pipa e de qualquer outro objeto utilizado pelo mesmo e multa de 10 a 200 Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros (UREF-MC), o que corresponde a valores entre R$ 375,10 e R$ 7.502, além das responsabilidades civis e penais cabíveis. Se o material apreendido estiver em poder de criança ou adolescente, seus pais ou responsáveis serão notificados da infração e o caso será comunicado ao Conselho Tutelar.
A Lei nº 5.289 será regulamentada no prazo máximo de 150 dias pelo Executivo, que estabelecerá as áreas em que poderão ser empinadas as pipas e os órgãos e agentes públicos competentes para a fiscalização.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84943
De: Prefeitura Data: Quinta 30/7/2020 08:41:50
Cidade: Montes Claros

Montes Claros vai usar quase 400 agentes de saúde para combater a COVID-19 - A partir desta quinta-feira, 29, a Prefeitura de Montes Claros vai utilizar 382 agentes comunitários de saúde para garantir o cumprimento das medidas de combate à COVID-19 na cidade. O reforço deverá atuar em comércios e demais estabelecimentos para assegurar a aplicação de regras como o isolamento social e a utilização de máscaras.
O reforço se deu devido ao crescente número de infectados na cidade. Os agentes foram realocados de forma emergencial das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os servidores que demonstraram interesse passaram por uma capacitação para atuar nas ruas. Além da remuneração dos seus cargos, foi garantido um incentivo de 50% nos vencimentos.
Nesta quinta-feira os agentes farão, das 8 às 17 horas, um grande mutirão para fiscalizar o comércio da região central da cidade. Os fiscais serão distribuídos em 15 rotas pelas ruas do Centro. A partir da sexta-feira, 30, os agentes serão divididos em 17 equipes, que irão atuar em diversos bairros de Montes Claros. Os locais foram escolhidos de acordo com a quantidade de notificações. A fiscalização também será realizada no período noturno. É importante destacar que, durante todos os dias, 60 agentes permanecerão de forma fixa na região central.
Os novos fiscais deverão orientar e notificar aqueles estabelecimentos ou pessoas que estejam descumprindo medidas básicas de combate à COVID-19. Para tanto, os agentes terão o apoio da Guarda Municipal e de agentes de fiscalização da Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), que possuem atribuição para lavrar autos de infração a partir das irregularidades relatadas.
***

Prefeitura - 15h58m - A Prefeitura de Montes Claros colocou em atividade na manhã desta quinta-feira, 30, 382 agentes comunitários de saúde que foram direcionados para atuar na linha de frente do combate à COVID-19, ajudando a garantir o cumprimento de medidas de isolamento social e a utilização de máscaras.
Nessa manhã os agentes realizaram um mutirão nos estabelecimentos comerciais da região central. Pela tarde, os novos fiscais já foram direcionados aos bairros, priorizando aqueles com maior número de notificações.
(...)
Os novos fiscais deverão orientar e notificar aqueles estabelecimentos ou pessoas que estejam descumprindo medidas básicas de combate à COVID-19. A fiscalização também será realizada no período noturno. Ao todo, serão 17 equipes em atuação por diversos bairros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84942
De: Libelula Data: Quinta 30/7/2020 04:40:04
Cidade: Montes claros  País: Brasil

Voando estou
Rasantes e altos
Pelas colinas de Minas
Pelos alpes suíços
Pelas savanas africanas
Pelo deserto do Atacama
Pelas pirâmides do Egito
Pela muralha da china
Pouco tenho visto.

Abro meus olhos
Ergo meu corpo esguio
Levanto minhas leves asas
Início um vôo mais longo
Vejo as Américas
Seu povo triste
Carente está
Motivos, há

Fito meus olhos
A procurar
Um humano
A não reclamar
Devolvo com amor
Os olhares a mim dirigidos
Com um bater de minhas asas
Um abraço reconfortante
Do animal amigo!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84941
De: Governo de Minas Data: Quarta 29/7/2020 19:14:38
Cidade: BH

Governo de Minas lança novas regras para o Minas Consciente
Mudanças foram formuladas após consulta pública e diálogo com sociedade, prefeituras e agentes econômicos
O governador Romeu Zema lançou, nesta quarta-feira (29/7), as novas regras para o plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para orientar a retomada segura e responsável da economia nos municípios.
O novo protocolo, que considerou uma consulta pública com 630 contribuições, pretende adequar as regras ao momento de platô da pandemia no estado, que indica estabilidade no número de novos casos e óbitos. Para definir as mudanças, também foi considerado o aumento de 71,8% no número de leitos de UTI na rede pública de Saúde nos últimos três meses.
O governador ressaltou que o novo plano foi desenvolvido para simplificar as regras, tornar os critérios mais intuitivos e contemplar as necessidades específicas dos municípios, principalmente aqueles com menos de 30 mil habitantes.
“Após três meses da criação do Minas Consciente, conseguimos saber o que funcionou melhor, o que não funcionou tão bem e o que precisava de ajustes. Fizemos uma mudança nas ondas de reabertura, passando de quatro para três. Também percebemos que as cores geravam confusão, então agora elas serão como em um semáforo de trânsito, para tornar mais intuitivo. Outro ponto que queremos salientar é que os municípios com menos de 30 mil habitantes terão um tratamento simplificado, já que não possuem transporte coletivo e têm menos tendência a aglomerações”, disse.
Adaptação
Zema também destacou que a segunda fase do plano acontece após a decisão judicial que impôs aos municípios a adesão.
“Vimos a necessidade de regionalizar ainda mais, para considerar as características específicas das cidades, já que elas deverão obrigatoriamente seguir as regras a partir de agora. Por isso, teremos agora a divisão por macrorregião e também por microrregião, com as ondas indicadas para cada uma delas. Os gestores poderão optar por qual regra aderir, a mais ampla ou a mais específica, de acordo com os critérios que julgar mais adequados no seu município”, explicou.
O governador lembrou que o momento ainda não é de relaxamento e é fundamental continuar adotando os critérios de proteção para manter a doença sob controle em Minas.
“Embora o novo plano proponha a liberação de mais atividades, continuaremos tomando todos os cuidados. A intenção dos novos critérios implementados continua sendo a de preservar a vida dos mineiros. O foco é na saúde”, disse.
Ondas
As novas ondas do plano serão divididas da seguinte forma:
Onda 1 - Vermelha – Serviços essenciais
Exemplos: supermercados, padarias, farmácias, bancos, depósitos de material de construção, fábricas e indústrias, lojas de artigos de perfumaria e cosméticos, hotéis
Onda 2 – Amarela – Serviços não essenciais
Exemplos: lojas de artigos esportivos, eletrônicos, floriculturas, autoescolas, livrarias, papelarias, salões de beleza
Onda 3 – Verde – Serviços não essenciais com alto risco de contágio
Exemplos: academias, teatros, cinemas, clubes
Atividade especial
Escolas (seguirão regras específicas)
Protocolo
Além da mudança na divisão das ondas, o novo plano trará um protocolo único de higiene e distanciamento, a ser cumprido por todas as empresas. As definições específicas, como regras a serem seguidas em refeitórios ou alojamentos, serão destrinchadas em parágrafos.
Critérios
Outra alteração foi a revisão dos indicadores que norteiam a tomada de decisão. Agora, passarão a ser considerados: taxa de incidência Covid-19; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto; taxa de ocupação de leitos UTI Adulto por covid-19; leitos por 100 mil habitantes; positividade atual RT-PCR; % de aumento da incidência; e % de aumento da positividade dos exames PCR.
Regionalização
A análise dos dados será feita no âmbito microrregional, que vai agrupar um número menor de cidades para contemplar características mais específicas. Semanalmente, serão divulgados os índices da microrregião e da macrorregião, com ondas recomendadas para cada uma delas, conforme os indicadores.
A tomada de decisão sobre qual critério seguir, o recomendado para a macro ou a microrregião, ficará a cargo de cada prefeito.
Municípios pequenos
Outro ponto importante é o recorte para municípios de até 30 mil habitantes. Esses locais terão a oportunidade de irem para a segunda onda amarela, independentemente da onda em que estiver a sua microrregião, desde que a taxa de incidência não esteja superior a 50 casos para cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
Adesão
Até o dia 29 de julho, 302 municípios mineiros haviam aderido ao plano Minas Consciente, o que representa 35% do total. Ao todo, 7 milhões de mineiros já estão contemplados.
Consulta pública
A revisão do Minas Consciente foi realizada após consulta pública, que contou com 630 contribuições, sendo a maior desde a publicação do site Consulta Pública.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84940
De: Prefeitura Data: Quarta 29/7/2020 17:13:01
Cidade: Montes Claros

(...) O Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira intensificou as medidas de prevenção ao contágio da COVID-19 com a aquisição de medidores de temperatura, feita pelo PREVMOC (Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Montes Claros), autarquia municipal responsável pela administração do Shopping.
Além dos medidores, que estão sendo utilizados em cada uma das três portas de acesso ao local, a administração está disponibilizando também álcool 70% e só permite a entrada daqueles que estiverem usando máscara. Já no interior do Shopping, foram retirados os bancos de uso comum e interditado o uso dos bebedouros e do elevador.
A administração do Shopping pede que todos respeitem as medidas de prevenção ao coronavírus e, com isso, mantenham um ambiente seguro para os lojistas, funcionários e frequentadores do local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84939
De: Governo de Minas Data: Quarta 29/7/2020 16:20:47
Cidade: Belo Horizonte

Média de óbitos reforça tendência de estabilização da covid-19 em Minas - De acordo com as projeções, a fase de platô poderá seguir até agosto, sem tendência de aumento dos números - Durante a coletiva virtual realizada nesta quarta-feira (29/7), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, apresentou análises gráficas do número de óbitos por covid-19 e da taxa de ocupação de leitos no estado. Segundo o secretário, os dados reforçam a ideia de que Minas Gerais se encontra na fase de platô, período que poderá durar até meados de agosto.
“O acompanhamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) mostra que, embora haja uma aglomeração de óbitos desde o dia 2 de julho, não há uma tendência nítida de aumento. De acordo com as projeções, há uma indicação de horizontalização, que caracteriza o chamado platô”, explicou Amaral.
Os gráficos apresentados pelo secretário destacam uma comparação entre os seguintes recortes: número de óbitos relativos à data de ocorrência e número de óbitos relativos à data de confirmação pela SES (inserção da informação no boletim epidemiológico).
“De acordo com a média móvel de óbitos nos últimos três dias, comparando esses dois recortes, é possível perceber a ocorrência de atraso da confirmação no boletim em relação à data em que o óbito de fato aconteceu. Além disso, também é possível observar uma redução no número de óbitos”, explica o secretário.
Apesar das projeções, Amaral pontua que, embora ainda seja cedo para se falar em queda da curva, tudo indica que não haverá uma alta considerável nos números da covid-19 em Minas. “É muito provável que ainda estejamos no platô. Mas, possivelmente não teremos um aumento muito significativo de óbitos diários em relação ao que temos hoje”.
Taxa de ocupação
Em relação aos leitos de UTI, o secretário de Saúde afirmou que, no momento, a ocupação está menor, se comparada a meados de julho, o que demonstra uma certa estabilização do cenário. “Isso pode demonstrar que, ao que tudo indica, paramos de ter a demanda por ocupação de UTI. Tal sinalização é muito importante, já que os níveis da ocupação antecedem aos óbitos em cerca de dez dias”, disse Amaral. Hoje, a taxa de ocupação geral de leitos de UTI no estado está em 67,44% e de leitos de enfermaria em 59,02%.
Ainda de acordo com o secretário de Saúde, todos os dados coletados e análises realizadas são fundamentais para o enfrentamento e controle da covid-19 em Minas. “A partir desse trabalho é possível apresentar um direcionamento quanto às orientações necessárias para evitar um desequilíbrio na assistência à saúde da população”, explicou.
Minas Consciente
Também como forma de aperfeiçoar o controle da pandemia, o secretário de Estado adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral, informou que nesta quarta-feira (29/7) será apresentada a nova versão do plano Minas Consciente, após contribuições realizadas por meio de consulta pública. A divulgação será feita hoje, às 16h30, pelo governador Romeu Zema, em uma live nas redes sociais.
O plano Minas Consciente, que orienta a retomada segura das atividades econômicas nos municípios mineiros a partir de critérios técnicos e epidemiológicos, tem a adesão de 302 cidades até o momento, o que representa um impacto em 7 milhões de pessoas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84938
De: Governo de Minas Data: Terça 28/7/2020 17:19:53
Cidade: Belo Horizonte

Taxa de contágio da covid-19 em Minas indica estabilização - Isolamento adotado no estado, no início da epidemia, foi fundamental para evitar explosão no número de casos - Em coletiva virtual realizada nesta terça-feira (28/7), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, analisou as mudanças sobre a taxa de contágio da covid-19, o chamado RT — indicador que apresenta o impacto da contaminação do vírus em determinada região.
“Em março, o RT inicial estava em 4. Ou seja, uma pessoa transmitia a doença para 4 pessoas que, por sua vez, transmitiam para outras 4 pessoas cada uma delas, formando uma progressão geométrica. Por isso, naquele momento, o isolamento foi extremamente oportuno, cortando a explosão de casos. Já nas últimas semanas, o RT do estado variou entre 1,05 e 0,98, o que tende a nos mostrar que estamos num momento de estabilização”, disse o secretário.
Amaral destacou a variedade de cenários apresentada pelas diferentes regiões de Minas em relação à disseminação da covid-19.
“Isso faz com que, embora tenhamos um RT médio do estado, cada região tenha a sua taxa independente. Por essa razão, nós, na SES, sempre avaliamos o estado como um todo, as regiões separadas por macrorregiões e também as microrregiões, para termos uma ideia mais clara de como está a situação”, explicou.
Projeções
O secretário reforçou a importância das projeções realizadas pela SES sobre a covid-19 e como cada cenário implica em avaliações constantes.
“Por exemplo, nós falamos que poderíamos ter um pico e, com mais de 40 dias de antecedência, começamos a tomar as medidas para que isso não ocorresse. Até o momento, tudo leva a crer que conseguimos um certo achatamento. Embora tenhamos a ocorrência de muitos casos, não tivemos uma explosão nos números, com uma consequente desassistência em Minas Gerais”, afirmou Amaral.
Revisão do Minas Consciente
Em alinhamento com as projeções e análises da SES, o secretário de Estado adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, disse que está em fase final de análise a nova versão do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para orientar os municípios sobre a retomada segura das atividades, a partir de dados técnicos e epidemiológicos.
“Essa nova versão recebeu contribuições importantes de toda a sociedade e está em elaboração. Lembramos que essas alterações têm por objetivo a adaptação a esse novo momento, o que não significa que vamos relaxar no nosso comportamento individual, com relação às medidas de prevenção à covid-19”, ressaltou Marcelo Cabral.
O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, ainda destacou que qualquer possibilidade de flexibilização das atividades está condicionada não só às ações desenvolvidas pelo Estado para o enfrentamento à pandemia, mas também ao engajamento da população.
“Minas Gerais tem tido um número de óbitos reduzido, se comparado a outros estados. Temos ainda uma capacidade assistencial importante e não tivemos desassistência. Entretanto, para pensarmos futuramente em avançar nas ondas ou na flexibilização, é fundamental que o cidadão tenha o máximo de engajamento nas medidas. É fundamental que cada um faça a sua parte, com o uso de máscaras e com os cuidados gerais de higiene”, pontuou o secretário de Estado de Saúde.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84937
De: Prefeitura Data: Terça 28/7/2020 16:52:06
Cidade: M. Claros

A construção do Complexo Viário João XXlll (área central da cidade) segue sendo executada em ritmo intenso pela Prefeitura de Montes Claros: as duas novas pontes serão entregues já nos próximos dias, e a empresa responsável pela obra está concluindo as duas pistas de desaceleração nas proximidades do Mercado Central Christo Raeff. Simultaneamente, a MCtrans está providenciando a instalação de semáforos na via, para organizar o fluxo de veículos.
As duas pontes terão trânsito no modelo pista inglesa (condutores passarão pelo local na mão esquerda de direção). Nos próximos dias, o cruzamento das avenidas João XXlll com Deputado Esteves Rodrigues (Sanitária) será fechado para a construção de uma nova ponte no local. Serão duas pistas duplicadas e duas passarelas para pedestres. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84936
De: Afonso Cláudio Data: Terça 28/7/2020 14:24:14
Cidade: Montes Claros/MG

"Homem, de 65 anos, cai em bueiro, de bicicleta, e fica tetraplégico em M. Claros - Terça 28/07/20 - 6h56. Um bueiro sem proteção em M. Claros opõe explicações da Prefeitura e da Copasa."

Esse acidente, como muitos outros, vem alertar aos pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e carroceiros que estejam sempre em atitude preventiva no trânsito, pois, independente de qual órgão público seja o culpado pela falha na proteção do bueiro, o fato mais grave, mais trágico, são os ferimentos que a vítima sofreu, tendo ficado tetraplégico e respirando por aparelhos, como relata o montesclaros.com.
A prevenção de acidentes evita muitas consequências, das mais leves, às mais graves, incluindo os óbitos.
A profissão exercida, ao longo de décadas, com participações em Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs), treinamentos e cursos de Segurança no Trabalho, bem como atividades técnicas e gerenciais, sempre nos permitem refletir sobre a necessidade de, antes de realizarmos alguma viagem, serviço ou as diversas tarefas diárias, planejarmos quais as medidas preventivas que devemos colocar em prática para que não sejamos vítimas de acidentes.
Aqui mesmo, neste Mural, sugerimos diversas atitudes desse tipo, por exemplo, ao dirigir em rodovias e nas cidades, no uso de celulares, para evitar acidentes na rede e instalações elétricas, acidentes com automóveis e veículos de 2 rodas e com as linhas de cerol e chilena.
Às vezes, com o simples ato de subirmos por uma escada segurando no corrimão podemos evitar quedas, lesões ou fraturas, por exemplo.
E, mais uma vez, lamentando que tenha ocorrido acidente tão grave, reiteramos aos leitores: façam uma análise prévia dos riscos que podem levar à concretização de algum acidente e como eliminá-los. Neste caso, em particular, seria possível visualizar o bueiro aberto, com antecedência? Em caso positivo, desviando do mesmo, o acidente não teria ocorrido. Qual foi o horário do deslocamento? À noite, o risco é muito maior.
É situação parecida com um cabo da rede elétrica, energizado, que caiu ao solo. Não se tocando nele, evita-se o acidente, resultando em ferimentos ou até a morte.
Por outro lado, que a identificação correta do órgão público que não providenciou a proteção do bueiro seja concluída, para que sejam tomadas as demais providências que o acidente exige.
E que o senhor, vítima do acidente, venha a se recuperar, pela graça de Deus e para a alegria dos seus parentes e amigos.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84935
De: Manoel Hygino Data: Terça 28/7/2020 08:18:27
Cidade: Belo Horizonte

Rui, aqui e sempre

Manoel Hygino

Há cem anos, Rui Barbosa, tão pouco lembrado no Brasil presentemente, pronunciou um discurso que se tornou antológico. Foi em 1920, como paraninfo dos formandos daquele ano, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, berço de algumas das maiores vozes das ciências jurídicas do Brasil.
Com 71 anos, já com saúde debilitada, o notável advogado que brilhara em Haia teve o texto lido pelo prof. Reinaldo Porchat. Em Belo Horizonte, a Del Rey o publicou, por iniciativa de Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, ex-confrade na Academia Mineira de Letras.
Confessa sua satisfação em dirigir-se a jovens, cujo coração “ainda está incontaminado; e Deus assim o preserve”. Rui dá uma aula àqueles que concluíam o curso jurídico. O orador declara que, “se não soube imitar nas artes medrançosas de político fértil em meios e manhas, em compensação tudo envidei por mostrar ao povo os costumes de liberdade e à República as leis do bom governo, que prosperam os Estados, moralizam as sociedades, e honram as nações”.
Acrescentou: “Preguei, demonstrei, honrei a verdade eleitoral, a verdade constitucional, a verdade republicana atendendo clientelas entre nós, sem armas, nem ouro, nem considerações mal achavam, em uma nacionalidade empobrecida e indiferente, nos títulos retos do seu direito”, que habilitavam “o mísero advogado a sustentar-lhes com alma, com dignidade, com sobraçaria, as desprezadas reivindicações”.
Em outro momento, adverte: “Ora, senhores bacharelandos, pesai bem que vós ides consagrar à lei, num país onde a lei absolutamente não exprime o consentimento da maioria, onde são as minorias, as oligarquias mais acanhadas, mais impopulares e menos respeitáveis, as que põem, e dispõem, as que mandam, e desmandam, em tudo a saber, num país onde, verdadeiramente, não há lei, não há moral, política ou juridicamente falando”.
Acrescenta: “Mas, no Brasil, a lei se deslegitima, anula e torna inexistente, não só pela bastardia da origem, senão ainda pelos horrores da aplicação. Ora, dizia São Paulo que boa é a lei, onde se escuta legitimamente: Bona est lex, si qui ea legitime utatur. Quer dizer: Boa é a lei quando executada com retidão. Isto é: boa será, em havendo no executor a virtude, que no legislador não havia. Porque só a moderação, a inteireza e a equidade, no aplicar das más leis, as poderiam, em certa medida, escoimar da impureza, dureza e maldade, que encerrarem. Ou, mais lisa e claramente, se bem o entendo, pretenderia significar o apóstolo das gentes que mais vale a lei má, quando inexecutada, ou mal executada (para o bem), que a boa lei sofismada e não observada”.
Conclui o pensamento: “De nada aproveitam leis, bem se sabe, não existindo quem as ampare contra os abusos, e o amparo sobre todos essencial é o de uma justiça tão alta no seu poder, quanto na sua missão”.
Naquela faculdade em que paraninfaria em 1920, Rui Barbosa colara grau cinquenta anos antes. Até o fim, em 10 de março de 1923, em Petrópolis, defendeu a tese: “Com a Lei, pela Lei e dentro da Lei, porque fora da Lei não há salvação”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84934
De: Libélula Data: Segunda 27/7/2020 21:28:51
Cidade: M. Claros

É o contraste entre essas duas manchetes do montesclaros.com - e o silêncio emocionado que há entre as duas, e as reflexões que sugerem - que nos animam a lutar, e a ter esperanças. As 2 manchetes, com intervalo de 17 minutos: ´Mais 2 mortes (agora 22) e 103 pessoas contaminadas pelo coronavírus em M. Claros, de sábado para hoje. Taxa de ocupação de leitos clínicos entra na zona de alerta. Consulte a situação bairro a bairro Segunda 27/07/20 - 18h54´ ´Coração valente, de 56 dias, pulsa, luta, e faz o Arcanjo vir e voltar pela vida entre BH e Janaúba Segunda 27/07/20 - 19h11´ Sim, a vida é bela, e merece ser vivida, e lutada, a cada minuto. Não vamos desistir. Há uma força superior guiando tudo. Há Luz Acima. Vamos, vamos todos nesta luta.
Nome: Lilelula
E-mail: Lsagua@ gmail.com
Cidade: Montes claros/MG
Comentário: ... é o que nos faz lutar! Esse coração valente já é um vencedor. A mim, cabe continuar refletindo o ano de 2020, às vezes muito complexo de se pensar ou concluit algo sobre dois dois e dois zeros, otimista que sou, me apego aos dois dois para não ser literalmente anulada pelos,aqui,neste contexto,dois zeros, é preciso lutar, é necessario, a batalha está a nós desafiar, já bateu em minhas portas várias vezes e conseguimos vencer. Lutar por mim,por nós,por vocês. Enquanto todos os corações forem valentes uns pelos outros, dobraremos nossos joelhos diante Daquele que nos rege com a Santa maestria. Glória e honra a Luz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84933
De: Berti Data: Segunda 27/7/2020 19:30:05
Cidade: BH

É o contraste entre essas duas manchetes do montesclaros.com - e o silêncio emocionado que há entre as duas, e as reflexões que sugerem - que nos animam a lutar, e a ter esperanças.

As 2 manchetes, com intervalo de 17 minutos:

"Mais 2 mortes (agora 22) e 103 pessoas contaminadas pelo coronavírus em M. Claros, de sábado para hoje. Taxa de ocupação de leitos clínicos entra na zona de alerta. Consulte a situação bairro a bairro
Segunda 27/07/20 - 18h54"



"Coração valente, de 56 dias, pulsa, luta, e faz o Arcanjo vir e voltar pela vida entre BH e Janaúba
Segunda 27/07/20 - 19h11"


Sim, a vida é bela, e merece ser vivida, e lutada, a cada minuto. Não vamos desistir. Há uma força superior guiando tudo. Há Luz Acima. Vamos, vamos todos nesta luta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84932
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 27/7/2020 19:09:32
Cidade: M. Claros

Corpo de Bombeiros realiza transferência de recém-nascido do hospital FUNDAJAN para hospital em Belo Horizonte
Na tarde de hoje, dia 27/07/2020, segunda-feira, o Corpo de Bombeiros integrados com equipe médica do SAMU deslocaram na aeronave Arcanjo 07, de Belo Horizonte para Janaúba, a fim de transporte aéreo inter-hospitalar de uma recém-nascida de 56 dias, que estava internada no hospital FUNDAJAN e transferida para o hospital BIOCOR em Belo Horizonte.
Conforme informações do Hospital FUNDAJAN, a menina nasceu com má formação no coração e permaneceu internada no hospital sob cuidados médicos enquanto ganhava peso para ser submetida a cirurgia no hospital BIOCOR em Belo Horizonte.
Apoiada pela unidade de Resgate do Pelotão de Bombeiros de Janaúba, a criança foi transportada em uma UTI neonatal móvel, mantendo sinais vitais preservados e estáveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84931
De: Governo de Minas Data: Segunda 27/7/2020 17:37:09
Cidade: BH


Análises apontam para queda dos casos de covid-19 daqui a duas semanas

Saúde apresenta novas projeções para a doença durante coletiva virtual

Minas Gerais registra, até o momento, 113.718 casos confirmados da covid-19 e 2.461 óbitos. Para falar sobre a situação da doença no estado, bem como sobre novas projeções, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário de Estado adjunto de Saúde Marcelo Cabral participaram de coletiva virtual, nesta segunda-feira (27/7).

De acordo com Carlos Eduardo Amaral, o acompanhamento diário da taxa de ocupação de leitos em Minas Gerais vem sinalizando que, de fato, o estado encontra-se na fase de platô. “Nos últimos dez dias, observa-se claramente que a ocupação de leitos mantém certa estabilidade. Mesmo as regiões que apresentavam taxa de ocupação maior, reduziram seu patamar, passando a indicar estabilidade. Esse dado é importante para nós, justamente por caracterizar o que chamamos de platô”, explica.

Projeções

De acordo com Carlos Eduardo Amaral, as novas projeções apontam possibilidade de queda nos números da doença para daqui a duas semanas. “De forma geral, entendemos que esse platô deva durar até meados de agosto e, aí sim, começaremos a ver uma queda mais expressiva. Ressaltamos que há vários fatores associados, como de contaminação, climático, de mobilidade, de distanciamento, entre outros. Efetivamente, nós precisamos acompanhar toda a situação”, afirmou o secretário de Saúde.

Ocupação

Ainda de acordo com o Carlos Eduardo Amaral, o primeiro marcador que se tem no que se refere à avaliação da situação da covid-19 em Minas, é a taxa de ocupação. “A ocupação dos leitos é a primeira medida que nos chama atenção ao longo da evolução de um caso da covid-19. Isso porque uma pessoa contaminada apresentará sintomas por volta de três a cinco dias após o contato. Um possível agravamento, com necessidade de internação, pode ocorrer entre dez e 14 dias e, caso, lamentavelmente, haja a ocorrência de óbito, isso levará uma média de dez a 14 dias.

“Posteriormente, até que a notificação seja feita junto à SES, tem-se mais dez dias. Devido a essa sequência de eventos, os óbitos demoram um pouco mais para nos sinalizar algo concreto”, detalhou Carlos Eduardo Amaral.

Até o momento, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Minas Gerais está em 67,34%. No que se refere aos leitos de enfermaria, esse número está em 57,51%. “Isso significa que ainda temos muitos leitos livres no estado. Do ponto de vista dos leitos de enfermaria, por exemplo, para dez leitos que nós abrimos, quatro estão disponíveis para uso, caso haja necessidade internação”, afirmou o secretário.

Surtos

Ao longo da coletiva, Carlos Eduardo Amaral também atualizou o número de surtos da covid-19 registrados em Minas Gerais até o momento. “Temos a ocorrência de surto quando mais de três indivíduos são acometidos numa comunidade restrita, por exemplo, uma empresa ou um asilo. Dessa forma, atualmente o estado registra em torno de 327 surtos, sendo 164 municípios acometidos. De maneira geral, todos os surtos mantiveram-se restritos”, pontuou Amaral.

Já o secretário adjunto de Saúde Marcelo Cabral destacou que o monitoramento dos casos de transmissão da covid-19 é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde, no âmbito dos municípios, conforme definido em protocolo.

Saiba mais sobre a covid-19 em coronavirus.saude.mg.gov.br.
---
Saúde Digital MG - Covid19 é uma plataforma para auxiliar na autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo direcionamento para acesso à rede de Saúde do Estado. O aplicativo está disponível para download no Google Play (Android) e na App Store (iOS).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84930
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 26/7/2020 14:54:46
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

26 de Julho DIA DOS AVÓS

(Abre aspas) -“O Dia da Vovó ou dos Avós é uma daquelas DATAS que geram polêmica por conta das críticas dos que só veem o lado comercial da comemoração.

Mas ela é muito mais que isso. Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza. O papel simbólico desempenhado pelos avós é muito importante para a criança.

Mesmo depois de mortos, costumam fazer parte das nossas, geralmente boas, lembranças da infância. Nem a morte os separa dos netos, pois eles continuam identificados à sua primeira infância.

Ao contrário do que se podem pensar, os avós fazem muito mais do que mimar os netos. Muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. Origem do dia - Comemora-se o Dia da Vovó em 26 de julho porque esse é o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. Conta a história que Ana e o marido, Joaquim, não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Ela teve uma menina quando já tinha idade avançada e a batizou de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas três anos. Ela é a padroeira das mulheres grávidas e dizem que concede gravidez às mulheres estéreis.

Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho Jesus.
São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avôs e avós.” (fecha aspas) - Fonte; GOB

- Lembranças dos meus avós Maternos: Dona Risolêta Sousa Silva e Amador José da Silva. Paternos: Alzira Ponciano Ribeiro e José Ponciano da Silva, que foram essenciais na minha formação.
Principalmente o meu avô Ponciano que me doutrinou acerca da honestidade. Sempre me dizia que uma frase do Charles Chaplin, que jamais foi esquecida: “Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.” – Além de muitas outras orientações.

26 / VII / 2020
(*) José Ponciano Neto: Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC) e Vice Presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas – AMALENM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84929
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 27/7/2020 07:59:44
Cidade: M. Claros

(...) Nesse Domingo (26/07), por volta das 21h10min, o Pelotão de Salinas foi acionado, para atendimento a uma ocorrência de capotamento de veículo, na rodovia MGC 342, Salinas Rubelita, na altura do km 285 distante aproximadamente 18 km de Salinas. No local, o veículo Parati de placa de São Paulo, era conduzido pela vítima, Senhor I. H. B. M. de 24 anos de idade, que perdeu o controle direcional do automóvel, vindo o veículo a capotar as margens da rodovia. A vítima/condutor sofreu somente escoriações pelo corpo. No veículo, além do condutor, havia mais três vítimas, sendo que duas foram atendidas e transportadas pela USB do SAMU de Salinas e a outra vítima de 85 anos, a senhora D. C. S. M. foi conduzida (juntamente com o motorista) pela Guarnição Bombeiro, sendo que a Senhora sofreu escoriações e corte um contuso nos membros inferiores, além de queixar-se de dor na região toráxica. Após isolamento do local e preservação da segurança das vítimas e das equipes que estavam na cena do acidente, as quatro vítimas foram imobilizadas e conduzidas para o Hospital Municipal de Salinas. Estiveram no local uma guarnição da PM de Salinas e a equipe Bravo do SAMU de Salinas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84928
De: Manoel Hygino Data: Sábado 25/7/2020 08:02:24
Cidade: Belo Horizonte

O trem da história

Manoel Hygino

Primeiro, houve a reunião com representantes de fundos estrangeiros que aplicam recursos na defesa da Amazônia. Depois, uma com os grupos brasileiros que ali atuam ou defendem medidas urgentes para evitar o desmatamento da maior reserva florestal do planeta. Ambas dirigidas pelo vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que é o coordenador do Conselho da Amazônia.
O problema é grave, grande, complexo e envolve inúmeros interesses, inclusive, políticos, antigos, e para os quais não se encontram ainda as vias adequadas de solução. Depois de tudo, Mourão – que é muito objetivo em suas posições – comentou com a Imprensa: “Os europeus, assim como a maioria dos brasileiros, desconhecem o que é a Amazônia. Basta dizer que tem quase o mesmo tamanho da União Europeia, que tem 4,4 milhões de metros quadrados, a outra, 4,2 milhões. Não é brincadeira”.
Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o revelam, à suficiência. Eles mostram que o desmatamento continua se acelerando no país, e isso soma quatorze meses consecutivos. Observe-se que o corte de mata nativa de junho deste ano era superior ao de 2019, que já era recorde, isto é, com crescimento de 10,7%.
O general Mourão reafirmou que o governo precisa encontrar soluções permanentes para a fiscalização na Amazônia legal, além da garantia da lei e da ordem, e que valerá até novembro. Aliás, o próprio coordenador admite que a operação deveria ter começado em dezembro do ano passado, se se quisesse alcançar resultados positivos contra os desmatadores, que pouco interesse têm pela Amazônia, pelo Brasil. A Guerra do Paraguai teria sido ganha em seis anos, se o Brasil tivesse, ao menos, cartas geográficas rudimentares da região.
Rondon cumpriu o seu histórico papel, percorrendo 35 mil quilômetros de trem, navio, canoa, cavalo, a pé e a nado. Seus estudos modificaram a geografia do Brasil. Agora, é obrigação das novas gerações.
O trem da história não passa duas vezes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84927
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 24/7/2020 20:00:11
Cidade: Montes Claros

Na manhã desta sexta-feira, 24 de julho de2020, o Corpo de Bombeiros Militar em conjunto com equipe médica do SAMU, realizaram a transferência de paciente do Hospital Regional de Janaúba para o Hospital Dilson Godinho em Montes Claros.
Conforme informações do Hospital Regional de Janaúba, o paciente V.S.D., de sexo masculino, 55 anos, tabagista e sem histórico de patologia, chegou consciente ao hospital com queixa de epigastralgia (dor na altura do estômago) e desconforto torácico. Após atendimento no setor de triagem do hospital, o paciente teve perda súbita da consciência, sendo identificado pela equipe médica do hospital, se tratar de PCR (parada cardiorrespiratória) por IAM (infarto agudo do miocárdio). A equipe médica do hospital realizou por aproximadamente 45 minutos a reanimação cardiopulmonar, sendo que entre as ações da equipe médica, foi necessário a emissão de choque elétrico através do desfibrilador, em seis ciclos de reanimação.
Após estabilizado o quadro clínico do paciente, a aeronave do Corpo de Bombeiros, Arcanjo 08, tripulada por militares do Corpo de Bombeiros e equipe médica do SAMU, e apoiada pela Unidade de Resgate do Pelotão de Bombeiros de Janaúba, realizaram o transporte aéreo inter-hospitalar do paciente, que apresentou até o momento da decolagem da aeronave com sinais vitais preservados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84926
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 24/7/2020 19:02:54
Cidade: Montes Claros/MG

Covid-19 em Minas Gerais

Classificação dos números de mortes por 100.000 habitantes, em ordem decrescente, devidas ao coronavírus, referentes a 30 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, às 10:00 de 24/07/2020:

Classif/Municípios/Populações/Mortes/Mortes por 100.000 hab

1º Teófilo Otoni 141.934 46 32,4
2º Ipatinga 263.410 74 28,1
3º Uberlândia 691.305 183 26,5
4º Gov. Valadares 279.885 70 25,0
5º Araguari 117.267 25 21,4
6º Cel. Fabriciano 109.855 22 20,0
7º Caratinga 92.062 16 17,4
8º Contagem 663.855 115 17,3
8° Belo Horizonte 2.501.576 432 17,3
9º Juiz de Fora 568.873 94 16,5
10º Betim 439.340 70 15,9
11º Janaúba 71.648 11 15,3
12º Ribeirão das Neves 334.858 46 13,7
13º Uberaba 333.783 45 13,5
14º Ibirité 180.204 24 13,3
15º Sabará 136.344 12 8,8
16º Curvelo 80.129 7 8,7
17º Pouso Alegre 150.737 13 8,6
18º Divinópolis 238.230 19 8,0
19º Santa Luzia 219.134 17 7,8
20º Poços de Caldas 166.085 10 6,0
21º Varginha 134.477 7 5,2
22º Vespasiano 127.601 6 4,7
23º Patos de Minas 150.833 7 4,6
24º Sete Lagoas 239.639 9 3,7
25º Pirapora 56.428 2 3,6
26º Passos 114.679 4 3,5
27º Montes Claros 409.341 13 3,2
28º Itabira 120.060 3 2,5
29º Januária 67.742 1 1,5

- Percentual do nº total de habitantes acima, em relação ao nº de habitantes do Estado: 9.201.314/21.119.536 = 43,6%
- Percentual do nº total de mortes dos municípios acima, em relação às do Estado: 1.403/2.315 = 60,6%

- A exemplo da mensagem 84.903, Montes Claros permanece hoje no 27º lugar, no conjunto de 30 municípios incluídos nesta análise, embora tenha passado de 2,7 para 3,2 mortes por 100.000 habitantes, entre 17/7/20 e hoje.

Que todos os motoristas recebam as bênçãos de São Cristóvão (seu dia: 25/7) e sejam protegidos de acidentes e qualquer tipo de violência. Que São Joaquim e Santa Ana (seu dia: 26/7), avós de Jesus, abençoem e protejam todos os avós. E que o Senhor nos livre de todo e qualquer mal.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84925
De: Policia Militar Data: Sexta 24/7/2020 14:39:15
Cidade: Montes Claros

(...) Por volta da 23h40min de quinta-feira (23), informações davam conta de que suspeitos receberiam drogas oriundas de Montes Claros. Diante disso, foi realizada uma operação com o intuito prendê-los. No km 459 da BR-135, os militares deram ordem de parada para dois suspeitos, de 23 e 36 anos, que estavam em uma motocicleta, mas eles não acataram a determinação e ainda jogaram o veículo contra os militares. Para repelir a iminente e injusta agressão, um policial efetuou um golpe de bastão no braço do piloto, instante em que piloto e passageiro vieram a cair ao solo. Após as buscas, foram encontradas 100 (cem) buchas de substância semelhante à maconha e 308 (trezentas e oito) pedras de substância semelhante ao crack que os suspeitos transportavam. Verificou-se também que havia mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio em desfavor de um dos suspeitos abordados, o de 36 anos. Após serem medicados, os dois autores foram conduzidos à Delegacia com os entorpecentes localizados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84924
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 24/7/2020 12:43:48
Cidade: Montes Claros- MG

DE BANDIDOS DA LAVA-JATO A MOCINHOS DO CORONAVIRUS

Depois das tragédias de Mariana – MG e Macacos (Distrito de Nova Lima-MG) a Vale S.A. doa cargas de máscaras, kits de testes rápidos e cestas básicas.

Outros principais Grupos Empresariais do país, citados em investigações da Operação Lava-Jato estão “oferecendo” recursos em espécie - infraestrutura ou insumos no combate ao Covid-19 .


Outras que estão sendo investigadas por sonegação de impostos e suspeita de fraude em promoções de Black Friday, também estão na mesma linha.
- São muitos grupos que estão passando por “mocinhos” – uma espécie de um "Robin Hood" moderno.

Quem se lembra da Petrobrás, Odebrecht, OAS, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, OAS, Camargo Corrêa, Galvão, Engevix, Lojas Renner, Mendes Junior, Gerdau, AmBev?
- Pois é!

“O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR” – É uma premonição! Não minha, mas, de muitos infectologistas e economistas. – “O vírus não vai acabar por agora! A economia não vai melhorar de forma milagrosa” - tem muita água para passar debaixo da ponte - de vez em quanto plumas de águas poluídas virão. Ninguém sabe até onde vai este pacote de bondade dos grupos empresariais do Brasil.

Faça uma reflexão. - Quem deve perdoar os novos mocinhos? A REPARAÇÃO destas variantes jurídicas vai depender de nós!

24/07/2020
(*) José Ponciano Neto é um brasileiro ressabiado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84923
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 24/7/2020 12:22:26
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais de 14, entre os 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 17/07/2020, 8h20m, e até 24/07/2020, 9h03m:

1º Peru 39,9% (passou de 12.615 para 17.654 mortes)
2º África do Sul 30,5% (de 4.669 para 6.093)
3º Chile 21,2% (de 7.290 para 8.838)
4º Índia 19,5% (de 25.602 para 30.601)
5º México 11,5% (de 37.574 para 41.908)
6º Arábia Saudita 11,2% (de 2.370 para 2.635)
7º Iran 10,8% (de 13.608 para 15.074)
8º Brasil 9,6% (de 76.688 para 84.082)
9º Rússia 7,6% (de 12.106 para 13.026)
10º Paquistão 5,3% (de 5.475 para 5.763)
11º Estados Unidos 4,3% (de 138.360 para 144.305)
12º Reino Unido 0,96% (de 45.204 para 45.639)
13º Itália 0,2% (de 35.017 para 35.092)
14º Espanha 0,04% (de 28.416 para 28.429)

- A China, onde teve início a pandemia do novo coronavírus, aparecia entre os 15 primeiros classificados da OMS até 23/5/2020, no 13º lugar, com 4.634 óbitos. Hoje, permanece com este mesmo número de óbitos, mas no 26º lugar.

II) Classificação da OMS hoje, que inclui casos confirmados, mortes e números de recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Brasil, 3º Índia, 4º Rússia, 5º África do Sul, 6º Peru, 7º México, 8º Chile, 9º Reino Unido, 10º Iran, 11º Paquistão, 12º Espanha, 13º Arábia Saudita, 14º Itália e 15º Colômbia.

III) Totais referentes ao Mundo, hoje: Mortes 633.656, Casos confirmados 15.526.057, Recuperados 8.813.886.

IV) Maiores números de mortes por coronavírus em Estados brasileiros, até hoje: São Paulo 20.894, Ceará 7.374, Rio de Janeiro 12.535, Pará 5.616, Bahia 3.044, Maranhão 2.840, Minas Gerais 2.238, Amazonas 3.193, Distrito Federal 1.218, Pernambuco 6.211, Espírito Santo 2.341, Paraíba 1.618, Paraná 1.545, Rio Grande do Sul 1.456, Alagoas, 1.457, Goiás 1.262, Sergipe 1.247, Rio Grande do Norte 1.650, Piauí 1.184 e Mato Grosso 1.491.
Total de mortes dos 20 Estados/DF acima: 80.414, que corresponde a 95,5% do total do Brasil (84.207, conforme o g1.com.br/coronavírus de ontem, 20h), composto por 26 Estados e Distrito Federal.
V) Conforme o JN de ontem, abaixo a situação da média móvel de mortes no Brasil:
Em alta - Amapá, Roraima, Paraíba, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina* e Rio Grande do Sul;
Em estabilidade - Acre, Pará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal;
Em queda - Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas;
* Situação gravíssima
"Essa comparação leva em conta a média de mortes confirmadas nos últimos 7 dias, até a publicação deste balanço, em relação à média registrada duas semanas atrás."

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84922
De: Policia Militar Data: Sexta 24/7/2020 09:50:58
Cidade: Montes Claros

(...) Por volta das 17h30min dessa quinta-feira (23), três homens, de 20, 30 e 32 anos, chegaram a um posto de combustíveis no bairro Ibituruna e anunciaram o roubo. Ao notar que os referidos se encontravam desarmados, os frentistas reagiram e imobilizaram dois dos autores. O terceiro saiu correndo sentido à Av. Maj Alexandre Rodrigues, sendo abordado e dominado por policiais militares que passavam pelo local. No referido posto de combustíveis os demais autores tiveram a prisão ratificada pela Polícia Militar, sendo todos conduzidos à Delegacia de Plantão. Um dos autores, de 30 anos, encontrava-se em regime de prisão domiciliar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84921
De: Prefeitura Data: Quinta 23/7/2020 15:47:45
Cidade: M. Claros

A Prefeitura de Montes Claros, através do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, implantou o sistema drive-thru na Policlínica do Alto São João para a realização de testes rápidos de detecção do novo coronavírus (COVID-19). A estrutura permite atender até 10 pessoas por hora, sendo que, desde o dia 20 desse mês, já foram realizados mais de 300 testes. Desse total, 60 pessoas testaram positivo para a COVID-19.
Para realizar a testagem, os pacientes são agendados de acordo com critérios clínicos e encaminhados pelo setor de Epidemiologia, após serem notificados pelos hospitais da cidade, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A estrutura funciona de segunda a sexta-feira e não tem um prazo definido de encerramento de atividades.
Após a coleta do material para exame, o paciente deverá solicitar o resultado pelo número (38) 9 8407-6987 (WhatsApp) ou (38) 2211-4317.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84920
De: Policia Militar Data: Quinta 23/7/2020 14:49:18
Cidade: Montes Claros

POLÍCIA MILITAR PRENDE EM MONTES CLAROS AUTORES DE ROUBO A POSTO DE COMBUSTÍVEIS EM CLARO DOS POÇÕES - Por volta das 10h15min dessa quarta-feira (22), a Polícia Militar foi acionada por funcionários de um posto de combustíveis localizado na Rodovia Br 365, km 50, no distrito de Vista Alegre (Água Boa), em Claro dos Poções. Segundo eles, dois indivíduos em uma motocicleta Honda Bros de cor preta foram até o posto de combustível e, portando uma arma de fogo tipo pistola, anunciaram o roubo e subtraíram um aparelho celular e a quantia de R$ 300,00 (trezentos reais). Em seguida fugiram sentido à cidade de Montes Claros. Assim, tão logo, os militares tomaram o conhecimento do fato, foi montado um cerco/ bloqueio e interceptação com o objetivo de localizar e prender os autores, bem como localizar os objetos subtraídos. Em rastreamento, já no perímetro urbano de Montes Claros, uma equipe de Blitz, recebeu as informações via rede de rádio de que os suspeitos estariam em fuga evadindo sentido à avenida Mestra Fininha da Silveira. Ao chegarem em frente à Secretaria Municipal de Esportes, a equipe deparou com um dos autores caído ao solo com ferimentos de arma de fogo. No local, um militar da reserva afirmou que teria ouvido som de sirenes de viaturas e visualizado quando dois indivíduos em uma motocicleta teriam caído ao solo e tentaram embrear no matagal ali próximo. Quando foi verificar o que havia acontecido, um dos autores, de 19 anos, tentou sacar uma arma, momento que o militar efetuou um disparo de arma de fogo contra o autor para repelir uma ação mais violenta por parte do suspeito e preservar sua vida e de terceiros, uma vez que o suspeito não cumpriu a ordem emanada por ele de largar a arma. O Autor baleado foi socorrido pelo SAMU e após atendido médico foi entregue na Delegacia de Plantão. O outro autor, de 20 anos, também foi preso ali próximo por uma equipe da 11ª CIA de Policiamento Especializado. Com os autores foram apreendidas duas réplicas de pistolas idênticas a armas de fogo, a quantia de R$ 448 em dinheiro, o celular da vítima roubado no posto de combustíveis e a motocicleta utilizado no crime, a qual constava sinalização como produto de roubo. Durante coleta de dados, os suspeitos confessaram que haviam cometido também um roubo em uma Farmácia no Distrito de Nova Esperança, município de Montes Claros, no último dia 07 de julho. Autores presos e os materiais recuperados apreendidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84919
De: Governo de Minas Data: Quinta 23/7/2020 13:52:48
Cidade: Belo Horizonte

Números da pandemia em Minas Gerais sugerem estabilização da doença - Nos últimos sete dias, estado registra média diária de 59 mortes causadas pela covid-19 - Conforme divulgado nessa quarta-feira (22/7) pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, os dados da pandemia em Minas apontam para uma estabilização. Embora o momento seja de alerta devido ao número alto de casos, o estado não ultrapassou o registro de 60 mortes por dia por data de óbito e mantém, nos últimos sete dias, uma média diária de 59 pacientes mortos pela covid-19, o que sugere um platô da epidemia.
A Secretaria de Saúde acompanha constantemente a evolução no número de óbitos causados pelo coronavirus. Quando um paciente morre supostamente por causa da doença, porém sem que haja uma confirmação, são feitos exames para investigar a causa da morte, o que pode demorar muitos dias para o resultado. Confirmada a causa pela covid-19, o óbito, então, é registrado no boletim epidemiológico da SES, o que não significa que a pessoa morreu naquele dia.
Por esse motivo, a SES faz o monitoramento do cenário pandêmico baseando-se na data do óbito do paciente. Na terça-feira (21/7), por exemplo, morreram duas pessoas no estado infectados pela covid-19. Trata-se de uma mulher de Betim, de 51 anos, e um homem, de 82, da cidade de Uberlândia. Ambos tinham confirmação para a infecção.
No entanto, o boletim epidemiológico de quarta-feira (22/07) divulgou o acumulado dos últimos dias, o que totalizou em 95 registros de mortes nas últimas 24 horas. A alta se deve ao acúmulo de dados represados pelos municípios, tanto por falta de profissionais para atualização aos sábados e domingos quanto por resultado de confirmação dos óbitos pela covid por laboratório.
Caminho da informação
O sistema de coleta de dados da SES funciona assim: o número de mortes causadas pelo coronavírus é informado por cada município, que preenche uma planilha diariamente a cada nova confirmação.
Essas informações não são atualizadas pela maioria das equipes de vigilância epidemiológica municipais aos finais de semana, já que, em muitas localidades, há profissionais que não trabalham aos sábados e domingos.
Esse intervalo sem dados gera acúmulo das informações ao longo da semana. “Depois do fim de semana, as equipes preenchem os dados nas planilhas nas segundas-feiras, passam para as regionais e, assim, os dados são atualizados para nós às terças-feiras à tarde. É por isso que há um número mais alto de óbitos quando divulgamos os boletins epidemiológicos nas quartas-feiras”, explica a médica epidemiologista da SES-MG, Tânia Marcial.
Além disso, para a confirmação dos óbitos causados pela doença, em muitos casos, deve-se considerar também a demora dos resultados divulgados pelos laboratórios. Segundo comentou o secretário Carlos Eduardo Amaral, em coletiva virtual (22/7) a média de atraso nessas confirmações em relação à constatação da morte está em torno de dez dias para 80% dos óbitos.
Média móvel
Uma das formas de se conhecer o comportamento mais próximo da realidade da pandemia é a chamada Média Móvel, um indicador usado por especialistas e em divulgações internacionais. Considerando as variações que ocorrem para os registros de casos e óbitos nos boletins epidemiológicos, como os atrasos nos preenchimentos das planilhas e a demora dos resultados dos laboratórios, há um acúmulo na divulgação dos casos, o que prejudica a real dimensão da doença.
Com a Média Móvel, é possível calcular uma média mais aproximada da realidade do estado, ao se somar o número de mortes ou casos nos últimos sete dias e dividir o resultado por sete. Em Minas Gerais, nos últimos sete dias, foram registradas 332 novas mortes, subindo de 1.752 na última quarta-feira (15/7) para 2.166 nesta quarta-feira (22/7). Ao dividir esse número por sete, há uma média de 59 mortes por dia.
Inclusive, de acordo com dados do Ministério da Saúde, Minas Gerais apresenta a 2ª menor taxa de óbitos (9,78) por 100 mil habitantes, ficando atrás somente do Mato Grosso do Sul (8,92). O resultado de Minas é 77% menor que a média dos estados (41,70), e 75% menor do que a média brasileira (38,78).
---
Saúde Digital MG - Covid19 é uma plataforma para auxiliar na autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo direcionamento para acesso à rede de Saúde do Estado. O aplicativo está disponível para download no Google Play (Android) e na App Store (iOS).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84918
De: Prefeitura Data: Quinta 23/7/2020 10:47:17
Cidade: M. Claros

DECRETO No. 4078, 22 DE JULHO DE 2020
ALTERA DISPOSITIVOS DO DECRETO MUNICIPAL No. 4046, DE 20 DE MAIO DE 2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
O Prefeito de Montes Claros – MG, no uso de suas atribuições legais, nos termos dos arts. 71, inciso VI e 99, inciso I, alínea “i” da Lei Orgânica Municipal e do disposto no artigo 30, inciso I, da Constituição da República, bem como nos termos da Lei Municipal 5.252/20 e da Lei Federal 13.979, de 06 de fevereiro de 2020 e,
CONSIDERANDO, a necessidade de adequações em regras de funcionamento determinadas pelo Decreto Municipal n.o 4046, de 20 de maio de 2020, objetivando melhor viabilizar o funcionamento de algumas atividades relacionadas no Plano Municipal “Avança Moc, Com Responsabilidade”.
DECRETA:
Art. 1o – A alíneas “e” e “h”, do inciso V, do §4o., do art. 7o, do Decreto Municipal n.o 4046, de 20 de maio de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 7o – ... ...
§4o. ...
...
V – Serviços de alimentação:
...
e) os serviços de alimentação quando feitos diretamente nos buffets, deverão ser realizados por empregados que higienizarão as mãos antes de cada atendimento, na presença dos clientes ou, quando houver possibilidade, diretamente pelos clientes, devendo estes higienizarem previamente as mãos antes da utilização dos talheres comuns; ...
h) a retirada, para consumo, de pães e similares deverá ser realizada por empregados, que higienizarão as mãos antes de cada atendimento, na presença dos clientes ou, quando houver possibilidade, diretamente pelos clientes, devendo estes higienizarem previamente as mãos;
...”
Art. 2o – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Município de Montes Claros, 22 de julho de 2020.
HUMBERTO GUIMARÃES SOUTO
Prefeito de Montes Claros
Dulce Pimenta Gonçalves
Secretária Municipal de Saúde

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84917
De: Tribunal de Justiça Data: Quarta 22/7/2020 15:56:19
Cidade: BH

Presidente do TJMG suspende liminar que autorizava funcionamento de restaurantes em BH
Gilson Lemes considerou medida inadequada para o momento da pandemia na capital, e fere cautelar de ADC
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, determinou, na tarde desta quarta-feira (22/7), a suspensão de liminar concedida em mandado de segurança coletivo, impetrado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais contra ato do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.
A liminar autorizava a reabertura de restaurantes e lanchonetes da capital mineira, e foi concedida na segunda-feira (20/7), em razão do fechamento determinado em decreto municipal como forma de conter o avanço da pandemia de covid-19 na capital mineira. A suspensão da medida foi pedida, em recurso à decisão de primeira instância da Justiça, pela Prefeitura de Belo Horizonte, que alegou a necessidade de conter o avanço do coronavírus na cidade.
Em sua decisão, o presidente do TJMG, Gilson Lemes, destacou que a liminar é ofensiva à Deliberação nº 17/2020, elaborada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, e ainda à cautelar provisória concedida em Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) nº 1000020459246-3/000, que foi concedida pela desembargadora Márcia Milanez.
Além disso, destacou o presidente, "a decisão hostilizada não atende plenamente os interesses da Abrasel, conforme por ela mesmo declarado, e também não se mostra adequada para o momento, tendo em vista o avanço da pandemia no município."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84916
De: Policia Militar Data: Quarta 22/7/2020 09:29:27
Cidade: Montes Claros

SALINAS – A Polícia Militar, ontem 21, por volta das 21h00min, durante patrulhamento pela Rodovia BR 251, Km 318, Rancho Primavera 1, em Salinas, recebeu informações que um veículo HB 20 Hatch, cor preta, teria envolvido em um acidente de trânsito envolvendo um motociclista no povoado de Bocaina e evadido pela BR 251, sentido Salinas. De posse das informações, os policiais militares, durante o patrulhamento, localizaram e abordaram o citado veículo, conduzido por um indivíduo identificado, 33 anos; ao ser questionado sobre o acidente, informou que conduzia o veículo quando, ao realizar uma ultrapassagem, percebeu que teria “passado por cima de alguma coisa”, contudo pensou que seria um cachorro e continuou sua viagem sentido à Vitória/ES. Durante as buscas no interior do veículo localizaram 04 (quatro) porções de substância semelhante a maconha e 02 (dois) cigarros da mesma substância. O indivíduo foi submetido ao teste do etilômetro apresentando resultado negativo. Diante do exposto o indivíduo foi preso e conduzido a DP, em Taiobeiras.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84915
De: O Tempo Data: Quarta 22/7/2020 08:03:32
Cidade: Belo Horizonte

Crianças de 7 e 8 meses são as vítimas mais jovens do coronavírus em Minas - Meninos são naturais de Montes Claros, no Norte, e Nova Serrana, no Centro-Oeste -
Por Gabriel Moraes - Minas Gerais já registrou até o momento 95.566 casos confirmados de coronavírus e 2.071 óbitos em decorrência da doença. Dessas fatalidades, duas chamam a atenção: a de dois bebês, um de 7 e outro de 8 meses de idade, os mais jovens a morrerem na pandemia, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O de 8 meses foi confirmado nesta terça-feira (21) - trata-se de um menino natural de Nova Serrana, no Centro-Oeste do Estado, que apresentava comorbidades. Esse foi o 10º óbito confirmado na cidade em decorrência da Covid-19, que também tem 191 pessoas diagnosticadas com a doença, de acordo com a prefeitura.
Já a morte da outra criança, também um menino, que é de Montes Claros, no Norte de Minas, foi confirmada no último sábado (18). Não há confirmação se ele também tinha complicações em sua saúde.
O município tem, ao todo, 813 casos confirmados e 12 óbitos causados pelo novo coronavírus.
Antes, a vítima mais nova da Covid-19 era uma criança de dois anos de idade de Ipatinga, no Vale do Aço, que apresentava comorbidades.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84914
De: Prefeitura Data: Terça 21/7/2020 18:37:14
Cidade: Montes Claros

Agentes da Guarda Municipal de Montes Claros estiveram nessa segunda-feira, 20, na avenida Sidney Chaves, atendendo a uma denúncia feita através do número 153. No local, os guardas se depararam com algumas pessoas soltando pipa com cerol e que, ao verem os agentes, fugiram imediatamente, deixando para trás o material proibido. A pipa e o carretel foram imediatamente apreendidos e serão destruídos pela Prefeitura.
A fiscalização faz parte da campanha “Pipa Legal – Cerol Mata”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos trazidos pelo cerol e pela linha chilena, responsáveis por causar diversos acidentes e até mesmo matar. A fiscalização tem apreendido vários carretéis e pipas, além de notificar os responsáveis por crianças e adolescentes que praticam a perigosa "brincadeira".
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, “as denúncias podem ser feitas pelo número 190 da PM e pelo 153 da Guarda Municipal, que também irão fiscalizar os estabelecimentos comerciais que estão operando clandestinamente vendendo o material. O Comando de Inteligência da PM, juntamente com a GM, vai fiscalizar também as redes sociais, para identificar e coibir essa ação criminosa praticada em nossa cidade. A Prefeitura de Montes Claros está tomando todas as providências cabíveis para preservar a integridade física da população, principalmente dos motoqueiros”.
CEROL E LINHA CHILENA – Usado há décadas, o cerol é uma criação caseira, onde cola e pó de vidro ou de ferro são adicionados à linha das pipas para torná-las cortantes. Já a linha chilena é feita industrialmente e seu poder de corte é ainda mais elevado, pois é feita com pó de quartzo e óxido de alumínio. O uso das linhas cortantes é proibido por lei estadual em Minas Gerais desde 2002.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84913
De: Governo de Minas Data: Terça 21/7/2020 13:50:52
Cidade: Belo Horizonte

Governador anuncia antecipação do pagamento da 2ª parcela do salário dos servidores - Vencimentos de todo o funcionalismo estadual será quitado nesta quarta-feira (22/7) - O governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (21/7), que o pagamento da segunda parcela do salário dos servidores estaduais será antecipado para amanhã (22/7). A parcela seria paga, a princípio, no sábado, dia 25.
“Conseguimos melhorar um pouco a arrecadação. Como sempre faço, determinei que fosse dada prioridade ao pagamento do funcionalismo. Sendo assim, conseguiremos adiantar do dia 25 para amanhã o pagamento da segunda parcela do salário do mês”, afirmou o governador, anunciando a quitação do salário de todo o funcionalismo estadual referente ao mês de junho.
Os servidores das áreas de Saúde e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais receberam o salário integralmente no dia 10/7. Já no dia 14/7, foi depositada a primeira parcela, no valor de R$ 2 mil, para as demais categorias dos servidores estaduais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84912
De: Estado de Minas Data: Terça 21/7/2020 10:59:43
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros: agente penitenciário suspeito de matar adolescente no domingo é solto - Josué Nogueira, de 16 anos, foi morto no meio da rua com um tiro na cabeça e família está revoltada com decisão da Justiça; em redes sociais, garoto ainda foi vítima de racismo - Luiz Ribeiro - Foi solto nesta segunda-feira (20) o agente penitenciário V. A. T., de 40 anos, suspeito de matar o adolescente Josué Nogueira, de 16 anos, com um tiro na cabeça, na madrugada de domingo (19/7), na Vila Anália, em Montes Claros, no Norte de Minas. Ele estava de folga.
O corpo do adolescente foi sepultado na tarde desta segunda (20), no Cemitério Parque Jardim da Esperança, em Montes Claros. A família está revoltada com o crime e com a soltura do suspeito. Além de todo o sofrimento pela perda, uma tia de Josué alega que ele foi vítima de comentário racista em uma rede social depois da morte.
O adolescente foi morto no meio da rua, com um tiro na cabeça. Apontado como autor do disparo, o agente penitenciário foi preso pela Polícia Militar logo após o homicídio e arma do crime foi apreendida.
Nesta segunda-feira, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o assassinato. De acordo com o delegado de Homicídios, Bruno Rezende da Silveira, o agente penitenciário disse que agiu em “legítima defesa”. O suspeito alegou que um grupo de pessoas lançou pedras e garrafas no telhado de sua casa e que, após reclamar pela quarta vez, atirou em direção ao grupo, atingindo o adolescente.
O servidor também argumentou que sofreu retaliação por parte dos frequentadores de um bar situado em frente à casa dele. Disse que o estabelecimento foi fechado pela Vigilância Sanitária, em função de descumprimento de medidas preventivas contra a transmissão do coronavírus, e que os frequentadores acham que ele foi responsável pela ida da equipe de fiscalização até o local.
No entanto, a família do adolescente desmente a versão do suspeito e sustenta que o agente penitenciário fez o disparo a sangue frio. “Foi covardia. Ele atirou no menino pelas costas”, afirma o operário Antonio José Nogueira, pai de Josué.
Revolta com a soltura do suspeito
Embora tenha sido autuado em flagrante, o agente penitenciário foi solto nessa segunda-feira. Extraoficialmente, a defesa teria argumentado que ele tem endereço e trabalhos fixos e “não oferece perigo para sociedade”, devendo, por isso, ficar à disposição da Justiça e aguardar o julgamento em liberdade.
A manicure Ellen Teixeira, de 31, tia de Josué, disse que a família já estava inconformada com a morte do adolescente e ficou ainda mais revoltada com a liberação do suspeito do crime.
“A gente fica muito revoltada em saber que antes do sepultamento do meu sobrinho, a pessoa que tirou a vida dele já está de volta à liberdade. Isso dói e provoca revolta em qualquer um”, lamentou Ellen.
“A justiça do homem falha. Mas, creio que a justiça de Deus nunca falha”, completou.
Depois de tudo, racismo
Ellen também disse que seu sobrinho foi vitima de um comentário de cunho racista em uma rede social. “Uma pessoa comentou que, pelo aspecto do meu sobrinho, ele era drogado e vagabundo, deixando a entender que, por isso, o agente penitenciário deveria ter feito o que fez com ele. Mas então, se ele fosse branco, talvez, a mesma pessoa achava que o agente não deveria ter agido desta forma, ao tirar a vida de um inocente?”, questiona a tia a vítima.
Ela disse ainda que Josué, integrante de uma família de seis irmãos, sempre foi honesto e uma pessoa de bom comportamento, sem antecedentes criminais. Declarou ainda que o adolescente já trabalhou como menor aprendiz em um supermercado da cidade.
Sejusp e Depen-MG manifestam pesar
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), por meio de nota, informaram que, “com profundo pesar” tomaram conhecimento de fato, envolvendo um policial penal”.
“No entanto, antecipadamente, caso comprovado em investigação competente já instaurada pela Polícia Civil de Minas Gerais, repudiam veementemente o possível comportamento inadequado com uso de arma de fogo por um policial penal, envolvido nessa ocorrência”, ressaltaram.
A Sejusp destaca que, “de acordo com informações preliminares, o servidor estava fora do horário de serviço e fez uso inapropriado do seu instrumento de trabalho, cuja utilização se restringe à defesa pessoal, atrelada ao seu exercício funcional de custódia e ressocialização de detentos”.
Informou que, além da investigação criminal por parte da Polícia Civil, o caso será alvo de “rigorosa apuração dos fatos no âmbito administrativo” pelo Depen-MG.
A pasta destaca que classifica a atitude do policial penal em questão como um ato isolado, que “não representa o comportamento dos mais de 17 mil servidores do sistema prisional, responsáveis pela custódia de cerca de 60 mil presos, em todo território mineiro”.
A Sejusp ressaltou ainda que nos próximos dias “a secretaria vai ampliar a reciclagem de profissionais do sistema prisional sobre o tema, para que fatos dessa natureza não voltem a acontecer e para reforçar o seu papel institucional primordial de proteção da sociedade mineira”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84911
De: Manoel Hygino Data: Terça 21/7/2020 08:02:56
Cidade: Belo Horizonte

Duas pandemias

Manoel Hygino

A espanhola mais conhecida no Brasil é uma gripe. Dela se guardam dolorosas lembranças, embora não existam sobreviventes. Enfim, são passados cem anos, um pouco mais. Ela desembarcou aqui em outubro de 1918, por um militar que servia no Rio de Janeiro e, transferindo-se para cá, começou a contaminar a cidade.
Belo Horizonte tinha, pois, 21 anos, era a prendada filha da República, uma capital construída para sede do governo de Minas, sucedendo Ouro Preto, julgada já inapta para abrigar a administração pública. No lugar de Curral Del-Rei, exigia-se uma metrópole na verdadeira acepção da palavra. Sonhava-se uma urbe moderna, bonita, limpa, arejada, e o nome dizia muito – Belo Horizonte. Mas se pretendia mais: que ela oferecesse a seus habitantes condições efetivas de salubridade, para que vivessem bem e sãos. Tudo se fizera para que assim fosse.
Até que, naquela segunda década do século XX, a perigosa moléstia, que ligava seu nome à nação ibérica, por aqui desembarcou num vagão para passageiros, na estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, tão intimamente entranhada na história do lugar que também fora denominado Cidade de Minas – coisas e fatos pretéritos, que não devem ser esquecidas. A doença entrou pela porta da frente, isso é, pela praça que se batizou com o nome de Rui Barbosa, o herói da campanha civilista à Presidência da República e que fez questão de vir conhecê-la.
Aí, então, apareceu a ibérica, que depois se demonstraria que não era da península europeia. Foi um Deus nos acuda em todos os setores da vida cotidiana, como comentam os escritores da época e, agora, focalizam novos autores atuantes no campo das letras e da medicina.
O médico Pedro Salles, colega de Juscelino na Faculdade de Medicina, discorre a respeito. Mario Lara, jornalista, faz o mesmo em espaço próprio de sua ampla biografia de Cícero Pereira, um dos paladinos pela saúde e a vida por aqui. A professora Anny Jackeline Torres Silveira, mestre em História pela UFMG e doutora pela UEMG, envereda pelo tema e nele se aprofunda em “A Influenza Espanhola e a cidade planejada”, apresentando-nos como foi e como a cidade enfrentou seus problemas.
Quando a moléstia aqui chegou, no século passado, a única instituição hospitalar era a Santa Casa de Belo Horizonte, fundada em 1899, que construía paulatinamente suas unidades de atendimento. Tudo dificílimo, mas a gente necessitada foi atendida, como o fez a Faculdade de Medicina, que interrompeu aulas para oferecer assistência em suas salas. Para atender à demanda, o número de leitos do Hospital Central cresceu para 1.220 leitos, dos quais, 692 para o Hospital Universitário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84910
De: Governo de Minas Data: Segunda 20/7/2020 19:10:26
Cidade: BH

Saúde aponta tendência de estabilização da covid-19 no estado - Quadro ainda indica necessidade e reforço das medidas de prevenção à doença
Em coletiva virtual nesta segunda-feira (20/7), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, apresentou a situação da covid-19 no estado e falou sobre a tendência de estabilização na curva de contágio, taxa de ocupação de leitos e outros dados estatísticos. Até o momento, o estado registrou 94.132 casos confirmados da doença; 66.369 pessoas se recuperaram e houve 2.004 óbitos.
Amaral reforçou que uma possível estabilidade não diminui a importância de manter os cuidados de prevenção à covid-19.
Taxas
De acordo com o secretário, no momento observa-se uma tendência de estabilização tanto na taxa de ocupação de leitos do estado, quanto na data de ocorrência dos óbitos.
“Há cerca de uma semana, observamos uma flutuação no número de ocupação de leitos que indica tendência de estabilidade. Quando analisamos a data dos óbitos, que é diferente da data da confirmação das mortes, também identificamos uma propensão à estabilização. Isso significa que realmente há uma tendência a não termos um pico”, detalha o secretário.
Amaral explicou a importância da não ocorrência de um pico de casos da covid-19 em Minas Gerais. “Nosso objetivo era buscar uma redução das taxas de transmissão de forma que não houvesse uma explosão no número de casos e, consequentemente, de óbitos por desassistência. Nesse contexto, acho muito importante essa previsão de estabilidade nos índices”, afirma o secretário.
Anticorpos
O secretário ressaltou, ainda, que o número de pessoas com anticorpos necessários ou imunes à covid-19 é pequeno no estado. Com isso, ainda não há uma expectativa de diminuição na transmissão da doença nas cidades mineiras. “Nós precisamos acompanhar a evolução, porque somente quando tivermos um número significativo de pessoas com anticorpos poderemos vir a ter o que se chama de imunidade de manada, diminuindo a transmissão interpessoal”, destacou.
Já o secretário adjunto de Estado da SES-MG, Marcelo Cabral, ressaltou que o objetivo agora é manter os esforços para conduzir a situação da melhor maneira possível. E voltou a dizer que a colaboração da população na batalha contra a doença é fundamental. “Contamos com o esforço da população em relação a manutenção do distanciamento social, das medidas de higiene e proteção individual”.
Vacina
A possibilidade da chegada de uma vacina para prevenção da covid-19 também foi abordada por Amaral. “A tendência é de que tenhamos uma vacina. Entretanto, é importante destacar que esse processo ainda pode levar um tempo, já que toda vacina precisa passar pelo processo científico que comprove sua eficácia e eficiência, antes de ser produzida".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84909
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 20/7/2020 12:11:38
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE ( dia dos amigos e amigas).

Hoje 20 de julho comemoramos o “Dia dos nossos amigos (as)” - para expressar melhor, vou usar um modelo de expressão patriarcal do masculino genérico – “meus amigos” – assim, minhas amigas irão entender que não estou as colocando numa posição subalterna, mas, para melhorar o raciocínio.

Tenho a grata satisfação de dizer que sou um privilegiado – tenho muitos amigos verdadeiros. E claro! Também os “amigos da onça”, mas... não os coloco em evidência. E nem pretendo!

Tenho meus pais, esposa & filhos, além de uma gama de amigos intelectuais- profissionais – educados - abastados e os desprovidos de recursos financeiros, mas, de corações extremamente abastecidos pela a força de DEUS.

Evidencio meus amigos de infância e adolescência, que ainda cultuam a fé da amizade. Também reverencio as amizades e os Irmãos.´. que adquirir após meus 50 anos de vida – hoje tenho 6.5 – pois, é, nesta “adolescência geriátrica” que começamos ser mais seletos. Muitos já se foram para o andar de cima – foram para outras dimensões. E tenho aqueles que, mesmo longe, oram por mim, e os correspondo com mais orações.

Sou daqueles amigos que procura agir como Irmão – estou sempre “de pé e a ordem” para atender a todos. - Claro! Dentro dos meus limites sociais e (...).

Não tenho amigos nas Redes Sociais – amizade comigo é no “Corpo a corpo”. A tecnologia deixa as pessoas mais “frias” e falsas – ninguém sabe o que é falso ou verdadeiro.
- Theodore, personagem do filme “Her” foi uma vítima da tecnologia - ele perdeu a noção da vida real e viveu na ilusão – apaixonou-se pela máquina.

Eu sempre digo: temos de querer amigos! Nada de Inteligência Artificial Emocional. Pode até ser que, sob a pressão da modernidade, um dia posso emanar no whatsap - like instagram – facebook – Tik Tok e outras INTERAÇÕES com a máquina. Mas, prefiro ter amigos dos “olhos nos olhos” que nos traz sabedoria, paz e o cristianismo através do calor humano. Sem radicalizar. Claro!

Pesquisando sobre o Dia Internacional da Amizade, descobrir que este dia não foi criado pelos americanos no dia em que o homem “pisou na Lua” 20/07/1969. - Será que pisou mesmo? - Isto para muitos – inclusive para o meu pai Manoel – ainda é uma incógnita.

A história do dia da amizade diz que: “O National Friendship Day foi originalmente fundado pela Hallmark em 1919. Pretendia-se que fosse um dia para as pessoas celebrarem a amizade enviando cartões umas para as outras, mas em 1940 o mercado havia amofinado – devido a 2ª Guerra Mundial - por fim, acabou completamente. No entanto, em 1998, Winnie the Pooh foi nomeado Embaixador da Amizade do mundo nas Nações Unidas e, em abril de 2011, a Organização das Nações Unidas reconheceu oficialmente o dia 30 de julho (e não 20) como Dia Internacional da Amizade; embora a maioria dos países celebra no primeiro domingo de Agosto!”

Mas, que seja 20 ou 30 de Julho – o importante que existe o Dia Internacional da Amizade ou Dia do amigo (20 de Julho) no nosso país.

- Dia 16 de Julho 2019 ficamos da minha casa observando um duplo fenômeno que nos impressionou: Lua cheia e eclipsada – a magnitude da umbra e penumbra não desfazem a amizade da terra com o nosso satélite. É este satélite natural da terra que nos lembra das nossas verdadeiras amizades. Mesmo a natureza eclipsando um ao outro, é neste momento - tão sublime - alinham com o majestoso Sol. - No nosso caso, com DEUS

- Dedico este texto a minha família e a todas amigas e os amigos verdadeiros. Entre nós existe calor humano!

- Estamos em guerra ҉ , combatendo um inimigo invisível, bem diferente da 2ª Guerra Mundial – eram visíveis armamentistas.
- Com a atual guerra ҉ o mercado estar amofinado como foi nos anos 40.

“”Quem vive fazendo de tudo para aparecer - e que a sua presença seja sempre notada - vai deixar uma herança tão ruim - que a sua ausência nem será sentida.” (boscodonordeste).

“Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”. (MiNas).

20/VII/2020
(*) José Ponciano Neto: Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC) e Vice Presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas – AMALENM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84908
De: Policia Militar Data: Segunda 20/7/2020 11:38:50
Cidade: Montes Claros

(...)
Em atendimento a uma denúncia anônima, às 13h15min desse domingo (19), policiais militares deslocaram até a Rua (...) onde, conforme a denúncia, ocorria uma rinha de galos e maus tratos. Uma equipe do Policiamento de Maio Ambiente, com o apoio de uma equipe Tático Móvel, deslocou ao local denunciado e ao aproximar da residência, ouviram o barulho de galos e viram a movimentação de pessoas que vinham do interior da casa, além de grande quantidade de carros parados em frente ao local. Os militares foram recebidos pelo proprietário da residência, um homem de 24 anos, o qual informou que não estava ocorrendo rinha, mas apenas um treino com os galos e autorizou a entrada dos militares. Contudo este saiu na frente para avisar às demais pessoas que estavam no quintal da casa (aproximadamente 25 indivíduos) em torno de uma arena (local utilizado para lutas de galo). Alguns indivíduos estavam em cima do muro do quintal dos fundos com a intenção de evadir e outros já haviam conseguido fugir. Foi solicitado o apoio de outras Guarnições que compareceram ao local, sendo constatado que havia uma arena com dois galos brigando, os quais apresentavam ferimentos na região da cabeça. O proprietário da casa aproveitando que os policiais estavam contendo os indivíduos para que não evadissem, recolheu os dois galos da arena e desfez a arena (a arena é dobrável e de fácil montagem e desmontagem), em um cômodo aos fundos da casa, 33 galos estavam alojados em baias com espaço reduzido, 11 galos estavam presos em gaiolas de ferro espalhadas pelo quintal, três galos estavam em um galinheiro situado na lateral do quintal, e os dois galos que estavam na arena, totalizando 49 galos. Todas os animais possuíam pelo menos uma amputação: esporas, barbelas ou cristas. Alguns possuíam as três partes amputadas; 5 galos apresentavam ferimentos recentes, com presença de sangramentos e edemas; uma ave apresentava ferimento no olho de forma que não conseguia abri-lo. Além do proprietário da casa, outros 13 indivíduos, com idades entre 28 e 59 anos, foram qualificados por estarem participando da prática, contudo, devido às recomendações previstas referente à pandemia da Covid-19 e recomendação da Delegacia de Plantão, deixou-se de realizar a condução desses autores. Um dos participantes da rinha, de 37 anos, encontrava-se com Mandado de Prisão em aberto por pensão alimentícia, sendo conduzido. Foram lavrados os autos de infração referentes as infrações ambientais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84907
De: Polícia Militar Data: Segunda 20/7/2020 11:53:26
Cidade: M. Claros

(...) Na manhã desse domingo (19), Policiais militares em Itacarambi foram procurados pela mãe de uma moça de 18 anos, informando a seguinte situação: que sua filha,(...), teria saído de casa na noite do último sábado (18) por volta das 23h30min, em companhia de seu ex-namorado, de 29 anos, e até a manhã de domingo não teria retornado para sua casa. Segundo ela, estariam em casa comemorando o aniversário de (...) quando ela saiu. A partir dessa informação, foram feitas várias diligências na tentativa de localizar a filha da solicitante. Durante todo o domingo familiares tentaram contato telefônico e procuraram pela vítima, inclusive na casa do ex-namorado, porém foram informados por familiares dele que não sabiam onde eles poderiam estar. Que por volta das 17 horas, a mãe da vítima fez contato telefônico com o ex-namorado da filha, porém quem atendeu foi a atual namorada dele, uma adolescente de 17 anos, a qual informou ter descoberto que (...) ainda matinha um relacionamento com o seu namorado, motivo pelo qual teria arquitetado a morte de (...). A adolescente informou que teria levado (...) para um matagal e que, após matá-la, teria colocado fogo no corpo. Mais tarde, o proprietário de uma fazenda, na zona rural de Pageú, entrou em contato com a Polícia Militar informando que havia localizado um corpo carbonizado dentro de um cocho para animais. Policiais militares deslocaram até o local e confirmaram a informação. O corpo localizado foi periciado e conduzido para a cidade de Itacarambi. Os supostos autores encontram-se foragidos até o momento e estão sendo procurados. Informações que possam levar à prisão desses foragidos podem ser repassadas via 190 ou através do 181, com sigilo absoluto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84906
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 20/7/2020 08:25:10
Cidade: Montes Claros

(...)
local: rua felizardo mendes cardoso, edgar pereirauma guarnição dos bombeiros deslocou para atendimento de vítima de disparo de arma de fogo, onde deparou com uma vítima caída no quintal de sua residência, inconsciente, apresentando dois ferimentos provocados por arma de fogo, um na cabeça e outro no abdômen.
ação bm: diante do exposto, a gu bm utilizando epi, realizou a avaliação detalhada da vítima e constatou ausência de sinais vitais, diante do exposto, iniciaram as manobras de ressucitação cardio pulmonar. ao obter êxito, após restabelecimento dos sinais vitais, a vítima foi conduzida pela usa 01 até o pronto socorro do hospital santa casa, onde permaneceu sob os cuidados da equipe médica de plantão.



Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84905
De: Manoel Hygino Data: Segunda 20/7/2020 08:13:05
Cidade: Belo Horizonte

No mês de julho

Manoel Hygino

Dezesseis de julho é data para não se esquecer. Porque é data da fundação de Mariana, primeira vila, primeira cidade, primeira comarca e primeira capital de Minas, além de primeiro bispado. Pelo visto, não é pouco e por tudo se rejubilam os ali nascidos, gente dos mais altos predicados de que tanto se orgulham a velha província e, depois, o estado.
O escritor Danilo Gomes, de querida família da antiga Vila do Carmo ou do Ribeirão do Carmo, inicialmente Vila de Albuquerque, em homenagem ao então governador do Carmo, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, foi criada em 8 de maio de 1711. Confirmada em 16 de julho de 1712, compreendia sua jurisdição todo território a Sudeste da capitania.
Antônio de Albuquerque era governador do Rio de Janeiro, quando foi, por carta régia de 9 de novembro de 1709, nomeado governador da recém-criada capitania de São Paulo e Minas de Ouro. O governador pacificou as Minas e convocou a junta de 10 de novembro, em Sabará, com a presença inclusive de Borba Gato e representantes da nobreza da terra, do clero e do povo, quando anunciou a organização de municipalidades. Os povos teriam governo próprio, de caráter democrático, para aplicação da justiça e solução de seus problemas.
Pois o Dia de Minas se atribui a fundação da cidade de Mariana, reverenciado por iniciativa de Roque José de Oliveira Camêllo, cuja vida e exemplo foram citados pelo Dr. Aristides Junqueira Alvarenga, ex-procurador geral da República.
Por lei sancionada em 19 de outubro de 1979 pelo governador Francelino Pereira, tornou-se realidade o propósito de criação do “Dia de Minas Gerais”, confirmado pela Emenda nº 22 da Constituição de Minas Gerais, o governo de Minas continuasse a se transferir para Mariana no dia 16 de julho de cada ano.
Eis o 16 de julho de 2020, em meio ao torvelinho político e o morticínio que causa a Covid-19. Para o ex-procurador da República, nem tudo se esvai com a existência de um amigo. Disse ele: “a fulgurante vida do meu colega de infância não se apagou em 18 de março de 2017, aos seus anos de idade. Brilhará sempre”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84904
De: O Tempo Data: Segunda 20/7/2020 05:53:38
Cidade: BH

Bebê de 7 meses de Montes Claros é a vítima mais nova da Covid-19 em Minas
Prefeitura da cidade informou que a criança morreu na quinta-feira (16), mas o resultado do teste positivo saiu neste sábado (18); até então, o mais novo a morrer da doença era um menino de 2 anos, de Ipatinga Por QUEILA ARIADNE
Um bebê de 7 meses, morto na última quinta-feira (16), em Montes Claros, na região Norte, é a vítima mais jovem do coronavírus em Minas Gerais e a sétima com menos de 18 anos. Segundo nota da prefeitura da cidade, o resultado do teste que confirmou a Covid-19 saiu apenas no sábado (18), razão pela qual o caso não ainda não havia sido computado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que informou à reportagem ter registrado seis óbitos de crianças e adolescentes por conta da doença. Até então, um menino de 2 anos, que faleceu no dia 6 de julho, em Ipatinga, no Vale do Aço, era a mais nova vítima da pandemia no Estado.
A Prefeitura de Montes Claros informa o setor de epidemiologia do município entrou em contato com a família para dar orientações e devidas providências. Agora, subiu para 11 o número de óbitos na cidade, que tem 734 casos confirmados.
A criança morreu no Hospital Universitário Clemente de Faria. A reportagem entrou em contato com a unidade, por meio do telefone fixo disponibilizado no site, mas foi informada que seria difícil ter acesso às infomações durante o fim de semana. Segundo matéria publicada pelo portal de notícias G1, o bebê teria começado a passar mal na segunda-feira (13), quando a mãe procurou pela primeira vez o hospital, com sintomas gripais leves e vômitos. Como não havia critérios para internação, a família foi orientada acompanhar em casa. Na quinta-feira (16), ele foi novamente levado à unidade, mas não resistiu.
No caso do menino de 2 anos que morreu em Ipatinga, a criança tinha outras comorbidades. Já no caso do bebê de Montes Claros, a reportagem ainda não conseguiu informações sobre as condições de saúde da criança.
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não soube informar o número de crianças e adolescentes que já morreram em Minas Gerais, mas prometeu passar os dados neste domingo (19). O Ministério da Saúde também não informou quantas crianças já morreram, mas, no boletim do dia 11 de julho, data da última atualização por faixa etária, o Brasil tinha registrado 4.036 hospitalizações de pacientes abaixo de 19 anos. Desse total, 1.040 tinham menos de 1 ano.
Neste sábado (18), a Prefeitura de Ouro Branco, na região Central do Estado, informou que entre oito novos casos confirmados está uma criança de 1 ano e 9 meses, que passa bem, fazendo isolamento em casa.

Em todo o Brasil, conforme balanço mais recente do Ministério da Saúde, 154 crianças com um ano ou menos faleceram comprovadamente em razão da Covid-19. Entre crianças com 1 a 5 anos, foram 85 mortes. Vítimas com 6 a 19 anos somam 258. Os grupos etários informados consideram critérios do próprio ministério. Considerando óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - que incluem diagnósticos também de infectados por outros vírus respiratórios ou por agentes não especificados, além de casos em investigação -, foram 1.631 mortes de crianças, desde aquelas que ainda não haviam completado o primeiro aniversário, a adolescentes de até 19 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84903
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 17/7/2020 17:32:41
Cidade: Montes Claros/MG

"Pandemia - M. Claros baixa novo decreto, modifica horário de bar e restaurante e mobiliza até 500 agentes sanitários: "Fica estabelecido a proibição de reuniões particulares que tenham a participação de mais de 05 (cinco) pessoas"
Quinta 16/07/20 - 22h27"

Classificação dos números de mortes por 100.000 habitantes, em ordem decrescente, devidas ao coronavírus, referentes a 30 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, às 10:00 hs de hoje.

Municípios/Populações/Mortes/Mortes por 100.000 hab/Classificação

Teófilo Otoni 141.934 42 29,6 1º
Ipatinga 263.410 64 24,3 2º
Uberlândia 691.305 155 22,4 3º
Gov. Valadares 279.885 62 22,1 4º
Cel. Fabriciano 109.855 20 18,2 5º
Araguari 117.267 20 17,1 6º
Contagem 663.855 99 14,9 7º
Juiz de Fora 568.873 83 14,6 8º
Caratinga 92.062 13 14,1 9º
Belo Horizonte 2.501.576 328 13,1 10º
Janaúba 71.648 9 12,5 11º
Betim 439.340 53 12,1 12º
Uberaba 333.783 37 11,1 13º
Ibirité 180.204 18 10,0 14º
Pouso Alegre 150.737 13 8,6 15º
Ribeirão das Neves 334.858 26 7,8 16º
Curvelo 80.129 6 7,5 17º
Sabará 136.344 9 6,6 18º
Divinópolis 238.230 14 5,9 19º
Santa Luzia 219.134 12 5,5 20º
Poços de Caldas 166.085 9 5,4 21º
Varginha 134.477 7 5,2 22º
Patos de Minas 150.833 7 4,6 23º
Pirapora 56.428 2 3,6 24º
Sete Lagoas 239.639 8 3,3 25º
Vespasiano 127.601 4 3,1 26º
Montes Claros 409.341 11 2,7 27º
Passos 114.679 3 2,6 28º
Itabira 120.060 3 2,5 29º
Januária 67.742 1 1,5 30º

- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 9.201.314/21.119.536 = 43,6%
- Percentual do número total de mortes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 1138/1904 = 59,8%

Deus nos abençoe e livre de todo mal.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84902
De: Estado de Minas Data: Sexta 17/7/2020 12:41:07
Cidade: Belo Horizonte

Coronavírus: Morte de bebê de sete meses é investigada em Montes Claros - O bebê, do sexo masculino, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), ao dar entrada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - Luiz Ribeiro - A Vigilância Epidemiológica Municipal de Montes Claros, no Norte de Minas, informou que está sendo investigada a morte de uma criança de sete meses por suspeita de ter sido provocada pela COVID-19.
O bebê, do sexo masculino, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), ao dar entrada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A família da criança mora em um bairro da zona Norte da cidade.
De acordo com a setor de Epidemiologia da Prefeitura de Montes Claros informou que foi coletado para exame de RT-PCR, para verificar se a causa do óbito foi o coronavirus. O resultado deve sair dentro de sete dias.
Por meio de nota, a assessoria do Hospital Universitário Clemente de Faria informou que a criança deu entrada no seu pronto socorro às 5h47min desta quinta-feira, já sem os sinais vitais, em conseqüência de uma parada cardiorespiratória, constatada pela equipe plantonista. Mesmo assim, os médicos tentaram reanimá-la, sem sucesso.
A unidade hospitalar sustenta que foi garantida toda assistência ao bebê. De acordo com o HUCF, a mãe do garoto esteve no pronto-socorro do hospital pela primeira vez na segunda-feira (13) e que, na ocasião, a criança apresentou síndrome gripal e vômitos leves.
“ Não havendo critérios para internação, a mãe foi orientada quanto à medicação e ao retorno ao hospital, caso o filho apresentasse piora dos sintomas”, informou o hospital.
Números
De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Município desta quinta-feira (16), Montes Claros (409,34 mil habitantes) conta com 633 casos confirmados do coronavírus e nove mortes causadas pela doença. 139 pacientes já se recuperaram.
Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade conta com 31 pacientes com a COVID-19 internados em leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) dos quais 11 são de outros municípios da região. O município tem 51 pessoas internadas com o coronavirus em leitos clínicos (enfermaria),dos quais 25 são procedentes de outras cidades do Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84901
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 17/7/2020 11:14:30
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 10/07/2020, 6h30m, e até 17/07/2020, 8h20m:

1º África do Sul 25,51% (passou de 3.720 para 4.669 mortes)
2º Índia 18,50% (de 21.604 para 25.602)
3º Arábia Saudita 12,86% (de 2.100 para 2.370)
4º México 12,07% (de 33.526 para 37.574)
5º Rússia 11,82% (de 10.826 para 12.106)
6º Peru 11,50% (de 11.314 para 12.615)
7º Brasil 10,85% (de 69.184 para 76.688)
8º Iran 10,60% (de 12.305 para 13.608)
9º Chile 9,10% (de 6.682 para 7.290)
10º Paquistão 8,24% (de 5.058 para 5.475)
11º Estados Unidos 3,81% (de 133.287 para 138.360)
12º Turquia 2,64% (de 5.300 para 5.440)
13º Reino Unido 1,16% (de 44.687 para 45.204)
14º Itália 0,26% (de 34.926 para 35.017)
15º Espanha 0,05% (de 28.401 para 28.416)

II) Classificação da Organização Mundial da Saúde hoje, 17/07/2020, que inclui casos confirmados, mortes e números de recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Brasil, 3º Índia, 4º Rússia, 5º Peru, 6º África do Sul, 7º México, 8º Chile, 9º Reino Unido, 10º Iran, 11º Paquistão, 12º Espanha, 13º Itália, 14º Arábia Saudita e 15º Turquia.

III) Totais referentes ao Mundo, hoje: Mortes 590.401, Casos confirmados 13.827.504, Recuperados 7.711.525.

IV) Maiores números de mortes por coronavírus em Estados brasileiros, até hoje: 1º São Paulo 19.038, 2º Rio de Janeiro 11.489, 3° Ceará 7.127, 4º Pernambuco 5.836, 5º Pará 5.385, 6º Amazonas 3.095, 7º Bahia 2.693, 8º Maranhão 2.608, 9º Espírito Santo 2.136, 10º Minas Gerais 1.834, 11º Rio Grande do Norte 1.501, 12º Paraíba 1.418, 13º Alagoas 1.348, 14º Paraná 1.246, 15º Mato Grosso 1.207, 16º Rio Grande do Sul 1.141, 17º Sergipe 1.071, 18º Piauí 1.043 e 19º Distrito Federal 1.037.
Total de mortes dos 18 Estados/DF acima: 72.253, que corresponde a 94,2% do total do Brasil (76.688), composto por 26 Estados e Distrito Federal.
Conforme o G1, em matéria de ontem, os números de novas mortes nos Estados brasileiros tem variado assim, nas duas últimas semanas:
Subindo: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, MT, RO e TO.
Em estabilidade: SP, PA, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI e SE.
Em queda: ES, RJ, AC, AM, AP, RR e RN.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84900
De: Prefeitura Data: Quinta 16/7/2020 22:26:47
Cidade: M. Claros

Decreto no. 4074, de 16 de julho de 2020

ESTABELECE NOVOS MEIOS DE PREVENÇÃO, CONTROLE E MONITORAMENTO AO CONTÁGIO PELO AGENTE NOVO CORONAVÍRUS – SARS- COV-2 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O Prefeito de Montes Claros – MG, no uso de suas atribuições legais, nos termos dos arts. 71, inciso VI e 99, inciso I, alínea “i” da Lei Orgânica Municipal e do disposto no artigo 30, inciso I, da Constituição da República, bem como nos termos da Lei Municipal 5.252/2020 e da Lei Federal 13.979/2020 e,
CONSIDERANDO, a criação do plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, que regula a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas, assistenciais, culturais, religiosas e dos serviços públicos no Município, bem como estabelece meios de prevenção, controle e monitoramento ao contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2;
CONSIDERANDO, que o referido plano estabeleceu critérios para avanços ou retrocessos na flexibilização do funcionamento das diversas atividades no Município de Montes Claros;
CONSIDERANDO, que os avanços na disseminação dos casos de COVID-19 exigem, por parte do Poder Público Municipal, a adoção de providências para evitar-se descontrole da situação epidemiológica;
DECRETA:
Art. 1o – Fica determinado que as lojas de conveniências, bares, restaurantes e similares, cujo funcionamento encontra-se regulado no plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, funcionarão respeitando o limite de horários de 08:00 às 20:00 horas.
§1o. Fora do referido horário, sem presença de clientes, poderão ser exercidas apenas atividades internas relacionadas a serviços administrativos, de reabastecimento de produtos e limpeza.
§2o. As restrições de horário de funcionamento, previstas no presente artigo, não se aplicam às lojas de conveniências, bares, restaurantes e similares localizadas nas margens das rodovias.
Art. 2o – Fica determinado, em caráter excepcional, que até 500 (quinhentos) agentes comunitários de saúde, designados mediante Portaria da

Município de Montes Claros – MG Procuradoria-Geral
Secretária Municipal de Saúde, sejam colocados à disposição da vigilância sanitária municipal, para incremento das atividades de prevenção ao contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, nos termos do artigo 3o, da Lei Federal no 11.350, de 5 de outubro de 2006.
§1o. A atuação destes agentes comunitários de saúde, nos termos do presente Decreto, será voltada ao aspecto orientador da população, como meio de prevenção ao contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2.
§2o. Após orientação, não sendo respeitadas as regras sanitárias, imediatamente, os agentes deverão identificar as partes e as inconformidades sanitárias encontradas, para lavratura de auto de infração pelos agentes de fiscalização ou pela Guarda Municipal.
§3o. Os agentes comunitários de saúde, no exercício da função preventiva contra o contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, receberão, como estímulo à produção individual, previsto no artigo 75, da Lei municipal n.o 3175/03, com adequações da Lei municipal no 4.665/13, adicional de 50% (cinquenta por cento) sob o vencimento básico, a ser custeado com recursos específicos para o enfrentamento à doença.
Art. 3o – Fica determinado aos agentes de fiscalização e a Guarda Municipal que promovam a suspensão cautelar das atividades quando, após notificação, continuem descumprindo as regras sanitárias previstas no presente Decreto e no Decreto Municipal 4046/20, que criou o plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”.
Paragrafo Único. A suspensão cautelar da atividade, prevista no caput, será fixada pelo prazo de 10 (dias), prorrogáveis por igual período, a critério da Autoridade de Saúde.
Art. 4o – Fica estabelecido a proibição de reuniões particulares que tenham a participação de mais de 05 (cinco) pessoas.
§1o. A violação do presente dispositivo implicará na multa do proprietário ou locatário da residência no equivalente a 20 (vinte) Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros – UREF-MC.
§2o. A multa de que trata o parágrafo primeiro, poderá ser elevada para 40 (quarenta) Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros – UREF-MC, em caso de não interrupção imediata do evento, após notificação da fiscalização.
§3o. No caso previsto no parágrafo anterior, a aplicação da multa nele descrita não dispensará a fiscalização municipal de comunicação imediata do fato à autoridade policial, para apuração do crime descrito no artigo 268, do Código Penal.
Art. 5o – Fica determinado que o funcionamento dos parques municipais dar-se-á de 08:00 às 18:00 horas.
Art. 6o – A administração pública municipal deverá incentivar denúncias da população sobre o descumprimento das regras sanitárias municipais e resguardar o anonimato dos denunciantes.
Art. 7o – O presente Decreto, naquilo que não lhe for compatível, não revoga o plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”,

Município de Montes Claros – MG Procuradoria-Geral
previsto no Decreto 4046/20.
Art. 8o – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
Município de Montes Claros, 16 de julho de 2020.
HUMBERTO GUIMARÃES SOUTO
Prefeito de Montes Claros
Dulce Pimenta Gonçalves
Secretária Municipal de Saúde
Otávio Batista Rocha Machado
Procurador-Geral do Município

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84899
De: Governo de Minas Data: Quinta 16/7/2020 14:56:27
Cidade: Belo Horizonte

(...)
No encontro, também foram autorizados alguns avanços nas ondas do plano Minas Consciente.
Após apresentarem melhora em alguns índices, como taxa de ocupação de leitos, as regiões Norte e Sul avançam para a onda amarela do plano, que prevê a liberação de mais atividades econômicas. Poderão reabrir salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias, papelarias, entre outros serviços.
Já as regiões Noroeste e Sudeste poderão avançar para a onda branca, se juntando às macrorregiões Centro-Sul e Leste do Sul. Assim, será permitida a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
Todas as outras regiões do estado estão mantidas na onda verde do plano. A orientação é para que que essas localidades mantenham abertos somente serviços essenciais, como padarias, farmácias e supermercados.
Adesão
Até o dia 15 de julho, 199 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando mais de 4,1 milhões de mineiros (clique aqui para conferir a lista de municípios que aderiram).
Plataforma digital do Minas Consciente
A partir desta quinta-feira, todas as informações sobre o Plano Minas Consciente podem ser acompanhadas em tempo real. A ferramenta, alimentada pelas equipes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Saúde (SES), surge com objetivo de dar transparência aos dados e simplificar o entendimento da população quanto ao desenvolvimento da retomada gradual do comércio, serviços e outros setores em Minas Gerais.
Por meio de cliques, é possível acompanhar os municípios que aderiram ao plano e identificar as macrorregiões de Saúde por ondas do Minas Consciente, de acordo com os protocolos previstos para cada onda.
A plataforma digital oferece informações sobre a população total impactada pelo Minas Consciente. Os dados são distribuídos por habitantes impactados, como porcentagem da população por cada macrorregião, além do mapa do estado com os municípios que aderiram ao plano por número de habitantes. A ferramenta também dá luz aos dados econômicos do estado, detalhado pelo PIB de cada município.
Ondas
O plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Fica a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Onda amarela
As regiões de Saúde Norte e Sul avançaram para a onda amarela do plano Minas Consciente, permitindo, assim, a reabertura segura de novos segmentos de mercado. O avanço será possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI.
A partir de agora, poderão voltar a funcionar espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.
As empresas dos setores deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.
Onda branca
As macrorregiões de Saúde Noroeste e Sudeste avançaram para a onda branca, se juntando às regiões Centro-Sul e Leste do Sul.
Algumas das orientações para essas regiões são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda verde
As macrorregiões de Saúde Centro, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Entenda os protocolos previstos para cada onda:
O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

• Onda verde – serviços essenciais

• Onda branca – 1ª fase

• Onda amarela – 2ª fase

• Onda vermelha – 3ª fase
Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:

Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84898
De: Prefeitura Data: Quarta 15/7/2020 17:07:43
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã dessa quarta-feira, 15, a sessão de abertura dos envelopes contendo as propostas de preço oferecidas pelas empresas que estão participando do processo licitatório para reforma do Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, de forma que ele possa receber um hospital de campanha para atender pacientes com COVID-19.
As empresas Toptal Serviços Eireli, Mega Construtora e Serviços Eireli e R&D Construtora Ltda - ME, as únicas consideradas aptas para participar do certame, apresentaram suas propostas de preço para a execução das obras. A menor foi feita pela R&D Construtora, no valor de R$ 370.822,56, o que equivale a um desconto de 18,49% em relação ao valor de referência de licitação, que era de R$ 454.936 - uma economia superior a R$ 84 mil reais. As propostas serão agora analisadas por uma comissão formada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, e o resultado da licitação sairá nos próximos dias.
O hospital de campanha terá por objetivo receber os pacientes que estão em fase final de tratamento e que não necessitam permanecer em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A edificação possui uma área construída de mais de três mil metros quadrados e a reforma vai acontecer na ala superior esquerda, que possui uma área aproximada de 800 m². De acordo com o projeto de engenharia elaborado, podem ser implantados 52 leitos, sendo 14 na ala inferior e 38 na ala superior. O projeto foi elaborado de acordo com as especificações legais previstas para os hospitais de campanha, respeitando os espaçamentos entre leitos; em uma situação excepcional e em caso de extrema necessidade, podem ser adicionados mais 8 leitos, totalizando 60.
A reforma vai contemplar troca de pisos, implantação de sistema elétrico e hidráulico, instalação de novos vasos, lavatórios, pias, torneiras e registros, revestimentos cerâmicos em paredes, pintura em toda a unidade e instalação de portas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84897
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 15/7/2020 16:25:37
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

PRINCÍPIOS DO PENSAMENTO REPUBLICANO

“Direito, direito e bem comum são os fundamentos da ordem política na antiga República Romana. Seu sistema misto de constituição não foi apenas exemplar para as repúblicas medievais da cidade, mas continua a ter um impacto até hoje.”

- No Brasil onde a democracia vem sendo ameaçada devida os confrontos entre os poderes - mais do que nunca - baixar as guardas é importuno e surreal. Os ideais da Liberdade, da Igualdade, da fraternidade e da Dignidade da Pessoa Humana e de justiça, estão firmados; porém, só desrespeitados.

A falta de respeito com a República vem afetando os patrícios, principalmente os mais pobres. Em pleno século XXI onde tudo parecia uma estrada pavimentada e bem sinalizada, encontramos uma “transamazônica” esburacada e sem indicação.

Além do “pandemônico” vírus que vem destruindo famílias e a economia, gerando desemprego e violência; ainda temos que conviver com a “heresia”. O sistema quer uma política, os poderes lutando para uma oligarquia como aqui não fosse uma república democrática.

Estamos assistindo indignados (pensamento subjetivo), deputados desrespeitando o judiciário - com ataques e ofensas - pregando difamação, injúria a alguns ministros da Suprema Corte. - Quem escolhe os Ministros do STF é o presidente da república – quem escolhe o presidente da república somos nós – implica-se (=>), que somos nós responsáveis pelas indicações no supremo. – Sem erro de matemática!

Por outro lado temos Ministro disparando acusações ao Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) supondo conluio e crimes com o poder executivo. Depois volta atrás, dizendo que a EMFA é só cúmplice da insensatez do gestor maior da nação. E ai! O que mudou na fala? O chefe da nação estrategicamente vem se mantendo em silêncio para apossar-se da “política de boa vizinhança”; até há pouco tempo abalada.

Diante dos desrespeitos (troca de farpas) entre os poderes a “boiada vai passando”. Ex: Tem ex-ministro dos $milhões em espécie em apartamento vai ser solto; alega que o local onde está custodiado não lhe dar garantia de saúde..., pois ele é do grupo de risco. – Em outros casos, é concedida prisão domiciliar – até mesmo para quem foi foragida. - Shows pirotécnicos sobre a deusa Diké com seus olhos vendados. - Respiradores que rendem dois carros fortes de $Reais. E mais!

Todos têm que se unir para garantir a democracia - a economia decente e no combate a “curva da morte” divulgada diuturnamente. Se não! O Estado de direito será uma vítima da fogueira da inquisição. - Tudo pode tornar herege se o PENSAMENTO REPUBLICANO falir.

- Lembre-se do Ato Institucional Nº 02 (AI-02) de Outubro de 1965 – o tempo escureceu em Brasília.

“O estadista e filósofo romano Cícero ocupou as mais altas posições políticas da república em sua carreira. Nos seus escritos políticos, ele defendeu o Estado como uma questão para o povo ("Est igitur ... res publica res populi").”

- QUIERE SER "SALVADO DEL TITANIC VANITAS EST"

15/07/2020
(*) José Ponciano Neto é historiador membro da Comissão de Geografia e Ecologia do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros e Vice-presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte De Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: