Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84917
De: Tribunal de Justiça Data: Quarta 22/7/2020 15:56:19
Cidade: BH

Presidente do TJMG suspende liminar que autorizava funcionamento de restaurantes em BH
Gilson Lemes considerou medida inadequada para o momento da pandemia na capital, e fere cautelar de ADC
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, determinou, na tarde desta quarta-feira (22/7), a suspensão de liminar concedida em mandado de segurança coletivo, impetrado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Minas Gerais contra ato do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.
A liminar autorizava a reabertura de restaurantes e lanchonetes da capital mineira, e foi concedida na segunda-feira (20/7), em razão do fechamento determinado em decreto municipal como forma de conter o avanço da pandemia de covid-19 na capital mineira. A suspensão da medida foi pedida, em recurso à decisão de primeira instância da Justiça, pela Prefeitura de Belo Horizonte, que alegou a necessidade de conter o avanço do coronavírus na cidade.
Em sua decisão, o presidente do TJMG, Gilson Lemes, destacou que a liminar é ofensiva à Deliberação nº 17/2020, elaborada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, e ainda à cautelar provisória concedida em Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) nº 1000020459246-3/000, que foi concedida pela desembargadora Márcia Milanez.
Além disso, destacou o presidente, "a decisão hostilizada não atende plenamente os interesses da Abrasel, conforme por ela mesmo declarado, e também não se mostra adequada para o momento, tendo em vista o avanço da pandemia no município."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84916
De: Policia Militar Data: Quarta 22/7/2020 09:29:27
Cidade: Montes Claros

SALINAS – A Polícia Militar, ontem 21, por volta das 21h00min, durante patrulhamento pela Rodovia BR 251, Km 318, Rancho Primavera 1, em Salinas, recebeu informações que um veículo HB 20 Hatch, cor preta, teria envolvido em um acidente de trânsito envolvendo um motociclista no povoado de Bocaina e evadido pela BR 251, sentido Salinas. De posse das informações, os policiais militares, durante o patrulhamento, localizaram e abordaram o citado veículo, conduzido por um indivíduo identificado, 33 anos; ao ser questionado sobre o acidente, informou que conduzia o veículo quando, ao realizar uma ultrapassagem, percebeu que teria “passado por cima de alguma coisa”, contudo pensou que seria um cachorro e continuou sua viagem sentido à Vitória/ES. Durante as buscas no interior do veículo localizaram 04 (quatro) porções de substância semelhante a maconha e 02 (dois) cigarros da mesma substância. O indivíduo foi submetido ao teste do etilômetro apresentando resultado negativo. Diante do exposto o indivíduo foi preso e conduzido a DP, em Taiobeiras.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84915
De: O Tempo Data: Quarta 22/7/2020 08:03:32
Cidade: Belo Horizonte

Crianças de 7 e 8 meses são as vítimas mais jovens do coronavírus em Minas - Meninos são naturais de Montes Claros, no Norte, e Nova Serrana, no Centro-Oeste -
Por Gabriel Moraes - Minas Gerais já registrou até o momento 95.566 casos confirmados de coronavírus e 2.071 óbitos em decorrência da doença. Dessas fatalidades, duas chamam a atenção: a de dois bebês, um de 7 e outro de 8 meses de idade, os mais jovens a morrerem na pandemia, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O de 8 meses foi confirmado nesta terça-feira (21) - trata-se de um menino natural de Nova Serrana, no Centro-Oeste do Estado, que apresentava comorbidades. Esse foi o 10º óbito confirmado na cidade em decorrência da Covid-19, que também tem 191 pessoas diagnosticadas com a doença, de acordo com a prefeitura.
Já a morte da outra criança, também um menino, que é de Montes Claros, no Norte de Minas, foi confirmada no último sábado (18). Não há confirmação se ele também tinha complicações em sua saúde.
O município tem, ao todo, 813 casos confirmados e 12 óbitos causados pelo novo coronavírus.
Antes, a vítima mais nova da Covid-19 era uma criança de dois anos de idade de Ipatinga, no Vale do Aço, que apresentava comorbidades.


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84914
De: Prefeitura Data: Terça 21/7/2020 18:37:14
Cidade: Montes Claros

Agentes da Guarda Municipal de Montes Claros estiveram nessa segunda-feira, 20, na avenida Sidney Chaves, atendendo a uma denúncia feita através do número 153. No local, os guardas se depararam com algumas pessoas soltando pipa com cerol e que, ao verem os agentes, fugiram imediatamente, deixando para trás o material proibido. A pipa e o carretel foram imediatamente apreendidos e serão destruídos pela Prefeitura.
A fiscalização faz parte da campanha “Pipa Legal – Cerol Mata”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos trazidos pelo cerol e pela linha chilena, responsáveis por causar diversos acidentes e até mesmo matar. A fiscalização tem apreendido vários carretéis e pipas, além de notificar os responsáveis por crianças e adolescentes que praticam a perigosa "brincadeira".
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Anderson Chaves, “as denúncias podem ser feitas pelo número 190 da PM e pelo 153 da Guarda Municipal, que também irão fiscalizar os estabelecimentos comerciais que estão operando clandestinamente vendendo o material. O Comando de Inteligência da PM, juntamente com a GM, vai fiscalizar também as redes sociais, para identificar e coibir essa ação criminosa praticada em nossa cidade. A Prefeitura de Montes Claros está tomando todas as providências cabíveis para preservar a integridade física da população, principalmente dos motoqueiros”.
CEROL E LINHA CHILENA – Usado há décadas, o cerol é uma criação caseira, onde cola e pó de vidro ou de ferro são adicionados à linha das pipas para torná-las cortantes. Já a linha chilena é feita industrialmente e seu poder de corte é ainda mais elevado, pois é feita com pó de quartzo e óxido de alumínio. O uso das linhas cortantes é proibido por lei estadual em Minas Gerais desde 2002.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84913
De: Governo de Minas Data: Terça 21/7/2020 13:50:52
Cidade: Belo Horizonte

Governador anuncia antecipação do pagamento da 2ª parcela do salário dos servidores - Vencimentos de todo o funcionalismo estadual será quitado nesta quarta-feira (22/7) - O governador Romeu Zema anunciou, nesta terça-feira (21/7), que o pagamento da segunda parcela do salário dos servidores estaduais será antecipado para amanhã (22/7). A parcela seria paga, a princípio, no sábado, dia 25.
“Conseguimos melhorar um pouco a arrecadação. Como sempre faço, determinei que fosse dada prioridade ao pagamento do funcionalismo. Sendo assim, conseguiremos adiantar do dia 25 para amanhã o pagamento da segunda parcela do salário do mês”, afirmou o governador, anunciando a quitação do salário de todo o funcionalismo estadual referente ao mês de junho.
Os servidores das áreas de Saúde e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais receberam o salário integralmente no dia 10/7. Já no dia 14/7, foi depositada a primeira parcela, no valor de R$ 2 mil, para as demais categorias dos servidores estaduais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84912
De: Estado de Minas Data: Terça 21/7/2020 10:59:43
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros: agente penitenciário suspeito de matar adolescente no domingo é solto - Josué Nogueira, de 16 anos, foi morto no meio da rua com um tiro na cabeça e família está revoltada com decisão da Justiça; em redes sociais, garoto ainda foi vítima de racismo - Luiz Ribeiro - Foi solto nesta segunda-feira (20) o agente penitenciário V. A. T., de 40 anos, suspeito de matar o adolescente Josué Nogueira, de 16 anos, com um tiro na cabeça, na madrugada de domingo (19/7), na Vila Anália, em Montes Claros, no Norte de Minas. Ele estava de folga.
O corpo do adolescente foi sepultado na tarde desta segunda (20), no Cemitério Parque Jardim da Esperança, em Montes Claros. A família está revoltada com o crime e com a soltura do suspeito. Além de todo o sofrimento pela perda, uma tia de Josué alega que ele foi vítima de comentário racista em uma rede social depois da morte.
O adolescente foi morto no meio da rua, com um tiro na cabeça. Apontado como autor do disparo, o agente penitenciário foi preso pela Polícia Militar logo após o homicídio e arma do crime foi apreendida.
Nesta segunda-feira, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar o assassinato. De acordo com o delegado de Homicídios, Bruno Rezende da Silveira, o agente penitenciário disse que agiu em “legítima defesa”. O suspeito alegou que um grupo de pessoas lançou pedras e garrafas no telhado de sua casa e que, após reclamar pela quarta vez, atirou em direção ao grupo, atingindo o adolescente.
O servidor também argumentou que sofreu retaliação por parte dos frequentadores de um bar situado em frente à casa dele. Disse que o estabelecimento foi fechado pela Vigilância Sanitária, em função de descumprimento de medidas preventivas contra a transmissão do coronavírus, e que os frequentadores acham que ele foi responsável pela ida da equipe de fiscalização até o local.
No entanto, a família do adolescente desmente a versão do suspeito e sustenta que o agente penitenciário fez o disparo a sangue frio. “Foi covardia. Ele atirou no menino pelas costas”, afirma o operário Antonio José Nogueira, pai de Josué.
Revolta com a soltura do suspeito
Embora tenha sido autuado em flagrante, o agente penitenciário foi solto nessa segunda-feira. Extraoficialmente, a defesa teria argumentado que ele tem endereço e trabalhos fixos e “não oferece perigo para sociedade”, devendo, por isso, ficar à disposição da Justiça e aguardar o julgamento em liberdade.
A manicure Ellen Teixeira, de 31, tia de Josué, disse que a família já estava inconformada com a morte do adolescente e ficou ainda mais revoltada com a liberação do suspeito do crime.
“A gente fica muito revoltada em saber que antes do sepultamento do meu sobrinho, a pessoa que tirou a vida dele já está de volta à liberdade. Isso dói e provoca revolta em qualquer um”, lamentou Ellen.
“A justiça do homem falha. Mas, creio que a justiça de Deus nunca falha”, completou.
Depois de tudo, racismo
Ellen também disse que seu sobrinho foi vitima de um comentário de cunho racista em uma rede social. “Uma pessoa comentou que, pelo aspecto do meu sobrinho, ele era drogado e vagabundo, deixando a entender que, por isso, o agente penitenciário deveria ter feito o que fez com ele. Mas então, se ele fosse branco, talvez, a mesma pessoa achava que o agente não deveria ter agido desta forma, ao tirar a vida de um inocente?”, questiona a tia a vítima.
Ela disse ainda que Josué, integrante de uma família de seis irmãos, sempre foi honesto e uma pessoa de bom comportamento, sem antecedentes criminais. Declarou ainda que o adolescente já trabalhou como menor aprendiz em um supermercado da cidade.
Sejusp e Depen-MG manifestam pesar
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), por meio de nota, informaram que, “com profundo pesar” tomaram conhecimento de fato, envolvendo um policial penal”.
“No entanto, antecipadamente, caso comprovado em investigação competente já instaurada pela Polícia Civil de Minas Gerais, repudiam veementemente o possível comportamento inadequado com uso de arma de fogo por um policial penal, envolvido nessa ocorrência”, ressaltaram.
A Sejusp destaca que, “de acordo com informações preliminares, o servidor estava fora do horário de serviço e fez uso inapropriado do seu instrumento de trabalho, cuja utilização se restringe à defesa pessoal, atrelada ao seu exercício funcional de custódia e ressocialização de detentos”.
Informou que, além da investigação criminal por parte da Polícia Civil, o caso será alvo de “rigorosa apuração dos fatos no âmbito administrativo” pelo Depen-MG.
A pasta destaca que classifica a atitude do policial penal em questão como um ato isolado, que “não representa o comportamento dos mais de 17 mil servidores do sistema prisional, responsáveis pela custódia de cerca de 60 mil presos, em todo território mineiro”.
A Sejusp ressaltou ainda que nos próximos dias “a secretaria vai ampliar a reciclagem de profissionais do sistema prisional sobre o tema, para que fatos dessa natureza não voltem a acontecer e para reforçar o seu papel institucional primordial de proteção da sociedade mineira”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84911
De: Manoel Hygino Data: Terça 21/7/2020 08:02:56
Cidade: Belo Horizonte

Duas pandemias

Manoel Hygino

A espanhola mais conhecida no Brasil é uma gripe. Dela se guardam dolorosas lembranças, embora não existam sobreviventes. Enfim, são passados cem anos, um pouco mais. Ela desembarcou aqui em outubro de 1918, por um militar que servia no Rio de Janeiro e, transferindo-se para cá, começou a contaminar a cidade.
Belo Horizonte tinha, pois, 21 anos, era a prendada filha da República, uma capital construída para sede do governo de Minas, sucedendo Ouro Preto, julgada já inapta para abrigar a administração pública. No lugar de Curral Del-Rei, exigia-se uma metrópole na verdadeira acepção da palavra. Sonhava-se uma urbe moderna, bonita, limpa, arejada, e o nome dizia muito – Belo Horizonte. Mas se pretendia mais: que ela oferecesse a seus habitantes condições efetivas de salubridade, para que vivessem bem e sãos. Tudo se fizera para que assim fosse.
Até que, naquela segunda década do século XX, a perigosa moléstia, que ligava seu nome à nação ibérica, por aqui desembarcou num vagão para passageiros, na estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, tão intimamente entranhada na história do lugar que também fora denominado Cidade de Minas – coisas e fatos pretéritos, que não devem ser esquecidas. A doença entrou pela porta da frente, isso é, pela praça que se batizou com o nome de Rui Barbosa, o herói da campanha civilista à Presidência da República e que fez questão de vir conhecê-la.
Aí, então, apareceu a ibérica, que depois se demonstraria que não era da península europeia. Foi um Deus nos acuda em todos os setores da vida cotidiana, como comentam os escritores da época e, agora, focalizam novos autores atuantes no campo das letras e da medicina.
O médico Pedro Salles, colega de Juscelino na Faculdade de Medicina, discorre a respeito. Mario Lara, jornalista, faz o mesmo em espaço próprio de sua ampla biografia de Cícero Pereira, um dos paladinos pela saúde e a vida por aqui. A professora Anny Jackeline Torres Silveira, mestre em História pela UFMG e doutora pela UEMG, envereda pelo tema e nele se aprofunda em “A Influenza Espanhola e a cidade planejada”, apresentando-nos como foi e como a cidade enfrentou seus problemas.
Quando a moléstia aqui chegou, no século passado, a única instituição hospitalar era a Santa Casa de Belo Horizonte, fundada em 1899, que construía paulatinamente suas unidades de atendimento. Tudo dificílimo, mas a gente necessitada foi atendida, como o fez a Faculdade de Medicina, que interrompeu aulas para oferecer assistência em suas salas. Para atender à demanda, o número de leitos do Hospital Central cresceu para 1.220 leitos, dos quais, 692 para o Hospital Universitário.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84910
De: Governo de Minas Data: Segunda 20/7/2020 19:10:26
Cidade: BH

Saúde aponta tendência de estabilização da covid-19 no estado - Quadro ainda indica necessidade e reforço das medidas de prevenção à doença
Em coletiva virtual nesta segunda-feira (20/7), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, apresentou a situação da covid-19 no estado e falou sobre a tendência de estabilização na curva de contágio, taxa de ocupação de leitos e outros dados estatísticos. Até o momento, o estado registrou 94.132 casos confirmados da doença; 66.369 pessoas se recuperaram e houve 2.004 óbitos.
Amaral reforçou que uma possível estabilidade não diminui a importância de manter os cuidados de prevenção à covid-19.
Taxas
De acordo com o secretário, no momento observa-se uma tendência de estabilização tanto na taxa de ocupação de leitos do estado, quanto na data de ocorrência dos óbitos.
“Há cerca de uma semana, observamos uma flutuação no número de ocupação de leitos que indica tendência de estabilidade. Quando analisamos a data dos óbitos, que é diferente da data da confirmação das mortes, também identificamos uma propensão à estabilização. Isso significa que realmente há uma tendência a não termos um pico”, detalha o secretário.
Amaral explicou a importância da não ocorrência de um pico de casos da covid-19 em Minas Gerais. “Nosso objetivo era buscar uma redução das taxas de transmissão de forma que não houvesse uma explosão no número de casos e, consequentemente, de óbitos por desassistência. Nesse contexto, acho muito importante essa previsão de estabilidade nos índices”, afirma o secretário.
Anticorpos
O secretário ressaltou, ainda, que o número de pessoas com anticorpos necessários ou imunes à covid-19 é pequeno no estado. Com isso, ainda não há uma expectativa de diminuição na transmissão da doença nas cidades mineiras. “Nós precisamos acompanhar a evolução, porque somente quando tivermos um número significativo de pessoas com anticorpos poderemos vir a ter o que se chama de imunidade de manada, diminuindo a transmissão interpessoal”, destacou.
Já o secretário adjunto de Estado da SES-MG, Marcelo Cabral, ressaltou que o objetivo agora é manter os esforços para conduzir a situação da melhor maneira possível. E voltou a dizer que a colaboração da população na batalha contra a doença é fundamental. “Contamos com o esforço da população em relação a manutenção do distanciamento social, das medidas de higiene e proteção individual”.
Vacina
A possibilidade da chegada de uma vacina para prevenção da covid-19 também foi abordada por Amaral. “A tendência é de que tenhamos uma vacina. Entretanto, é importante destacar que esse processo ainda pode levar um tempo, já que toda vacina precisa passar pelo processo científico que comprove sua eficácia e eficiência, antes de ser produzida".

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84909
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 20/7/2020 12:11:38
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE ( dia dos amigos e amigas).

Hoje 20 de julho comemoramos o “Dia dos nossos amigos (as)” - para expressar melhor, vou usar um modelo de expressão patriarcal do masculino genérico – “meus amigos” – assim, minhas amigas irão entender que não estou as colocando numa posição subalterna, mas, para melhorar o raciocínio.

Tenho a grata satisfação de dizer que sou um privilegiado – tenho muitos amigos verdadeiros. E claro! Também os “amigos da onça”, mas... não os coloco em evidência. E nem pretendo!

Tenho meus pais, esposa & filhos, além de uma gama de amigos intelectuais- profissionais – educados - abastados e os desprovidos de recursos financeiros, mas, de corações extremamente abastecidos pela a força de DEUS.

Evidencio meus amigos de infância e adolescência, que ainda cultuam a fé da amizade. Também reverencio as amizades e os Irmãos.´. que adquirir após meus 50 anos de vida – hoje tenho 6.5 – pois, é, nesta “adolescência geriátrica” que começamos ser mais seletos. Muitos já se foram para o andar de cima – foram para outras dimensões. E tenho aqueles que, mesmo longe, oram por mim, e os correspondo com mais orações.

Sou daqueles amigos que procura agir como Irmão – estou sempre “de pé e a ordem” para atender a todos. - Claro! Dentro dos meus limites sociais e (...).

Não tenho amigos nas Redes Sociais – amizade comigo é no “Corpo a corpo”. A tecnologia deixa as pessoas mais “frias” e falsas – ninguém sabe o que é falso ou verdadeiro.
- Theodore, personagem do filme “Her” foi uma vítima da tecnologia - ele perdeu a noção da vida real e viveu na ilusão – apaixonou-se pela máquina.

Eu sempre digo: temos de querer amigos! Nada de Inteligência Artificial Emocional. Pode até ser que, sob a pressão da modernidade, um dia posso emanar no whatsap - like instagram – facebook – Tik Tok e outras INTERAÇÕES com a máquina. Mas, prefiro ter amigos dos “olhos nos olhos” que nos traz sabedoria, paz e o cristianismo através do calor humano. Sem radicalizar. Claro!

Pesquisando sobre o Dia Internacional da Amizade, descobrir que este dia não foi criado pelos americanos no dia em que o homem “pisou na Lua” 20/07/1969. - Será que pisou mesmo? - Isto para muitos – inclusive para o meu pai Manoel – ainda é uma incógnita.

A história do dia da amizade diz que: “O National Friendship Day foi originalmente fundado pela Hallmark em 1919. Pretendia-se que fosse um dia para as pessoas celebrarem a amizade enviando cartões umas para as outras, mas em 1940 o mercado havia amofinado – devido a 2ª Guerra Mundial - por fim, acabou completamente. No entanto, em 1998, Winnie the Pooh foi nomeado Embaixador da Amizade do mundo nas Nações Unidas e, em abril de 2011, a Organização das Nações Unidas reconheceu oficialmente o dia 30 de julho (e não 20) como Dia Internacional da Amizade; embora a maioria dos países celebra no primeiro domingo de Agosto!”

Mas, que seja 20 ou 30 de Julho – o importante que existe o Dia Internacional da Amizade ou Dia do amigo (20 de Julho) no nosso país.

- Dia 16 de Julho 2019 ficamos da minha casa observando um duplo fenômeno que nos impressionou: Lua cheia e eclipsada – a magnitude da umbra e penumbra não desfazem a amizade da terra com o nosso satélite. É este satélite natural da terra que nos lembra das nossas verdadeiras amizades. Mesmo a natureza eclipsando um ao outro, é neste momento - tão sublime - alinham com o majestoso Sol. - No nosso caso, com DEUS

- Dedico este texto a minha família e a todas amigas e os amigos verdadeiros. Entre nós existe calor humano!

- Estamos em guerra ҉ , combatendo um inimigo invisível, bem diferente da 2ª Guerra Mundial – eram visíveis armamentistas.
- Com a atual guerra ҉ o mercado estar amofinado como foi nos anos 40.

“”Quem vive fazendo de tudo para aparecer - e que a sua presença seja sempre notada - vai deixar uma herança tão ruim - que a sua ausência nem será sentida.” (boscodonordeste).

“Amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”. (MiNas).

20/VII/2020
(*) José Ponciano Neto: Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC) e Vice Presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas – AMALENM.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84908
De: Policia Militar Data: Segunda 20/7/2020 11:38:50
Cidade: Montes Claros

(...)
Em atendimento a uma denúncia anônima, às 13h15min desse domingo (19), policiais militares deslocaram até a Rua (...) onde, conforme a denúncia, ocorria uma rinha de galos e maus tratos. Uma equipe do Policiamento de Maio Ambiente, com o apoio de uma equipe Tático Móvel, deslocou ao local denunciado e ao aproximar da residência, ouviram o barulho de galos e viram a movimentação de pessoas que vinham do interior da casa, além de grande quantidade de carros parados em frente ao local. Os militares foram recebidos pelo proprietário da residência, um homem de 24 anos, o qual informou que não estava ocorrendo rinha, mas apenas um treino com os galos e autorizou a entrada dos militares. Contudo este saiu na frente para avisar às demais pessoas que estavam no quintal da casa (aproximadamente 25 indivíduos) em torno de uma arena (local utilizado para lutas de galo). Alguns indivíduos estavam em cima do muro do quintal dos fundos com a intenção de evadir e outros já haviam conseguido fugir. Foi solicitado o apoio de outras Guarnições que compareceram ao local, sendo constatado que havia uma arena com dois galos brigando, os quais apresentavam ferimentos na região da cabeça. O proprietário da casa aproveitando que os policiais estavam contendo os indivíduos para que não evadissem, recolheu os dois galos da arena e desfez a arena (a arena é dobrável e de fácil montagem e desmontagem), em um cômodo aos fundos da casa, 33 galos estavam alojados em baias com espaço reduzido, 11 galos estavam presos em gaiolas de ferro espalhadas pelo quintal, três galos estavam em um galinheiro situado na lateral do quintal, e os dois galos que estavam na arena, totalizando 49 galos. Todas os animais possuíam pelo menos uma amputação: esporas, barbelas ou cristas. Alguns possuíam as três partes amputadas; 5 galos apresentavam ferimentos recentes, com presença de sangramentos e edemas; uma ave apresentava ferimento no olho de forma que não conseguia abri-lo. Além do proprietário da casa, outros 13 indivíduos, com idades entre 28 e 59 anos, foram qualificados por estarem participando da prática, contudo, devido às recomendações previstas referente à pandemia da Covid-19 e recomendação da Delegacia de Plantão, deixou-se de realizar a condução desses autores. Um dos participantes da rinha, de 37 anos, encontrava-se com Mandado de Prisão em aberto por pensão alimentícia, sendo conduzido. Foram lavrados os autos de infração referentes as infrações ambientais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84907
De: Polícia Militar Data: Segunda 20/7/2020 11:53:26
Cidade: M. Claros

(...) Na manhã desse domingo (19), Policiais militares em Itacarambi foram procurados pela mãe de uma moça de 18 anos, informando a seguinte situação: que sua filha,(...), teria saído de casa na noite do último sábado (18) por volta das 23h30min, em companhia de seu ex-namorado, de 29 anos, e até a manhã de domingo não teria retornado para sua casa. Segundo ela, estariam em casa comemorando o aniversário de (...) quando ela saiu. A partir dessa informação, foram feitas várias diligências na tentativa de localizar a filha da solicitante. Durante todo o domingo familiares tentaram contato telefônico e procuraram pela vítima, inclusive na casa do ex-namorado, porém foram informados por familiares dele que não sabiam onde eles poderiam estar. Que por volta das 17 horas, a mãe da vítima fez contato telefônico com o ex-namorado da filha, porém quem atendeu foi a atual namorada dele, uma adolescente de 17 anos, a qual informou ter descoberto que (...) ainda matinha um relacionamento com o seu namorado, motivo pelo qual teria arquitetado a morte de (...). A adolescente informou que teria levado (...) para um matagal e que, após matá-la, teria colocado fogo no corpo. Mais tarde, o proprietário de uma fazenda, na zona rural de Pageú, entrou em contato com a Polícia Militar informando que havia localizado um corpo carbonizado dentro de um cocho para animais. Policiais militares deslocaram até o local e confirmaram a informação. O corpo localizado foi periciado e conduzido para a cidade de Itacarambi. Os supostos autores encontram-se foragidos até o momento e estão sendo procurados. Informações que possam levar à prisão desses foragidos podem ser repassadas via 190 ou através do 181, com sigilo absoluto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84906
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 20/7/2020 08:25:10
Cidade: Montes Claros

(...)
local: rua felizardo mendes cardoso, edgar pereirauma guarnição dos bombeiros deslocou para atendimento de vítima de disparo de arma de fogo, onde deparou com uma vítima caída no quintal de sua residência, inconsciente, apresentando dois ferimentos provocados por arma de fogo, um na cabeça e outro no abdômen.
ação bm: diante do exposto, a gu bm utilizando epi, realizou a avaliação detalhada da vítima e constatou ausência de sinais vitais, diante do exposto, iniciaram as manobras de ressucitação cardio pulmonar. ao obter êxito, após restabelecimento dos sinais vitais, a vítima foi conduzida pela usa 01 até o pronto socorro do hospital santa casa, onde permaneceu sob os cuidados da equipe médica de plantão.



Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84905
De: Manoel Hygino Data: Segunda 20/7/2020 08:13:05
Cidade: Belo Horizonte

No mês de julho

Manoel Hygino

Dezesseis de julho é data para não se esquecer. Porque é data da fundação de Mariana, primeira vila, primeira cidade, primeira comarca e primeira capital de Minas, além de primeiro bispado. Pelo visto, não é pouco e por tudo se rejubilam os ali nascidos, gente dos mais altos predicados de que tanto se orgulham a velha província e, depois, o estado.
O escritor Danilo Gomes, de querida família da antiga Vila do Carmo ou do Ribeirão do Carmo, inicialmente Vila de Albuquerque, em homenagem ao então governador do Carmo, Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho, foi criada em 8 de maio de 1711. Confirmada em 16 de julho de 1712, compreendia sua jurisdição todo território a Sudeste da capitania.
Antônio de Albuquerque era governador do Rio de Janeiro, quando foi, por carta régia de 9 de novembro de 1709, nomeado governador da recém-criada capitania de São Paulo e Minas de Ouro. O governador pacificou as Minas e convocou a junta de 10 de novembro, em Sabará, com a presença inclusive de Borba Gato e representantes da nobreza da terra, do clero e do povo, quando anunciou a organização de municipalidades. Os povos teriam governo próprio, de caráter democrático, para aplicação da justiça e solução de seus problemas.
Pois o Dia de Minas se atribui a fundação da cidade de Mariana, reverenciado por iniciativa de Roque José de Oliveira Camêllo, cuja vida e exemplo foram citados pelo Dr. Aristides Junqueira Alvarenga, ex-procurador geral da República.
Por lei sancionada em 19 de outubro de 1979 pelo governador Francelino Pereira, tornou-se realidade o propósito de criação do “Dia de Minas Gerais”, confirmado pela Emenda nº 22 da Constituição de Minas Gerais, o governo de Minas continuasse a se transferir para Mariana no dia 16 de julho de cada ano.
Eis o 16 de julho de 2020, em meio ao torvelinho político e o morticínio que causa a Covid-19. Para o ex-procurador da República, nem tudo se esvai com a existência de um amigo. Disse ele: “a fulgurante vida do meu colega de infância não se apagou em 18 de março de 2017, aos seus anos de idade. Brilhará sempre”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84904
De: O Tempo Data: Segunda 20/7/2020 05:53:38
Cidade: BH

Bebê de 7 meses de Montes Claros é a vítima mais nova da Covid-19 em Minas
Prefeitura da cidade informou que a criança morreu na quinta-feira (16), mas o resultado do teste positivo saiu neste sábado (18); até então, o mais novo a morrer da doença era um menino de 2 anos, de Ipatinga Por QUEILA ARIADNE
Um bebê de 7 meses, morto na última quinta-feira (16), em Montes Claros, na região Norte, é a vítima mais jovem do coronavírus em Minas Gerais e a sétima com menos de 18 anos. Segundo nota da prefeitura da cidade, o resultado do teste que confirmou a Covid-19 saiu apenas no sábado (18), razão pela qual o caso não ainda não havia sido computado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), que informou à reportagem ter registrado seis óbitos de crianças e adolescentes por conta da doença. Até então, um menino de 2 anos, que faleceu no dia 6 de julho, em Ipatinga, no Vale do Aço, era a mais nova vítima da pandemia no Estado.
A Prefeitura de Montes Claros informa o setor de epidemiologia do município entrou em contato com a família para dar orientações e devidas providências. Agora, subiu para 11 o número de óbitos na cidade, que tem 734 casos confirmados.
A criança morreu no Hospital Universitário Clemente de Faria. A reportagem entrou em contato com a unidade, por meio do telefone fixo disponibilizado no site, mas foi informada que seria difícil ter acesso às infomações durante o fim de semana. Segundo matéria publicada pelo portal de notícias G1, o bebê teria começado a passar mal na segunda-feira (13), quando a mãe procurou pela primeira vez o hospital, com sintomas gripais leves e vômitos. Como não havia critérios para internação, a família foi orientada acompanhar em casa. Na quinta-feira (16), ele foi novamente levado à unidade, mas não resistiu.
No caso do menino de 2 anos que morreu em Ipatinga, a criança tinha outras comorbidades. Já no caso do bebê de Montes Claros, a reportagem ainda não conseguiu informações sobre as condições de saúde da criança.
Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) não soube informar o número de crianças e adolescentes que já morreram em Minas Gerais, mas prometeu passar os dados neste domingo (19). O Ministério da Saúde também não informou quantas crianças já morreram, mas, no boletim do dia 11 de julho, data da última atualização por faixa etária, o Brasil tinha registrado 4.036 hospitalizações de pacientes abaixo de 19 anos. Desse total, 1.040 tinham menos de 1 ano.
Neste sábado (18), a Prefeitura de Ouro Branco, na região Central do Estado, informou que entre oito novos casos confirmados está uma criança de 1 ano e 9 meses, que passa bem, fazendo isolamento em casa.

Em todo o Brasil, conforme balanço mais recente do Ministério da Saúde, 154 crianças com um ano ou menos faleceram comprovadamente em razão da Covid-19. Entre crianças com 1 a 5 anos, foram 85 mortes. Vítimas com 6 a 19 anos somam 258. Os grupos etários informados consideram critérios do próprio ministério. Considerando óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - que incluem diagnósticos também de infectados por outros vírus respiratórios ou por agentes não especificados, além de casos em investigação -, foram 1.631 mortes de crianças, desde aquelas que ainda não haviam completado o primeiro aniversário, a adolescentes de até 19 anos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84903
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 17/7/2020 17:32:41
Cidade: Montes Claros/MG

"Pandemia - M. Claros baixa novo decreto, modifica horário de bar e restaurante e mobiliza até 500 agentes sanitários: "Fica estabelecido a proibição de reuniões particulares que tenham a participação de mais de 05 (cinco) pessoas"
Quinta 16/07/20 - 22h27"

Classificação dos números de mortes por 100.000 habitantes, em ordem decrescente, devidas ao coronavírus, referentes a 30 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, às 10:00 hs de hoje.

Municípios/Populações/Mortes/Mortes por 100.000 hab/Classificação

Teófilo Otoni 141.934 42 29,6 1º
Ipatinga 263.410 64 24,3 2º
Uberlândia 691.305 155 22,4 3º
Gov. Valadares 279.885 62 22,1 4º
Cel. Fabriciano 109.855 20 18,2 5º
Araguari 117.267 20 17,1 6º
Contagem 663.855 99 14,9 7º
Juiz de Fora 568.873 83 14,6 8º
Caratinga 92.062 13 14,1 9º
Belo Horizonte 2.501.576 328 13,1 10º
Janaúba 71.648 9 12,5 11º
Betim 439.340 53 12,1 12º
Uberaba 333.783 37 11,1 13º
Ibirité 180.204 18 10,0 14º
Pouso Alegre 150.737 13 8,6 15º
Ribeirão das Neves 334.858 26 7,8 16º
Curvelo 80.129 6 7,5 17º
Sabará 136.344 9 6,6 18º
Divinópolis 238.230 14 5,9 19º
Santa Luzia 219.134 12 5,5 20º
Poços de Caldas 166.085 9 5,4 21º
Varginha 134.477 7 5,2 22º
Patos de Minas 150.833 7 4,6 23º
Pirapora 56.428 2 3,6 24º
Sete Lagoas 239.639 8 3,3 25º
Vespasiano 127.601 4 3,1 26º
Montes Claros 409.341 11 2,7 27º
Passos 114.679 3 2,6 28º
Itabira 120.060 3 2,5 29º
Januária 67.742 1 1,5 30º

- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 9.201.314/21.119.536 = 43,6%
- Percentual do número total de mortes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 1138/1904 = 59,8%

Deus nos abençoe e livre de todo mal.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84902
De: Estado de Minas Data: Sexta 17/7/2020 12:41:07
Cidade: Belo Horizonte

Coronavírus: Morte de bebê de sete meses é investigada em Montes Claros - O bebê, do sexo masculino, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), ao dar entrada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - Luiz Ribeiro - A Vigilância Epidemiológica Municipal de Montes Claros, no Norte de Minas, informou que está sendo investigada a morte de uma criança de sete meses por suspeita de ter sido provocada pela COVID-19.
O bebê, do sexo masculino, morreu na madrugada desta quinta-feira (16), ao dar entrada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A família da criança mora em um bairro da zona Norte da cidade.
De acordo com a setor de Epidemiologia da Prefeitura de Montes Claros informou que foi coletado para exame de RT-PCR, para verificar se a causa do óbito foi o coronavirus. O resultado deve sair dentro de sete dias.
Por meio de nota, a assessoria do Hospital Universitário Clemente de Faria informou que a criança deu entrada no seu pronto socorro às 5h47min desta quinta-feira, já sem os sinais vitais, em conseqüência de uma parada cardiorespiratória, constatada pela equipe plantonista. Mesmo assim, os médicos tentaram reanimá-la, sem sucesso.
A unidade hospitalar sustenta que foi garantida toda assistência ao bebê. De acordo com o HUCF, a mãe do garoto esteve no pronto-socorro do hospital pela primeira vez na segunda-feira (13) e que, na ocasião, a criança apresentou síndrome gripal e vômitos leves.
“ Não havendo critérios para internação, a mãe foi orientada quanto à medicação e ao retorno ao hospital, caso o filho apresentasse piora dos sintomas”, informou o hospital.
Números
De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Município desta quinta-feira (16), Montes Claros (409,34 mil habitantes) conta com 633 casos confirmados do coronavírus e nove mortes causadas pela doença. 139 pacientes já se recuperaram.
Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade conta com 31 pacientes com a COVID-19 internados em leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) dos quais 11 são de outros municípios da região. O município tem 51 pessoas internadas com o coronavirus em leitos clínicos (enfermaria),dos quais 25 são procedentes de outras cidades do Norte de Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84901
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 17/7/2020 11:14:30
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais dos 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 10/07/2020, 6h30m, e até 17/07/2020, 8h20m:

1º África do Sul 25,51% (passou de 3.720 para 4.669 mortes)
2º Índia 18,50% (de 21.604 para 25.602)
3º Arábia Saudita 12,86% (de 2.100 para 2.370)
4º México 12,07% (de 33.526 para 37.574)
5º Rússia 11,82% (de 10.826 para 12.106)
6º Peru 11,50% (de 11.314 para 12.615)
7º Brasil 10,85% (de 69.184 para 76.688)
8º Iran 10,60% (de 12.305 para 13.608)
9º Chile 9,10% (de 6.682 para 7.290)
10º Paquistão 8,24% (de 5.058 para 5.475)
11º Estados Unidos 3,81% (de 133.287 para 138.360)
12º Turquia 2,64% (de 5.300 para 5.440)
13º Reino Unido 1,16% (de 44.687 para 45.204)
14º Itália 0,26% (de 34.926 para 35.017)
15º Espanha 0,05% (de 28.401 para 28.416)

II) Classificação da Organização Mundial da Saúde hoje, 17/07/2020, que inclui casos confirmados, mortes e números de recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Brasil, 3º Índia, 4º Rússia, 5º Peru, 6º África do Sul, 7º México, 8º Chile, 9º Reino Unido, 10º Iran, 11º Paquistão, 12º Espanha, 13º Itália, 14º Arábia Saudita e 15º Turquia.

III) Totais referentes ao Mundo, hoje: Mortes 590.401, Casos confirmados 13.827.504, Recuperados 7.711.525.

IV) Maiores números de mortes por coronavírus em Estados brasileiros, até hoje: 1º São Paulo 19.038, 2º Rio de Janeiro 11.489, 3° Ceará 7.127, 4º Pernambuco 5.836, 5º Pará 5.385, 6º Amazonas 3.095, 7º Bahia 2.693, 8º Maranhão 2.608, 9º Espírito Santo 2.136, 10º Minas Gerais 1.834, 11º Rio Grande do Norte 1.501, 12º Paraíba 1.418, 13º Alagoas 1.348, 14º Paraná 1.246, 15º Mato Grosso 1.207, 16º Rio Grande do Sul 1.141, 17º Sergipe 1.071, 18º Piauí 1.043 e 19º Distrito Federal 1.037.
Total de mortes dos 18 Estados/DF acima: 72.253, que corresponde a 94,2% do total do Brasil (76.688), composto por 26 Estados e Distrito Federal.
Conforme o G1, em matéria de ontem, os números de novas mortes nos Estados brasileiros tem variado assim, nas duas últimas semanas:
Subindo: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, MT, RO e TO.
Em estabilidade: SP, PA, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI e SE.
Em queda: ES, RJ, AC, AM, AP, RR e RN.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84900
De: Prefeitura Data: Quinta 16/7/2020 22:26:47
Cidade: M. Claros

Decreto no. 4074, de 16 de julho de 2020

ESTABELECE NOVOS MEIOS DE PREVENÇÃO, CONTROLE E MONITORAMENTO AO CONTÁGIO PELO AGENTE NOVO CORONAVÍRUS – SARS- COV-2 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O Prefeito de Montes Claros – MG, no uso de suas atribuições legais, nos termos dos arts. 71, inciso VI e 99, inciso I, alínea “i” da Lei Orgânica Municipal e do disposto no artigo 30, inciso I, da Constituição da República, bem como nos termos da Lei Municipal 5.252/2020 e da Lei Federal 13.979/2020 e,
CONSIDERANDO, a criação do plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, que regula a flexibilização do funcionamento das atividades econômicas, assistenciais, culturais, religiosas e dos serviços públicos no Município, bem como estabelece meios de prevenção, controle e monitoramento ao contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2;
CONSIDERANDO, que o referido plano estabeleceu critérios para avanços ou retrocessos na flexibilização do funcionamento das diversas atividades no Município de Montes Claros;
CONSIDERANDO, que os avanços na disseminação dos casos de COVID-19 exigem, por parte do Poder Público Municipal, a adoção de providências para evitar-se descontrole da situação epidemiológica;
DECRETA:
Art. 1o – Fica determinado que as lojas de conveniências, bares, restaurantes e similares, cujo funcionamento encontra-se regulado no plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”, funcionarão respeitando o limite de horários de 08:00 às 20:00 horas.
§1o. Fora do referido horário, sem presença de clientes, poderão ser exercidas apenas atividades internas relacionadas a serviços administrativos, de reabastecimento de produtos e limpeza.
§2o. As restrições de horário de funcionamento, previstas no presente artigo, não se aplicam às lojas de conveniências, bares, restaurantes e similares localizadas nas margens das rodovias.
Art. 2o – Fica determinado, em caráter excepcional, que até 500 (quinhentos) agentes comunitários de saúde, designados mediante Portaria da

Município de Montes Claros – MG Procuradoria-Geral
Secretária Municipal de Saúde, sejam colocados à disposição da vigilância sanitária municipal, para incremento das atividades de prevenção ao contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, nos termos do artigo 3o, da Lei Federal no 11.350, de 5 de outubro de 2006.
§1o. A atuação destes agentes comunitários de saúde, nos termos do presente Decreto, será voltada ao aspecto orientador da população, como meio de prevenção ao contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2.
§2o. Após orientação, não sendo respeitadas as regras sanitárias, imediatamente, os agentes deverão identificar as partes e as inconformidades sanitárias encontradas, para lavratura de auto de infração pelos agentes de fiscalização ou pela Guarda Municipal.
§3o. Os agentes comunitários de saúde, no exercício da função preventiva contra o contágio pelo agente Novo Coronavírus – SARS-CoV-2, receberão, como estímulo à produção individual, previsto no artigo 75, da Lei municipal n.o 3175/03, com adequações da Lei municipal no 4.665/13, adicional de 50% (cinquenta por cento) sob o vencimento básico, a ser custeado com recursos específicos para o enfrentamento à doença.
Art. 3o – Fica determinado aos agentes de fiscalização e a Guarda Municipal que promovam a suspensão cautelar das atividades quando, após notificação, continuem descumprindo as regras sanitárias previstas no presente Decreto e no Decreto Municipal 4046/20, que criou o plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”.
Paragrafo Único. A suspensão cautelar da atividade, prevista no caput, será fixada pelo prazo de 10 (dias), prorrogáveis por igual período, a critério da Autoridade de Saúde.
Art. 4o – Fica estabelecido a proibição de reuniões particulares que tenham a participação de mais de 05 (cinco) pessoas.
§1o. A violação do presente dispositivo implicará na multa do proprietário ou locatário da residência no equivalente a 20 (vinte) Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros – UREF-MC.
§2o. A multa de que trata o parágrafo primeiro, poderá ser elevada para 40 (quarenta) Unidades de Referência Fiscal de Montes Claros – UREF-MC, em caso de não interrupção imediata do evento, após notificação da fiscalização.
§3o. No caso previsto no parágrafo anterior, a aplicação da multa nele descrita não dispensará a fiscalização municipal de comunicação imediata do fato à autoridade policial, para apuração do crime descrito no artigo 268, do Código Penal.
Art. 5o – Fica determinado que o funcionamento dos parques municipais dar-se-á de 08:00 às 18:00 horas.
Art. 6o – A administração pública municipal deverá incentivar denúncias da população sobre o descumprimento das regras sanitárias municipais e resguardar o anonimato dos denunciantes.
Art. 7o – O presente Decreto, naquilo que não lhe for compatível, não revoga o plano municipal “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE”,

Município de Montes Claros – MG Procuradoria-Geral
previsto no Decreto 4046/20.
Art. 8o – Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando as disposições em contrário.
Município de Montes Claros, 16 de julho de 2020.
HUMBERTO GUIMARÃES SOUTO
Prefeito de Montes Claros
Dulce Pimenta Gonçalves
Secretária Municipal de Saúde
Otávio Batista Rocha Machado
Procurador-Geral do Município

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84899
De: Governo de Minas Data: Quinta 16/7/2020 14:56:27
Cidade: Belo Horizonte

(...)
No encontro, também foram autorizados alguns avanços nas ondas do plano Minas Consciente.
Após apresentarem melhora em alguns índices, como taxa de ocupação de leitos, as regiões Norte e Sul avançam para a onda amarela do plano, que prevê a liberação de mais atividades econômicas. Poderão reabrir salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias, papelarias, entre outros serviços.
Já as regiões Noroeste e Sudeste poderão avançar para a onda branca, se juntando às macrorregiões Centro-Sul e Leste do Sul. Assim, será permitida a abertura de autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
Todas as outras regiões do estado estão mantidas na onda verde do plano. A orientação é para que que essas localidades mantenham abertos somente serviços essenciais, como padarias, farmácias e supermercados.
Adesão
Até o dia 15 de julho, 199 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando mais de 4,1 milhões de mineiros (clique aqui para conferir a lista de municípios que aderiram).
Plataforma digital do Minas Consciente
A partir desta quinta-feira, todas as informações sobre o Plano Minas Consciente podem ser acompanhadas em tempo real. A ferramenta, alimentada pelas equipes das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e da Saúde (SES), surge com objetivo de dar transparência aos dados e simplificar o entendimento da população quanto ao desenvolvimento da retomada gradual do comércio, serviços e outros setores em Minas Gerais.
Por meio de cliques, é possível acompanhar os municípios que aderiram ao plano e identificar as macrorregiões de Saúde por ondas do Minas Consciente, de acordo com os protocolos previstos para cada onda.
A plataforma digital oferece informações sobre a população total impactada pelo Minas Consciente. Os dados são distribuídos por habitantes impactados, como porcentagem da população por cada macrorregião, além do mapa do estado com os municípios que aderiram ao plano por número de habitantes. A ferramenta também dá luz aos dados econômicos do estado, detalhado pelo PIB de cada município.
Ondas
O plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Fica a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Onda amarela
As regiões de Saúde Norte e Sul avançaram para a onda amarela do plano Minas Consciente, permitindo, assim, a reabertura segura de novos segmentos de mercado. O avanço será possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI.
A partir de agora, poderão voltar a funcionar espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.
As empresas dos setores deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.
Onda branca
As macrorregiões de Saúde Noroeste e Sudeste avançaram para a onda branca, se juntando às regiões Centro-Sul e Leste do Sul.
Algumas das orientações para essas regiões são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda verde
As macrorregiões de Saúde Centro, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Entenda os protocolos previstos para cada onda:
O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

• Onda verde – serviços essenciais

• Onda branca – 1ª fase

• Onda amarela – 2ª fase

• Onda vermelha – 3ª fase
Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:

Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84898
De: Prefeitura Data: Quarta 15/7/2020 17:07:43
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura de Montes Claros realizou na manhã dessa quarta-feira, 15, a sessão de abertura dos envelopes contendo as propostas de preço oferecidas pelas empresas que estão participando do processo licitatório para reforma do Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros, de forma que ele possa receber um hospital de campanha para atender pacientes com COVID-19.
As empresas Toptal Serviços Eireli, Mega Construtora e Serviços Eireli e R&D Construtora Ltda - ME, as únicas consideradas aptas para participar do certame, apresentaram suas propostas de preço para a execução das obras. A menor foi feita pela R&D Construtora, no valor de R$ 370.822,56, o que equivale a um desconto de 18,49% em relação ao valor de referência de licitação, que era de R$ 454.936 - uma economia superior a R$ 84 mil reais. As propostas serão agora analisadas por uma comissão formada por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, e o resultado da licitação sairá nos próximos dias.
O hospital de campanha terá por objetivo receber os pacientes que estão em fase final de tratamento e que não necessitam permanecer em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A edificação possui uma área construída de mais de três mil metros quadrados e a reforma vai acontecer na ala superior esquerda, que possui uma área aproximada de 800 m². De acordo com o projeto de engenharia elaborado, podem ser implantados 52 leitos, sendo 14 na ala inferior e 38 na ala superior. O projeto foi elaborado de acordo com as especificações legais previstas para os hospitais de campanha, respeitando os espaçamentos entre leitos; em uma situação excepcional e em caso de extrema necessidade, podem ser adicionados mais 8 leitos, totalizando 60.
A reforma vai contemplar troca de pisos, implantação de sistema elétrico e hidráulico, instalação de novos vasos, lavatórios, pias, torneiras e registros, revestimentos cerâmicos em paredes, pintura em toda a unidade e instalação de portas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84897
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 15/7/2020 16:25:37
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

PRINCÍPIOS DO PENSAMENTO REPUBLICANO

“Direito, direito e bem comum são os fundamentos da ordem política na antiga República Romana. Seu sistema misto de constituição não foi apenas exemplar para as repúblicas medievais da cidade, mas continua a ter um impacto até hoje.”

- No Brasil onde a democracia vem sendo ameaçada devida os confrontos entre os poderes - mais do que nunca - baixar as guardas é importuno e surreal. Os ideais da Liberdade, da Igualdade, da fraternidade e da Dignidade da Pessoa Humana e de justiça, estão firmados; porém, só desrespeitados.

A falta de respeito com a República vem afetando os patrícios, principalmente os mais pobres. Em pleno século XXI onde tudo parecia uma estrada pavimentada e bem sinalizada, encontramos uma “transamazônica” esburacada e sem indicação.

Além do “pandemônico” vírus que vem destruindo famílias e a economia, gerando desemprego e violência; ainda temos que conviver com a “heresia”. O sistema quer uma política, os poderes lutando para uma oligarquia como aqui não fosse uma república democrática.

Estamos assistindo indignados (pensamento subjetivo), deputados desrespeitando o judiciário - com ataques e ofensas - pregando difamação, injúria a alguns ministros da Suprema Corte. - Quem escolhe os Ministros do STF é o presidente da república – quem escolhe o presidente da república somos nós – implica-se (=>), que somos nós responsáveis pelas indicações no supremo. – Sem erro de matemática!

Por outro lado temos Ministro disparando acusações ao Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA) supondo conluio e crimes com o poder executivo. Depois volta atrás, dizendo que a EMFA é só cúmplice da insensatez do gestor maior da nação. E ai! O que mudou na fala? O chefe da nação estrategicamente vem se mantendo em silêncio para apossar-se da “política de boa vizinhança”; até há pouco tempo abalada.

Diante dos desrespeitos (troca de farpas) entre os poderes a “boiada vai passando”. Ex: Tem ex-ministro dos $milhões em espécie em apartamento vai ser solto; alega que o local onde está custodiado não lhe dar garantia de saúde..., pois ele é do grupo de risco. – Em outros casos, é concedida prisão domiciliar – até mesmo para quem foi foragida. - Shows pirotécnicos sobre a deusa Diké com seus olhos vendados. - Respiradores que rendem dois carros fortes de $Reais. E mais!

Todos têm que se unir para garantir a democracia - a economia decente e no combate a “curva da morte” divulgada diuturnamente. Se não! O Estado de direito será uma vítima da fogueira da inquisição. - Tudo pode tornar herege se o PENSAMENTO REPUBLICANO falir.

- Lembre-se do Ato Institucional Nº 02 (AI-02) de Outubro de 1965 – o tempo escureceu em Brasília.

“O estadista e filósofo romano Cícero ocupou as mais altas posições políticas da república em sua carreira. Nos seus escritos políticos, ele defendeu o Estado como uma questão para o povo ("Est igitur ... res publica res populi").”

- QUIERE SER "SALVADO DEL TITANIC VANITAS EST"

15/07/2020
(*) José Ponciano Neto é historiador membro da Comissão de Geografia e Ecologia do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros e Vice-presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte De Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84896
De: Soares Data: Quarta 15/7/2020 14:47:19
Cidade: M. Claros

Hoje, Zezinho Versiani completa 79 anos. É a enciclopédia da imprensa de Montes Claros nos últimos 60. Tem memória privilegiada e sua isenção paira acima de controvérsias. Deve e precisa ser ouvido sobre muita , muitas questões que ele presenciou e viveu, com sua alma boa. Para que a história nunca seja alterad e transforme-se em mero simulacro, corruptível.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84895
De: Manoel Hygino Data: Quarta 15/7/2020 08:20:56
Cidade: Belo Horizonte

O briguento Putin

Manoel Hygino

A natural predominância do noticiário sobre a pandemia no Brasil, simultaneamente com o conturbado momento político que a nação atravessa, não me permitiu conhecer o resultado do plebiscito em torno da sucessão do poder na Rússia. A União Soviética já terminara há bem tempo, mas os métodos empregados para se definir quem governaria a grande nação não variam suficientemente. A própria ascensão de Vladimir Putin ao comando em 1999/2000, primeiramente como premier, e, em seguida, como presidente, ainda está envolta em detalhes misteriosos que somente o tempo conseguirá, talvez, revelar. Para se melhor conhecer os desvãos dos fatos, há de se estudar muito, ler muito, conversar, estudar.
Foi o que fez Macha Gessen (e o nome coaduna com o significado em língua portuguesa – macha) jornalista russa, autora de mais de vinte livros, editora da revista Snob, testemunha de parte da história mais recente de sua pátria, ao publicar “A face oculta do novo Czar”, o título português.
Para se sentir as raízes mais distantes do problema, há de se reportar à segunda grande guerra. Gessen evoca: “A cidade soviética de Leningrado, onde Vladimir Putin nasceu, no ano de 1952, foi, para aqueles que ali viviam, um lugar de fome, pobreza, destruição, violência e morte, Tinham-se passado apenas oito anos desde o fim do célebre cerco à cidade. Tudo começou, em 8 de setembro de 1941, quando as tropas alemãs conseguiram cercar Leningrado, deixando-a incomunicável, e só terminou 872 dias depois. Morreram mais de um milhão de civis, vitimados pela fome ou pelos bombardeios que aconteciam sem trégua enquanto durou o bloqueio. Quase metade dessas pessoas morreram tentando fugir de lá”.
No pós-guerra cresceu a criança, já com fama de briguento. Rapazinho, sonhava tornar-se agente da KGB, assumir os destinos do país e dominar o mundo. A evolução da personalidade do jovem e sua pertinácia na busca de concretização de seus anseios são descritas em minúcias, enquanto a nova Rússia procurava assumir seu papel histórico. Os pais do futuro presidente eram um inválido e uma mulher que quase morreu de fome, mãe de dois filhos também falecidos; um bebê e outro na infância.
Putin viveu, vamos dizer, no fundo de um quintal, num pátio coberto de lixo e cheio de marginais. “Aquele pátio era uma coisa”, disse um dos biógrafos, um ex-colega de Putin e seu amigo de infância, Viktor Borienko. “Um bando de marginais. Uns sujeitos sujos, com a barba por fazer, com cigarros e garrafas de vinho vagabundo nas mãos. Sempre bebendo, xingando, arranjando brigas. E Putin ficava no meio disso tudo...”. E, assim, chegou à escola, com modos de brigão.
Putin foi excluído do grupo dos jovens pioneiros, um castigo raro, exótico, geralmente reservado aos alunos que, por perder anos, viviam repetindo as matérias, sendo considerados casos perdidos. Não trazia no pescoço o lenço vermelho, símbolo da organização comunista para crianças de dez a quatorze anos. Para Putin, a credencial de delinquente era sinal de status. No entanto, soube vencer as adversidades, entrou para a KGB, aprendeu sambo, a autodefesa sem armas. Com ela, passou de jovem brigão a adolescente aplicado, e com metas bem definidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84894
De: Carlos C. Data: Quarta 15/7/2020 07:05:00
Cidade: Brasília DF

Brasília trabalha com a informação de que o presidente Bolsonaro endossou, e estimulou, a durissima nota do ministro da Defesa e dos comandantes das Forças Armadas contra declaração do ministro Gilmar Mendes, do STF, chamado na nota simplesmente de "senhor".
Comentaristas politicos dizem que a crise de 13 dezembro de 1968, que desembocou no AI-5, teve começo em acontecimento menos contundente do que o fato atual.
A nota é dura desde o começo, sem mesuras: "O Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica repudiam veementemente a acusação apresentada pelo senhor Gilmar Mendes, contra o Exército Brasileiro..."

Realmente, o tom permite acreditar - como se dizia - que em Brasília há algo no ar além dos poucos aviões de carreira, em plena pandemia.
Muitos acreditam que o recesso no STF pode ajudar a desarmar uma potencial crise político/militar. Pessoas dos dois lados estão preocupadas com os desdobramentos.

Como a dura nota do Ministro da Defesa e dos comandantes militares - com data num dia 13, é preciso repetir - foi pouco divulgada, convém lê-la na íntegra:

"O Ministro da Defesa e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica repudiam veementemente a acusação apresentada pelo senhor Gilmar Mendes, contra o Exército Brasileiro, durante evento realizado no dia 11 de julho, quando afirmou: “É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável”.

Comentários dessa natureza, completamente afastados dos fatos, causam indignação. Trata-se de uma acusação grave, além de infundada, irresponsável e sobretudo leviana. O ataque gratuito a instituições de Estado não fortalece a democracia.

Genocídio é definido por lei como “a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso” (Lei nº 2.889/1956). Trata-se de um crime gravíssimo, tanto no âmbito nacional, como na justiça internacional, o que, naturalmente, é de pleno conhecimento de um jurista.

Na atual pandemia, as Forças Armadas, incluindo a Marinha, o Exército e a Força Aérea, estão completamente empenhadas justamente em preservar vidas.

Informamos que o MD encaminhará representação ao Procurador-Geral da República (PGR) para a adoção das medidas cabíveis.

Fernando Azevedo e Silva
Ministro de Estado da Defesa
Alm Ilques Barbosa Junior - Comandante da Marinha
Gen Ex Edson Leal Pujol - Comandante do Exército
Ten Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez - Comandante da Aeronautica"


***

Convém acrescentar um registro histórico, uma vez que esta nota destina-se a Minas, ao montesclaros.com: o deputado Márcio Moreira Alves, cujo discurso (na foto) foi invocado para que o AI-5 fosse baixado, era jornalista premiado - ganhou um Prêmio Esso de Jornalismo. Embora tenha nascido no Rio, sua família tem origem em M. Claros, no núcleo dos irmãos João Alves e Honorato Alves, este benemérito da cidade por sua atuação heróica na gripe espanhola de 1918/19. Era parente próximo dos médicos João Vale e Joválcio Maurício.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84893
De: Manoel Hygino Data: Terça 14/7/2020 09:06:37
Cidade: Belo Horizonte

Lava Jato no limbo

Manoel Hygino

Acabrunhado pela coercitiva e parcial inatividade, e condenado pela inclemência do novo coronavírus, o brasileiro se põe a meditar sobre a situação do país, neste segundo decênio do século. Além das praticamente indesviáveis consequências de uma doença sobre a qual a ciência sabia tão pouco, o cidadão deste país inventado por Cabral há mais de quinhentos anos pensa: o tempo político não é muito propício.
Aylê-Salassié Filgueiras Quintão, jornalista de nome raríssimo, domiciliado em Brasília e natural do extremo da Zona da Mata Mineira, está entre aqueles que se dão ao sacrifício de meditar. Para ele, como para outros milhões, o futuro se tornou uma angústia. O indivíduo transformado em consumidor está irritadamente exposto e aborrecido, principalmente pelo que lê nos jornais ou ouviu e, ainda, pelo que conhecerá pelo noticiário das televisões. Não é difícil adivinhar.
Além das dificuldades para a sobrevivência diária acrescentadas de inúmeros revezes, o brasileiro se torna pessimista, pois, sem perspectivas, diante dos fatos que se sucedem no âmbito da política e da administração pública. Salassiê, por exemplo, lembra que nem a Lava Jato, nem o Supremo Tribunal Federal, mandando um punhado de cleptocratas para a cadeia, conseguiram conter a capacidade resiliente dos personagens do patrimonialismo político no Brasil. “Um delinquente era preso em um dia e solto no dia seguinte”, talvez para rodízio nos estabelecimentos penais, talvez para fazer de conta que a lei tinha primado e não esquecida.
Mas, de um momento para outro, eclode aquilo que se mantinha em processo de decantação. A Lava Jato passou a receber críticas e reservas, sobretudo a partir do momento em que o ex-juiz Sérgio Moro caiu no rol de inimizades do atual ocupante do Palácio do Planalto. Curioso é que a chapa vencedora da mais recente eleição presidencial contara exatamente com a simpatia, o apoio e a graça do magistrado de Curitiba para levantar votos.
A Procuradoria Geral da República aparece agora para afirmar que pretende unir as três frentes da Lava Jato num organismo único. Eles são somente integrantes de um órgão de Estado, movidos para operações especiais.
Seja o que for, a iniciativa cheirou mal, depois dos reconhecidos e notórios serviços prestados à nação na luta contra a corrupção. Os resultados têm nos sido revelados pela Imprensa, mas o mais relevante possivelmente seja sua força sobre a consciência dos brasileiros que esperavam sempre uma ação poderosa contra a corrupção.
A confiança pública, possivelmente, ampliaria as atividades da operação e de seus objetivos. Não foi assim. Moro perdeu o cargo em Curitiba e criou inimizades na cúpula política federal, embora o brasileiro queira que a ação contra a corrupção e os corruptos não sofra solução de continuidade. Repetindo Luiz Carlos Azedo, “a Lava Jato constitui o maior expurgo já promovido na política brasileira num ambiente democrático, desde a proclamação da República. É excelente oportunidade para testar o que se conseguiu evoluir em termos de enfrentamento da corrupção e de como e quanto a operação resultou ferida agora em seus propósitos e programas”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84892
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 13/7/2020 13:34:45
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

DIA MUNDIAL DO ROCK

Há 35 anos = Um show de rock histórico, o Live-Aid (Ajuda ao Vivo), aconteceu no dia 13 de julho de 1985.
O evento foi idealizado pelo irlandês Bob Geldof, integrante da banda Boomtown Rats, para ajudar as pessoas que passavam fome na África.

Os shows aconteceram simultaneamente em Londres, Inglaterra, e na Filadélfia, Estados Unidos. Cerca de 170 mil pessoas participaram da maratona musical - setenta mil na Ingla¬terra e cem mil nos Estados Unidos, enquanto 1,5 bilhão de pessoas assistia a tudo pela TV.

O objetivo era reverter toda a renda obtida para as vítimas da seca que devastava a África. Com a venda de ingressos a 35 dólares e a venda dos direitos de transmissão para 160 países, o espetáculo conseguiu arrecadar cerca de 70 milhões de dólares. Participaram do Live-Aid artistas como: Mick Jagger, Tina Turner, Madonna, David Bowie, Sting, Phil Collins, Eric Clapton, Elton John, Paul McCartney, Jimmy Page, Robert Plant, Ozzy Osbourne além das bandas U2 e The Who, entre outros.

A ideia de montar o espetáculo surgiu quando Geldof assistiu, pela televisão, ao documentário “Fome na Etiópia”. Ele ficou chocado ao ver a situação das pessoas que não tinham forças nem para espantar as moscas que rodeavam seus corpos.

Na oportunidade homenageamos algumas bandas de rock de Montes Claros que já animaram as nossas tardes e noites de festas, entre elas: a Banda “LE CHERRY” que apresentava no Automóvel Clube de Montes Claros >> OS BRUCUTUS com JB Macedo; Hélio Guedes(patão); Ricardo Milo e Haroldo Tourinho Filho (Cabaré) >> OS FLINTSTONES (Cover Rolling Stones) com Ronaldo Almeida; Ronildo Almeida; Abilio Moraes e Titão >>> OS BÁRBAROS uma banda do Miguel Mendes; Yuri Popoff; Ricardo Moreira, fred e Aristônio Canela >> Banda COVER BEATLES com Aramis Mameluque; Bêu; Ricardo (Tiupas); e Tio Ariri >> Na época ainda tinha Banda YELLOW CATS e CACTUS BLACK.

Um artista rockeiro que não podemos esquecer é o do grande cantor e compositor LUIZ GUEDES (Lulu) que fez dupla com THOMAS HOTH (foto), deles ganhei um disco “Long Play vinil” (1983) que guardo com muito carinho há 37 anos..

Luiz Guedes era sobrinho de Godofredo Guedes – Luiz era muito próximo Lô Borges; Milton Nascimento; Flávio Venturini e Beto Guedes(primo). - Lulu faleceu em 1997 vitima de um câncer – deixou a esposa Lenita e duas filhas.
THOMAS ROTH (carioca) é cantor; compositor ; produtor musical e jurado dos programas "Qual é o Seu Talento" > "Astros" e "Ídolos".

Post scriptum: Quando faleceu Luiz Guedes (Lulu) morava no Bairro Morada do Parque e tinha uma Banca de revista na Praça Robson Costa (Av. Sanitária).

(*) José Ponciano Neto é historiador e membro da Comissão de Geografia e Ecologia do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros e Vice-presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte De Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84891
De: Polícia Militar Data: Segunda 13/7/2020 11:07:15
Cidade: Montes Claros

MONTES CLAROS – Nesse domingo (12), por volta das 17 horas, após receber denúncia de que o condutor de um veículo JEEP Renegade de cor preta estaria transitando em alta velocidade, realizando manobras bruscas em via pública, colocando em risco pedestres e demais veículos, uma equipe policial iniciou rastreamento e localizou o referido veículo parado em uma rua ao lado da lagoa da Pampulha, no bairro Guarujá, com várias pessoas aglomeradas ao redor. O condutor, ao perceber a aproximação dos policiais militares, rapidamente adentrou no veículo e arrancou, saindo em alta velocidade. Os policiais, então, iniciaram perseguição ao veículo, com sinais luminosos e sirene, ordenando para que o condutor parasse o veículo, porém esse desobedeceu à ordem e continuou sua fuga pela Av. Osmane Barbosa, sentido ao bairro JK, mais uma vez realizando várias manobras bruscas, além de ultrapassagens proibidas e velocidade incompatível com a via urbana. Ao chegar no final desta mesma Avenida, próximo a uma faculdade, o condutor realizou mais uma manobra brusca e retornou na Avenida, sentido contrário. Com o apoio de outras equipes, foram montados pontos de cerco/bloqueio da via. Próximo ao trevo da Av. Osmane Barbosa com Av. Governador Magalhães Pinto, policiais militares que se encontravam ali posicionados em mais um ponto de bloqueio, com sinais visuais e sonoros, mais uma vez ordenaram para que o condutor parasse o veículo, porém o condutor avançou com o veículo para cima dos militares, sendo necessário efetuar disparos de arma de fogo nos pneus traseiros do veículo a fim de que o condutor parasse. No entanto, mesmo com a estabilidade do carro comprometida pelos dois pneus vazios, o condutor continuou sua fuga em alta velocidade pela Av. Governador Magalhaes Pinto, em direção ao Centro. Na altura da linha férrea, próximo ao parque de exposições, havia outro ponto de bloqueio da via, tendo o condutor, mais uma vez, direcionado o veículo contra os policiais militares, sendo necessário realizar outros disparos, desta vez nos pneus dianteiros, para resguardar a integridade física das equipes. Somente após esta última intervenção é que o condutor veio a parar o veículo na linha férrea. Ele foi abordado, identificado, 25 anos, imobilizado, preso, sendo necessário a sua algemação. Durante a abordagem foi verificado que o autor apresentava visíveis sinais de embriaguez ou sob efeito de drogas, como fala desconexa, andar cambaleante e pensamento alheio à realidade. Durante a verificação no veículo foi localizado um saco plástico com características de serem usadas para guardar drogas, bem como foi localizado uma porção de produto semelhante à maconha no porta-óculos do lado do motorista. O autor apresentava escoriações no joelho e foi conduzido ao Hospital Santa Casa onde foi medicado. O veículo foi apreendido e removido para pátio credenciado. O condutor se recusou ser submetido ao teste de etilômetro, sendo confeccionados os Autos de Infração de Trânsito pertinentes. Após sua liberação do hospital, o autor foi entregue na Delegacia de Plantão, com os materiais apreendidos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84890
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 13/7/2020 08:24:25
Cidade: Montes Claros

(...) - Na noite deste domingo, 12 de julho de 2020, por volta das 19h30min, equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Montes Claros foram acionadas para prestar socorro às vítimas de acidente automobilístico envolvendo dois veículos na Rodovia MGC 122. No local, a rodovia já era sinalizada pela PMMG que cuidou do isolamento e, posteriormente, encarregou-se do registro de ocorrência de trânsito e destino dos veículos. Foi observado que havia 04 vítimas, sendo que 03 delas estavam fora dos veículos, estáveis e sendo assistidas por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Outra vítima, entretanto, estava presa às ferragens. Protegidos por EPI’s (roupa de aproximação, capacete, óculos, luvas e máscaras), os militares realizaram o socorro com o uso de técnicas e ferramentas próprias à atividade de salvamento veicular com o objetivo de afastar as ferragens que envolviam a vítima. Foi necessária a remoção de uma das portas e do teto do veículo. Após liberar a vítima, os militares do Corpo de Bombeiros e equipes do SAMU fizeram a retirada da mesma em prancha longa. As vítimas foram conduzidas à Unidade Hospitalar pelo SAMU.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84889
De: Estado de Minas Data: Domingo 12/7/2020 07:46:34
Cidade: BH

Bandidos tentam assaltar carretas, mas causam acidente no Norte de Minas - Fato aconteceu na BR-251. Objetivo da quadrilha, segundo o Corpo de Bombeiros, era roubar carga de cigarros -
Gabriel Ronan - Um acidente com quatro carretas e um carro deixou três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (10) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as batidas aconteceram por causa de uma tentativa de assalto na BR-251.
Ainda segundo os bombeiros, dois homens, de 34 e 38 anos, e uma mulher, de 50, ficaram feridos. Os dois foram levados para a cidade de Francisco Sá, também no Norte do estado, e a vítima do sexo feminino para a Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros.
O homem mais novo sofreu um trauma no tórax, enquanto o mais velho uma contusão na face e fratura no nariz. Já a mulher reclamava de dor cervical, no cotovelo direito e no dedão do pé.
A ocorrência
De acordo com a corporação, tudo aconteceu depois que uma quadrilha, distribuída em quatro carros e uma carreta, tentou um assalto na rodovia. O objetivo era roubar as cargas de cigarro que eram levadas por três das carretas, todas de uma mesma empresa, uma gigante do ramo.
O acidente aconteceu na altura do Km 433, por volta das 8h, quando a carreta conduzida pela quadrilha bateu contra o carro também relacionado aos criminosos, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Esse carro tem placa de Contagem, na Grande BH: um Honda CRV preto.
O motorista desse carro, contudo, fugiu logo depois da sequência de batidas, assim como o condutor da carreta ligada à quadrilha. Os outros três carros que participavam da ação criminosa fugiram do local.
Um desses carros, contudo, foi localizado ainda na BR-251, em Salinas, novamente no Norte de Minas. Nesse veículo, de acordo com a PRF, estavam seis pessoas: cinco delas foram presas e outra liberada, já que foi feita de refém pela quadrilha. Trata-se do proprietário do veículo de passeio.
Os bombeiros trabalharam no local com apoio de um helicóptero da corporação. Paramédicos do Samu e policiais rodoviários federais também compareceram ao trecho da BR-251.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84888
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 11/7/2020 12:35:07
Cidade: Montes Claros/MG

"Sobe, de 400 para 418, o número de contaminados por coronavírus em M. Claros. Número de bairros com casos passa de 106 para 109, em 24h. Verifique os últimos dados
Sexta 10/07/20 - 18h12"

Atualização da classificação dos números de mortes por 100.000 habitantes, referente a 19 dos maiores municípios de Minas Gerais, a partir de dados publicados pela Secretaria Estadual de Saúde, ontem.

Municípios/Populações/Mortes/Mortes por 100.000 hab/Classificação

Teófilo Otoni 141.934 38 26,7 1º
Ipatinga 263.410 55 20,9 2º
Uberlândia 691.305 136 19,7 3º
Gov. Valadares 279.885 53 18,9 4º
Juiz de Fora 568.873 68 11,9 5º
Caratinga 92.062 10 10,9 6º
Contagem 663.855 72 10,8 7º
Betim 439.340 45 10,2 8º
Belo Horizonte 2.501.576 246 9,8 9º
Uberaba 333.783 32 9,6 10º
Pouso Alegre 150.737 10 6,6 11º
Divinópolis 238.230 12 5,0 12º
Curvelo 80.219 4 5,0 12º
Santa Luzia 219.134 11 5,0 12º
Poços de Caldas 166.085 8 4,8 13º
Patos de Minas 150.833 7 4,6 14º
Varginha 134.777 6 4,5 15º
Ribeirão das Neves 334.858 10 3,0 16º
Montes Claros 409.341 5 1,2 17º

- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 7.859.847/21.119.536 = 37,2%
- Percentual do número total de mortes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 828/1504 = 55,0%

A exemplo da mensagem 84.874, Montes Claros ocupa a última posição na classificação acima, ou seja, seu índice de mortes por coronavírus, por 100.000 habitantes é o menor entre os 19 municípios incluídos nesta análise, mas todos os cuidados devem ser mantidos e aperfeiçoados pelos seus habitantes, profissionais da saúde e pelas autoridades constituídas, com o objetivo de preservar essa menor gravidade, comparada aos demais municípios.
É o que pedimos a Deus, por intercessão de São Bento, cujo dia é hoje celebrado.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães





Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84887
De: Manoel Hygino Data: Sábado 11/7/2020 09:10:46
Cidade: Belo Horizonte

Sem Atheniense

Manoel Hygino

Ao percorrermos as páginas dos jornais do passado 4 de julho, independência dos Estados Unidos, tomamos conhecimento do falecimento, no dia anterior, de um cidadão das mais altas virtudes.

Aristóteles Dutra de Araújo Atheniense. Ele soube preservar e honrar em seus 84 anos, como advogado, respeitado entre seus pares, mesmo entre aqueles com os quais teve como contendores no exercício da profissão. Aristóteles se impôs como uma das maiores expressões do Direito, entre nós.

Com biografia exemplar e com currículo dos mais ricos, exerceu cargos importantes no seio das entidades de classe, inclusive, como presidente da OAB-MG, diretor da OAB nacional, membro da Federação Interamericana dos Advogados, dentre outros. A extensão de sua cultura e seu interesse por ela o levaram a eleger-se ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, de que é patrono Lincoln Prates, e a presidente da Academia Mineira de Letras Jurídicas, além de professor na PUC-MG.

Afável e amável, participava das solenidades em que sua presença fosse necessária, a que comparecia com simpatia e com simplicidade, qualidade considerada por Gibran Calil o mais alto grau da cidadania.

Em resumo, perdemos um brasileiro dotado das mais belas qualidades e de que sentiremos falta, além de seus artigos na imprensa. Ele recordou, por exemplo, o 13 de dezembro de 1988, quando tomou posse como presidente do Supremo Tribunal Federal o mineiro de Curvelo Antônio Gonçalves de Oliveira. Presentes as mais representativas lideranças de Minas, inclusive, o então governador Israel Pinheiro. Saudou o empossado e seu vice, Oswaldo Trigueiro, o Dr. Sobral Pinto, cuja primeira parte da oração constou de uma exaltação do Direito e da Democracia, além de um apelo à preservação da independência dos Poderes da República.

Durante a fala, um cidadão cuja identidade não foi conhecida aproximou-se do orador e deixou um papel, lido por Sobral, que interrompeu o discurso para informar que, naquela data, a Câmara dos Deputados, por 246 votos a 141, negara licença para cassação do mandato do deputado Márcio Moreira Alves.

Aristóteles Atheniense lembra que, no dia seguinte, o valoroso Sobral estava no Hotel Umuarama, em Goiânia, preparando-se para paraninfar a formatura da Faculdade de Direito, quando recebeu a informação de um auxiliar do governo Borges de que seria preso, mas havia um avião para levá-lo a qualquer parte do país ou do exterior. Sobral se negou a aceitar o convite. Em seguida, foi preso e levado para uma guarnição do Exército.

Aristóteles evoca o passado e relaciona a ação destruidora do ato e declara: “Convivi com o Ato Institucional nº 5, desde a sua edição (1968) até a revogação (1970) operada pela EC nº 11 no governo Geisel, cessando os Atos Institucionais completamente, com o restabelecimento do “habeas corpus” em crimes políticos”. Conclui Aristóteles que entregar agora o autoritarismo que inspirou o malsinado AI-5 equivale a coonestar todas as arbitrariedades praticadas na sua vigência.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84886
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 10/7/2020 15:01:16
Cidade: Montes Claros

(...) Na manhã desta sexta feira 10/07, por volta das 08hs o Corpo de Bombeiros de Montes Claros e Francisco Sá, foram acionados para deslocar na Br 251, KM 433,5 para atendimento de acidente de trânsito onde envolvia 4 (quatro) carretas, sendo que uma delas teria vítima presa nas ferragens. No local, deparamos com a equipe do Arcanjo 05 realizando o atendimento a duas vítimas que se encontravam em um dos veículos acidentados tombado fora da pista de rolamento, entretanto, as vítimas estavam conscientes e orientadas bem como equipes da PRF realizando isolamento da via. Além dessa carreta houve um engarrafamento de outras 03, porém sem vítimas. Segundo informações, os acidentes foram em decorrencia de um assalto a mão armada onde assaltantes, utilizaram veiculos bem como um veículo HRV, cinza, placa PYD 7753 da cidade de Contagem para realizar o assalto, este veículo ficou destruido onde também envolveu em acidente automotivo, entretanto, o condutor deste não se encontrava no local, e ainda foi repassado que um dos motorista foi feito refém pela quadrilha e tomado rumo pela Br 251 no sentido da cidade Salinas. As vítimas envolvidas foram avaliadas pelo Dr Cedrim (equipe do SAMU que compõe o arcanjo 05), sendo uma transportada pelo helicóptero e outras 02(duas) transportadas pela equipe da USB SAMU de Francisco Sá. Diante da situação, as equipes BMs estabilizaram os veículos realizando o corte da energia elétrica, rotas realizadas com cordas para facilitar o acesso e a remoção das vítimas, extricação das portas do veiculo Honda CRV em apoio a equipe da PRF. Todos os veículos eram da empresa (...) e estavam carregadas de produtos para confeção de cigarros, foi informados que os veículos sairam da cidade de Uberlândia com destino a Recipe/Pernambuco. Após finalizado os trabalhos, a cena ficou sob os cuidados da equipe da PRF e policiais militares que estavam no local.

Corpo de Bombeiros - (...) Uma guarnição dos bombeiros deslocou para atendimento de vítimas de acidente entre carretas. No local havia três vítimas ambas apresentavam ferimentos e escoriações pelo corpo. (...): Diante do exposto, a gu bm utilizando epi, realizou a avaliação detalhada das vítimas, juntamente com o monitoramento dos sinais vitais e posteriormente, realizou a imobilização do membro afetado e sua condução até o pronto socorro do recurso hospitalar, onde permaneceram sob os cuidados da equipe médica de plantão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84885
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 10/7/2020 10:23:49
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

I) Comparação dos aumentos percentuais de 14, entre os 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 3/7/2020 (15h36m) e até 10/7/2020 (6h30m):
1º Arábia Saudita 19,86% (passou de 1.752 para 2.100 mortes)
2º Índia 18,62% (de 18.213 para 21.604)
3º México 14,86% (de 29.189 para 33.526)
4º Chile 12,87% (de 5.920 para 6.682)
5º Peru 12,63% (de 10.045 para 11.314)
6º Rússia 11,97% (de 9.668 para 10.826)
7º Brasil 11,79% (de 61.884 para 69.184)
8º Paquistão 11,14% (de 4.551 para 5.058)
9º Iran 10,79% (de 11.106 para 12.305)
10º Estados Unidos 3,53% (de 128.737 para 133.237)
11º Turquia 2,57% (de 5.167 para 5.300)
12º Reino Unido 1,38% (de 44.080 para 44.687)
13º Itália 0,31% (de 34.818 para 34.926)
14º Espanha 0,12% (de 28.368 para 28.401)

II) Classificação da Organização Mundial da Saúde hoje, 10/07/2020, que inclui casos confirmados, mortes e números de recuperados: 1º Estados Unidos, 2º Brasil, 3º Índia, 4º Rússia, 5º Peru, 6º Chile, 7º Reino Unido, 8º México, 9º Espanha, 10º Iran, 11º Paquistão, 12º Itália, 13º África do Sul, 14º Arábia Saudita e 15º Turquia.

III) Totais referentes ao Mundo, hoje: Mortes 554.924, Casos confirmados 12.268.709, Recuperados 6.740.124.

IV) Maiores números de mortes por coronavírus em Estados brasileiros, até hoje: 1º São Paulo 17.118, 2º Rio de Janeiro 11.115, 3º Ceará 6.741, 4º Pernambuco 5.409, 5º Pará 5.196, 6º Amazonas 2.985, 7º Maranhão 2.357, 8º Bahia 2.328, 9º Espírito Santo 1.930, 10º Minas Gerais 1.445, 11º Rio Grande do Norte 1.345, 12º Alagoas 1.230, 13º Paraíba 1.196.
Total de mortes dos 13 Estados acima: 60.395, que corresponde a 87,3% do total do Brasil (26 Estados e Distrito Federal).
Conforme o G1, em matéria de ontem, os números de novas mortes tem variado assim, nas últimas duas semanas:
Subindo: PR, RS, SC, MG, DF, GO, MS, PI, RN
Em estabilidade: SP, AM, RR, TO, AL, BA, CE, MA, PB, PE, SE
Em queda: ES, RJ, AC, AP, PA.

V) Enquanto não tivermos vacina contra o coronavírus disponível, continuemos nos precavendo da Covid-19, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde, usando máscaras, lavando as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão ou usando álcool em gel, praticando o isolamento social, evitando aglomerações e permanecendo em casa o máximo possível, sempre mantendo a distância de segurança acima de 1,5 metro, como únicas medidas de defesa possíveis no atual estágio desta pandemia.

Parabéns ao montesclaros.com pelo retorno aos nossos computadores, após a interrupção para manutenção do site entre 3 e 8/7/2020. Contamos sempre com esse jornal eletrônico, que faz parte das nossas atividades diárias há muitos anos, permitindo maior participação e integração dos seus usuários nos assuntos de Montes Claros, de Minas, do Brasil e do mundo.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães


Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84884
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 10/7/2020 08:07:25
Cidade: Montes Claros

(...) na madrugada dessa sexta-feira, 10 de julho de 2020, por volta das 01h09min, duas guarnições de socorro e uma de auto comando de área deslocaram até a rua doutor bessone, no centro de montes claros/mg a fim de atenderem ocorrência de incêndio em edificação comercial. no local, tratava-se de uma loja de tecidos, com foco de incêndio localizado na região do escritório ameaçando propagar-se para toda loja, sendo as chamas confinadas e debeladas por completo, evitando assim a propagação para outros ambientes do comércio que possuía grande quantidade de materiais combustíveis, com alta carga de incêndio. para lograr êxito no atendimento da ocorrência, foi necessário o emprego de métodos específicos de entrada forçada através de duas portas comerciais, empenho de um efetivo de seis militares, três viaturas, utilização de equipamentos específicos de combate a incêndio, dois extintores de incêndio de pó químico seco e água do hidrante interno do próprio comércio, ressaltando, ainda, o uso de exaustores da própria edificação, facilitando a retirada de gases e vapores do ambiente. foram gastos para o combate às chamas aproximadamente 200 litros d’água. quando da chegada do proprietário as portas foram abertas por completo, facilitando a ação de rescaldo, que visa evitar a reignicão das chamas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84883
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 9/7/2020 10:59:56
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

1932 - DIA DA REVOLUÇÃO E DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA

Há 88 anos 09/07/1932<–> A data relembra o maior confronto militar do Brasil no século XX. - Depois da vitória na Revolução de 1930, o então presidente Getúlio Vargas não cumpriu a promessa de promulgar uma nova constituição para o país, que havia feito antes de assumir o cargo.

Um comício realizado em São Paulo pela reconstitucionalização do Brasil, no dia 23 de maio, terminou em conflito armado e resultou na morte de quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo. As iniciais de seus nomes formam a sigla MMDC, que se transformou no grande símbolo da Revolução Constitucionalista, que explodiu no dia 9 de julho.

Tropas federais, com um contingente de cem mil soldados, foram enviadas para conter a rebelião, que contava com apenas 35 mil paulistas. Três meses e cerca de 830 mortos depois, os revoltosos se renderam.

A tão sonhada constituição foi promulgada dois (02) anos mais tarde, em assembleia eleita pelo povo.

Paulistas, mineiros e gaúchos, descontentes com o regime varguista, exigiam uma nova Constituição. Uma revolução armada começou em São Paulo, depois que quatro rapazes (MMDC) foram mortos pela polícia no centro da cidade. (f-Grande Oriente do Brasil.`.).

(*)José Ponciano Neto Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84882
De: Governo de Minas Data: Quinta 9/7/2020 10:58:38
Cidade: Belo Horizonte

Macrorregião Centro-Sul apresenta melhora em todos os índices e avança para a onda branca do Minas Consciente
Todas as outras regiões continuarão seguindo os protocolos estabelecidos anteriormente; pico é previsto para o dia 13/7
A macrorregião de Saúde Centro-Sul poderá avançar para a onda branca do plano Minas Consciente, que permite a reabertura segura de atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (8/7), após o grupo técnico constatar que a região apresentou melhora nos dois principais índices (leitos/ocupação e taxa de contaminação) considerados para avanço ou retrocesso nas ondas. A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11/7), com a publicação no Diário Oficial.
Adesão
O governador Romeu Zema destacou que os bons resultados apresentados durante o momento mais crítico da pandemia, com pico previsto para a próxima segunda-feira (13/7), podem estar relacionados ao cumprimento dos protocolos propostos pelo Minas Consciente.
“A região Centro-Sul possui a maior taxa de adesão do estado, com 37 dos 51 municípios inscritos no plano. Ela tem tido um número de casos bem inferior à curva de Minas, com capacidade de reserva em seu sistema de Saúde. Por isso, está avançando uma onda neste momento. O que eu gostaria é que nas próximas semanas, após o pico da pandemia, outras regiões venham a trilhar o mesmo caminho”, afirmou.
Com o avanço, a Centro-Sul se une às macrorregiões de Saúde Leste do Sul, Norte e Sul, que continuam apresentando taxa de ocupação de leitos controlada até o momento e seguirão os protocolos da onda branca por mais uma semana.
As outras dez regiões do estado serão mantidas na onda verde, quando é permitida a abertura somente de serviços essenciais, a exemplo de padarias, supermercados e farmácias.
Cuidados
Diante da proximidade do pico da pandemia, Romeu Zema pediu para que os mineiros de todas as macrorregiões redobrem as medidas de proteção e o distanciamento social na próxima semana, para evitar a sobrecarga do sistema de Saúde.
“Nesta semana, nós tivemos um novo aumento no número de óbitos, o que, infelizmente, está dentro do previsto por especialistas, estatísticos e epidemiologistas. Isso deve perdurar até a próxima semana, quando vamos atingir o pico da curva. Adiamos ao máximo esse momento, mas, agora, neste mês de julho, ele realmente está chegando”, alertou.
O governador pediu para que a população não entre em pânico, mas tome todas as medidas necessárias para garantir a própria proteção e a dos demais.
“É o momento de maior alerta, em que todos precisam redobrar os cuidados, porque os leitos hospitalares, tanto clínicos quanto de UTI, estarão mais ocupados. É a hora que o sistema de Saúde será mais demandado. Todos precisam fazer a sua parte. Recomendo o isolamento para quem pode. Para quem precisa sair, o distanciamento, o uso da máscara e também as medidas de higiene”, disse.

Minas Consciente
Até o dia 8 de julho, 174 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando mais de 4 milhões de mineiros (clique aqui para conferir a lista de municípios que aderiram).
O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Fica a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Onda branca
As macrorregiões de Saúde Centro-Sul, Leste do Sul, Norte e Sul deverão seguir os protocolos da onda branca do plano Minas Consciente.
Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda verde
As macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.Entenda os protocolos previstos para cada onda:

O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

• Onda verde – serviços essenciais

• Onda branca – 1ª fase

• Onda amarela – 2ª fase

• Onda vermelha – 3ª fase

Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:
Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84881
De: Policia Militar Data: Quinta 9/7/2020 10:03:59
Cidade: Montes Claros

MONTES CLAROS – A Polícia Militar, nesta data, 09, por volta das 00h30min, durante patrulhamento pela Av. Sidney Chaves, bairro Alice Maia, nesta cidade, abordou 02 (dois) indivíduos, em atitude suspeita; durante a abordagem os policiais militares localizaram em poder de um deles R$300,00 (trezentos reais) e 01 (um) aparelho celular, e, com o outro, R$100,00 (cem reais), sendo constatado que as cédulas apresentavam sinais de falsificação; ao serem questionados confirmaram serem as cédulas falsas, tendo um deles, identificado como sendo um menor infrator de 15 anos, afirmado que dos R$ 300,00 (trezentos reais) que estavam em sua posse R$225,00 (duzentos e vinte e cinco) seriam falsos e o restante, R$75,00 (setenta e cinco reais), seriam trocos de cédulas que havia comercializado. As cédulas apreendidas com o outro, identificado como sendo também menor infrator, 16 anos, eram falsas. Segundo o menor de 15 anos, adquiriu as cédulas, pelo aplicativo Whatsapp, de um indivíduo, conhecido por (...) recebendo as cédulas pelo SEDEX; ainda segundo o menor em sua residência haviam outras cédulas; na residência do menor localizaram um envelope contendo R$360,00 (trezentos e sessenta reais) em cédulas, com sinais de falsificação. Os menores infratores foram apreendidos e conduzidos a DP, com as cédulas, também apreendidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84880
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 9/7/2020 10:48:13
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

1932 - DIA DA REVOLUÇÃO E DO SOLDADO CONSTITUCIONALISTA

Há 88 anos 09/07/1932<–> A data relembra o maior confronto militar do Brasil no século XX. - Depois da vitória na Revolução de 1930, o então presidente Getúlio Vargas não cumpriu a promessa de promulgar uma nova constituição para o país, que havia feito antes de assumir o cargo.

Um comício realizado em São Paulo pela reconstitucionalização do Brasil, no dia 23 de maio, terminou em conflito armado e resultou na morte de quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo. As iniciais de seus nomes formam a sigla MMDC, que se transformou no grande símbolo da Revolução Constitucionalista, que explodiu no dia 9 de julho.

Tropas federais, com um contingente de cem mil soldados, foram enviadas para conter a rebelião, que contava com apenas 35 mil paulistas. Três meses e cerca de 830 mortos depois, os revoltosos se renderam.

A tão sonhada constituição foi promulgada dois (02) anos mais tarde, em assembleia eleita pelo povo.

Paulistas, mineiros e gaúchos, descontentes com o regime varguista, exigiam uma nova Constituição. Uma revolução armada começou em São Paulo, depois que quatro rapazes (MMDC) foram mortos pela polícia no centro da cidade. (f-Grande Oriente do Brasil.`.).

(*)José Ponciano Neto Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84879
De: Manoel Hygino Data: Quinta 9/7/2020 06:57:03
Cidade: Belo Horizonte

Voz de um Andrada

Manoel Hygino

Meus amigos não me deixam sem documentos importantes sobre a história. É o caso de Danilo Gomes, grande cronista e poeta, nascido em Mariana, que, há exatamente onze anos, me enviou precioso volume, “Fui secretário de Getulio Vargas”. O autor é Luiz Vergara, de ótima redação, contendo depoimento do tempo em que colaborou com o conterrâneo no velho Rio de Janeiro.
Fico assim sabendo que Antônio Carlos, o Andrada, que teve papel fundamental na Revolução de 1930 e que exerceu a Presidência da República, “ocasional mas integralmente as altas funções de presidente” em agosto de 1934 (outro agosto na vida de Vargas), quando Getulio fez viagem oficial à Argentina e Uruguai. Faço minhas suposições: em Montevidéu deve ter participado da inauguração da bela avenida Agraciada, que tantas vezes cruzei outrora.
Não havendo vice, o substituto eventual era o presidente da Câmara dos Deputados, no caso, o mineiro Antônio Carlos, que a nação já bem conhecia como um cidadão ilustre do clã Andrada, descendente dos que ajudaram na independência. Vargas morava no Palácio Guanabara, o substituto se instalou no Catete com a família, levando para a Casa Militar o general Newton Cavalcanti e o secretário Otto Prazeres, procedentes da Câmara. O substituído dera instruções para deixar Antônio Carlos à vontade. Assim se fez. O Andrada não era madrugador, deitava-se e acordava tarde. Passava o dia recebendo visitas numerosas e austero salão de despachos, aberto para o parque, se transformava num ruidoso salão de palestras, com Antonio Carlos, pontificando à vontade, com ares senhoriais, distribuindo perdulariamente às suas frases sutil e cáustica malícia”.
Quando todos saíam, Vergara e Simões Lopes despachavam ou faziam de conta. O presidente dizia: “Não quero saber de papelório. Guardem para Getúlio”.

Desdobrava comentários, contava anedotas, ria e fazia rir, ficando ali até que viessem avisá-lo de que a família o esperava para o jantar. Comentava que o cozinheiro talvez não soubesse preparar bons churrascos, mas os pratos mineiros e baianos eram de um verdadeiro mestre na arte culinária.
Na véspera do retorno de Vargas, Antônio Carlos pegou os dois auxiliares e convidou-os para um passeio pelos jardins, quando monologou, dirigindo-se a ambos: “Agora que estamos sós, quero fazer-lhes uma confidência. Vocês devem ter achado um tanto surpreendente a minha maneira de exercer as minhas funções de presidente da República. Viram-me instalar neste Palácio das Águias, tão famoso desde os tempos nada saudosos do meu amigo Bernardes”. Continuava: “Talvez lhes pareça tudo isso despropositado e algo ridículo, não meninos? Mas eu me explico. Este velho Andrada já havia escalado todos os degraus de uma carreira aparentemente brilhante. Fora deputado, senador, presidente de Minas, presidente de uma Assembleia Constituinte, mas faltava atingir o último, o mais alto na hierarquia republicana, a Presidência da República.
Começava a perorar: “Não posso esconder que era a minha maior aspiração. Encerraria a minha vida pública no topo da cúpula do regime. Uma ambição justa. Por certo, que não me envergonho de proclamar, comparando-a num topo muito gasto de literato provinciano, ao “último canto do cisne” da minha movimentada carreira política.
Mas, me digam: “Quem pode dizer agora que este Andrada não foi presidente da República”?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84878
De: Manoel Hygino Data: Quinta 9/7/2020 06:55:37
Cidade: Belo Horizonte

A mortandade

Manoel Hygino

Há de se tomar conhecimento dos fatos, embora desagradáveis. Vive o Brasil um período de sua história já estigmatizado por dores e sofrimentos de múltipla causa.
Pelo Montesclaros.com, recebo diariamente a síntese do que ocorre no Norte de Minas, uma extensa região vincada por problemas, às vezes, não rigorosamente seus, com as das secas do Nordeste. Milhares e milhares de pessoas a pé, a cavalo, em caminhões, desciam no mapa em busca de melhores condições de sobrevivência. Um espetáculo tristíssimo a que assistimos sem muito ou nada podermos fazer para amenizar o padecimento dos retirantes – homens, mulheres, velhos e crianças, maltratados, pela vida, famintos ou enfermiços.
Faziam pequenos serviços em suas paradas, tentando amealhar alguns trocados até tomar o trem de ferro, pois ali era o final dos trilhos da Central do Brasil, inaugurada no remoto 1926. O Eldorado ficava mais ao Sul, São Paulo, talvez Paraná, que passara a constar dos sonhos dos fugidos da longa estiagem e da pré-miséria.
Extremamente longos os percursos, extremamente penosa a adaptação aos novos locais de trabalho, outras pessoas, os costumes. Mas viver é preciso, aqui ou ali, perto do lugar do nascimento, onde se estabeleceram famílias há décadas e décadas.
Mas, no ano da graça de 2020 de nosso Senhor Jesus Cristo, eis que aparece uma nova desgraça, esse tal de coronavírus, muito maior e destruidor de esperanças que outras pestes e pragas de eras passadas. Muita dor, que proíbe até as pessoas saírem de casa, no sertão remoto ou mesmo no Sudeste ou Sul, que representavam esperança.
As pessoas ficam doentes, não mais de gripezinhas ou dor de barriga, de irritação na pele ou febre. Mais do que isso, a doença nova é ameaçadora e perigosa, mata milhares, muitos milhares, como dizem os jornais, televisões e as rádios. E mais: atinge todos, de qualquer idade, sem dó. As estatísticas são reveladoras. Muitos milhares sob acompanhamento médico rigoroso, novos casos, muitos óbitos confirmados, um número enorme de pessoas em observação.
No norte-mineiro, Salinas prorroga o isolamento total por mais muitos dias, depois que o número de casos duplicou em uma semana. Comércio fechado, supermercados, padarias e sacolões impedidos de sistema de entrega em domicílio e a circulação de pessoas nas ruas proibida, salvo por força maior. E é a terra de uma das melhores cachaças do Brasil, só consumidas quase às escondidas.
Bocaiúva, terra de José Maria Alkmin, do caricaturista Henfil, dos Dumont, do deputado Patrus Ananias, também professor universitário, volta atrás. As medidas de liberação das atividades gerais também sofrem novo hiato, depois da “flexibilização” – a palavra é, pelo menos, elegante. Suspendem-se as reuniões, atividades públicas e as cerimônias religiosas. A Covid não tem preferência por este ou aquele credo.
Vejo que Montes Claros e Janaúba se incluem entre as cidades de Minas com “situação complicada”. Complicada? Só MOC tem quase 500 mil habitantes... No momento em que redijo o texto, a capital da região chegava a 113 mortes e, Janaúba, a 120, superadas de longe por Uberaba, Uberlândia, Teófilo Otoni, Muriaé, Juiz de Fora e Itabira. Desolador.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84877
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 2/7/2020 14:01:17
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

DE WUHAN A GLAUCILÂNDIA – DE EPIDEMIA A PANDEMIA

Tudo começou em Wuhan/China, agora chega a Glaucilândia – MG, o vírus que a pacata cidade temia.
Glaucilândia-Mg que fica a 27 quilômetros de Montes registra os primeiros casos de Coronavirus. Inicialmente são 02 casos confirmados e, 05 em análises.

A prefeitura tenta inverter a tendência de um pico maior, através do Decreto que visa o fechamento dos comércios não essenciais. - Segundo o Prefeito Geraldo de Freitas, ele está torcendo para que os casos em análises dê negativos; que será um alívio e a breve flexibilização - mas, medidas de isolamento continuarão.

A população vê com preocupação pessoas assintomáticas que vêm de outros municípios - imigrando o vírus que pode doravante comprometer a economia local.

Durante este isolamento social, Glaucilândia que era a única cidade que vinha usufruindo da ausência pandêmica do vírus - hoje convive com o medo.

O Decreto entra em vigor nesta sexta-feira 03/06/2020 só podendo voltar o normal diante do parecer do Comitê médico.

A população espera recuperar a alegria e a liberdade, sem baixar a guarda dos cuidados que o distanciamento exige.

O afrouxamento das rígidas medidas pode postergar a flexibilização. Portanto: “Todo cuidado é pouco”.

(*) José Ponciano Neto é frequentador assíduo da GREEN-EARTH CITY

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84876
De: Governo de Minas Data: Quarta 8/7/2020 18:51:22
Cidade: Belo Horizonte

Romeu Zema solicita à Assembleia a prorrogação do estado de calamidade pública em decorrência do coronavírus - Governador entregou ao Parlamento o relatório trimestral de ações do governo estadual durante a pandemia - O govenador Romeu Zema solicitou, nesta quarta-feira (8/7), à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a prorrogação do estado de calamidade pública até 31 de dezembro deste ano, em decorrência da extensão dos problemas provocadas pela pandemia de coronavírus. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84875
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 3/7/2020 18:03:03
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

Comparação dos aumentos percentuais de 14, entre os 15 primeiros países da classificação da Organização Mundial da Saúde, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 26/6/20 e até 3/7/20:

1º Chile 20,7% (passou de 4.903 para 5.920 mortes)
2º Índia 19,0% (de 15.301 para 18.213)
3º México 16,5% (de 25.060 para 29.189)
4º Paquistão 14,9% (de 3.962 para 4.551)
5º Peru 14,6% (de 8.761 para 10.045)
6º Brasil 12,6% (de 54.971 para 61.884)
7º Rússia 10,1% (de 8.781 para 9.668)
8º Iran 8,5% (de 10.239 para 11.106)
9º Turquia 2,4% (de 5.046 para 5.167)
10º Estados Unidos 2,3% (de 125.796 para 128.737)
11º Reino Unido 1,9% (de 43.230 para 44.080)
12º França 0,42% (de 29.752 para 29.878)
13º Itália 0,40% (de 34.678 para 34.818)
14º Espanha 0,1% (de 28.330 para 28.368)

- O Brasil, que desde a última semana de março/2020 até 30/5/20 sempre ocupava o 1º lugar nesse tipo de classificação, ou, na melhor das hipóteses o 2º ou 3º lugares, durante todo o mês de junho e hoje se manteve no 6º lugar, com exceção de 13/6, quando ficou no 5º lugar. Isto foi facilitado pela ascenção dos seus 5 antecessores acima (Chile, Índia, México, Paquistão e Peru).
- É importante lembrar que na classificação da OMS, deste dia 03/7/20, que inclui casos confirmados, mortes e números de recuperados, temos: 1º Estados Unidos, 2º Brasil, 3º Rússia, 4º Índia, 5º Peru, 6º Reino Unido, 7º Chile, 8º Espanha, 9º Itália, 10º México, 11º Iran, 12º Paquistão, 13º França, 14º Turquia e 15º Arábia Saudita.

Que as vítimas fatais dessa pandemia descansem em paz e seus amigos e parentes tenham a consolação necessária, pela Misericórdia do Senhor.
Neste dia de São Tomé e sempre que seja muito abençoada a nossa querida Montes Claros, que hoje completa 163 anos de elevação a cidade.
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84874
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 1/7/2020 21:40:55
Cidade: Montes Claros/MG

"Quarta, 1: Saem os últimos números da pandemia em M. Claros. Mais 1 bairro entra na lista dos que têm casos confirmados, que agora são 273 (e eram 267 ontem). Curva do gráfico, que vinha caindo, volta a subir; Quarta 01/07/20 - 17h40"

No dia em que o Estado de Minas Gerais chega às 1.007 mortes por coronavírus, confirmadas, fiz o levantamento do número de mortes e da população de onze dos maiores municípios de Minas, chegando à classificação abaixo, em ordem decrescente, de mortes por 100.000 habitantes.
Hoje, a situação menos grave, conforme o quadro a seguir, é a de Montes Claros, mas não devem ser diminuídos os esforços no sentido de combate eficaz ao coronavírus, tanto pelos poderes públicos, como pelos habitantes, pois, caso contrário, poderemos passar para uma posição indesejável, colocando em maior risco a saúde e a vida na nossa cidade e região. Todo cuidado é pouco.

Municípios/Populações/Mortes/Mortes por 100.000 hab/Classificação
,
Teófilo Otoni 141.934 33 23,24 1º
Gov. Valadares 279.885 53 18,99 2º
Uberlândia 691.305 115 16,64 3º
Juiz de Fora 568.873 55 9,66 4º
Uberaba 333.783 28 8,33 5º
Betim 439.340 33 7,52 6º
Contagem 663.855 48 7,23 7º
Belo Horizonte 2.501.576 144 5,75 8º
Varginha 134.477 6 4,47 9º
Ribeirão das Neves 334.858 10 2,98 10º
Montes Claros 409.341 4 0,97 11º

- Percentual do número de habitantes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 6.499.227/21.119.536 = 30,8%.
- Percentual do número total de mortes dos municípios acima, em relação ao do Estado: 529/1007 = 52,5%.

Há exatos 40 anos, em 1º/7/1980, o então Papa e depois São João Paulo II esteve em Belo Horizonte, na primeira vinda ao Brasil daquele que se tornou um Papa que marcou profundamente sua missão na Igreja Católica, entre 16/10/1978 e 02/4/2005.
O "Estado de Minas" de hoje disse: "...No início da manhã de 1º de julho de 1980, o Papa João Paulo II desembarcou no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e marcou a história de Minas Gerais. Foi a única vez que um Sumo Pontífice pisou em solo mineiro para uma visita - um dia pontuado por momentos de intensa emoção para os fiéis da capital mineira, que o Estado de Minas relembra nesta edição..."
Deus nos livre dessa pandemia do coronavírus e de todo mal, pela intercessão de São João Paulo II.
Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84873
De: Governo de Minas Data: Quinta 2/7/2020 10:09:11
Cidade: Belo Horizonte

Comitê Extraordinário Covid-19 mantém suspensão da onda amarela do Minas Consciente por mais uma semana
Mudanças na metodologia e proximidade do pico, previsto para o dia 15 de julho, motivaram a decisão
Com a aproximação do pico da pandemia do coronavírus em Minas Gerais, previsto para o dia 15/7, o Comitê Extraordinário Covid-19 decidiu, durante reunião nesta quarta-feira (1/7), manter a suspensão da onda amarela do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras. Papelarias, salões de beleza, lojas de roupas, entre outros estabelecimentos, deverão permanecer fechados temporariamente para assegurar a saúde da população.
As macrorregiões Leste do Sul, Norte e Sul, que apresentam taxa de ocupação de leitos controlada até o momento, continuarão seguindo os protocolos da onda branca por mais uma semana, com funcionamento de atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas. As outras 11 regiões do estado serão mantidas na onda verde, quando é permitida a abertura somente de serviços essenciais, a exemplo de padarias, supermercados e farmácias. - Contribuição de todos - O governador Romeu Zema destacou que este é o momento mais crítico da pandemia em Minas Gerais e é fundamental a contribuição de todos os mineiros para minimizar os impactos provocados pela doença.
“O pico da pandemia vai ser, de acordo com estudos feitos por estatísticos e epidemiologistas, no dia 15 de julho. Então, este será o mês em que atingiremos o ápice na curva de casos e, infelizmente, de óbitos e internações. Eu peço a todos os mineiros que tenham cuidado, que façam tudo que estiver ao seu alcance, no sentido do distanciamento, uso de máscaras e das medidas de higiene. Aqueles que puderem se manter isolados, façam isso. Esse é o momento mais crítico e sensível da pandemia”, afirmou.
Mudança de metodologia
Além do crescimento da doença, a mudança da metodologia que avalia os números de casos e a contagem de leitos no estado motivou a decisão do grupo técnico de manter todas as macrorregiões de Saúde nas ondas definidas na semana passada, sem avanços ou retrocessos. O objetivo é avaliar os números sem a interferência provocada por uma alteração.
A adoção da nova metodologia de coleta de dados para o boletim epidemiológico da covid-19 foi anunciada na última sexta-feira (26/6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A alteração facilitou a comunicação entre municípios e Estado, conferindo mais agilidade e transparência às informações apresentadas.
Minas Consciente
Até o dia 1 de julho, 168 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, impactando cerca de 4 milhões de mineiros (clique aqui para conferir a lista de municípios que aderiram).
O plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
As mudanças de ondas são avaliadas semanalmente pelo Comitê Extraordinário Covid-19. Além do governador e de todo o secretariado do Executivo mineiro, o grupo, criado especialmente para monitorar o avanço da epidemia no estado, conta com representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas do Estado, entre outros órgãos estratégicos.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Fica a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
As macrorregiões de Saúde Leste do Sul, Norte e Sul, deverão manter as medidas já adotadas na última semana, seguindo os protocolos da onda branca do plano Minas Consciente.
Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda verde
As macrorregiões de Saúde Centro-Sul, Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte não apresentaram índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Entenda os protocolos previstos para cada onda:
O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

• Onda verde – serviços essenciais

• Onda branca – 1ª fase

• Onda amarela – 2ª fase

• Onda vermelha – 3ª fase
Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:
Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84872
De: Polícia Federal Data: Quarta 1/7/2020 12:48:54
Cidade: M. Claros

PF COMBATE RÁDIOS PIRATAS
Montes Claros/MG – A Polícia Federal deflagrou hoje, 1/7/2020, com apoio de equipe da ANATEL, a Operação Policial “TUNING”, para combater o crime de telecomunicação clandestina no município de Espinosa/MG.

As investigações tiveram início em janeiro deste ano e identificaram cinco rádios piratas funcionando na cidade mineira. No Brasil, todas as emissoras que não possuem licença de funcionamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) são piratas. Por ocuparem ilegalmente frequências aleatórias, essas rádios interferem na comunicação entre torres de controle e aviões, hospitais e ambulâncias, forças de segurança e suas viaturas, colocando em risco milhares de pessoas por dia ou obstando seu socorro. Embora algumas delas se autodenominem Rádios Comunitárias, apenas se enquadram nessa categoria as que atendem às exigências legais.

A PF representou por cinco mandados de busca e apreensão que foram expedidos pela Justiça Federal e cumpridos naquela cidade.

Os investigados serão ouvidos na Delegacia Regional da Polícia Federal em Montes Claros e poderão cumprir até quatro anos de detenção, se condenados pelo crime de telecomunicação clandestina.

Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando para a manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito.

Comunicação Social
Delegacia Regional de Polícia Federal em Montes Claros/MG
dpf.cm.moc.srmg@dpf.gov.br | www.pf.gov.br

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84871
De: Policia Militar Data: Quarta 1/7/2020 09:53:34
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar, ontem, 30, por volta das 16h00min, compareceu na rua Duque de Caxias, bairro Coreia, em Matias Cardoso, onde, segundo informações um indivíduo/autor, identificado, 49 anos, utilizando uma faca, desferiu 01 (um) golpe no lado esquerdo do tórax, da vítima, identificada, homem de 30 anos, que veio a óbito no local; após o crime o autor evadiu em companhia de um coautor, também identificado, 30 anos, que lhe deu fuga, auxiliando-o a atravessar o rio em seu barco; o local foi isolado e acionada a Perícia, contudo, não compareceu. O corpo da vítima foi liberado ao serviço funerário para condução ao IML, em Januária. A motivação do crime ainda não foi esclarecida. Durante o rastreamento o coautor foi localizado, abordado, preso e conduzido a DP. Rastreamento continua na tentativa de localização e prisão do autor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84870
De: Governo de Minas Data: Terça 30/6/2020 11:36:25
Cidade: Belo Horizonte

(...) A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em acordo com a concessionária Eco135, decidiu adiar por mais 60 dias o reajuste anual das tarifas de pedágio da concessão da rodovia BR-135. Conforme previsto no contrato, a alteração da tarifa deveria ocorrer em 1/4 e, na ocasião, foi postergada por 90 dias. Com o novo adiamento, a data prevista para o reajuste passa a ser 1/9.
A medida do Governo de Minas Gerais está alinhada com as ações adotadas pelo Comitê Extraordinário FIN Covid, para tratar e mitigar as consequências fiscais, econômicas e financeiras provocadas pela pandemia, sobretudo para o transporte de pessoas e de cargas, e para os demais usuários, comunidades e municípios atendidos pelas rodovias.
As cinco praças da BR-135 e a praça da LMG-754 seguem com a tarifa básica, praticada desde abril de 2019: R$ 7,20 para veículos de passeio e o mesmo valor por eixo para veículos comerciais. A concessão deste trecho teve início em julho de 2018. Serviços
Os serviços e melhorias assumidos em contrato pela concessionária continuarão sendo prestados e realizados dentro dos prazos estipulados, com especial cuidado para as ações de higiene e proteção dos usuários e empregados.
A previsão é que a tarifa de pedágio seja corrigida segundo a variação da inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Desde a concessão, já foram investidos R$ 189 milhões em obras de melhorias e na prestação de serviços nas rodovias BR-135 (Montes Claros a São José da Lagoa), MG-231 (Cordisburgo a Paraopeba) e LMG-754 (Curvelo a Cordisburgo).
Entre abril e dezembro de 2019, R$ 7,2 milhões em ISSQN foram repassados para as prefeituras, valores proveniente da arrecadação do pedágio e que gera receita para os municípios em impostos.
Prevenção
Em prevenção à covid-19, a concessionária reforçou o apoio a caminhoneiros e outros profissionais da cadeia logística, com a disponibilidade de serviços de avaliação de saúde e orientações sobre a doença em postos avançados de atendimento.
Nestes locais também há distribuição de itens de higiene pessoal e alimentação, máscaras, luvas e álcool em gel.
Os caminhoneiros que transitam pela BR-135 também tiveram a oportunidade de realizar testes gratuitos da covid-19, em ação desenvolvida em parceria entre o Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e a concessionária.
Os serviços exclusivos aos caminhoneiros serão oferecidos enquanto persistir o quadro de pandemia. Além disso, continua sendo disponibilizado álcool 70% nas praças de pedágio e postos de serviços e incentivada a utilização de meios eletrônicos para pagamento, como TAGs, cartões de crédito ou débito e pagamentos por aproximação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84869
De: Polícia Militar Data: Segunda 29/6/2020 10:03:33
Cidade: Montes Claros

A Polícia Militar, ontem, 28, por volta das 16h14min, compareceu na rua(...), bairro Cristo Rei, nesta cidade, onde o autor, 70 anos, havia sido detido pelo seu filho, 37 anos; segundo o filho, seu pai fez uso de bebidas alcoólicas, estava nervoso e inquieto durante todo o dia; por volta das 15h50min, sua mãe, vítima, 61 anos, estava sentada em uma cadeira, na entrada residência, quando assustou com um golpe de facão desferido pelo autor, seu pai; após ser golpeada, começou a gritar e pedir socorro; ao deparar com sua mãe toda ensanguentada, viu o seu pai vir em sua direção, com o facão na mão, dizendo que iria matá-lo também; na tentativa de defender a sua mãe e si próprio, entrou em luta corporal com seu pai e conseguiu imobilizá-lo. A vítima, 61 anos, foi socorrida pelo SAMU, que constatou um corte frontal do lado esquerdo e outro na mão direita, sendo encaminhada ao HPS. Segundo o indivíduo a motivação seria passional. Por queixar-se de dores na perna direita e escoriações nos joelhos e antebraços e canelas, foi conduzido, primeiramente, ao HU, e, posteriormente, a DP, com o facão apreendido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84868
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 28/6/2020 12:35:22
Cidade: Montes Claros- MG

28 DE JUNHO - DIA ESTADUAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO.

- Art. 26. O Conselho Superior do Ministério Público - Órgão da Administração Superior e de Execução do Ministério Público, é integrado pelo Procurador-Geral de Justiça, seu Presidente, pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, ambos membros natos, e por mais 9 (nove) Procuradores de Justiça eleitos, por voto obrigatório, secreto e plurinominal, sendo 3 (três) pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça e 6 (seis) pelos demais integrantes da carreira, para mandato de 2 (dois) anos, vedada a recondução consecutiva.

O MP não é ligado aos poderes brasileiros, é literalmente independente, tem como obrigação zelar por tudo o que for público e também de proeminência pública.

O povo brasileiro confia neste órgão tão independente na defesa da ordem.

Que o regime democrático seja preservado!

28/VI/2020
(*) José Ponciano Neto é cidadão brasileiro obediente à ordem jurídica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: